Dortmund sobrevive à remontada Real

Foi uma grande 2ª Mão da Meia Final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Borussia Dortmund! No final os alemães sobreviveram ao sufoco da equipa de Mourinho e estão na Final da Liga dos Campeões 2012/13. Ficou provado que o 4-1 da 1ª Mão era impossível de ser invertido e o 2-0 de Madrid acaba com a temporada de CR7 e Mourinho à porta da Final pela 3ª vez seguida.
Já os alemães voltam ao grande jogo do futebol europeu, onde já não estavam desde 1997.

Entrou com tudo o Real Madrid na partida e nos primeiros 20 minutos podia ter dado logo a volta à eliminatória pois Higuaín, Cristiano Ronaldo e Ozil tiveram oportunidades de golo na cara de Roman Weidenfeller. Mas falharam...
A equipa sentiu muito estes falhanços e o Dortmund foi retomando o controlo do jogo e colocando algumas das dificuldades com que humilhou o campeão espanhol na semana passada: passe curto para a desmarcação, movimentações atacantes sincronizadas e velocidade nas costas da defesa. Muito mais equipa este Dortmund, com todos a fazer o seu papel e com espírito de sacrifício; do outro lado, muita jogada individual, bola bombeada e confusão táctica. Se eu não soubesse nunca diria que era uma equipa de Mourinho que estava em campo.

Uma equipa inconsistente este Real Madrid - o único defeito que nenhuma formação pode ter para ir a uma Final da Liga dos Campeões - capaz do melhor e do pior dos piores num só jogo. Tudo isto ficou provado na 2ª parte pois as grandes oportunidades de golo foram todas dos visitantes, que dominaram até ao minuto 82 quando Benzema fez o 1-0 e o vulcão no Bernabéu explodiu. Uma pressão inacreditável dos blancos que resultou em mais um golo, Sergio Ramos a passe de Benzema. Insuficiente!
Cristiano Ronaldo com uma exibição cinzenta deixou fugir mais uma Bola de Ouro da FIFA.
Read More

Liga da Verdade 2012/13: 27ª Jornada

27ª Jornada
Marítimo 1-2 Benfica (Manuel Mota)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica: é o lance do 0-1 e é claro a falta de Márcio Rozário sobre Lima aos 4'.
- Penalty por assinalar a favor do Benfica: aos 76' Cardozo é rasteirado por Igor Rossi sem o árbitro assinalar o castigo máximo.

FC Porto 2-0 V. Setúbal (Carlos Xistra)
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto: não vou fazer juízo sobre o lance em que Xistra marca penalty aos 61', que James aliás não concretizou, porque primeiro que tudo, naquela confusão, há uma mão de Jackson Martínez a ajeitar o esférico que não assinalada.
- Penalty por assinalar contra o FC Porto: é um lance aos 73', com 1-0 no marcador, quando Danilo corta a bola com o braço dentro da área de rigor.
- Muitas dúvidas num lance aos 84' em que a bola vai ao braço de Danilo depois de uma série de ressaltos. Jogada muito parecida à que Carlos Xistra marcou na área do Vitória mas foi incapaz de ter o mesmo juízo na outra área.

Sporting 2-1 Nacional (Jorge Ferreira)
- Golo mal validado ao Sporting: é o lance do 2-1 final em que Rojo aproveita uma situação de fora de jogo (como pode ver na imagem) para fazer o golo do vitória leonina aos 85'.


26ª Jornada
Benfica 2-0 Sporting (João Capela)
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: erro grave ao não ver a falta, toca com os dois pés, de Maxi Pereira sobre Capel aos 8'. Não me parece é lance para vermelho pois Capel não vai chegar à bola e não a tem controlada para fazer o golo - para ser vermelho não basta o jogador estar isolado, tem de estar na iminência de fazer o golo.
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: outro erro grave mas este já com o jogo a acabar e com o marcador em 2-0. Aos 88' Maxi desequilibra Viola com o braço fazendo falta para castigo máximo. Maxi Pereira nunca poderia ter acabado este jogo pois fez algumas faltas para amarelo.
- Não há penalty no lance entre Garay e Wolfswinkel aos 6', existe contacto mas isso, por si só, não basta para haver falta. Parece óbvio que holandês não é afectado pelo contacto.

Moreirense 0-3 FC Porto (Marco Ferreira)
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 45'+2, com 0-1 no marcador, Florent entra de forma violenta com o pé sobre Atsu sem o árbitro dar a grande penalidade.
- Golo validado em fora de jogo a favor do FC Porto: é o lance do 0-3, Jackson está adiantado por pouco, mas está.

25ª Jornada
Olhanense 0-2 Benfica (Hugo Miguel)
- Penalty por assinalar a favor do Benfica: aos 85', já com 0-2 no marcador, Vasco Fernandes dá um toque em Salvio dentro da área.

FC Porto 3-1 SC Braga (Pedro Proença)
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 2', ainda com 0-0, não viu mão de Hugo Viana na bola.

Sporting 3-2 Moreirense (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting: é o lance do 1-0 e não há dúvidas que Anilton dá um pontapé em Bruma.

24ª Jornada
Benfica 6-1 Rio Ave (Rui Costa)
- Péssima arbitragem do juiz do Porto com um critério disciplinar ridículo. A chuva de cartões amarelos por tudo e por nada levou a 3 expulsões completamente evitáveis - 2 para o Rio Ave e 1 para o Benfica. Não expulsou Nivaldo por entrada a matar sobre Salvio (37') e Rodrigo por entrada feia sobre Braga (62').

Académica 0-3 FC Porto (Bruno Esteves)
- Expulsão perdoada a jogador do FC Porto: Mangala atinge Edinho na cara com a mão aos 31' e não vê amarelo, sendo que 3 minutos depois é admoestado com esse cartão - devia ter sido o 2º na altura.
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 37 minutos defesa da Académica corta a bola com o braço depois de remate de Fernando.
- Lance duvidoso na área do FC Porto entre Lucho e Edinho aos 69' com o resultado em 0-2. O árbitro decide que o contacto não é suficiente para o avançado cair e aceita-se.

SC Braga 2-3 Sporting (Jorge Sousa)
- Expulsão bem assinalada contra do Sporting: Joãozinho simula uma falta e vê 2ª amarelo aos 70 minutos.
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: com o jogo em 2-2 Elderson envolve-se com Capel na área do Braga. Fica a ideia que o defesa corta a bola mas não a afasta e quando Capel a procura é rasteirado.

23ª Jornada
V. Guimarães 0-4 Benfica (Paulo Baptista)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica: é o lance do 1º golo, aos 36', e é clara a falta de El Adoua sobre Lima. É um daqueles lances em que se aceitariam as duas decisões do árbitro, pois tanto pode considerar lance para vermelho directo como para amarelo. Optou pelo amarelo.
- Expulsão a favor do Benfica duvidosa: aos 59' Kanu vê o 2º amarelo por entrada dura sobre Melgarejo, mas parece que toca 1º na bola ao de leve. Quase impossível para o árbitro ver esse toque e depois o defesa atinge com grande agressividade o lateral do Benfica.
- Golo do Benfica mal validado: posição muito duvidosa de Salvio antes de marcar o 3º golo do SLB.
- Vários foras de jogo mal assinalados ao ataque do Benfica na 1ª parte.
- Vários lances em que os jogadores do V. Guimarães pediram penalty e em todos fiquei com a impressão que são lances em que após um toque não faltoso os jogadores se atiram para o chão para ganhar a falta.

Marítimo 1-1 FC Porto (João Capela)
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto: claro o toque de David Simão em Danilo aos 62', mas fora da área. Jackson Martínez falhou o castigo máximo.
- Lance duvidoso entre Atsu e Roberge na grande área do Marítimo (5'). Parece que há toque do defesa do Marítmo no atacante do FC Porto mas não é suficiente para haver grande penalidade.
- Penalty não assinalado a favor do FC Porto: aos 49', com 1-1 no marcador, Jackson sofre uma gravata de Rossi dentro da área.

Sporting 2-1 V. Setúbal (Marco Ferreira)
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting: é o lance do 2-0, aos 20', por falta de Ney sobre Dier.
- Penalty não assinalado a favor do Sporting: ainda com 1-0, o árbitro não marcou empurrão de Nélson Pedroso sobre Dier.

22ª Jornada
Benfica 5-0 Gil Vicente (Duarte Gomes)
-Fora de jogo mal tirado ao ataque do Gil Vicente com avançado isolado. Hugo Vieira, com o resultado em 1-0, segue isolado para a baliza de Artur aos 22', com o árbitro a anular a jogada por fora de jogo não existente. Erro grave pois na jogada seguinte o SLB faz o 2-0.
- Algumas dúvidas num lance dentro da área entre Lima e Claúdio, já com o marcador em 4-0. Parece que o avançado aproveita o contacto para cair no chão sem falta.

FC Porto 2-0 Estoril (Nuno Almeida)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto. É o lance do 2-0, aos 13', por evidente mão na bola de Mano.

Académica 1-1 Sporting (Hugo Pacheco)
- Penalty bem assinalado contra o Sporting. É o lance do 1-0, aos 25', sendo claro a rasteira de Fokobo sobre Hélder Cabral.
- Mal no capítulo disciplinar com vários amarelos por assinalar, o mais grave o 2º cartão para Hélder Cabral, por falta sobre Capel (77').

21ª Jornada
Beira-Mar 0-1 Benfica (Manuel Mota)
- Penalty a favor do Benfica bem assinalado - é o lance do jogo pois resulta no único golo da partida (14'), e é claro o corte de Hugo a remate de Cardozo quando a bola vai para a baliza. Para mim, ficou um cartão vermelho por mostrar ao defesa central aveirense.
- Já li alguns protestos em relação a um lance com Luisão aos 40 minutos dentro da área encarnada. Eu vou manter o meu critério, podem ver para baixo que tem sido sempre o mesmo. Quando os braços estão colados ao corpo ou a bola vem de outra parte do corpo para os braços não há mão na bola. Neste caso aconteceram as duas situações.
- Muitos foras de jogo mal assinalados, sempre pelo mesmo fiscal de linha. Na 1ª parte a anular ataques perigosos do Beira-Mar e na etapa complementar ao ataque do SLB.

Sporting 0-0 FC Porto (Paulo Baptista)
- Expulsão mal assinalada contra o Sporting, é o lance mais difícil do jogo (76') e parece-me que é Rinaudo que faz a falta e não Rojo que acaba expulso. SCP acabou todos os clássicos desta temporada, pelo menos, com 10 jogadores.
- Muitas queixas de sportinguistas, Jesualdo Ferreira incluído, para um lance em que Otamendi não vê o cartão amarelo por falta sobre Wolfswinkel. Têm razão e o árbitro não marcou mas não seria o 2º amarelo para o defesa portista pois este não viu nenhum cartão o jogo inteiro.

20ª Jornada
Benfica 3-0 Paços de Ferreira (João Capela)
- Nada a assinalar, apenas dúvidas no lance do 3º golo do Benfica e na autoria do mesmo. Parece que a bola já teria entrado na baliza no 1º remate de Lima, foi Salvio que depois ficou com o golo. 

FC Porto 2-1 Rio Ave (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto. Aos 31' é claro o pontapé de Filipe Augusto sobre Izmaylov. Jackson Martínez falhou o penalty e o jogo continuou 0-0.
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto. Aos 45' a bola vai à mão de Marcelo que está a 2 metros da bola, com o braço em posição natural e não faz qualquer tipo de movimento para interceptar a bola. Não existe qualquer acto deliberado do defesa, algo que tem que acontecer para ser considerado mão na bola. Jackson Martínez empatou o jogo 1-1 através deste castigo máximo.
- Penalty não assinalado contra o FC Porto. Com o jogo em 1-1, aos 58 minutos, existe uma falta de Otamendi sobre Ukra que o árbitro deixou passar. É claro que o defesa argentino não chega à bola e rasteira o avançado do Rio Ave (foto do lance em baixo).

Estoril 3-1 Sporting (Hugo Miguel)
- Penalty bem assinalado contra o Sporting. Rui Patrício comete falta sobre Licá aos 39' e Steven Vitória aproveita para colocar o Estoril a vencer por 2-1. Bem o árbitro ao não expulsar o GR do SCP pois o avançado não está com a direcção da baliza.
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting. Claro o derrube de Mano a Carrillo aos 75 minutos mas Van Wolfswinkel falhou o empate na conversão do castigo máximo.
- Perdoou 2º amarelo a Rojo (55') e Steven Vitória (68').

19ª Jornada
Benfica 1-0 Académica (Nuno Almeida)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica, é o lance do único golo da partida aos 93'. Parece-me claro o puxão de João Dias na camisola de Gaitán. Já li algumas opiniões que Gaitán também está a fazer falta mas é uma opinião errada, pois o argentino só está a tentar afastar e libertar-se da falta do defesa.
- Penalty por assinalar a favor do Benfica, lance aos 49' em que Hélder Cabral corta a bola com o braço.

Beira-Mar 0-2 FC Porto (Carlos Xistra)
- Expulsão perdoada ao FC Porto, Mangala tem uma entrada perigosa aos 66' já com amarelo. Devia ter visto o segundo amarelo, recordo que na altura o jogo estava em 0-1.
- Expulsão muito forçada de jogador do FC Porto. Carlos Xistra expulsa Mangala aos 88' por uma falta ofensiva. É falta sim mas parece exagerado este critério, principalmente para o que temos visto de Mangala.

Gil Vicente 2-3 Sporting (Artur Soares Dias)
- Lance duvidoso na área do Sporting, aos 89' com o resultado em 2-3 parece que Esgaio impede a progressão de Hugo Vieira na área de rigor. Muitas dúvidas...
- Fora de jogo mal tirado a Sporting com jogador em óptima posição, Esgaio não está adiantado aos 78'.

18ª Jornada
Nacional 2-2 Benfica (Pedro Proença)
- Penalty por assinalar a favor do Benfica - aos 87' com o resultado em 2-2, Gaitán salta à bola e o defesa do Nacional, Claudemir, ao ficar no chão e ao procurar o contacto com o adversário, desequilibra o argentino quando este procura a bola no ar. Dentro da área isto é penalty!
- Expulsão mal assinalada contra o Benfica - no último minuto do jogo o auxiliar de Proença expulsa Matic por uma disputa de bola normal em futebol com Candeias, que simula uma agressão. Muita gente diz que não tem influência no resultado mas que eu saiba o sérvio não joga o próximo jogo. Tudo isto é importante para decidir um campeão.
- Expulsão bem assinalada contra Benfica e Nacional - aqui (89') não há dúvidas que cumpriu as leis. Acho que devia ter evitado o comportamento de Marçal, que irrita Cardozo, como tantos outros árbitros fazem, apitando repetidamente para o jogador largar a bola. Não fez nada e Cardozo deu-lhe um toque leve que também podia ter muito bem passado com amarelo, no entanto aceito a decisão. Marçal viu 2º amarelo por comportamento anti-desportivo, e bem.
- Muitas dúvidas num lance aos 31 minutos, com resultado em 1-1, de mão na bola de Moreno na área de rigor. Parece-me que terá sido bola na mão e, na minha opinião, não há penalty.
- Muitas dúvidas num lance entre Luisão e Keita dentro da área encarnada, aos 58 minutos e com o marcador em 2-2. Penso que não há penalty pois estão os dois à procura da bola e nenhum tem, na verdade, hipótese de lhe chegar. No entanto, é um lance em que aceitaria as duas decisões.

FC Porto 1-1 Olhanense (Cosme Machado)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto - claro o corte com a mão de Jander aos 64 minutos. Jackson Martínez atirou por cima o castigo máximo.
- Muitas dúvidas no golo do FC Porto (55'), pois parece-me que Mangala impede Bracali de aliviar a bola dentro da pequena área, que depois segue para Jackson carimbar. Lembrei-me logo do lance de Cardozo e Beto no 1º jogo da temporada que deu um golo mal invalidado ao Benfica (na altura o 3-2). Mas já estou cansado de esperar critérios iguais neste campeonato...
- Mais um jogo em que não se entende como Mangala não vê um cartão amarelo, tem, por exemplo, uma entrada bastante dura sobre Targino.

Sporting 0-1 Marítimo (Duarte Gomes)
- Sem casos mas com critério disciplinar algo brando e complacente com os jogadores do Marítimo.

17ª Jornada
Benfica 3-0 V. Setúbal (Vasco Santos)
- Muitas dúvidas numa entrada de André Gomes sobre Bruno Amaro aos 15 minutos. Um lance de cartão alaranjado mas o árbitro nem cartolina amarela mostrou - o resultado na altura era de 1-0.

V. Guimarães 0-4 FC Porto (Marco Ferreira)
- Muitas dúvidas num lance entre Mangala e Baldé dentro da área azul e branca aos 11 minutos. Pareceu-me que o avançado do Vitória é puxado, o que daria um penalty com o resultado em 0-0.
- Cartão vermelho por mostrar a favor do FC Porto. Alex agride Izmaylov com o braço esquerdo aos 35 minutos.
- Penalty por marcar contra o FC Porto. Aos 78 minutos com o resultado em 0-4 Mangala empurra Ricardo dentro da área.
- Incompreensível como Fernando e Mangala acabam a partida sem ver o cartão amarelo.

Rio Ave 2-1 Sporting (João Capela)
- Sem casos

16ª Jornada
Braga 1-2 Benfica (Bruno Esteves)
- Expulsão a favor do Benfica aos 84 minutos com o marcador em 1-2. Tirando um fora de jogo mal tirado para cada equipa este foi o grande caso do jogo e parece-me que em beneficio do Benfica. Não porque a falta de Haas sobre Lima não seja merecedora de vermelho directo, porque é, mas porque na disputa de bola anterior há uma falta de Luisão sobre Mossoró que não é marcada.

FC Porto 5-0 Gil Vicente (Paulo Batista)
- Expulsão a favor do FC Porto bem decidida aos 61 minutos com o marcador em 3-0. Critério rígido no duplo amarelo a Cláudio mas aceitável.

Sporting 1-1 V. Guimarães (Carlos Xistra)
- Penalty não assinalado contra o Sporting aos 92 minutos e com o resultado em 1-1. Um erro grosseiro pois é clara a falta de Joãozinho sobre Ricardo dentro da área de rigor do Sporting.


Read More

Marítimo 1-2 Benfica: marquês reservado!

está a vitória que faltava para as faixas encarnadas serem encomendadas! O Benfica passou na Madeira e com a vitória por 2-1 em casa do Marítimo, na 27ª Jornada, o título de campeão nacional está muito perto. Raça, querer e ambição, tudo isto foi preciso para o Benfica vencer este jogo! Nós só queremos o Benfica campeão! Aqui em casa o champanhe já está no frigorífico!
Para os mais distraídos digo que faltam 6 pontos para o SLB se sagrar campeão pela 33ª vez e ainda tem 2 jogos em casa - Estoril e Moreirense - para os alcançar.

Depois da visita ao inferno turco Jorge Jesus apostou no seguinte 11: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e André Almeida; Matic, Enzo Pérez, Ola John e Salvio; Lima e Rodrigo.


Foi uma entrada a vencer a do SLB nesta partida decisiva pois logo aos 4' Lima sofreu um penalty claro de Márcio Rozário e o próprio avançado converteu o castigo máximo. Tudo às mil maravilhas para os lisboetas pensaram os seus adeptos... Estavam enganados pois o Marítimo foi para cima do Benfica e logo aos 7' atirou ao poste de Artur, no que foi o aviso para o que se ia passar nesta 1ª parte. Com as águias em modo de gestão os insulares encostaram os encarnados à sua área e aos 42' empataram mesmo o placard. Lançamento lateral com apenas 1 jogador do Benfica a marcar 2 avançados e cruzamento largo para Igor Rossi fazer o golo ao 2º poste.

Foi então necessário o Benfica mostrar que merece ser campeão na 2ª parte e foi tal e qual o que se passou. Grande resposta deste plantel de campeões com uma entrada com tudo na etapa final - Lima acertou nos ferros aos 50' e 52' para começar.
O momento da festa chegou aos 71' com Salvio a desenhar uma bela jogada e cruzamento que o defesa Igor Rossi emendou para a sua própria baliza. Estava feito o mais difícil e até ao final nota apenas para um penalty sobre Cardozo que ficou por marcar.

9ª vitória seguida do Benfica num registo de triunfos absolutamente históricos - são 23 em 27. Com 27 jogos disputados pelo SLB nesta edição da Liga este é o 2º melhor registo pontual na história do clube de Lisboa - só superado em 1972/73 com Jimmy Hagan no comando da águia.

Homem do jogo: Lima, além do golo foi o jogador mais batalhador e aquele que nunca desistiu de uma bola. Já aqui escrevi que desde Eusébio que um jogador no seu 1º ano de Benfica não marcava tantos golos. Notável este avançado brasileiro.

P.s. - fica a foto da festa dos jogadores depois do apito final! Heróis!


Read More

Chegou o dia da decisão!

É hoje! O dia do Benfica jogar para o seu 33º Campeonato Nacional!
Poucas palavras para descrever uma partida que, na minha opinião, pode deixar o carimbo de sucesso nesta temporada. Com uma eventual vitória em casa do Marítimo ficam a faltar 2 vitórias para ficar matematicamente fechado e o SLB ainda tem 2 jogos em casa com o Estoril e o Moreirense para as alcançar.
Como vai demorar a passar o tempo até as 20h...

Read More

Mas não é o Sporting que é sempre prejudicado?

É aquela altura do ano em que ninguém consegue deixar de falar de arbitragens e apesar de não gostar deste tipo de post não vou poder deixar passar. É que passei a semana a ouvir choradeiras!
Então não é que o clube e os adeptos que passaram a semana a queixarem-se das arbitragens ganharam 2-1 com um golo em fora de jogo aos 85 minutos?
Pois é quem pagou as favas foi o Nacional da Madeira e o SCP lá somou 3 pontos que já não pareciam ir cair para os lados de Alvalade. Jorge Ferreira foi o senhor do apito.


Read More

Como é que Messi finta assim? Que golaço!

O golo que Messi marcou hoje ao Bilbao é um daqueles golos que vai aparecer nos vídeos de carreira da pulga argentina! Mostra bem o seu estilo de jogo e finta e é absolutamente genial! Para ver neste link:




Read More

João Capela consegue nota inacreditável

O derby de Domingo continua a dar que falar... O árbitro João Capela recebeu 3.7 pontos, ou seja, um «bom mais» pela sua polémica arbitragem no jogo entre o Benfica e Sporting (2-0).


De acordo com a Rádio Renascença, o observador Luís Ferreira defendeu que João Capela não cometeu nenhum erro em todos os lances polémicos da partida, nomeadamente as grandes penalidades e respetiva ação disciplinar.
Se Capela tivesse falhado em algum lance polémico a sua avaliação iria descer para 2.5 pontos, pelo que passaria a ser negativa, como teve 3.7 pontos o árbitro fez um bom trabalho. 

Que grande palhaçada! Estes observadores são um dos problemas graves do nosso futebol. Como escrevi AQUI ficaram 2 penalties por marcar a favor do SCP, e portanto a nota teria de ser negativa. Bom mais é nota para gozar com a cara das pessoas.
Read More

2ª melhor série do SLB sem derrotas terminou

Acabou ontem a incrível sequência sem derrotas do Benfica de Jorge Jesus. Foram 38 jogos antes da visita à Turquia e da derrota na 1ª Mão da Meia Final da Liga Europa 2012/13. A última derrota tinha sido em finais de Outubro o que faz mais de 6 meses sem o amargo saber do insucesso para os benfiquistas.
Estabeleceu a 2ª melhor série sem derrotas para todas as competições na história do Benfica. Ainda longe do recorde de todos os tempos que é de 48 partidas, estabelecido entre 22 de Dezembro de 1963 e 14 de Fevereiro de 1965, dividido por dois treinadores: Lajos Czeizler e Elek Schwartz. 

Read More

Fenerbahçe 1-0 Benfica: canto senhor árbitro?

O Benfica perdeu por 1-0 em casa do Fenerbahçe na 1ª Mão da Meia Final da Liga Europa 2012/13. O golo turco foi alcançado na sequência de um erro grave do árbitro da partida pois vê um canto que só ele viu - é tão claro que foi o jogador do Fenerbahçe a tocar a bola! Não há ninguém do SLB naquela zona... Para além de complicar obviamente a eliminatória esta derrota acaba com a 2ª melhor série sem derrotas para todas as competições da história do Benfica (38 jogos). De qualquer maneira tudo em aberto para a 2ª Mão daqui a uma semana.

Jorge Jesus apostou numa equipa com algumas poupanças e para o inferno da Turquia apareceram: Artur; Maxi, Jardel, Garay e Melgarejo; Matic e André Gomes; Ola John, Salvio e Aimar; Cardozo. De saudar o regresso de Aimar aos grandes jogos.

Os jogadores de encarnado entraram com muita personalidade neste difícil ambinte na Turquia e nos primeiros 10 minutos só deu Benfica, com Salvio muito perto do golo aos 5'. Reagiram os da casa e aos 18' Sow atirou uma bola à trave de Artur mas logo o jogo caiu num impasse com as equipas com mais medo de errarem do que a procurarem o golo. Fiquei surpreendido com a falta de pressão que o Fenerbahçe fez neste 1º capítulo do jogo, deixando o portador da bola decidir sem dificuldades, se vierem jogar assim ao Estádio da Luz vai ser fácil.
Tudo parecia apontar para o final dos 45 minutos quando Ola John fez um penalty e fez tremer os benfiquistas. Mas a sorte está do lado do SLB nesta prova e Cristian atirou o castigo máximo ao poste! Abençoado poste!

Na 2ª parte foi o Fenerbahçe a entrar melhor e voltou a esbanjar na srote do Benfica: Kuyt fez tudo bem mas encontrou o poste pela 3ª vez neste confronto! Incrível - já são 7 bolas ao ferro em 7 jogos na Liga Europa! Mesmo assim logo de seguida foi a vez do Benfica encontrar o poste com um remate em arco de Gaitán.
Surgiu então o lance polémico do canto muito mal marcado pelo árbitro e no qual Melgarejo ofereceu a bola de barato a Korkmaz para este fazer o único golo do jogo (71').

Final do jogo na Turquia sendo que esta é a 11ª vez que o Benfica perde a 1ª mão de uma eliminatória da UEFA por 1-0 fora de casa: das outras 10 anteriores conseguiu dar a volta a 4 e foi eliminado em 6 ocasiões. 

Homem do Jogo: Matic, uma exibição de luxo de um dos melhores números 6 da actualidade do futebol mundial. Não costumo fazer critícas aos jogadores mas Rodrigo entrou mesmo mal.
Read More

Um país inteiro a sonhar com o Benfica!

Um país inteiro na expectativa pelas 20h05 e pelo pontapé de saída na meia-final da liga Europa entre Benfica e Fenerbahçe. Um grande dia para o futebol português e para a história do SLB com a deslocação à Turquia para a 1ª Mão da eliminatória. Muita confiança neste plantel e no 11 que Jorge Jesus lançar no relvado, são Gigantes e marcaram golos em 44 dos 48 jogos da temporada (111 golos)! Muita concentração, frieza à frente da baliza e espírito de sacrifício. Força Benfica!

Um adversário muito complicado este Fenerbahçe, que faz desta disputa uma das mais importantes da sua história, visto ser a 1ª vez que chega tão longe numa prova europeia. Vão contar com o apoio dos seus fanáticos adeptos - um autêntico 12 jogador e com vários internacionais, o bem conhecido Raul Meireles ou Kuyt. O técnico Aykut Kocaman aposta por vezes no 4x3x3, mas a escolha mais frequente é um falso 4x2x3x1. Falso no sentido em que o lado esquerdo tem sido entregue a Sow, senegalês que começou a época como ponta de lança, e por isso já tem 19 golos marcados, mas com a chegada de Webó, em Janeiro, foi encostado à esquerda. Na prática forma dupla com o camaronês no centro do ataque... Muita atenção à subida dos talentosos laterias Gönul e Ziegler.

Sem grandes dúvidas que Jorge Jesus vai utilizar o sistema táctico secundário, 4-2-3-1, pois hoje até um empate com golos serve aos encarnados. Curioso ver como o treinador português vai gerir a equipa titular pois na 2ª feira há o jogo decisivo na Madeira que pode carimbar o 33º título nacional do SL Benfica. Penso que fará mesmo algumas alterações... Não conta desde já com Luisão e André Almeida.

4ª viagem do Benfica à Turquia onde tem 2 derrotas e 2 empates. Com equipas turcas será o 8º jogo com saldo positivo de 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas; 14-4 em golos. As duas equipas que se vão defrontar hoje já se encontraram em 1975 com uma goleada de 7-0 na Luz e derrota das águias por 1-0 na 2ª Mão.

Read More

Hoje o dia é bem vermelho! Força Benfica!

Vermelho dos cravos e vermelho do Benfica! 25 de Abril de 2013 é dia de comemorar o 39º aniversário da revolução dos cravos e de ver o Benfica começar a jogar a sua 13ª meia final europeia! Na Turquia grandes dificuldades são esperadas mas nós acreditamos! Força Benfica!



Read More

B. Dortmund 4-1 Real Madrid: 4 ases de Lewandowski

Ninguém poderia imaginar umas meias finais da Champions 2012/13 tão desequilibradas para a Alemanha! Depois do massacre do Bayern ontem, hoje tivemos o Borussia Dortmund a vencer por 4-1 o Real Madrid e a ficar muito perto de assegurar uma final 100% alemã em Wembley.
Foi uma vitória sem espinhas, outra vez com uma diferença gigante de frescura física na 2ª parte e com uma clara superioridade táctica alemã. Como é possível que os alas do Real Madrid não ajudem os seus laterais? No futebol moderno isto é brincadeira e Coentrão e Serigo Ramos viram-se aos papéis com homens de amarelo a surgir de todos os lados...
Mourinho não cumpriu com o 11 que tinha anunciado na conferência de imprensa e lançou Modric para o lugar de Di Maria. Cauteloso o treinador português pois com o argentino em campo ia perder mais bolas e as respostas rápidas do Borussia são uma das suas maiores armas. Do lado germânico nenhuma surpresa e Jürgen Klopp a lançar a sua equipa base - a única imbatível esta temporada nesta competição.

O jogo começou com o Real Madrid a tentar controlar a velocidade e a bola mas cada vez que a perdia o Dortmund chegava com perigo à sua baliza. Foi assim logo aos 7' numa grande jogada de Reus respondida com grande defesa de Diego López. Mas não dava para travar a equipa da casa e, logo de seguida, Mario Götze foi muito bem desmarcado e cruzou para Lewandowski, nas costas de Pepe, fazer o golo inaugural.

O Dortmund desceu um pouco, para a sua fase do jogo de maior expectativa, e os espanhóis conseguiram finalmente causar perigo num livre directo de CR7 (23'). 
Com o jogo na fase mais pacífica surgiu o momento polémico do jogo e mais um caso grave nesta Liga dos Campeões. Penalty claro de Varane sobre Reus aos 41' que o árbitro mandou seguir e na resposta um erro inacreditável de Hummels isolou Higuain que colocou para Cristiano Ronaldo fazer o seu 12º golo na prova. É o jogador da história com mais golos nesta fase decisiva da Champions.

A 2ª parte foi um verdadeiro tratamento do Borrussia e até aos 66' fez os restantes golos da partida! Todos por Lewandowski e todos com a defesa dos blancos a ver jogar - o último num penalty cometido por Xabi Alonso.
Sem reacção e recorrendo à bola longa para chegar à baliza contrária, só por uma vez e por CR7 a equipa de José Mourinho esteve perto do golo e da salvação nesta eliminatória.
Read More

Aqui Casagrande não será esquecido

A máquina de desinformação portista trabalhou bem e hoje só o Correio da Manhã se lembrou de falar do caso que devia ter provocado um terramoto em Portugal. Mas não há uma TV interessada numa entrevista com este ex-jogador do FC Porto? Já se estava à espera que Casagrande fosse esquecido rapidamente... Aqui no Fura-Redes não se vai esquecer este caso de Doping.


Read More

Bayern Munique 4-0 Barcelona: Gigante!

Um verdadeiro poema de Jupp Heynckes num dos seus últimos grandes jogos da carreira! Uma tareia a todos os níveis da máquina de destruição maciça da Baviera ao grande Barcelona do tiki-taka. Superiores em querer, raça, táctica, condição física e no marcador... Quatro golos sem resposta e a porta de Wembley escancarada para o grande favorito à conquista do ceptro europeu de 2013.

Nota inicial para mais uma arbitragem desastrosa na Liga dos Campeões 2012/13, já é demais! Viktor Kassai ofereceu-nos golos mal validados, penalties por marcar, amarelos mal mostrados... Mas para o senhor Platini está tudo bem e assim é que é. Palhaço! Já agora que sacanagem alemã aquele truque de ensopar a zona central do campo!

Como já era esperado o Barcelona entrou com o jovem Bartra a defesa central devido aos problemas físicos naquela posição; Messi também pareceu sempre em péssimas condições físicas. Do outro lado, Mario Gómez foi o ponta de lança usado para substituir o castigado Mandžukić.

Foi um Bayern na expectativa aquele que se viu nos primeiros minutos - teve no entanto a 1ª oportunidade de golo por Robben logo aos 2'. A equipa de Heynckes  pareceu respeitar em demasia o adversário e não querer pressionar muito em cima para não abrir espaços para as famosas diagonais nas costas da defesa do adversário. Para o treinador alemão era importante não sofrer golos nesta etapa inicial, uma estratégia clara de apostar numa fase mais avançada de jogo onde é claro que os seus jogadores têm mais condição física e resistência do que os pequenos grandes jogadores catalães.
Apesar do controlo do adversário, que se ficou pelo meio campo, a equipa da casa foi conseguindo ganhar cantos e foi num desses lances, onde tem clara superioridade de estatura, que chegou ao 1-0 por Thomas Muller.

A 2ª parte começou praticamente com o 2-0 em novo canto alemão marcado por Robben, ganho nas alturas por Muller para a confirmação de Mario Gómez (em fora de jogo). Foi um golpe duro nos catalães que estiveram à beira de sofrer o 3º nos minutos seguintes, nunca se tendo conseguido encontrar nos últimos 45 minutos. Apenas 4 remates em toda a partida e se a ausência de Messi pareceu-me mais devida a um problema físico, Iniesta, o grande salvador das últimas partidas, onde andou metido?

Chegou aos 73' o momento do jogo numa jogada fantástica de contra ataque de Ribéry - sentou Messi no começo!!! - e assistiu Robben para ele fintar Jordi Alba e rematar em arco ao 2º poste. Golaço ferido na legalidade pois há uma clara falta de Mario Gómez sobre Alba que permite ao holandês ficar isolado. Logo de seguida o Barcelona teve a sua grande oportunidade de golo mas o inexperiente Bartra não conseguiu dar esperança à sua equipa.
Para terminar o massacre Muller completou uma noite mágica com a emenda a um cruzamento de Alaba 82'. 

Estava concluído o vendaval germânico, numa vingança pelos 4-0 sofridos em Camp Nou em 2009 e igualando a maior derrota do Barcelona na Europa. Missão Impossível 4? Nem pensar, será a 3ª final para o Bayern Munchen em 4 anos.
Read More

O choque dos titãs de 2013!

Um clássico instantâneo o que hoje vamos ter a sorte de assistir na 1ª meia final da Liga dos Campeões 2012/13. Na Alemanha teremos de um lado, a melhor equipa dos últimos anos - FC Barcelona - do outro, a equipa que está em melhor forma neste momento - Bayern Munique. Apesar de, tradicionalmente, as meias finais das grandes competições de futebol no mundo serem jogos com poucos golos, hoje a aposta num 0-0 deve valer uma pequena fortuna pois em campo vão estar as duas equipas que mais golos marcaram esta temporada.

Apesar das diferenças não são equipas tacticamente muito distintas, 4-3-3 para as duas equipas, diferenças grandes sim na constituição física das duas equipas e uma maneira igual de encarar o jogo - sufocar, atirar a outra equipa para dentro da área e não parar de entrar na área rival. Este sufoco é criado muito pela constante velocidade dos seus atacantes que andam ali aos círculos e em diagonais mas sem qualquer tipo de anarquia.

E claro as estrelas dos dois lados davam para encher um hall of fame! Qualquer dos onze seria titular na esmagadora das outras equipas da actualidade e se um campo com Messi, Xavi, Iniesta, Lahm, Ribéry ou Robben não o consegue entusiasmar então nada no mundo do futebol o fará. Já deve ter sabido que Messi anda a contas com uma lesão e que vários dos centrais do FC Barcelona estão fora do jogo, enquanto do outro lado o PL Mandžukić está suspenso e Kroos lesionado.

Nos anteriores 6 jogos entre as duas equipas registaram-se 3 vitórias dos alemães, 2 empates e 1 vitória dos catalães; 9-8 em golos para os espanhóis. Nos quartos de final de 2009 encontraram-se as duas equipas tendo ficado 5-1 nas duas mãos para Messi e companhia a caminho de mais um título europeu.

Para mim vai ser o Bayern Munique que vai estar na final de Wembley e hoje aposto num 3-1 para os da casa. Penso que o que vai fazer a diferença e a luta a meio campo, onde as duas equipas são fortíssimas na recuperação de bola, mas onde os alemães vão ganhar a eliminatória.

Por fim deixo alguns dados e curiosidades para ficar a saber tudo sobre um dos jogos que vai marcar a temporada:
  • O Barcelona competirá pela 6ª vez consecutiva nas meias-finais da Champions - um recorde;
  • Pela 2ª época consecutiva o FC Bayern München defrontará um colosso espanhol nas meias-finais da Champions League; tendo sido o finalista vencido do ano passado;
  • O Bayern venceu 11 dos últimos 13 jogos realizados em casa para esta competição;
  • O Barcelona não perde na Alemanha desde 2001 - 8 jogos;
  • O Bayern tem um excelente registo caseiro frente a adversários espanhóis, que é de 14V 5E 1D. A única derrota sucedeu frente ao Deportivo, por 3-2, em 2002/03;
  • O registo do Barcelona em jogos realizados em solo alemão é de 9V 10E 5D;
  • Xavi completou 88% dos seus 1005 passes tentados na prova;
  • Messi é o 2º melhor marcador de todos os tempos nesta competição com 59 golos - só atrás de Raúl com 71.
  • O Bayern é a equipa com mais cartões, faltas e cantos este ano.
Read More

Ex-jogador do FC Porto admite doping no clube

Uma bomba para o futebol português no famoso programa do Jô da TV Globo. Mais uma vergonha a manchar a história do FC Porto... Um caso sério para ver neste link:


“Um companheiro disse-me que tinha de passar lá atrás para tomar uma coisa. Eu fui e usei. Usei umas quatro vezes enquanto lá estive”
“É a coisa que mais me envergonha, que eu menos gosto de lembrar, é dessa situação, que me envergonha muito mais do que pensar nas drogas que usei.”
Jô Soares pergunta: “Mas era uma coisa provocada? Era injectada?” O antigo avançado confirma: “Era injectada no músculo. Dava uma disposição acima do normal,” acrescentando que não existia controlo antidoping.

O jogo a que Walter Casagrande se refere foi contra o V. Guimarães, disputado a 11 de Janeiro de 1987, que terminou empatado, com o seu único golo ao serviço do FC Porto.
Casagrande foi utilizado apenas em 6 jogos no campeonato português e esteve na final da Taça dos Campeões Europeus que o FC Porto ganhou ao Bayern Munique por 2-1.


Sempre se suspeitou de tudo isto... São famosas as provocações dos adeptos por causa da queda de cabelo de quase todos os grandes ex jogadores do FC Porto. Mas agora aí está a confirmação. Alguém vai fazer alguma coisa? Claro que não. Mas como se viu nas escutas a informação tem muito poder e não é só com punições que as instituições sofrem as consequências. O título de campeão europeu do FC Porto sofreu um duro golpe na sua legitimidade, toda a gente se lembra que o FCP fez, nesse jogo com o Bayern, uma 2ª parte diabólica...

Eu só fico admirado nisto tudo é com os adeptos do FCP: ninguém pode dizer que estes esquemas não podem acontecer no seu clube. Infelizmente todos estão sujeitos à entrada de pessoas que querem ganhar a todo o custo. Mas podem ter a certeza se alguma vez isto, ou as escutas, acontecer no meu clube o meu cartão de sócio, com muita pena, vai logo para o lixo enquanto essas pessoas se mantiverem em cargos oficiais.
Read More

Manchester United campeão de Inglaterra 2013

Noite histórica na Inglaterra! O Manchester United sagrou-se campeão nacional e conquistou o seu 20º título inglês. É o 1º clube daquele país a chegar a esse número de duas dezenas de títulos nacionais.
Na noite da festa, em Old Trafford, a grande figura da partida foi, curiosamente, o nº 20 do plantel dos red devils - Van Persie. O avançado holandês marcou um hat-trick na vitória sobre o Aston Villa, sendo que aos 33' já os tinha marcado todos. Só é pena que os 3 golos tenham sido alcançados em fora de jogo... Somaram a 27ª vitória em 34 jogos.


Mais um troféu para o mítico Alex Ferguson, o seu 13º título de campeão! 13! Impressionante! Grande destaque também para Van Persie que foi o jogador mais vezes utilizado e que mais golos marcou até ao momento. Ryan Giggs e Paul Scholes também continuam a somar títulos às suas incríveis carreiras - o galês soma 13, tantos como o Arsenal. Nani sagra-se, outra vez, campeão da maior Liga de futebol do continente.

A justiça de um campeão que faz a festa a 4 jogos do fim nunca pode ser posta em questão mas confesso que esta foi uma edição da Premier League que ficou a baixo das dos últimos anos. O United não teve série concorrência e só teve pela frente equipas muito pouco consistentes e mal trabalhadas. Para o ano espero mais...
Read More

Liga da Verdade 2012/13: 26ª Jornada

26ª Jornada
Benfica 2-0 Sporting (João Capela)
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: erro grave ao não ver a falta, toca com os dois pés, de Maxi Pereira sobre Capel aos 8'. Não me parece é lance para vermelho pois Capel não vai chegar à bola e não a tem controlada para fazer o golo - para ser vermelho não basta o jogador estar isolado, tem de estar na iminência de fazer o golo.
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: outro erro grave mas este já com o jogo a acabar e com o marcador em 2-0. Aos 88' Maxi desequilibra Viola com o braço fazendo falta para castigo máximo. Maxi Pereira nunca poderia ter acabado este jogo pois fez algumas faltas para amarelo.
- Não há penalty no lance entre Garay e Wolfswinkel aos 6', existe contacto mas isso, por si só, não basta para haver falta. Parece óbvio que holandês não é afectado pelo contacto.

Moreirense 0-3 FC Porto (Marco Ferreira)
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 45'+2, com 0-1 no marcador, Florent entra de forma violenta com o pé sobre Atsu sem o árbitro dar a grande penalidade.
- Golo validado em fora de jogo a favor do FC Porto: é o lance do 0-3, Jackson está adiantado por pouco, mas está.


25ª Jornada
Olhanense 0-2 Benfica (Hugo Miguel)
- Penalty por assinalar a favor do Benfica: aos 85', já com 0-2 no marcador, Vasco Fernandes dá um toque em Salvio dentro da área.

FC Porto 3-1 SC Braga (Pedro Proença)
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 2', ainda com 0-0, não viu mão de Hugo Viana na bola.

Sporting 3-2 Moreirense (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting: é o lance do 1-0 e não há dúvidas que Anilton dá um pontapé em Bruma.

24ª Jornada
Benfica 6-1 Rio Ave (Rui Costa)
- Péssima arbitragem do juiz do Porto com um critério disciplinar ridículo. A chuva de cartões amarelos por tudo e por nada levou a 3 expulsões completamente evitáveis - 2 para o Rio Ave e 1 para o Benfica. Não expulsou Nivaldo por entrada a matar sobre Salvio (37') e Rodrigo por entrada feia sobre Braga (62').

Académica 0-3 FC Porto (Bruno Esteves)
- Expulsão perdoada a jogador do FC Porto: Mangala atinge Edinho na cara com a mão aos 31' e não vê amarelo, sendo que 3 minutos depois é admoestado com esse cartão - devia ter sido o 2º na altura.
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: aos 37 minutos defesa da Académica corta a bola com o braço depois de remate de Fernando.
- Lance duvidoso na área do FC Porto entre Lucho e Edinho aos 69' com o resultado em 0-2. O árbitro decide que o contacto não é suficiente para o avançado cair e aceita-se.

SC Braga 2-3 Sporting (Jorge Sousa)
- Expulsão bem assinalada contra do Sporting: Joãozinho simula uma falta e vê 2ª amarelo aos 70 minutos.
- Penalty por assinalar a favor do Sporting: com o jogo em 2-2 Elderson envolve-se com Capel na área do Braga. Fica a ideia que o defesa corta a bola mas não a afasta e quando Capel a procura é rasteirado.

23ª Jornada
V. Guimarães 0-4 Benfica (Paulo Baptista)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica: é o lance do 1º golo, aos 36', e é clara a falta de El Adoua sobre Lima. É um daqueles lances em que se aceitariam as duas decisões do árbitro, pois tanto pode considerar lance para vermelho directo como para amarelo. Optou pelo amarelo.
- Expulsão a favor do Benfica duvidosa: aos 59' Kanu vê o 2º amarelo por entrada dura sobre Melgarejo, mas parece que toca 1º na bola ao de leve. Quase impossível para o árbitro ver esse toque e depois o defesa atinge com grande agressividade o lateral do Benfica.
- Golo do Benfica mal validado: posição muito duvidosa de Salvio antes de marcar o 3º golo do SLB.
- Vários foras de jogo mal assinalados ao ataque do Benfica na 1ª parte.
- Vários lances em que os jogadores do V. Guimarães pediram penalty e em todos fiquei com a impressão que são lances em que após um toque não faltoso os jogadores se atiram para o chão para ganhar a falta.

Marítimo 1-1 FC Porto (João Capela)
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto: claro o toque de David Simão em Danilo aos 62', mas fora da área. Jackson Martínez falhou o castigo máximo.
- Lance duvidoso entre Atsu e Roberge na grande área do Marítimo (5'). Parece que há toque do defesa do Marítmo no atacante do FC Porto mas não é suficiente para haver grande penalidade.
- Penalty não assinalado a favor do FC Porto: aos 49', com 1-1 no marcador, Jackson sofre uma gravata de Rossi dentro da área.

Sporting 2-1 V. Setúbal (Marco Ferreira)
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting: é o lance do 2-0, aos 20', por falta de Ney sobre Dier.
- Penalty não assinalado a favor do Sporting: ainda com 1-0, o árbitro não marcou empurrão de Nélson Pedroso sobre Dier.

22ª Jornada
Benfica 5-0 Gil Vicente (Duarte Gomes)
-Fora de jogo mal tirado ao ataque do Gil Vicente com avançado isolado. Hugo Vieira, com o resultado em 1-0, segue isolado para a baliza de Artur aos 22', com o árbitro a anular a jogada por fora de jogo não existente. Erro grave pois na jogada seguinte o SLB faz o 2-0.
- Algumas dúvidas num lance dentro da área entre Lima e Claúdio, já com o marcador em 4-0. Parece que o avançado aproveita o contacto para cair no chão sem falta.

FC Porto 2-0 Estoril (Nuno Almeida)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto. É o lance do 2-0, aos 13', por evidente mão na bola de Mano.

Académica 1-1 Sporting (Hugo Pacheco)
- Penalty bem assinalado contra o Sporting. É o lance do 1-0, aos 25', sendo claro a rasteira de Fokobo sobre Hélder Cabral.
- Mal no capítulo disciplinar com vários amarelos por assinalar, o mais grave o 2º cartão para Hélder Cabral, por falta sobre Capel (77').

21ª Jornada
Beira-Mar 0-1 Benfica (Manuel Mota)
- Penalty a favor do Benfica bem assinalado - é o lance do jogo pois resulta no único golo da partida (14'), e é claro o corte de Hugo a remate de Cardozo quando a bola vai para a baliza. Para mim, ficou um cartão vermelho por mostrar ao defesa central aveirense.
- Já li alguns protestos em relação a um lance com Luisão aos 40 minutos dentro da área encarnada. Eu vou manter o meu critério, podem ver para baixo que tem sido sempre o mesmo. Quando os braços estão colados ao corpo ou a bola vem de outra parte do corpo para os braços não há mão na bola. Neste caso aconteceram as duas situações.
- Muitos foras de jogo mal assinalados, sempre pelo mesmo fiscal de linha. Na 1ª parte a anular ataques perigosos do Beira-Mar e na etapa complementar ao ataque do SLB.

Sporting 0-0 FC Porto (Paulo Baptista)
- Expulsão mal assinalada contra o Sporting, é o lance mais difícil do jogo (76') e parece-me que é Rinaudo que faz a falta e não Rojo que acaba expulso. SCP acabou todos os clássicos desta temporada, pelo menos, com 10 jogadores.
- Muitas queixas de sportinguistas, Jesualdo Ferreira incluído, para um lance em que Otamendi não vê o cartão amarelo por falta sobre Wolfswinkel. Têm razão e o árbitro não marcou mas não seria o 2º amarelo para o defesa portista pois este não viu nenhum cartão o jogo inteiro.

20ª Jornada
Benfica 3-0 Paços de Ferreira (João Capela)
- Nada a assinalar, apenas dúvidas no lance do 3º golo do Benfica e na autoria do mesmo. Parece que a bola já teria entrado na baliza no 1º remate de Lima, foi Salvio que depois ficou com o golo. 

FC Porto 2-1 Rio Ave (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto. Aos 31' é claro o pontapé de Filipe Augusto sobre Izmaylov. Jackson Martínez falhou o penalty e o jogo continuou 0-0.
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto. Aos 45' a bola vai à mão de Marcelo que está a 2 metros da bola, com o braço em posição natural e não faz qualquer tipo de movimento para interceptar a bola. Não existe qualquer acto deliberado do defesa, algo que tem que acontecer para ser considerado mão na bola. Jackson Martínez empatou o jogo 1-1 através deste castigo máximo.
- Penalty não assinalado contra o FC Porto. Com o jogo em 1-1, aos 58 minutos, existe uma falta de Otamendi sobre Ukra que o árbitro deixou passar. É claro que o defesa argentino não chega à bola e rasteira o avançado do Rio Ave (foto do lance em baixo).

Estoril 3-1 Sporting (Hugo Miguel)
- Penalty bem assinalado contra o Sporting. Rui Patrício comete falta sobre Licá aos 39' e Steven Vitória aproveita para colocar o Estoril a vencer por 2-1. Bem o árbitro ao não expulsar o GR do SCP pois o avançado não está com a direcção da baliza.
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting. Claro o derrube de Mano a Carrillo aos 75 minutos mas Van Wolfswinkel falhou o empate na conversão do castigo máximo.
- Perdoou 2º amarelo a Rojo (55') e Steven Vitória (68').

19ª Jornada
Benfica 1-0 Académica (Nuno Almeida)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica, é o lance do único golo da partida aos 93'. Parece-me claro o puxão de João Dias na camisola de Gaitán. Já li algumas opiniões que Gaitán também está a fazer falta mas é uma opinião errada, pois o argentino só está a tentar afastar e libertar-se da falta do defesa.
- Penalty por assinalar a favor do Benfica, lance aos 49' em que Hélder Cabral corta a bola com o braço.

Beira-Mar 0-2 FC Porto (Carlos Xistra)
- Expulsão perdoada ao FC Porto, Mangala tem uma entrada perigosa aos 66' já com amarelo. Devia ter visto o segundo amarelo, recordo que na altura o jogo estava em 0-1.
- Expulsão muito forçada de jogador do FC Porto. Carlos Xistra expulsa Mangala aos 88' por uma falta ofensiva. É falta sim mas parece exagerado este critério, principalmente para o que temos visto de Mangala.

Gil Vicente 2-3 Sporting (Artur Soares Dias)
- Lance duvidoso na área do Sporting, aos 89' com o resultado em 2-3 parece que Esgaio impede a progressão de Hugo Vieira na área de rigor. Muitas dúvidas...
- Fora de jogo mal tirado a Sporting com jogador em óptima posição, Esgaio não está adiantado aos 78'.

18ª Jornada
Nacional 2-2 Benfica (Pedro Proença)
- Penalty por assinalar a favor do Benfica - aos 87' com o resultado em 2-2, Gaitán salta à bola e o defesa do Nacional, Claudemir, ao ficar no chão e ao procurar o contacto com o adversário, desequilibra o argentino quando este procura a bola no ar. Dentro da área isto é penalty!
- Expulsão mal assinalada contra o Benfica - no último minuto do jogo o auxiliar de Proença expulsa Matic por uma disputa de bola normal em futebol com Candeias, que simula uma agressão. Muita gente diz que não tem influência no resultado mas que eu saiba o sérvio não joga o próximo jogo. Tudo isto é importante para decidir um campeão.
- Expulsão bem assinalada contra Benfica e Nacional - aqui (89') não há dúvidas que cumpriu as leis. Acho que devia ter evitado o comportamento de Marçal, que irrita Cardozo, como tantos outros árbitros fazem, apitando repetidamente para o jogador largar a bola. Não fez nada e Cardozo deu-lhe um toque leve que também podia ter muito bem passado com amarelo, no entanto aceito a decisão. Marçal viu 2º amarelo por comportamento anti-desportivo, e bem.
- Muitas dúvidas num lance aos 31 minutos, com resultado em 1-1, de mão na bola de Moreno na área de rigor. Parece-me que terá sido bola na mão e, na minha opinião, não há penalty.
- Muitas dúvidas num lance entre Luisão e Keita dentro da área encarnada, aos 58 minutos e com o marcador em 2-2. Penso que não há penalty pois estão os dois à procura da bola e nenhum tem, na verdade, hipótese de lhe chegar. No entanto, é um lance em que aceitaria as duas decisões.

FC Porto 1-1 Olhanense (Cosme Machado)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto - claro o corte com a mão de Jander aos 64 minutos. Jackson Martínez atirou por cima o castigo máximo.
- Muitas dúvidas no golo do FC Porto (55'), pois parece-me que Mangala impede Bracali de aliviar a bola dentro da pequena área, que depois segue para Jackson carimbar. Lembrei-me logo do lance de Cardozo e Beto no 1º jogo da temporada que deu um golo mal invalidado ao Benfica (na altura o 3-2). Mas já estou cansado de esperar critérios iguais neste campeonato...
- Mais um jogo em que não se entende como Mangala não vê um cartão amarelo, tem, por exemplo, uma entrada bastante dura sobre Targino.

Sporting 0-1 Marítimo (Duarte Gomes)
- Sem casos mas com critério disciplinar algo brando e complacente com os jogadores do Marítimo.

17ª Jornada
Benfica 3-0 V. Setúbal (Vasco Santos)
- Muitas dúvidas numa entrada de André Gomes sobre Bruno Amaro aos 15 minutos. Um lance de cartão alaranjado mas o árbitro nem cartolina amarela mostrou - o resultado na altura era de 1-0.

V. Guimarães 0-4 FC Porto (Marco Ferreira)
- Muitas dúvidas num lance entre Mangala e Baldé dentro da área azul e branca aos 11 minutos. Pareceu-me que o avançado do Vitória é puxado, o que daria um penalty com o resultado em 0-0.
- Cartão vermelho por mostrar a favor do FC Porto. Alex agride Izmaylov com o braço esquerdo aos 35 minutos.
- Penalty por marcar contra o FC Porto. Aos 78 minutos com o resultado em 0-4 Mangala empurra Ricardo dentro da área.
- Incompreensível como Fernando e Mangala acabam a partida sem ver o cartão amarelo.

Rio Ave 2-1 Sporting (João Capela)
- Sem casos

16ª Jornada
Braga 1-2 Benfica (Bruno Esteves)
- Expulsão a favor do Benfica aos 84 minutos com o marcador em 1-2. Tirando um fora de jogo mal tirado para cada equipa este foi o grande caso do jogo e parece-me que em beneficio do Benfica. Não porque a falta de Haas sobre Lima não seja merecedora de vermelho directo, porque é, mas porque na disputa de bola anterior há uma falta de Luisão sobre Mossoró que não é marcada.

FC Porto 5-0 Gil Vicente (Paulo Batista)
- Expulsão a favor do FC Porto bem decidida aos 61 minutos com o marcador em 3-0. Critério rígido no duplo amarelo a Cláudio mas aceitável.

Sporting 1-1 V. Guimarães (Carlos Xistra)
- Penalty não assinalado contra o Sporting aos 92 minutos e com o resultado em 1-1. Um erro grosseiro pois é clara a falta de Joãozinho sobre Ricardo dentro da área de rigor do Sporting.


Read More

É disto que o meu povo gosta!

Um momento mágico! A jogada de Gaitán que acabou num remate espectacular de Lima para o 2-0 final do derby de ontem é um daqueles momentos que ficará na história do futebol português! Tal e qual como o jogo de João Pinto (6-3) e o 7-1 do Sporting ao rival.
Para ver, rever e voltar a ver neste link:




Read More

Benfica 2-0 Sporting: derby de Gaitán e Capela

O Benfica venceu o Sporting por 2-0 em jogo da 26ª Jornada da Liga Zon Sagres, continuando líder da prova, com 4 pontos de avanço do FC Porto e 37 do eterno rival SCP. Foi um Benfica muito seguro de si, quase em gestão, a deixar o Sporting ter a iniciativa da partida e a apostar na magia dos seus avançados para resolver o jogo. Achei normal esta atitude do SLB visto ter muito mais minutos nesta temporada que o adversário e ser uma equipa mais cansada.

Para os sortudos que, como eu, foram ver o jogo ao Estádio ficará para sempre na memória aquele momento mágico aos 75' que acabou no golo do 2-0 final! Magia pura de Gaitán! A minha vénia ao argentino!

Fica um elogio para a atitude da equipa do Sporting, que surpreendeu pela capacidade de ter a bola e pressionar a equipa da casa. Mas fica-me sempre a mesma ideia que os leões não têm presença na área de avançados e assim é difícil marcar golos, aluga-se espaço na área dos adversários.
A crítica vai toda para João Capela que fez uma arbitragem desastrosa em prejuízo do Sporting com 2 penalties de Maxi Pereira por assinalar. Mais uma vergonha para a arbitragem portuguesa...

Continua a caminhada dos encarnados rumo ao título com um registo impressionante de vitórias. Para mim é simples, se o Benfica ganhar ao Marítimo na Madeira na próxima jornada será campeão, pois ficam a faltar 2 vitórias e o SLB tem 2 jogos em casa para as alcançar.
Na 26ª jornada este é o 3º melhor registo pontual da história do Benfica no campeonato nacional, 70 pontos só foram batidos em 1962/63 e 1972/73.

Homem do jogo: Gaitán, esteve na construção dos dois golos e resolveu a partida. Destaque para Matic que secou, sozinho, o meio campo do Sporting. Impressionante exibição do sérvio.
Read More

Rumo à Luz!

Tudo pronto para o grande jogo do fim de semana! Tempo para me meter a caminho do Estádio da Luz para o Benfica x Sporting.
Força Benfica!


Read More

Bayern Munique só sabe golear!

Assustadora esta máquina de Jupp Heynckes! Soma goleadas atrás de goleadas! Hoje a vítima foi o Hannover: 6-1! Nos últimos 7 jogos somou as seguintes goleadas: 9-2, 6-1, 6-1 e 4-0! Venceu 19 dos últimos 20 jogos e marcou 130 golos em 46 jogos esta temporada.
A próxima vítima é o Barcelona! Acredito que Messi e companhia não têm hipótese!


Read More

Não há vergonha no futebol português!

Uma palhaçada! O árbitro assistente que decidiu o título do FCP no ano passado com um erro grosseiro, para não dizer propositado, no Benfica-FC Porto vai voltar ao Estádio da Luz para um clássico do futebol português.
A equipa de auxiliares do João Capela foi mudada para o jogo de Domingo com o Sporting, sendo que os novos assistentes são, Ricardo Santos e Tiago Rocha, o auxiliar Ricardo Santos foi então o que validou o golo do Maicon na Luz...

É tal e qual como escrevi em cima, ou foi um erro grosseiro, e então não tem qualidade para estar nos grandes jogos do futebol português ou foi propositado... Não há uma 3ª hipótese!
Read More

Um fantástico golo de bicicleta de fora da área

Vale a pena ver este golaço do argentino Sebastián Driussi no jogo com o Uruguai de sub-17:




Read More

5 derbies no fim de semana?! Isto vai aquecer!

A primavera vai mesmo chegar a Lisboa! Este fim de semana promete ser quente com vários derbies maiores da cidade capital de Portugal! Ora aqui fica a agenda:



Read More

Golo do Dia: uma bomba de David Luiz

Golaço do internacional brasileiro no derby de Londres entre Fulham e Chelsea de ontem. Foi o 1º de 3 golos com o os blues venceram a partida. Para ver neste link:




Read More

Meu Deus que golaço! Maradona és tu?

Que golo espectacular! Hector Villalba meteu o turbo e ninguém o parou mais! De um lado ao outro do campo em 10 segundos, em alta velocidade, terminando com um remate em força que não é para todos. Villaba joga no San Lorenzo e este golo aconteceu na derrota da sua equipa por 4-1 contra o Racing no campeonato argentino!




Read More

A caminhada para o Jamor!

Ficam, neste link, os golos que levaram o Benfica a mais uma Final da Taça de Portugal, terminando a maior seca de presenças no jogo do Estádio do Jamor da história do SLB.

http://www.youtube.com/watch?v=CFzucvUHWZU


Read More

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Casagrande Casillas Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Eusébio Eusébio Cup Everton FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Funny Football Fura-Redes Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kompany La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedro Proença Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polvo Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Ramires Raúl González Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Rio Ave Riquelme River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rui Costa Rui Vitória Rússia SAD Salvio Samaris Saviola SCB Scholes Scolari SCP Selecção Sergio Ramos Serie A Sevilha Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League União da Madeira Urreta V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Vitor Baia Vítor Pereira Walcott Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane