terça-feira, 12 de novembro de 2013

Para relembrar os sportinguistas

Começo por dizer que não há dúvida nenhuma que o Sporting foi prejudicado no derby de sábado pela arbitragem de Duarte Gomes.
Agora montarem o circo que montaram sobre Duarte Gomes quando este árbitro é uma das figuras centrais do último título nacional do Sporting é chamar burros a todos os que têm memória. O homem até pode ser benfiquista a nível pessoal, não sei nem me interessa, agora como árbitro nunca foi, nem nunca o será.
Aliás, foi num SLB-SCP apitado por esse senhor que saí de um Estádio de futebol com o maior sentimento de revolta que já tive na minha vida - o famoso mergulho de Mário Jardel!


Na altura este "penalty" ganho pelo avançado brasileiro a um fantasma que por ali passava empatou o jogo a 2 bolas já muito perto do final. Recordo que se este assalto não tivesse acontecido o SL Benfica teria ficado isolado em 1º lugar no campeonato 2001/2002 mais tarde ganho pelo SCP.

26 comentários:

Anónimo disse...

Prejudicados onde?

Por ordem sequencial
1º golo do Sporting em duplo fora-de-jogo: Montero e Capel;
3º golo do Benfica legal: o Cardozo está em fora-de-jogo mas o passe é efectuado para trás, pelo que o fora-de-jogo não se aplica;
fora-de-jogo inexistente assinalado ao Silvio (pelo fiscal que deixou passar o 1º golo)
jogada do Luisão e Montero se houver falta é pé em riste;
3º golo do Sporting nasce de falta inexistente;
4º golo em que deveria ser penalti e expulsão;
penalti de André Almeida não assinalado

Isto para não falar do Rojo e Mauricio (o sobrevivente)

Arbitragem com erros de parte a parte dificultada pela intensidade do jogo nalguns momentos e pelos sopros sofridos por alguns jogadores

12 de novembro de 2013 às 11:24
Anónimo disse...

Estive a ver o dia seguinte na sic ontem e a dada altura começaram a passar os lances da partida,mostraram o lance inicial e primeiro golo do Sporting mas ocultaram o lance do cruzamento final para capel que estava também ligeiramente adiantado,passaram o lance do Luisão onde Montero entra de pé em riste e ocultam que Luisão não toca na bola o que é mentira também,passaram o lance do Cardozo onde a bola é passada para trás e que antes de chegar ao Cardozo toca num jogador do Sporting,mas o cúmulo do ridículo foi tentarem ver o lançamento lateral do Silvio onde todos diziam incluído o alguidar e o bosta como eu me ri dos sapos que comiam ao dizer que era mal lançado quando as imagens eram claras e tão nítidas que cada vez que tentavam contrariar o óbvio entrava um batraquio na boca daqueles cegos... Mal lançado lol... Cambada de anormais...

12 de novembro de 2013 às 12:14
Anónimo disse...

O anónimo que disse que o passe é feito para trás e que o fora de jogo não se aplica é o protótipo de lampião que não sabe o que escreve, mas, enfim...

Quanto ao post, eu que tive o prazer de ver esse jogo ao vivo, relembro que no início do jogo há um duplo penalty do Argel e João Manuel Pinto ao Jardel (não assinalado), o 1º golo do Benfica nasce de um penalty inexistente e, claro, o lance do Jardel com o Caneira não foi penalty. Relembro que esse lance foi perto do fim do jogo e fez o 2-1. Não esperavam era logo a seguir levar com o 2-2. O jogo foi na 1ª volta e, esse campeonato foi decidido entre o Sporting e o Porto. O Benfica ficou arredado muito cedo pela luta e esse jogo não foi deternminante. Mandar poeira para os olhos com um dos poucos lances em que foram prejudicados durante os últimos largos anos é que muito demagógico. Podia apresentar o penalty da taça Lúcilio Batista e mais uns quantos exemplos idênticos... Coloquem-se no lugar dos Sportinguisats e percebam a indignação de quem é sitematicamente afastado das grandes discussões por Lucílios, Capelas, Duartes e tantos mais! Anyway, saudações desportivas!

12 de novembro de 2013 às 12:25
Anónimo disse...

Amigo tens que falar com o Paulo Pereira Cristóvão para resolver os problemas do teu clube na Madeira foi descoberto a comprar árbitros o que não terá feito no continente,não é verdade lagarto?

12 de novembro de 2013 às 12:36
Anónimo disse...

Ao Anónimo das 12:25

Sou lampião com muita honra e orgulho.

Que eu saiba, para ser mais especifico, no momento do passe o Cardozo está atrás da linha da bola.

http://www.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/technicalsupport/refereeing/laws-of-the-game/

LAW 11 – OFFSIDE 35
A player is in an offside position if: he is nearer to his opponents’ goal line than both the ball and the second-last opponent.

Está em Inglês, é capaz de ser pedir muito a um lagarto.

A memória selectiva é lixada, pelo que, só três comentários para terminar
Um árbitro que marca um penalti como o do Jardel, também não tem problemas em anular o golo seguinte se o objectivo é garantir a vitória do Benfica.
Já cá faltava a famosa Taça Lucilio Batista, o rapaz que não marcou a falta do Vukcevic sobre o vosso fetiche (Maxi Pereira) no lance do vosso golo, tambem não marcou o penalti do lançador de medalhas sobre o David Luiz (10min antes de ter inventado, sim porque o penalti assinalado não existiu).
Deixem ser lagartos, passem a ser sportinguistas. Pode ser que assim se consiga limpar a podridão do desporto português.

12 de novembro de 2013 às 13:37
Fura-Redes disse...

Anónimo das 12h25
Se me provares esse tal de penalty do Argel tudo bem agora vires atirar poeira com lances que nunca ninguém ouviu falar está mal. Não me lembro nada de haver queixas de arbitragem do lado do SCp nesse jogo. E mesmo que houvesse o que se passou no lance do Jardel foi tão grave que nunca seria comparavel. O homem está sozinho sem nenhum adversário ao lado dele quando cai e o árbitro da penalty. Se o árbitro marca um lance desses nunca poderá ser considerado incompetencia mas sim roubo!

Quanto ao SLB ficar arredado desse título esse é o tipo de desculpas que os tripeiros usam e tenho em muito melhor consideração os meus rivais da 2ª circular. Lá está roubam 3 ou 4 jogos no inicio e dizem que ficam mais de 10 pontos à frente. Pois tá claro que ficam...

12 de novembro de 2013 às 13:56
Fura-Redes disse...

Quanto ao fora de jogo não há dúvida, infelizmente, que Cardozo está em fora de jogo. Para não estar teria de estar atrás da bola, a lei não tem nada haver com a direcção do passe mas sim a posição da bola e do jogador quando o passe é feito.

12 de novembro de 2013 às 14:01
Anónimo disse...

Caro Fura redes, vê nos vídeos todos referentes a esse jogo. O penalty foi claro e falado por todos... menos por alguns benfiquistas. A gravidade das decisões és tu que as determinas porque te dá mais jeito. Para manteres a tua coerência, se o árbitro roubou no lance do Caneira/ Jardel e não foi por incompetência que errou, então no último Sábado roubou a dobrar porque ele estava em cima dos lances de penalty e não quis marcar. O lance do Cardoso estava de facto fora de jogo, masé dos tais que se vê bem é na televisão. Esse dou de barato

12 de novembro de 2013 às 14:20
Anónimo disse...

Não sei se ria ou chore com esse comentário das 11:24... Na minha opinião, jogo foi roubado e não consigo perceber porque é que alguns benfiquistas (não te incluo aqui, Fura) teimam em dizer que foi limpinho. Se formos buscar jogos de há 10 ou 20 anos atrás nunca vamos sair desta discussão. Culpem mas é os árbitros!

12 de novembro de 2013 às 14:54
Bernardo disse...

Caro Anómimo sportinguista.
O lance do André Almeida é de facto penalty.
O lance do Luizão não é verdade universal que é penalty. Embora seja isso que vossas excelências pretendam. Nem o vosso melhor amigo dos anos 90 (Coroado) considera tal coisa penaltie. queriam o qué? que o Luizão não aliviasse a bola? geez

Cardozo está em fora de jogo, por pouco mas está. Claro que há fora de jogos e fora de jogos. O do Capel parece também estar no entanto siga a banda. Já o do Maicon na Luz é inaceitável visto estar 1 METRO fora de jogo. Isso sim-> escândalo.

Quanto a essa do Jardel. Inaceitável, indesculpável. Dos piores erros que ja vi, e já levo muito tempo de bola.
Manda vir o video que a malta vê. Aposto que devem ser penaltizinhos à lá lagarto.

12 de novembro de 2013 às 14:56
Anónimo disse...

Manda lá vir os Maicons e os Jardels todos que te lembres para não teres que admitir que o Benfica foi beneficiado.

12 de novembro de 2013 às 15:05
Bernardo disse...

Lê. Lê bem. Não seja cego.
O André Almeida FEZ penalty.
O André Almeida FEZ penalty.
O André Almeida FEZ penalty.
O André Almeida FEZ penalty.
O André Almeida FEZ penalty.
O André Almeida FEZ penalty.

Xiça.

12 de novembro de 2013 às 15:13
M.C. disse...

O anónimo das 12:25 pelo que acabo de ler, acha que apesar de passados 12 anos que os benfiquistas tem a memória curta. Eu também lá estive, e curiosamente só a muito custo consegui aguentar o jogo todo, porque a arbitragem foi de tal maneira nojenta que só me apetecia era vomitar. Sr.anónimo, se não sabe as leis de futebol, perca um pouco do seu tempo e pesquise " http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/Institucional/EstReg/LeisdeJogo/Leis%20do%20Jogo%202013_2014.pdf "
Leia cuidadosamente a lei 12 " Faltas e incorreções " e depois explique-me porque motivo o árbitro devia deixar passar em branco, um corte com o braço feito pelo jogador Beto dentro da área de grande penalidade ?

Tal como dizia um outro comentador, a memória selectiva é lixada !

http://www.youtube.com/watch?v=x9CkYPCEjGY

12 de novembro de 2013 às 15:18
Anónimo disse...

Dizes que o AA fez penalty mas depois vais buscar Maicon e Jardel para um jogo onde nenhum deles é chamado. Dizes que o AA fez penalty mas ainda te queixas que a falta do Luisão não é universal. Se isso é admitir que o Benfica foi beneficiado tenho mesmo que voltar a aprender português.

12 de novembro de 2013 às 15:32
Bernardo disse...

Hum? Fui buscar o jardel, porque este post tb trata do assunto Jardel.
Fui buscar o Maicon só para exemplificar que há fora de jogos escandalosos e outros nem por isso. E são esses que custam a admitir.
Se o AA fez penaltie e o arbrito não assinalou, o SLB foi beneficiado e o SCP prejudicado.
Não percebo onde queres chegar.

Será que achas que o SCP só é prejudicado se forem 2 ou mais penalties não assinalados? Se for esse o caso, então nao caro sportinguista. Não houve 2 penalties por assinalar a vosso favor. Até os mongos do Jogo não vos dão razão.
Mas sim, po BdC é universal.

12 de novembro de 2013 às 15:40
Anónimo disse...

Ainda não vi um, 1!, sportinguista que se revoltasse contra o seu guarda redes. Meu deus, que frango monumental, num lance em que o tão odiado Duarte Gomes se preparava para NÃO assinalar penalty a favor do SLB. Se o outro lance do Luisão alguma vez fosse penalty, era só ver os avançados a atirarem-se para a frente dos defesas a ver se algum lhes dava um pontapé. Os sportinguistas andaram a semana a dizer que iam engolir o fcp e vieram de lá com o rabinho entre as pernas. Depois que se iam vingar no Benfica, que faziam isto e aquilo. Compreende-se, a queda foi grande! Eu aconselhava aos sportinguistas a entrarem em contacto com a realidade e a perceberem que começaram este ano como equipa do meio da tabela, sem dinheiro para reforçar o plantel. E projetarem para daqui a, não menos de 3 anos, serem candidatos ao título. Isto se fizerem um bom percurso. Mas já deu para ver que Bruno de Carvalho está a cair no mesmo erro dos seus sucessores: o scp é uma vítima e o Benfica um inimigo.

12 de novembro de 2013 às 18:48
Pedro Simões disse...

Cardozo em fora de Jogo? Nem pensar!!

Vejam os lances que ninguém comenta...

http://universobenfiquista.blogspot.pt/2013/11/cardozo-nao-esta-em-fora-de-jogo-com.html

12 de novembro de 2013 às 18:50
Anónimo disse...

"Se o outro lance do Luisão alguma vez fosse penalty, era só ver os avançados a atirarem-se para a frente dos defesas a ver se algum lhes dava um pontapé." Mas o Luisão toca na bola? O Luisão não acerta no Montero? Se me tirarem a bola quando eu a vou chutar e meio segundo depois eu espetar o pé no avançado não é falta? Não percebo como é que pode não ser falta. O avançado tira a bola, o defesa acerta no avançado. O que é que falta aqui?

http://universobenfiquista.blogspot.pt/2013/11/cardozo-nao-esta-em-fora-de-jogo-com.html
Esse link mostra a análise mais clubística que alguma vez vi. Dizem que a linha de fora-de-jogo está mal desenhada e desenham uma completamente torta. Não falam dessa falta do Luisão, mas dizem que aquele toque do Adrien no Matic é penalty e expulsão(!!!). Como é que ainda há gente hoje em dia a comer aquilo sem pensar é que não sei.

12 de novembro de 2013 às 20:41
Anónimo disse...

"Se me tirarem a bola quando eu a vou chutar e meio segundo depois eu espetar o pé no avançado não é falta?" Não, se o avançado vier por detrás de ti (não estando em posição de o veres) e se se meter à tua frente no momento que chutas é jogo perigoso dele, falta ofensiva. Se o Luisão o tivesse visto, mesmo não lhe querendo acertar, seria falta, mas o homem não tem olhos nas costas. O avançado é que está a ver a cena toda e arrisca a sua integridade física: jogo perigoso.

12 de novembro de 2013 às 21:28
Anónimo disse...

Então o Montero rouba a bola ao Luisão, apanha um chuto, e ainda é falta ofensiva?

12 de novembro de 2013 às 22:00
Rafael Ortega disse...

Anónimo das 12:25, vai-te encher de moscas, meu aldrabão!

"1º golo do Benfica nasce de um penalty inexistente"

O Rui Jorge (ou o Beto, já não sei qual), impede com o braço que a bola entre na baliza. Não o tinha junto ao corpo, mas completamente esticado.
O guarda-redes já estava fora do lance, ia ser golo.

Perante isto, não só o penalti foi bem marcado, como o jogador tinha que ver vermelho (que não viu).

Isto antes dos 15 minutos.

Um jogo que o Benfica dominou enquanto esteve 11 contra 11, continuou a dominar quando lhe expulsaram um jogador (que viu o 1º amarelo por ter levado um pontapé nos tomates enquanto estava no chão), marcou mais um golo, e só a palhaçada de uma arbitragem ridícula impediu que esse jogo ficasse para a história por bons motivos.

13 de novembro de 2013 às 12:44
Rafael Ortega disse...

O Anónimo das 12:25 é o mesmo anónimo das 22:00?
Consegue o mesmo ser humano ter tamanha concentração de parvoíce?

O Montero entrou de pé em riste. Fez jogo perigoso. Sabe o que isso é?

A partir daí pouco importa se posteriormente foi tocado. A primeira falta é dele e foi isso que o árbitro marcou.

13 de novembro de 2013 às 12:53
Unknown disse...

Tava lá a ver o jogo e lembro-me desse mergulho como se fosse hoje..
1ª Prémio de salto pá piscina..

14 de novembro de 2013 às 11:38
Anónimo disse...

Concentração de parvoíce, Rafael? O árbitro não marcou pé em riste, marcou lançamento lateral. Ou seja, não achou que fosse pé em riste, e também não achou que fosse penalty. Começas com os insultos e acabas a fazer figura de estúpido.

14 de novembro de 2013 às 11:59
Anónimo disse...

Lá está anónimo das 11:59. O árbitro errou para os 2 lados, como o SLB tem vindo a esclarecer. Teria que ter marcado falta ofensiva e marcou lançamento.

14 de novembro de 2013 às 12:32
Anónimo disse...

se nós nos quisermos queixar basta recuar 6 meses ou nem tanto...vcs têm que ir buscar uma jogada com 11 ou 12 anos. pó *******!

2 de dezembro de 2013 às 15:13

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Eusébio Eusébio Cup Everton FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Francisco Trincão Frederico Varandas Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Félix Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Vitor Baia Vítor Pereira Vlachodimos Voleibol Walcott Weigl Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane