Reflexão sobre o futuro do Benfica
Estava aqui sentado a tentar escrever um post racional sobre o futuro do Benfica e da sua estrutura... Mas ainda não consigo, continuemos no lado emocional por uns tempos...
O que sei é que desde 6 de Maio, um dia especial cá em casa, vi o meu Benfica ter o seu maior naufrágio da história e um dos maiores da história do futebol. Uma equipa que tinha como pior registo da temporada 2 empates seguidos e 3 derrotas em toda a época, perdeu 3 em 5 jogos e só venceu um desses - o que não importava para nada. Os mais importantes perdeu-os mesmo nos descontos, já quando sonhávamos! Sem explicação possível! Não é só falta de sorte, não é só falta de competência, não é só arbitragem, foi tudo isto junto numa mesma omelete venenosa. Acreditem que se agora me viessem com histórias que tinham encontrado uma bruxa numa gruta numa montanha qualquer deste nosso Portugal a fazer voodoo com os jogadores do Benfica eu acreditava!
Estive no Estádio nestes 5 jogos, fui à Luz, ao Dragão, a Amesterdão e ao Jamor. Percorri milhares de km, gastei centenas de euros e chorei lágrimas até não ter mais... Não há muitas palavras para a minha tristeza. Apenas me sinto feliz por ter partilhado tudo isto com benfiquistas anónimos e que me fizeram ver, uma vez mais, que o Benfica é mesmo o maior clube do Mundo! Pelo menos maior não há! Os adeptos que pensam que um clube é só uma sala de troféus mais cedo ou mais tarde vêm essa sala cheia de teias de aranha.
Reconheço que a maior parte dos meus amigos e conhecidos benfiquistas pedem a cabeça de Jorge Jesus e eu já não vejo outra solução: divórcio com muitas lágrimas. Tenho pena claro e acima de tudo pelo Benfica e por todos nós, mas também pelo que aconteceu a Jorge Jesus. Não é tão bom como no princípio de Maio mas, de certeza absoluta, que não é tão mau como no final deste mês. Mas não ganha nada e isso é insustentável nos grandes no futebol português.
No entanto, volto a escrever algo que escrevi quando da tragédia de Amesterdão: não sei de culpados mas o grande derrotado desta treta toda é Luís Filipe Vieira, o Presidente do SLB. Acho clara a falta de uma figura presidencial no futebol do Benfica, entregou as chaves a uma pessoa que confia e não se mete no balneário nem dá ferramentas de contra-argumentação ao seu treinador. Pelos vistos fez falta... Ontem quando o jogo acabou, JJ parecia o homem mais abandonado do planeta. Isto é impossível num clube com a dimensão do glorioso.
Mais do que o treinador falta um intermediário com o Presidente, um homem do futebol, um vencedor e um sacana! Isso mesmo, um homem que não deixe dúvidas quem manda, que discuta opções repetidamente erradas do técnico e que ande atrás dos jogadores a chatear-lhes a cabeça quando falham.
19 comentários:
Fura grande post, Parabéns .
27 de maio de 2013 às 21:17"Ontem quando o jogo acabou, JJ parecia o homem mais abandonado do planeta. Isto é impossível num clube com a dimensão do glorioso." Ora nem mais. E nem sequer foi a 1ª vez que isso aconteceu. É por isso que, independentemente do JJ já não ter condições para continuar, o problema do Benfica não é o treinador. Podem continuar a trocar de treinadores que vamos continuar na mesma.
27 de maio de 2013 às 21:33Os meus leitores mais assíduos! Obrigado por cá passarem!
27 de maio de 2013 às 21:49Mais do que romper com JJ - que efectivamente não tem mais condições para continuar - é preciso renovar a estrutura do futebol. Vieira tem que largar o futebol e dedicar-se a construir museus ou lá o que ele gosta de fazer...Precisamos de um director desportivo a sério, poderia ser Rui Costa, ou outro, tem é que ser alguém que conheça o Benfica e saiba em que é que se baseia este Clube - chega de Carraças.
27 de maio de 2013 às 21:53Digo isto com a perfeita noção de que se trata de uma utopia, Vieira gosta de protagonismo, não o larga, e a entrevista dada após o jogo com o Marítimo é sintomática em relação a este aspecto - não foi a primeira vez nem será a última. Ao menos se o Rui acordasse...
Primeira vez que aqui comento apesar de costumar ler os teus posts , acho que acertas-te em tudo o que disses-te, por um lado quero que jesus parta por outro que ele fique. Ele esta a construir algo muito bom e a fazer o benfica jogar , mas o importante nao é isso. Jesus tem defeitos, para mim sao a sua má gestao e a sua pouca aproveitaçao da formaçao, jogadores como andre gomes, ivan , cancelo, mika, miguel vitor (mais velho agora), MIGUEL ROSA e mais tarde romario devem ser aproveitados, por isso acho que quando o jesus partir gostava do rui vitoria no benfica
27 de maio de 2013 às 22:15Muito bom artigo. Tudo isto tem demostrado que falta uma linha de pensamento e uma estrutura forte que faça apenas uma coisa defender o Sport Lisboa e Benfica.
27 de maio de 2013 às 22:16Parabéns e um abraço.
27 de maio de 2013 às 22:19Eu não consigo pensar no futuro do Benfica. Sei que não tanto em linha recta como gostaria, estamos no rumo certo, só não sei se precisamos de trocar o piloto como fazem no "Le Mans".
27 de maio de 2013 às 22:26Seja quem for o treinador, vou apoiar. Se o LFV achar que é o JJ o homem que quer ao volante, se é essa a crença dele, então força, que renove. Agora, se por acaso, LFV acha que JJ é o seu treinador, apenas porque não o quer ver no Dragão, então não. Isso nunca. Não podemos gerir o Benfica de fora para dentro, e gerir com medo é isso mesmo, de fora para dentro, deixando os outros ter influencia indirecta no nosso rumo. Chega de ter medo do Porto. Fdx, são só um clube chefiado por um aldrabão. Se o JJ for para lá, e conseguir ser Bi-Tri, então parabéns, mas ao menos não agiremos com medo.
Abraço
Precisamos de gente BENFICA, de mística, de Comunicação BENFICA, que o JJ aceite que entre ele e o Presidente haja Estrutura e que o Presidente aceite que entre ele e o JJ haja Estrutura, tanto por fazer ao fim de tanto tempo, incrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
27 de maio de 2013 às 22:27Parabéns pelo post e por teres ido ver esses jogos todos. É de benfiquista!
27 de maio de 2013 às 22:31Infelizmente não pude fazer o mesmo por questões geográficas. Esta época só vi o Benfica-Rio Ave e Benfica-Newcastle.
Abraço Glorioso.
Realmente temos muito que reflectir depois da época brilhante, o que acabou por nos lixar foi a própria estrutura, os arbitros, as bruxas, etc enfim tudo e mais alguma coisa. Os jogadores e os adeptos é que não mereciam porque foram incansáveis e fizeram de tudo.
27 de maio de 2013 às 22:34O Guttman é que tinha razão o homem não tinha cú para três cadeiras fica apenas com a melhor e pronto.
Obrigado nós Fura e daqui a uns meses cá estaremos de novo para o ínicio da época, senão formos falando de uma ou outra contratação/venda :)
ps: Até gostaria de ver um post teu sobre o escândalo (outro) sobre os jogadores dopados da Juventus na final de 96 da LC contra o Ajax.
Basicamente na Holanda fizeram um documentário sobre umas análises que fizeram de acordo com os valores apresentados no sangue dos jogadores da Juve e verificaram que tinham EPO. entrevistaram o Frank de Boer, entre outros que se mostraram revoltados por saberem que os outros fizeram batota.
Depois do Casagrande e da final de 87, agora mais outro escândalo. O palhaço do Platini é que não faz nada. Parece que não pode retirar títulos a corruptos porque já se passou há mais de X anos. Qualquer tipo de batotice para mim deveria ser severamente punida !
http://calcio.fanpage.it/in-olanda-un-documentario-sul-doping-cita-la-juve-video/
O futebol está um nojo, um negócio de milhares de milhões
Brilhante Tiago, brilhante!
27 de maio de 2013 às 22:40Isto assim vale a pena! :-) Obrigado a todos!
27 de maio de 2013 às 22:41Boa reflexão.
27 de maio de 2013 às 23:11O perfil identificado para Homem do presidente no futebol é correcto, mas no futebol moderno com jogadores milionários e treinadores cheios de ego (ex. Mourinho e JJ), a importância destes elementos é duvidosa. Basta ver a forma como Ibrahimovic tratou Leonardo, ou como Mourinho despachou o Valdano ou como JJ irá despachar o Carraça.
Nomes como Mozer (experiência de balneário, experiência como treinador, postura agradável e social mas forte e agressivo quando atacam o Benfica) podia ser uma excelente solução.
Conduto, a postura desportiva teria de mudar. Se esta figura chamasse à atenção jogadores, estes ligavam logo aos empresários para mudar de clube. Basta ver o que o Costinha tentou fazer com o Izmailov e os problemas gerados no clube.
Esta solução seria ideal com um plantel de 20-40% de jogadores nacionais ou formados no clube.
Boas ideias Miguel. Aparece mais vezes. A do Mozer não me tinha lembrado mas podia resultar
27 de maio de 2013 às 23:15Ao ler este post e os comentários fico cheio de energia positiva! O SLB vai passar esta fase! Viva o Benfica!
27 de maio de 2013 às 23:35O Rui Costa não seria, supostamente, o tal sacana, que discutiria com o treinador a respeito das opcções repetidamente erradas?
28 de maio de 2013 às 08:06sublinho e ponho flores. o benfica precisa de estrutura estrutura estrutura. n sei quem, mas precisa, como foi dito, de um bom malandro, um gajo que percebe, que chato, que massacre a comunicação social, os adversarios. o rui costa axo q é demasiado "o tipo porreiro" para essa cargo. o carraça n sei o q faz. precisamos construir uma estrutura q seja ql for o treinador vença td. treinador é só 1 elemento q mais tarde ou mais cedo, por qualquer razao vai sair, estrutura são alguns qu têm que querer sempre ficar.
28 de maio de 2013 às 12:03abraço
Na mouche.Tantas verdades em meia dúzia de linhas.Embora ache que o tempo de Jorge Jesus no Benfica já devia ter acabado,se ficar não pode ser o saco de porrada e o homem que protege o presidente,quando devia ser precisamente o contrário.Com uma estrutura como aquela que Veiga proporcionou a Trappatoni, nunca Jesus teria perdido tantos títulos á frente do Benfica.Eu sei que o nome de Veiga cria muita urticária a muitos benfiquistas,mas se defendem um director para o futebol que seja mandão,que proteja o treinador,que faça cumprir regulamentos internos,que defenda intransigentemente o grupo de trabalho e que seja manhoso nas questões extra futebol que em Portugal dão títulos penso que é o único que reúne estes requisitos.Sem tirar as culpas a Jesus, o principal responsável por isto chama-se Luis Filipe Vieira.
28 de maio de 2013 às 21:16Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!