quarta-feira, 26 de março de 2014

FC Porto 1-0 Benfica: metade da equipa?

O FC Porto venceu o Benfica na 1ª mão da meia final da Taça de Portugal 2013/14. No jogo do Dragão, houve um domínio esmagador dos azuis e brancos na 1ª parte, sendo que a 2ª parte foi bem dividida pelas duas equipas.

Partida marcada pela decisão de Jorge Jesus de mudar mais de metade da equipa titular com a cabeça em Braga e no Campeonato. No campo do eterno rival jogaram de vermelho: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Sílvio; Fejsa; Salvio, Rúben Amorim e Sulejmani; Rodrigo e Cardozo.
Durante a antevisão da partida nesta semana, tendo quase certeza que Jesus ia entrar numa rotação excessiva, tentei mostrar as razões desportivas, políticas e de rivalidade que apontavam para uma outra escolha. Não consigo perceber como se subestima o maior adversário desta forma. É, ao fim de 5 anos, não perceber nada do que é a mentalidade do rival. O caro leitor imagina uma meia final da Taça do Rei entre Real Madrid e Barcelona em que o Real deixa de fora 6 titulares. Isto cabe na cabeça de alguém?
Tacticamente volta a cometer o erro de jogar 2 para 3 no meio campo, acrescentando uma nova invenção de colocar 2 alas em campo sem ritmo de jogo, sem capacidade física de fazer as dobras necessárias para compensar o 3x2 da zona central. A primeira parte foi o desgoverno total, com o FCP a mudar a bola de flanco constantemente e a procurar o espaço que inevitavelmente iria surgir. Só mais um exemplo, Markovic em apenas 45 minutos teria, com toda a certeza, arrancado uma expulsão aos dragões. E porra se ele quer gerir a equipa e o jogo apresenta um 4-3-3, nunca um 4-4-2!

Escrito isto, o Benfica safou-se de boa e a eliminatória está em aberto. Mas pode agradecer apenas à sorte pois as maiores oportunidades de golo foram do adversário que só por azar, tropeções, poste e um Artur em excelente nível não matou a disputa.

Muitos dirão que a minha crítica é excessiva e que podemos muito bem festejar no Jamor lá mais para Maio. Não digo que não, mas isto de subestimar o clube que nos tem jogado na lama dá comigo em doido. Querem o fim de ciclo? Então derrotem-nos em campo, em cada oportunidade, nem que seja na Taça de honra do não sei que mais. Vejam o que aconteceu ao FCP depois do 2-0 da Luz desta mesma temporada... Não temos que os temer, nem fazer de conta que eles não existem, temos que os vencer!

19 comentários:

mpcp disse...

espero que ganhe mas é em braga porque se não ganhar, toda a gente cairá em cima de JJ! Cardozo e Maxi não podem jogar no benfica, a não ser em jogos a feijões, muito fracos!

26 de março de 2014 às 23:22
Anónimo disse...

labrego fanfarrao comigo eras logo despedido mestra da merda nao jogaram a ponta do corno pa terem ido pra l um dia antes do jogo devem ter batido bastantas punhetas chuletas de merda dinheiro pa benficas tv e sporrttv .l. nem um tostao veem e ke bela droga os jogadores do porto tomaram antes do jogo sim senhor o crime compensa a corrupçao compensa afinal o mestre da tatica e amigo do vilas boas e nao consegue ganhar avitores pereiras e a luises castros treinadores vindos da equipa b ke labrego de merda

26 de março de 2014 às 23:22
Anónimo disse...

Creio que se o Benfica jogado com a equipa titular a diferença teria sido notável. Cardozo mesmo muito chocho, no entanto grande amostra de valor do Sílvio. Jogar sem o Markovic neste jogo foi um erro tremendo do JJ. Mostrou nos 10 minutos em que jogou o que poderia ter feito ao Porto se tivesse sido titular. O Benfica jogou bem, mas claramente um Porto muito superior o que não me admira nada com as escolhas tácticas do JJ.

26 de março de 2014 às 23:22
Rodrigo disse...

Concordo plenamente!

26 de março de 2014 às 23:24
PP disse...

Não poderia estar mais de acordo. Mas, também entendo que a equipa precise de rotação e que não possam jogar o onze habitual.

Eu hoje critico sobretudo o JJ e um pouco alguns jogadores. O JJ porque não soube montar uma estratégia eficaz. Por exemplo, o Rodrigo raramente se viu no jogo, tirando um ou outro lance. Falo na criação. Por outro lado, ele deu a criação a Salvio e Sulejmani, dois ex-avançados, um que vem de lesão prolongada e o outro que está ainda a ganhar espaço no onze/equipa, mas ambos a quererem demonstrar que são bons e têm lugar no onze sendo demasiado individualistas.

Ou seja, se a segunda fase de construção de jogo passava por Sulejmani e Salvio e eles fussavam, perdendo a bola logo a seguir, o Porto acabava por fazer desaparecer o Rodrigo.

Depois, jogando com o Cardozo tão lá à frente, fazia com que o hispano-brasileiro tivesse mais lá à frente por causa do apoio.

Resultado, equipa pouco compacta e incapaz de criar jogo ofensivo.

26 de março de 2014 às 23:28
Anónimo disse...

jogar pontape pa frente po aleijado do Cardozo epa sinceramenete e presico estudar futebol pa ter essa tatica oh ganda treinador como vamos jogar hoje epa e chutar pa frente se entar entrou se nao entrar nao entrou hahahahahah ke vergonha dispensar o Cardozo ja a nao ser ke lhe deem uma boa dose de esteroides ta mais ke acabado po futebol coitado chuif chuiff ganhou tao pouco

26 de março de 2014 às 23:29
Anónimo disse...

Andas aqui a perder o teu tempo. Agarra numa equipa e começa já a treinar. Já viste que andas a perder pelo menos 4 milhões por ano?

26 de março de 2014 às 23:37
Anónimo disse...

oh anomino do caralho e por causa da tua idolatria ke o benfica tem o pior labrego fanfarrao rafeiro a treinar o slb e o orelhas corrupto a frente do slb pois por muito menos caralho feio de anonimo por 50 mil euros eu fazia muito melhor ke o labrego do jj e vai levar no cu ou bater uma punheta entao o melhor plantel dos ultimos 30 anos nao consegue ganhar ao pior porto dos ultimos 10 anos nem percebem de psicologia esses elogios todos a euqipa do benfic antes do jogo so fez bem em motivar os jogadores do porto bem feita oxala percam tudo pa ver se finalmente esse labrego e desdepido

26 de março de 2014 às 23:47
João Oliveira disse...

Eu estou à vontade para falar pois sou um dos maiores defensores de JJ. Mas hoje não dá para defender o homem. Eu ainda não consigo acreditar que deixamos mesmo Enzo Perez, Gaitan, Markovic e Lima de fora de uma meia-final da Taça de Portugal com o Porto. Para piorar as coisas não entendo como é que Cardozo ficou pela primeira vez em 3 meses os 90 minutos em campo. Não consigo acreditar que Rodrigo estando a ser o melhor em campo foi substituido aos 60 minutos. Enfim. JJ não percebeu a importância deste jogo e se o Benfica não ganha em Braga (com Proença vai ser complicado), vão voltar as nuvens negras. Vai voltar a tremideira.

Para já a eliminatória fica bastante complicada. 1-0 é dos resultados mais dificeis de virar. Acredito que com a melhor equipa a passagem fica ao nosso alcance mas o Porto agora tem claramente a passagem na mão.

Marco Ferreira fez o trabalhinho. Começou com o amarelo a Maxi numa falta banal a meio-campo. Poucos minutos depois numa falta mais grave não mostrou o amarelo a Alex Sandro. Poupou o vermelho directo a Fernando pela entrada assassina sobre Fejsa. Nessa jogada nem falta assinalou e no seguimento um jogador do Porto isolou-se. Já na segunda parte poupou outro vermelho a Herrera por mais uma entrada assassina. E ainda poupou a expulsão a Fernando que já com amarelo acertou com o cotovelo em Ruben Amorim. Nos ultimos 10 minutos distribui 3 ou 4 amarelos para aparecer mais tarde nas estatisticas.

26 de março de 2014 às 23:50
Anónimo disse...

Para os melhores jogos...devem jogar os melhores jogadores!!

27 de março de 2014 às 00:05
pimenta64 disse...

Esmagador? Domínio? Dos porcos? Só se foi em pancada a matar sobre os nossos jogadores!
Embora não concorde com a táctica que o Jesus usou, o importante era sairmos vivos e inteiros daquele inferno de pancadaria e pocilgaria.
Viva o Benfica!

27 de março de 2014 às 00:09
Fura-Redes disse...

também não deixa de ter razão Perfeito Correia

27 de março de 2014 às 00:12
José Rama disse...

Acho que o complexo do JJ quando joga no campo do Amo, só transmite cagaço aos jogadores. Assim o mestre da táctica leva um banho do treinador dos B.

27 de março de 2014 às 00:29
Anónimo disse...

O problema é que este jogo veio numa altura decisiva do campeonato e tinhamos mesmo que poupar jogadores para o jogo de Braga que é o decisivo toda a gente sabe(o Braga jogou com os titulares e não ganhou a um rio ave e se mantivermos a postura dos ultimos jogos é canja pois vi muito defice fisico na parte final do jogo deles),na primeira parte já contava com a pressão do porto inicial mas mesmo assim aguentamos bem e sofremos cedo com um golo num pontapé de canto a primeira parte foi assim porque no meio campo estavamos sempre 2 contra 3 do porto e não havia ligação á frente e bastava o porto pressionar os defesas para perdermos muitas bolas...não vi um porto superior na segunda parte e mesmo assim mudamos a equipa e viu-se logo a diferença...que eles não tem equipa para 90 minutos então na segunda parte era só distribuir fruta e destruir jogo coisa que eles se vierem á Luz fazer isso caem no nosso jogo e serão derrotados mas as pedras tem que ser colocadas no sitio certo e sem poupanças!.

27 de março de 2014 às 01:19
Otto disse...

A crítica à equipa do Benfica e a abordagem ao jogo é excessiva...basta olhar http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=3287480 e http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=3314434. Pois bem, verificamos que à excepção do GR e do Salvio, os restantes são os mesmo...exceptuado o Sílvio num jogou à direita noutro à esquerda, mas não foi por aí... Houve várias oportunidades para as duas equipas, talvez as melhores e mais flagrantes para o FCP...mas também houve algumas flagrantes para o SLB e uma grande defesa do Fabiano!! O SLB sentiu o golo, e, demorou a recuperar, mas na segunda parte a história foi outra!

27 de março de 2014 às 01:54
Anónimo disse...

Há aqui vários dados que importa analisar, desde logo a prioridade dada ao campeonato que JJ sempre reiterou e daí não ser nada estranho que tenha rodado metade da equipa (eu pessoalmente até teria colocado o Jardel a titular em vez do Garay que já se tinha queixado da carga de jogos depois do último jogo para a Liga Europa).

Depois se JJ fosse mais inteligente já deveria ter arranjado um preparador físico inglês habituado a recuperar equipas que jogam de 3 em 3 dias porque é inadmissível que em 5 anos o SLB chegue a esta altura do campeonato com os jogadores todos rotos. Isso ´+e mesmo mentalidade de equipa pequenina.

Se eu tivesse oportunidade de estar no lugar de JJ teria apostado nos miúdos lá na frente (Cavaleiro, Bernardo Silva, etc...) porque são miúdos com sangue na guelra e seriam ideais para desgastar a defesa do FCP para os jogos que ainda aí vêm. A isso é que se chama inteligência táctica.

27 de março de 2014 às 12:12
Ego Mentis disse...

Basta uma exibição menos conseguida para caírem em cima do homem. Pessoalmente também não gostei do jogo do Benfica, com muitas bolas perdidas, sobretudo, mas... fomos ao ladrão rodar metade da equipa frente ao melhor fcp da época e mantemos a eliminatória em aberto. Dizem que 1-0 é dos resultados mais difíceis de virar. Pior de 2-0 ou 3-0? Eu queria ver se tivéssemos jogado com o onze principal e no domingo perdêssemos em Braga!... Se não querem que reservemos o marquês antecipadamente porque já estão a dizer que não passamos a eliminatória?

Acho que as contas devem fazer-se no fim. Até lá, apoiar a equipa e treinador especialmente quando as coisas correm menos bem. E deixemos-nos de usar argumentos de este ou aquele jogador. Não somos nós que treinamos o SLB, nem isto é o Football Manager... Estes insultos só acrescentam desestabilização quando o importante é foco para domingo!

Viva o Benfica!

27 de março de 2014 às 15:49
Anónimo disse...

É verdade, eu no lugar de J.J., já vos tinha feito um manguito e partido para outro campeonato!

27 de março de 2014 às 16:57
Anónimo disse...

mas so agora e que voces estao a ver estes gajos nao jogam nada.

27 de março de 2014 às 20:04

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger