Tudo que precisa saber sobre o jogo do título
O jogo da década! É assim que encaro a partida entre o FC Porto e o Benfica de mais logo. É um jogo que vai marcar de forma chave o percurso destes dois clubes nos próximos anos e poderá fechar um ciclo no clube que o perder.
2 pontos é a diferença entre os eternos rivais, com liderança encarnada na entrada para esta 29ª Jornada. Facto importante pois assim para os lisboetas dois resultados são positivos e só a derrota tira o título da Luz.
Eu lá estarei no Estádio do Dragão a puxar pelo meu Benfica, com a confiança neste grupo que tem tudo o que é preciso para ser campeão - só faltam estes 90 minutos. Não estou nada de acordo com muitos benfiquistas que me dizem que ser campeão no Dragão era especial, eu quero é sair de lá na frente, se for campeão a festa será igual agora ou no próximo fim de semana.
Fundamental a maneira como o jogo vai decorrer nos primeiros 30 minutos, arrisco mesmo escrever que se o SLB não sofrer um golo neste período não sai do campo derrotado. O FC Porto é a equipa, tirando o Benfica, que mais jogos vi esta temporada e tem sido, nas vitórias, muito dependente de se adiantar cedo no marcador.
Para além disso, num jogo marcado por jogos psicológicos grandes e importantes é claro que o passar do tempo dará vantagem às águias e intranquilidade aos dragões.
Nestas antevisões aos clássicos tenho dado sempre muita importância à luta no meio campo e hoje não será diferente. Na 1ª volta Enzo Pérez foi dos piores jogadores do SLB e hoje, com Matic a alto nível, será uma das lutas chave que terá de ser ultrapassada. Para além disso parece-me o sector, nas duas equipas, em que os titulares chegam a esta altura mais desgastados e na capacidade de ultrapassar as mazelas de uma temporada também está outra decisão da disputa.
E hoje tenho que fazer um apelo a um jogador individual. Ao GR Artur, que ofereceu um golo a Jackson na 1ª volta! Está na altura de pagar a dívida com uma grande exibição!
Poderia dar aqui uma série de dados estatísticos mas penso mesmo que hoje a história não joga. É uma partida com tais implicações que raramente se encontrará no futebol português um jogo comparável a este. Um jogo único portanto!
Ao senhor Pedro Proença, que não tem tido muitas amizades neste blog, digo apenas que muita da sua carreira também está em jogo hoje e ele que pense bem nisso, será inaceitável outro deslize monumental num FCPxSLB.
P.s - Hoje não conseguirei fazer qualquer artigo a seguir ao jogo pois estarei a fazer a viagem de volta para Lisboa.
5 comentários:
PUXA POR NÓs
11 de maio de 2013 às 16:12Quando tu escreves que fecha um ciclo do clube que o perder, eu acho estupido mas ate percebo em relaçao ao porto, mas qual é o ciclo do Benfica? O ciclo do Jesus, o ciclo das derrotas sucessivas em campeoantos, o ciclo de LFV... ?!
11 de maio de 2013 às 17:23Estamos contigo! Todos juntos pelo BENFICA!
11 de maio de 2013 às 17:23Carrega Benfica!
Há mais de 15 anos que, cada vez que o Porto não ganha o campeonato, aparece sempre um caramelo a dizer que "é o fim de um ciclo". É o costume, portanto.
11 de maio de 2013 às 18:55UM GORANDE JOGOS, DUAS GRANDES EQIPAS, PENA NÃO PODER HAVER DOIS CAMPEÕES, GANHOU QUEM PROCUROU O RESULTAD.
12 de maio de 2013 às 00:41AGUI
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!