A gestão física do plantel do Benfica

Muito se tem falado deste tema nos nossos jornais, tendo Jorge Jesus tocado no assunto várias vezes nas suas conferências de imprensa. A verdade é que com a série de jogos em que o SLB está, o treinador português teve ontem de rodar mais de metade da equipa e os encarnados saíram da Taça da Liga. Sempre achei que a dita quebra física do plantel encarnado, nesta fase final da temporada, estava mais relacionada com questões anímicas do que com a incapacidade física dos jogadores - talvez com a excepção do ano passado. O problema foram as derrotas que desmotivaram o plantel! 

Mesmo assim Jorge Jesus adoptou uma maneira diferente de gerir este assunto e está a atingir excelentes resultados esta época dividindo os minutos por vários jogadores. Penso mesmo que esta questão não será factor esta temporada - confirme esta ideia na tabela em baixo com os jogadores mais utilizados, tendo em conta que o Benfica já jogou um total de 37 partidas (3330 minutos) esta temporada:

Jogador Minutos Jogos Selecção TOTAL
Garay 2610 29 537 3147
Artur 2880 32
2880
Lima 2629 29,2
2629
Salvio 2533 28,1 45 2578
Maxi Pereira 2165 24,1 330 2495
Matic 2457 27,3
2457
Melgarejo 2430 27
2430
Enzo Pérez 2042 22,7 16 2058
Cardozo 1877 20,9 121 1998

Garay e Artur, pelas posições que ocupam, não são problema para esta gestão. Já Lima e Salvio serão os únicos que poderão acusar maior desgaste lá para o fim de Março e terá que haver um acompanhamento personalizado nos seus casos. Matic parece estar numa forma física imparável e não depende tanto da explosão e velocidade como os seus dois companheiros.
Assim, penso que a partir de agora terá de continuar a haver uma gestão de titulares mas não tão apertada. A ideia era a equipa chegar a este mês em condições de lutar por troféus, agora é para os conquistar e para lançar, quase sempre, os melhores. Se tudo correr bem faltam 19 jogos e haverá duas pausas sem jogos encarnados (Selecção e Final da Taça da Liga). Podem descansar à vontade a partir de Maio!

Read More

Benfica TV assegura os direitos da Premier League

Ai está a surpresa de Luís Filipe Vieira! A notícia é do site oficial do SLB (aqui), e traduz uma bela reviravolta num canal que cada vez se afirma como incontornável na TV Portuguesa. Eis aqui o comunicado:

O Benfica TV garantiu para as próximas três temporadas (2013-2016) os direitos televisivos da «Premier League». Este acordo corresponde a 380 jogos por época.


O sucesso da Premier League foi construído com base no talento dos melhores jogadores a nível internacional e de uma estrutura de competição altamente profissional. A partir da nova época 2013/14, a Barclays Premier League vai ser transmitida em Portugal e em exclusivo pela Benfica TV.

“A inovação é um valor permanente do Benfica e o facto de podermos oferecer, nos próximos três anos, os jogos da Liga inglesa a todos os portugueses, e não apenas aos benfiquistas, é algo que me enche de orgulho e aponta o caminho que queremos para a Benfica TV”, afirmou Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Richard Scudamore, Director Executivo da Premier League, manifestou igualmente a satisfação pelo acordo alcançado: "Estamos extremamente satisfeitos pela Benfica TV ter investido nos nossos direitos de transmissão. Estamos ansiosos por trabalhar com o Benfica e estamos confiantes de que irão transmitir a Barclays Premier League de forma abrangente e inovadora para os nossos fãs em Portugal."
Em complemento à transmissão dos jogos da Liga inglesa, a Benfica TV transmitirá mais três programas semanais, cuja produção é da responsabilidade da Premier League:

a) “Premier League Review”, um programa sobre os melhores momentos dos jogos realizados em cada fim-de-semana;
b) “Premier League Preview”, uma antevisão da jornada seguinte;
c) Um terceiro, o “Premier League World”, um magazine televisivo que faz uma viagem sobre toda a actualidade da Premier League com entrevistas, resumos dos jogos, estatísticas e que recorda, ainda, momentos do passado que fazem parte da história da competição.
Read More

Benfica faz 109 anos! Um pouco de história

Foi no dia 28 de Fevereiro de 1904 que nasceu o Grupo Sport Lisboa, que mais tarde (1908) se iria juntar ao Grupo Sport Benfica para formar o Sport Lisboa e Benfica. Neste dia reuniram-se 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa na Farmácia Franco, zona de Belém, e criaram o clube com uma única secção - o futebol. Decidiram também que a equipa iria equipar de vermelho e branco, que o emblema seria a águia e que o lema seria "E pluribus unum" (De todos um). As decisões destes 24 fundadores, como sabe, ainda hoje estão vigentes.

Desde lá para cá o SLB tornou-se no maior clube português e um dos 10 maiores da Europa tendo dado ao desporto Rei um dos seus maiores jogadores e algumas das suas figuras mais proeminentes.
São 32 Campeonatos Nacionais, 24 Taças de Portugal, 4 Taças da Liga, 4 Supertaças de Portugal, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus e 1 Taça Latina. Maior clube do mundo em termos de sócio é um símbolo de Portugal reconhecido em todo o Mundo.

Que venham mais 109 com esta sede de vitórias!
Deixo a acta da histórica reunião que hoje se assinala:


Read More

Braga 0-0 Benfica: em jogo polémico Braga em frente

O Benfica disse hoje adeus à Taça da Liga e a um título que ia para o Estádio da Luz nas últimas 4 temporadas. Jogo bem disputado, em que nenhuma equipa merecia perder e em que fica um penalty claro por marcar contra o Braga. Marco Ferreira deixou passar uma falta óbvia de Salino sobre Gaitán aos 75 minutos.

Jorge Jesus, como esperado, fez descansar mais de metade do 11 inicial e o Benfica apareceu na pedreira com: Artur, André Almeida, Melgarejo, Jardel e Luisão, Roderick Miranda, Carlos Martins, Urreta, Gaitán, Rodrigo e Cardozo. É pena o calendário ser tão apertado agora, quando em Dezembro praticamente não se joga, e não haver oportunidade de lutar por todas as provas na máxima força mas JJ fez o que era necessário.

O encontro mal tinha começado e já um contra ataque conduzido por Gaitán dava a melhor oportunidade dos lisboetas na 1ª parte: Rodrigo acertou em cheio na barra da baliza de Quim.
A partir daqui só deu Braga e foi Artur o homem que evitou a sua ex-equipa de chegar à vantagem: 1º num remate forte de Baiano (13') e depois por três vezes na mesma jogada a remates de Custódio e Mossoró (23').
Esta equipa que o treinador encarnado lançou mostrou muito pouco e uma organização deficiente, com os avançados muito longe da bola e com a dupla de médios completamente descoordenados - também seria de esperar visto que era o seu 1º jogo juntos. Urreta e Melgarejo muito mal em toda a partida.


Tudo mudou ao intervalo com a entrada de Aimar para o lugar de Cardozo, não pelo argentino em si mas pelo que isso quis dizer na táctica e na organização do meio campo do SLB. Rodrigo falhou de maneira incrível na pequena área, logo aos 49 minutos, a melhor oportunidade da etapa inicial. Rodrigo está a atravessar uma fase para esquecer, não dá uma para a caixa.
2ª parte sempre com o Benfica no comando do jogo, boas trocas de bola entre médios mas muitas vezes a exagerarem no último passe e o lance a perder-se. O Braga também teve dois lances muito perigosos em que Éder quase remata para o golo inaugural.
Com o final dos 90 minutos vieram os penalties e ai Jorge Jesus deu ideia de querer perder o desempate. Ridículo escolher Roderick Miranda e Luisão para apontarem castigos máximos. Não entendo o que passou pela cabeça do treinador português... Falharam, Quim brilhou (apesar de estar sempre em posição ilegal quando defendeu os 2 penalties), o Braga venceu 3-2 e vai à final da Taça da Liga 2012/13.

Homem do Jogo: Artur, numa equipa muito abaixo da média exibicional da temporada foi o GR o que melhor se portou e mais segurança trouxe ao jogo das águias.
Read More

5 troféus seguidos: algo nunca atingido pelo Benfica

Sabia? Que o Benfica nunca conseguiu vencer, de forma consecutiva, o mesmo troféus por 5 vezes? Pois essa hipótese histórica também estará hoje em disputa em Braga quando a equipa local receber, para as Meias finais da Taça da Liga, o tetracampeão Benfica.

Jorge deixou 3 jogadores da espinha dorsal da equipa de fora (Matic, Salvio e Lima) mas qualquer jogador que subir ao relvado com a águia ao peito tem de ter o desejo de vitória dos ases do passado que honraram a história dos lisboetas. Se não não está a fazer nada no SLB...

O Braga tem a grande oportunidade nesta época de dar a António Salvador a sua primeira taça e esperasse um jogo de grandes emoções para daqui a pouco. Estes Braga-Benfica já são um clássico e deixo alguns números que envolvem o jogo de hoje:

1) É o terceiro Braga-Benfica da época, depois do 2-2 na Luz em Agosto (1.ª jornada do campeonato) e do 2-1 na Pedreira em Janeiro (16ª);

2) Benfica tetracampeão da Taça da Liga e sem perder na prova há 23 jogos;

3) Para encontrar a última vitória do SLB em Braga nas provas a eliminar, por favor recue até Junho de 1965. Desde lá 4 eliminações;

4) Benfica invencível em jogos contra clubes de Portugal desde 9 de Abril de 2012.
Read More

UEFA destaca luta épica entre Benfica e FC Porto

Mesmo em dia de clássico espanhol o grande destaque do site UEFA.com vai para a luta pelo título em Portugal. Ora leia o artigo:

«Lado a lado desde Setembro, Porto e Benfica são as únicas duas equipas da Europa sem derrotas no campeonato e, nesta fase crucial da Liga portuguesa, nenhuma se pode dar ao luxo de escorregar.

Desde o início do ano, FC Barcelona, Olympiacos FC, Anorthosis Famagusta FC e os albaneses do KS Skënderbeu sofreram a primeira derrota no campeonato e deixaram Porto e Benfica como os únicos clubes sem desaires, numa altura em que faltam dez jornadas do fim da prova. Se descontarmos o facto do triunfo dos "dragões" no terreno do Vitória FC, por 3-1, ter sido adiado de Dezembro do ano passado para 23 de Janeiro último, ambas as equipas partilham os mesmos desde a quinta jornada, no final de Setembro. Desde então, empataram 2-2 quando se defrontaram a meio de Janeiro e só voltaram a perder pontos quase um mês depois, mercê das igualdades ante SC Olhanense (1-1, Porto) e CD Nacional (2-2, Benfica).

Na antevisão do confronto do fim-de-semana com o Rio Ave FC, o treinador do Porto, Vítor Pereira, cuja equipa lidera devido a diferença superior de três golos, afirmou: "Tem sido uma luta bonita entre as duas equipas e acredito que ainda se vá prolongar durante uns tempos."
O triunfo frente ao Rio Ave, por 2-1, prolongou a invencibilidade da equipa na Liga portuguesa para 33 jogos, série que remonta a 29 de Janeiro de 2012. De facto, os 50 jogos de Pereira no comando do Porto em jogos do campeonato resultaram em 39 vitórias, dez empates e essa derrota solitária, no terreno do Gil Vicente FC, por 3-1.
Tal não significa que as coisas tenham sido fáceis. Frente ao Rio Ave, pouco depois de decorridos 30 minutos, Jackson Martínez falhou uma grande penalidade antes dos visitantes se colocarem em vantagem. No entanto, Jackson emendou a mão à beira do intervalo ao converter novo castigo máximo e dar a vitória a 12 minutos do fim, marcando o seu 22º golo na Liga portuguesa em 20 jogos.
"O campeonato aproxima-se duma fase decisiva", destacou Pereira. "Só uma equipa unida podia dar a volta ao resultado. Apelei à alma da equipa, percebemos que os jogadores não estavam frescos e as ideias não saíam. É preciso também saber ganhar com carácter. Vale exactamente os mesmos três pontos do que uma grande exibição."

Entretanto, o Benfica não perdeu nenhum dos 28 jogos realizados nas provas nacionais em 2012/13 – 23 vitórias e cinco empates – e as únicas duas derrotas da temporada aconteceram na UEFA Champions League. Mesmo assim, o treinador Jorge Jesus deve estar ciente de ter sido precisamente nesta fase da época passada, à 20ª jornada, que a sua formação, após desperdiçar cinco pontos de vantagem, foi alcançada pelo Porto, mais tarde vencedor do oitavo título em dez anos.
"Somos mais fortes mentalmente", disse Jesus após o triunfo sobre o FC Paços de Ferreira, no domingo. "A equipa não entra em ansiedade e isso ajuda-nos a estar sempre tranquilos e a controlar os jogos. E depois podemos fazer a diferença quando os adversários nos permitem chegar com facilidade à última linha de terreno."
Em resposta à vitória do Porto, os seus pupilos bateram o Paços de Ferreira, surpreendente terceiro classificado, por 3-0 em Lisboa e passaram a somar 50 golos na presente edição do campeonato. "Face ao momento que Benfica e Porto estão a atravessar, é perigoso perder pontos", referiu Jesus antes ver o Benfica deixar dois pontos na Madeira, frente ao Nacional, na 18ª ronda.

Será provavelmente esse o caso até se defrontarem na penúltima jornada, em Maio. E o calendário extra-campeonato também não dá descanso, uma vez que o Benfica disputa a UEFA Europa League e está presente nas meias-finais das duas taças nacionais, enquanto o Porto, apesar de eliminado da Taça de Portugal, participa na UEFA Champions League e tem pela frente o Málaga CF.»
Read More

Barcelona 1-3 Real Madrid: rei só Ronaldo!

Noite de gala em Camp Nou, com o FC Barcelona a receber o eterno rival Real Madrid na 2ª Mão da Meia Final da Taça do Rei. Depois de na partida em Madrid se ter registado um 1-1, Mourinho escreveu hoje um novo capítulo no que têm sido estes clássicos desde que chegou a Espanha em 2010. 1-3! Vitória clara, sem espinhas e com um domínio táctico esmagador da equipa da capital que ainda não se tinha visto. Grande jogo de uma formação que foi sempre mais rápida, mais forte, mais coordenada e que mais procurou a vitória.
E hoje, não há dúvidas nenhumas no globo inteiro, Portugal tem mesmo o melhor jogador de futebol da actualidade: Cristiano Ronaldo! Fantástico jogo, letal na hora que conta e parece que em vez de músculos tem dois motores nas pernas.

Com as equipas na máxima força tivemos um início de jogo electrizante com Messi a ter a primeira oportunidade de golo, logo no segundo minuto. Mas da pulga argentina foi tudo: 2 minutos... Desapareceu do jogo, foi anulado pela defesa do Real Madrid que lhe roubou mais bolas do que nos outros clássicos todos desta temporada. Aquele 10 trapalhão não era mesmo Messi pois não?
O jogo estava vivo e com as equipas à procura do ataque, deixando espaços, quando o foguete português apareceu no relvado (12') e fez o que lhe apeteceu de Piqué, que naquele caso foi ganhar um penalty, que o próprio converteu. Tornou-se assim no único jogador na história destes clássicos espanhóis a marcar de forma consecutiva por 6 vezes fora de casa.

Barcelona sempre à procura do lado direito para atacar, onde Ronaldo não defende, mas Fábio Coentrão esteve imperial e até ao intercalo só num livre directo de Messi a equipa da casa esteve perto do empate. Por outro lado, sempre que o Real Madrid passava o meio campo era jogada de perigo visto que os atacantes do blancos pareciam correr o dobro do que uma defesa catalã feita em cacos.

O início da 2ª parte foi semelhante à 1ª, boa oportunidade do Barcelona - numa bela jogada de entendimento ofensivo (51') - e golo na outra baliza. O 0-2 nasceu de uma bola displicente de Messi que foi aliviada por Khedira, na entrada da sua área, para a corrida de Di Maria; o argentino correu 40 metros, sentou Puyol (tal e qual!) e rematou para a defesa de Pinto, mas Cristiano Ronaldo estava à espera do ressalto e com toda a calma do Mundo carimbou o seu segundo. São 8 golos nos últimos 6 jogos em Camp Nou e 17 em 14 jogos desde o princípio de 2013.

Mas o pesadelo ainda não tinha acabado e, enquanto se ouvia nas bancadas o público a pedir a entrada de Villa, Varane subia ao 2º andar e num canto fazia o 0-3!
Jordi Alba ainda foi a tempo do golo de honra, depois de grande passe de Iniesta, sendo que o médio espanhol foi o único que esteve a um nível aceitável nesta equipa de Barcelona que está numa fase irreconhecível. Muito se queixaram de lances dentro da grande área dos visitantes mas, sinceramente, pareceu-me tudo legal.

Este pode muito bem ser um jogo histórico com uma viragem no futebol mundial e o final de uma era. A queda do Barcelona em Milão foi aproveitada pelo rival para desferir um golpe fundo e marcante.
Os rivais do Barcelona estão a conseguir fazer duas coisas que não eram vistas até há 2 semanas:
1) Parecem conseguir que os blaugrana afunilem o jogo e estão a impedir que a bola seja tirada da zona onde cercam o jogador, recuperando-a. Messi é o exemplo mais claro disto, não está a soltar-se da muralha que lhe aparece à frente e não está a encontrar solução.
2) Não registei nenhum passe a rasgar a defesa nestes dois jogos que o Barça perdeu. Aqueles movimentos diagonais clássicos no meio campo desapareceram.
Read More

Cristiano Ronaldo x Messi: golos e jogos 2012/13

Semana louca para os dois deuses do futebol moderno! Com duas partidas com toda a pressão de terem, mais uma vez, o mundo a fazer apostas em quem leva a melhor no confronto directo. Hoje à noite temos a 2ª Mão das meias finais da Taça do Rei em Nou Camp, depois do 1-1 do primeiro jogo. No fim de semana o jogo em Madrid para a Liga BBVA 2012/13 - o Real Madrid acaba este ciclo louco com a ida a Manchester daqui a uma semana.

De um lado, o nosso português CR7, uma máquina ao serviço do Real Madrid e de Portugal. Ronaldo é o maior exemplo de trabalho em busca da perfeição que tenho visto nos relvados nos últimos 20 anos. Jogador explosivo quer em termos de velocidade quer em termos técnicos, Ronaldo faz do seu esforço e trabalho de treino físico a sua maior arma. Parece que vive obcecado por golos! Dono de um remate fortíssimo e de uma velocidade olímpica, o jogador tem levado ao colo, sozinho, o Real Madrid desta época.
Do outro lado, a pulga genial que joga no Barcelona e na Selecção argentina. Messi é um tecnicista puro, um dos mais perfeitos que já existiu no desporto rei. Jogador 100% imprevisivel faz do toque de bola e da sua percepção de como esta reage a si a sua maior arma. É raro ver Messi receber mal a bola ou não a meter onde a cabeça a queria meter - normalmente o fundo das redes adversárias.

Confira os números das duas super estrelas nesta temporada:

Messi Ronaldo

Jogos Golos Jogos  Golos
Liga BBVA 25 38 24 24
Champions 7 5 7 7
Taça do Rei 4 4 5 4
Supertaça 2 2 2 2
Total Clube 38 49 38 37
Selecção 7 5 6 3
Total 45 54 44 40

Fique também a saber que no ano civil de 2013 Cristiano Ronaldo tem 15 golos em 13 jogos e Messi 14 golos em 13 partidas.

Read More

Mais um míssil: ninguém pára Gareth Bale!

Gareth Frank Bale! Um nome que vai marcar a próxima década do futebol Mundial. O médio galês do Tottenham, de 23 anos, está numa forma de elite e já é difícil encontrar elogios para as suas exibições na equipa de André Villas Boas. Para além dos sprints e da técnica é notável a qualidade do seu remate fora da área que tem dado alguns dos melhores golos da temporada. Muito graças a ele a equipa de Londres já está no 3º lugar e não perde, na Premier League 2012/13, há 11 jogos.
Ontem mais um show com dois golos na vitória arrancada a ferros dos Spurs em casa do rival West Ham, sendo que o 2º golo é um golaço fantástico! Bale já marcou 22 golos esta temporada e vai numa série de 8 golos nos últimos 7 jogos - sendo que marcou, nos últimos 5 jogos, 4 golos de vitória. Veja então a bomba do galês já no final da partida de ontem:


Read More

Golo do Dia: remate genial dá golo de 60 metros

Um tiro de Jordi Amat, quase a 60 metros da baliza, com toda a intencionalidade, a fazer um dos melhores golos de 2013 em Espanha! Foi o único golo do Rayo Vallecano no empate a 1 com o Espanyol de Barcelona.




Read More

Futebol português sem rei nem roque!

Será a primeira vez que falo de assuntos relacionados com a violência no futebol no Fura-Redes, acho que há outras notícias que merecem muito mais destaque num desporto tão bonito, mas penso que o que se passe em Portugal é uma calamidade e todos devem unir as suas vozes para evitar uma tragédia. Já viu o que se passou no V. Guimarães B - Braga B de ontem? Então veja neste link:


E agora se eu lhe disser que um jogo com os clubes que têm uma das maiores rivalidades do nosso país não teve policiamento? E que já em outros jogos da Liga Zon Sagres tal aconteceu e os mesmos problemas foram relatados?

Pois é alguém achou que poupava uns trocos ao não ter polícias nos jogos e a moda pegou... Tudo devido a uma nova lei que permite tal atitude. É preciso fazer algo! Como se vê nas imagens a situação só é debelada quando chegam as forças policias que foram chamadas ao local já com os confrontos em andamento. É claro só eles têm treino para jogos de alto risco como este. E mais pelas imagens dá para ver que se não fosse a intervenção da polícia de choque provavelmente hoje estávamos a chorar sobre o leite derramado.

Alguém com um pouco de bom senso tome conta da situação antes que se pague esta parvoíce com vidas humanas. Não está longe de acontecer...


Read More

Liga da Verdade 2012/13: 20ª Jornada

20ª Jornada
Benfica 3-0 Paços de Ferreira (João Capela)
- Nada a assinalar, apenas dúvidas no lance do 3º golo do Benfica e na autoria do mesmo. Parece que a bola já teria entrado na baliza no 1º remate de Lima, foi Salvio que depois ficou com o golo. 

FC Porto 2-1 Rio Ave (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto. Aos 31' é claro o pontapé de Filipe Augusto sobre Izmaylov. Jackson Martínez falhou o penalty e o jogo continuou 0-0.
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto. Aos 45' a bola vai à mão de Marcelo que está a 2 metros da bola, com o braço em posição natural e não faz qualquer tipo de movimento para interceptar a bola. Não existe qualquer acto deliberado do defesa, algo que tem que acontecer para ser considerado mão na bola. Jackson Martínez empatou o jogo 1-1 através deste castigo máximo.
- Penalty não assinalado contra o FC Porto. Com o jogo em 1-1, aos 58 minutos, existe uma falta de Otamendi sobre Ukra que o árbitro deixou passar. É claro que o defesa argentino não chega à bola e rasteira o avançado do Rio Ave (foto do lance em baixo).
Estoril 3-1 Sporting (Hugo Miguel)
- Penalty bem assinalado contra o Sporting. Rui Patrício comete falta sobre Licá aos 39' e Steven Vitória aproveita para colocar o Estoril a vencer por 2-1. Bem o árbitro ao não expulsar o GR do SCP pois o avançado não está com a direcção da baliza.
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting. Claro o derrube de Mano a Carrillo aos 75 minutos mas Van Wolfswinkel falhou o empate na conversão do castigo máximo.
- Perdoou 2º amarelo a Rojo (55') e Steven Vitória (68').

19ª Jornada
Benfica 1-0 Académica (Nuno Almeida)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica, é o lance do único golo da partida aos 93'. Parece-me claro o puxão de João Dias na camisola de Gaitán. Já li algumas opiniões que Gaitán também está a fazer falta mas é uma opinião errada, pois o argentino só está a tentar afastar e libertar-se da falta do defesa.
- Penalty por assinalar a favor do Benfica, lance aos 49' em que Hélder Cabral corta a bola com o braço.

Beira-Mar 0-2 FC Porto (Carlos Xistra)
- Expulsão perdoada ao FC Porto, Mangala tem uma entrada perigosa aos 66' já com amarelo. Devia ter visto o segundo amarelo, recordo que na altura o jogo estava em 0-1.
- Expulsão muito forçada de jogador do FC Porto. Carlos Xistra expulsa Mangala aos 88' por uma falta ofensiva. É falta sim mas parece exagerado este critério, principalmente para o que temos visto de Mangala.

Gil Vicente 2-3 Sporting (Artur Soares Dias)
- Lance duvidoso na área do Sporting, aos 89' com o resultado em 2-3 parece que Esgaio impede a progressão de Hugo Vieira na área de rigor. Muitas dúvidas...
- Fora de jogo mal tirado a Sporting com jogador em óptima posição, Esgaio não está adiantado aos 78'.

18ª Jornada
Nacional 2-2 Benfica (Pedro Proença)
- Penalty por assinalar a favor do Benfica - aos 87' com o resultado em 2-2, Gaitán salta à bola e o defesa do Nacional, Claudemir, ao ficar no chão e ao procurar o contacto com o adversário, desequilibra o argentino quando este procura a bola no ar. Dentro da área isto é penalty!
- Expulsão mal assinalada contra o Benfica - no último minuto do jogo o auxiliar de Proença expulsa Matic por uma disputa de bola normal em futebol com Candeias, que simula uma agressão. Muita gente diz que não tem influência no resultado mas que eu saiba o sérvio não joga o próximo jogo. Tudo isto é importante para decidir um campeão.
- Expulsão bem assinalada contra Benfica e Nacional - aqui (89') não há dúvidas que cumpriu as leis. Acho que devia ter evitado o comportamento de Marçal, que irrita Cardozo, como tantos outros árbitros fazem, apitando repetidamente para o jogador largar a bola. Não fez nada e Cardozo deu-lhe um toque leve que também podia ter muito bem passado com amarelo, no entanto aceito a decisão. Marçal viu 2º amarelo por comportamento anti-desportivo, e bem.
- Muitas dúvidas num lance aos 31 minutos, com resultado em 1-1, de mão na bola de Moreno na área de rigor. Parece-me que terá sido bola na mão e, na minha opinião, não há penalty.
- Muitas dúvidas num lance entre Luisão e Keita dentro da área encarnada, aos 58 minutos e com o marcador em 2-2. Penso que não há penalty pois estão os dois à procura da bola e nenhum tem, na verdade, hipótese de lhe chegar. No entanto, é um lance em que aceitaria as duas decisões.

FC Porto 1-1 Olhanense (Cosme Machado)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto - claro o corte com a mão de Jander aos 64 minutos. Jackson Martínez atirou por cima o castigo máximo.
- Muitas dúvidas no golo do FC Porto (55'), pois parece-me que Mangala impede Bracali de aliviar a bola dentro da pequena área, que depois segue para Jackson carimbar. Lembrei-me logo do lance de Cardozo e Beto no 1º jogo da temporada que deu um golo mal invalidado ao Benfica (na altura o 3-2). Mas já estou cansado de esperar critérios iguais neste campeonato...
- Mais um jogo em que não se entende como Mangala não vê um cartão amarelo, tem, por exemplo, uma entrada bastante dura sobre Targino.

Sporting 0-1 Marítimo (Duarte Gomes)
- Sem casos mas com critério disciplinar algo brando e complacente com os jogadores do Marítimo.

17ª Jornada
Benfica 3-0 V. Setúbal (Vasco Santos)
- Muitas dúvidas numa entrada de André Gomes sobre Bruno Amaro aos 15 minutos. Um lance de cartão alaranjado mas o árbitro nem cartolina amarela mostrou - o resultado na altura era de 1-0.

V. Guimarães 0-4 FC Porto (Marco Ferreira)
- Muitas dúvidas num lance entre Mangala e Baldé dentro da área azul e branca aos 11 minutos. Pareceu-me que o avançado do Vitória é puxado, o que daria um penalty com o resultado em 0-0.
- Cartão vermelho por mostrar a favor do FC Porto. Alex agride Izmaylov com o braço esquerdo aos 35 minutos.
- Penalty por marcar contra o FC Porto. Aos 78 minutos com o resultado em 0-4 Mangala empurra Ricardo dentro da área.
- Incompreensível como Fernando e Mangala acabam a partida sem ver o cartão amarelo.

Rio Ave 2-1 Sporting (João Capela)
- Sem casos

16ª Jornada
Braga 1-2 Benfica (Bruno Esteves)
- Expulsão a favor do Benfica aos 84 minutos com o marcador em 1-2. Tirando um fora de jogo mal tirado para cada equipa este foi o grande caso do jogo e parece-me que em beneficio do Benfica. Não porque a falta de Haas sobre Lima não seja merecedora de vermelho directo, porque é, mas porque na disputa de bola anterior há uma falta de Luisão sobre Mossoró que não é marcada.

FC Porto 5-0 Gil Vicente (Paulo Batista)
- Expulsão a favor do FC Porto bem decidida aos 61 minutos com o marcador em 3-0. Critério rígido no duplo amarelo a Cláudio mas aceitável.

Sporting 1-1 V. Guimarães (Carlos Xistra)
- Penalty não assinalado contra o Sporting aos 92 minutos e com o resultado em 1-1. Um erro grosseiro pois é clara a falta de Joãozinho sobre Ricardo dentro da área de rigor do Sporting.


Read More

Benfica 3-0 P. Ferreira: máquina vermelha bem oleada

Na 20ª Jornada da Liga Zon Sagres 2012/13 o Benfica recebia no Estádio da Luz a equipa sensação desta temporada, o 3º classificado Paços de Ferreira. E depois da vitória de ontem do rival FC Porto esperavam-se dificuldades para os encarnados... Mas nada disso aconteceu! Um Benfica forte com todos os jogadores a cumprirem muito bem as suas funções que já parecem bem assimiladas pela equipa. A máquina de Jorge Jesus está bem oleada e recomenda-se!

Como esperado o treinador das águias apostou na equipa mais forte - só Melgarejo ficou no banco - e foram estes 11 que subiram ao relvado da Luz: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Luisinho, Matic, Enzo Pérez, Salvio, Ola John, Lima e Cardozo.

O discurso dos responsáveis do Paços de Ferreira caiu em saco roto, lembro que tinham dito que vinham a Lisboa para ganhar e que o Benfica era do mesmo campeonato que a equipa da capital do móvel. Uma noite para esquecer dos visitantes, com dezenas de passes falhados e posse de bola só na sua retaguarda, sendo que o golo madrugador do SLB em muito terá contribuído para este cenário.
Foi então logo aos 8 minutos que Enzo Pérez rompeu a resistência pacence depois de uma bela jogada do Benfica, com Lima e Salvio em evidência no desenho do lance.

Tudo mais fácil a partir daqui, sem necessidades para grandes esforços mas com bom futebol para os 40000 espectadores que assistiram nas bancadas. Perto da metade da 1ª parte o Paços teve o seu melhor período de jogo e André Leão esteve perto de empatar, num remate de fora da área aos 31 minutos. Depois foi Cardozo a acertar no poste da baliza de Cássio e pouco mais houve para contar na etapa inicial.

Entrada de rompante dos encarnados na 2ª parte a chegarem logo aos 2-0 com apenas 3 minutos jogados. Cardozo tinha falhado isolado um golo cantado mas no canto seguinte - finalmente um tento nestes lances - redimiu-se e apontou o seu 13º golo na Liga Zon Sagres. Parece que a bola vem ter com ele! O paraguaio fez hoje o seu jogo 150 no campeonato português e leva 101 golos - uma bela média.
Já com Aimar em campo e no lance o Benfica chegou ao 3-0 numa boa jogada que acabou nos pés de Salvio. No final do jogo Artur não se deve ter lembrado de nenhum calafrio, tirando um ou outro que os colegas da defesa lhe deram com algumas trocas de bola arriscadas. Às vezes um pontapé para a frente não é má ideia...

Mais uma vitória encarnada num campeonato que está a ser fantástico,
6ª melhor pontuação da sua história à passagem da 20ª jornada e melhor desde 1983/84. Com 52 pontos ou mais, nesta etapa do campeonato nacional, o SLB foi sempre campeão.

Homem do Jogo: Salvio, mais rápido que toda a concorrência, com grandes pormenores técnicos, levando os lisboetas para a frente e com um golo; foi uma bela noite do argentino. Lima muito bem e destaque para uma boa entrada de Carlos Martins, ao intervalo, ele que tão mal tinha jogado na última 5ª feira.

Read More

Veja a bomba de Papiss Cissé na Premier League

Um espectacular remate de fora da área de Papiss Demba Cissé a colocar o Newcastle em vantagem no jogo de hoje frente ao Southampton - terminou 4-2 para os Magpies. Um dos golos da temporada em Inglaterra! Este senegalês é dado a grandes pontapés! Deixo o vídeo em baixo:




Read More

No Dragão fazem o que lhes apetece

A notícia é esta:


Depois do trabalho bem feito Artur Soares Dias ainda teve para encontrar velhos amigos e sentir-se em casa. Um verdadeiro filho do Porto. Pouca vergonha! Não percebeu que isto seria encarado como uma provocação? Mas isto é neutralidade?
O ano passado tivemos os abraços de Pedro Proença no FC Porto-Sporting (ler aqui), o jogo da consagração azul e branca, este ano temos isto. Mas isto é normal? Está visto que um árbitro da cidade não pode apitar jogos do seu clube, tal e qual como os árbitros não apitam as suas selecções. Mas isto é assim tão difícil de perceber?
Read More

De penalty em penalty até à vitória final...

Artur Soares Dias chegou mais tarde ao Dragão mas foi um reforço bem mais valioso do que Liedson para esta campanha do FC Porto 2012/13.
Vou ser tão objectivo quanto possível: o 1º penalty é claro como água, sem dúvida que Izmaylov é pontapeado. Como já deve saber Oblak defendeu o remate de Jackson Martínez.
O 2º penalty é escandaloso! Fui ler as leis oficiais da FIFA e no capítulo dos livres directos pode-se ler que: será considerada falta quando um jogador "jogue a bola com a mão de forma deliberada". Portanto esquecem os comentadores todos que vão vender o peixe que é claro que a bola toca na mão. Não é falta só pela bola bater na mão! Aqui é claro que não há qualquer movimento de Marcelo, o braço fica sem movimento, e que ele está a 2 metros da bola. Claro caso de bola na mão!
E desta vez Jackson não falhou o 1-1...
Para além disto não marcou um penalty de Otamendi sobre Ukra aos 58 minutos, com 1-1 no marcador.

Amigos estamos no campeonato em que esta equipa azul e branca teve jogos em que jogou com 2 GR: Hélton e Alex Sandro. 1 penalty claro em Braga, com o jogo em 0-0, por mão na bola não assinalado e outro muito duvidoso em pleno Dragão.
Neste campeonato o FCP tem um score de 7 penalties a favor e 0 contra! 7-0!

Já agora este senhor Artur Soares Dias é o mesmo que quando o Benfica estava a disputar o campeonato com o Braga assinalou 3 penalties a favor do Braga - 2 deles muito duvidosos - e voltou atrás na decisão de dar um ao V. Guimarães. E que o ano passado não viu um penalty sobre Gaitán, logo no 1º minuto, do derby de Alvalade.
Tem a escola da Associação de Futebol do Porto.
Read More

Bomba de Rafael dá vitória ao Man. United (vídeo)

Um golo fantástico do defesa brasileiro Rafael abriu o marcador no jogo desta tarde entre QPR e Manchester United. Para ver no vídeo em baixo:
2-0 foi o resultado final com Nani a assistir Giggs já perto do final da partida. Imparável a equipa de Alex Ferguson nesta Premier League 2012/13.




Read More

Benfica e os reforços sérvios

Parece que a temporada 2013/14 mexe para os lados do Estádio da Luz. Será verdade? Gosto muito de Filip Djuricic, aliás já escrevi sobre ele neste link http://ofuraredes.blogspot.pt/2013/02/filip-djuricic-o-substituto-de-pablo.html#.USimFVefvVU


Miralem Sulejmani está a viver uma época muito apagada no seu clube Ajax, depois de 2 temporadas em que foi titular indiscutível - nessas jogou 85 jogos e marcou 25 golos. Tem 24 anos, joga como extremo ou avançado, é canhoto, tem 1.78m e já foi internacional por 14 vezes.
Read More

A maratona vermelha: 11 jogos em 35 dias!

Uma série impressionante de jogos aquela em que o Benfica está! São 11 jogos em 35 dias - uma média de 1 jogo de 3 em 3 dias! De tirar o fôlego... Um calendário que não encontra competição com qualquer outro clube da Europa, facto que está em destaque no site oficial da UEFA.

Ora confira o calendário da equipa de Jorge Jesus para os próximos tempos:


Jorge Jesus saberá como ninguém que esta é a altura das decisões onde todo o trabalho da temporada está em risco e onde se pode vencer tudo ou ficar com nada. Altura também de colocar em prática as prioridades traçadas no princípio da época: quais são as provas em que se aposta tudo e quais são os jogos onde se tira o pé do acelerador? Já foi dito que o campeonato terá toda a prioridade, algo com que todos os benfiquistas concordam. Mas neste momento um clube como o Benfica não pode deixar passar sem esforço uma oportunidade clara de vencer uma competição europeia. Estou assim curioso para ver a equipa que Jorge Jesus vai lançar na próxima 4ª feira frente ao Braga. Por mim até pode ir jogar com a equipa B!

O treinador encarnado tem dado muita atenção nos seus encontros com a comunicação social à factura que esta série de jogos a doer está a deixar na equipa. Claro que deixa marcas mas eu sou daqueles que acha que as quebras físicas são muito mais responsabilidade de questões anímicas do que por desgaste do corpo. Como não dar tudo em campo quando se tem a oportunidade de ganhar tanta coisa?! Tenho a certeza que a mensagem para dentro do plantel é muito mais nesta linha e pensamento do que cuidado com o que corres.

Penso também que este jogo com a Académica pode ter despertado a equipa técnica para a necessidade de nesta altura da época encontrar novas soluções para os problemas que as equipas já amplamente conhecedoras das virtudes do Benfica 2012/13 vão colocar. Não digo fazer uma pequena revolução mas pequenos detalhes que podem resolver os jogos. Lembro-me que por estes meses da temporada do título de JJ começou a aparecer Weldon nas partidas como surpresa o que baralhou os adversários. É também boa data para o SLB começar a levar mais a sério as bolas paradas ofensivas, que têm sido, nos últimos jogos, uma desgraça.
Read More

Oitavos de Final da Liga Europa

Aqui estão os jogos dos 8os de final da Liga Europa 2012/13. A caminho de Amesterdão e da final de 15 de Maio de 2013.

Viktoria Plzen - Fenerbahçe
BENFICA - Bordéus
Anzhi - Newcastle
Estugarda - Lazio
Tottenham - Inter
Levante - Rubin Kazan
Basileia - Zenit
Steaua Bucareste- Chelsea

O SLB encontra o actual 9º classificado da Ligue 1 o Bordéus, que perdeu a sua grande estrela (Yoan Gouffran) na abertura de mercado de Janeiro para o Newcastle. Atenção que esta equipa francesa venceu os últimos 10 jogos em sua casa para as competições europeias.
Grande jogo, final antecipada mesmo, entre Tottenham e Inter, com os outros favoritos Chelsea e Lazio a jogarem com o Steaua e o Estugarda respectivamente. Nota para a presença de 3 equipas russas neste fase da prova.

Read More

Sensacional! Estupendo! Magnífico! Ola John!

Um golo que ilumina a exibição do Benfica e de Ola John contra um poderoso Bayer Leverkusen! Técnica, velocidade e génio deste internacional holandês que já começa a justificar o forte investimento que foi feito na sua contratação. Mas que golo!
Veja o vídeo do melhor golo desta jornada da Liga Europa:




Read More

Benfica 2-1 B. Leverkusen: águias são fortes candidatas

Noite europeia no Estádio da Luz com o Benfica a receber o Bayer Leverkusen para a 2ª Mão dos 16avos de final da Liga Europa 2012/13. Foi uma vitória convincente das águias frente a um dos grandes emblemas do poderoso campeonato alemão que lança em definitivo o Benfica como candidato a levantar esta Liga Europa.

Jorge Jesus sem grandes poupanças, apenas Carlos Martins a aparecer no 11 inicial como novidade e Maxi e Salvio a serem poupados. Assim, foram estes os jogadores escolhidos pelo treinador português: Artur Moraes; André Almeida, Garay, Luisão e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez e Carlos Martins; Ola John, Cardozo e Gaitán.
Foto de Isabel Cutileiro

O jogo começou com uma entrada forte da equipa alemã, a provar as suas qualidades e a assustar Artur; Kiessling atirou mesmo uma bola ao poste aos 12 minutos.
O SLB sentiu o perigo e assumiu o jogo a partir dos 15 minutos, conseguindo sair do seu meio campo e fazer algumas jogadas a rondar a baliza do Bayer, sendo a mais perigosa um cabeceamento de Gaitán aos 16'.
Depois destas oportunidades o jogo entrou numa fase menos conseguida com as equipas a não arriscarem muito com medo do primeiro golo. Mesmo assim o Estádio da Luz voltou a suster a respiração quando André Schürrle, aos 40 minutos, voltou a acertar no mesmo poste que tinha sido atingido pelo seu colega de equipa. Sorte do Benfica que nesta eliminatória também foi bafejado pela estrelinha de vencedor.

A 2ª parte foi de longe o melhor que estes dois jogos nos ofereceram, com a velocidade de execução a chegar finalmente ao relvado. Aí o Benfica provou que é superior ao Leverkusen e deixou claro que é um dos candidatos mais fortes a esta Liga Europa. Sem Carlos Martins, que não está em forma para a alta competição, e com a entrada de Salvio e Lima os encarnados pareciam outra equipa e dominaram os acontecimentos. 

Ainda apanharam um susto os adeptos vermelhos com um golo bem anulado a Kiessling aos 51', por milímetros... Mas chegou o momento do jogo (60') com uma obra de arte do jovem Ola John, que fez do dinheiro dos espectadores uns euros muito bem gastos - foram 37357 espectadores. Genial a forma como finta dois adversários e desfere um remate fantástico em arco ao ângulo da baliza de Leno.

Este lance transformou o jogo por completo com os alemães a darem tudo por tudo no ataque (Artur fez uma defesa espectacular aos 65') mas a deixarem muito espaço na sua defesa, que o Benfica foi aproveitando para criar perigo - Salvio falhou dois golos cantados. Aliás, na resposta a um desses lances do argentino do SLB o Bayer Leverkusen chegou mesmo ao empate (75'), num lance em que a defesa do Benfica vacilou e deixou Schürrle desferir um belo remate para o fundo das redes de Artur.

Mas a resposta das águias ao golo do adversário foi definitiva e num longo pontapé de Artur para Lima, o brasileiro assistiu Matic para o 2-1 final. Até ao fim do jogo nota apenas para um amarelo para Matic que o tira da 1ª Mão dos oitavos, que será contra os franceses do Bordéus.

Homem do Jogo: É difícil escolher entre os dois autores dos golos mas penso que Matic é capaz de ter sido mais decisivo do que Ola John. O sérvio é assim a minha escolha nos dois jogos com os alemães e viu-se hoje bem a falta que ele fez com a Académica: rouba bolas, não falha passes, faz dobras e até arranjou tempo para ir lá à frente carimbar o apuramento. Notável como em 6 meses se tornou num dos 3/4 melhores jogadores que temos nos relvados portugueses.

Read More

Golos sim petardos não!

Daqui a pouco vou meter-me a caminho para o Estádio da Luz para ver o Benfica x B. Leverkusen onde espero ver golos e não petardos!
Lembrem-se que o Benfica lançou um apelo aos adeptos, através do seu site oficial, para que estes não lancem petardos na recepção ao Bayer Leverkusen, no jogo da 2ª Mão dos 16avos de final da Liga Europa.

A direcção das águias tenta evitar qualquer tipo de sanção por parte da UEFA, como se pode ler no excerto do comunicado publicado esta quarta-feira:

«Como é público temos sido visados pela UEFA em relação ao uso indevido de alguns materiais pirotécnicos. O Clube já foi alvo de diversas multas que ascendem a largos milhares de euros, encontrando-se nesta altura em risco dessa penalização puder ir além da componente financeira.

Nesse sentido, fica aqui o apelo para continuarmos a apoiar a equipa com a mesma determinação de sempre, mas sem a utilização de materiais pirotécnicos que possam vir a determinar uma sanção ainda mais pesada da parte da UEFA.»


Read More

Champions: Burak Yilmaz marca o golo da jornada

Que gesto fantástico desta máquina goleadora turca a igualar Cristiano Ronaldo como os melhores marcadores desta edição da Liga dos Campeões - com 7 golos. Vale a pena ver como Burak Yilmaz ultrapassa o defesa para fazer o golo do Galatasaray frente ao Schalke 04:




Read More

AC Milão 2-0 Barcelona: italianos fazem o impossível

Um Barcelona irreconhecível! Um AC Milão orgulhoso que não gostou dos 0% de hipóteses que lhe deram nesta eliminatória - eu incluído! Que grande surpresa a marcar esta última noite da 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/13. Claro que não está decidido e o Barcelona pode dar a volta em Camp Nou, mas os italianos provaram hoje que um emblema como este nunca pode ser posto de lado de nenhum jogo - lição aprendida.

Duas equipas na máxima força, só Balotelli não pode ser inscrito nesta competição por já ter jogado pelo Man. City, e todos os olhos em Leo Messi no seu retorno à prova em que é rei.
A 1ª parte foi de uma sonolência total, com uma única oportunidade de golo num canto do Milão aos 16 minutos. Muita luta em meio campo, alternância na posse de bola, 20 jogadores numa área de 30 metros, pouco espaço e estrelas ofuscadas pelas defesas.
Brilhante a linha mais recuada dos rossoneri durante os 90 minutos com cada jogador muito posicional, sem sair do seu lugar, não dando oportunidade para Xavi, Iniesta e Messi aproveitarem algum desposicionamento adversário - altura em que são mais perigosos.

Na etapa complementar o Barcelona desmoronou de uma forma que raramente temos visto e o AC Milan agigantou-se de maneira histórica. Bem, beneficiou de uma ilegalidade para chegar ao 1-0 (mão de Zapata) mas Boateng não se importou e bateu Valdés. Difícil de acreditar antes do jogo que só aos 77 minutos (!!!!) o Barcelona criou algo ofensivo que valha a pena colocar num resumo - remate de fora da área de Iniesta. E foi só isso para o lado dos super favoritos... Quem ainda não tinha acabado era a equipa da casa e num contra ataque de Niang, dois toque mágicos de El Shaarawy na assistência para Muntari carimbar o 2-0 final.

Tudo muito complicado para o lado catalão e um grande jogo em perspectiva para daqui a 3 semanas.

No outro jogo da noite o Schalke 04 foi a casa do Galatasaray empatar 1-1.
Read More

SLB e um golo nos descontos: a alegria do futebol!

Aposto que muitos benfiquistas ainda estão como eu: eléctricos com a vitória nos descontos frente à Académica. Um dos melhores momentos de um jogo de futebol, ganhar a um adversário difícil quando já muitos faziam contas à vida. Parabéns aos jogadores e aos adeptos que não desistiram e lutaram por mais 3 pontos até ao fim.
Este tipo de festa tem sido algo frequente desde a chegada de Jorge Jesus e já são 7 jogos com golos de vitória nos descontos desde que o treinador português chegou no princípio da temporada de 2009/10.
Mais, curiosamente, a primeira vitória na Liga de JJ à frente dos encarnados foi conquistada em Guimarães aos 90 minutos, num cabeceamento forte de Ramires:

Ainda nesse campeonato que acabou com festa no Marquês o jogo da 10ª Jornada ficou marcada por mais uma vitória arrancada a ferros à Naval. Javi Garcia fez aos 90' o único golo da partida:


Nessa 1ª temporada o apuramento frente ao Marselha, que viria a ser campeão em França, ficou marcado por mais um explosão de alegria já em cima da hora. Kardec, na última jogada, deu o apuramento para os quartos de final da Liga Europa:


Também já Fábio Coentrão entrou nesta história particular numa das maiores explosões de alegria que vivi no Estádio da Luz. Aos 93' Benfica 2-1 Marítimo:


E outra vez Javi Garcia, garra nunca lhe faltou, e lá estava ele, 92', para dar o apuramento para a Final da Taça da Liga de 2010/11 frente ao eterno rival Sporting:


Finalmente, e antes do golo de Domingo, tivemos Bruno César a despachar o Braga da luta pelo título da época passada num remate fabuloso (2-1) aos 92'!



Read More

Só vejo o Barcelona a levantar a Champions

Agora que já vi todos os candidatos ao lugar de campeão da Europa - claro faltam os jogos de hoje mas desses só mesmo o FC Barcelona pode vencer a competição - gostava de deixar neste post a minha aposta para o trono europeu.
É o Barcelona! É Messi! É Tito Vilanova!

Única equipa que vi que lhe pode fazer frente é o Bayern Munique, com uma dinâmica de vitória impressionante em 2012/13 e com um plantel mais rico que o do Barça. Tenho que também colocar aqui o Man. United, sim sempre apostei nos ingleses na eliminatória com o Real Madrid, mas acho bastante improvável num jogo Man. United-Barcelona os catalães não vencerem.
Depois há a Juventus, uma grande equipa de futebol que pode dificultar o caminho do Barça, mas falta-lhe um grande avançado e num jogo vitorioso com os culés tudo se resume a marcar na única oportunidade. Será, no entanto, a única equipa que poderá montar a estratégia defensiva que tem eliminado o Barcelona da era Messi, 11 lá atrás e pontapé para a frente.
Boa equipa a do Borussia Dortmund mas sem capacidade defensiva para eliminar o Barcelona, no entanto, pode ir longe a equipa de Jurgen Klopp.

Para além de superior aos adversários tem, este ano, a vantagem de já ser campeão de Espanha e conseguir colocar todas as fichas na competição continental. Não como o ano passado em que teve que decidir Liga BBVA e Champions na mesma semana. Correu mal mas este ano isso não vai acontecer. Parece-me também que Xavi e Iniesta estão agora a voltar aos bons índices físicos e deixaram para trás os problemas de lesões de outras alturas.

Para os mais supersticiosos digo que a final da Liga dos Campeões será jogada no Estádio de Wembley, lugar onde o Barcelona bateu o Man. United por 3-1 para levantar o seu último troféu de campeão da Europa. E sempre que Benfica e Barcelona se encontraram na competição um deles chegou ao fim da mesma vencedor.

Aposto assim na 5ª Taça dos Clubes Campeões para o Museu do Barcelona e na 4ª de Lionel Messi.
Read More

IBM

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Casagrande Casillas Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Eusébio Eusébio Cup Everton FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Funny Football Fura-Redes Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kompany La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedro Proença Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polvo Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Ramires Raúl González Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Rio Ave Riquelme River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rui Costa Rui Vitória Rússia SAD Salvio Samaris Saviola SCB Scholes Scolari SCP Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League União da Madeira Urreta V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Vitor Baia Vítor Pereira Walcott Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane