Benfica 2-1 Celtic: GLORIOSO SLB!
Grande noite europeia hoje no Estádio da Luz! Em campo Benfica e Celtic e a luta por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/13. Para além do vendaval meteorológico o que se viu foi um furacão vermelho que não descansou enquanto não garantiu os três pontos - foram 31 remates dos pupilos de Jorge Jesus!
Pessoalmente comecei esta noite de milionários numa composição de metro preenchida pela claque do Celtic e digo-vos uma coisa: que espectáculo! Grandes fãs de futebol tem esta equipa da Escócia, não pararam de cantar a linha azul toda mas também quando chegaram ao Alto dos Moinhos levaram com um "SLB SLB SLB GLORIOSO SLB" poderoso. Bem e não levaram só isso... Também levam na viagem de volta uma batata de Ola John e outra de Garay!
Foto: Isabel Cutileiro
Jorge Jesus ainda sem Maxi Pereira nas melhores condições físicas apostou no seguinte onze: Artur, André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Peréz, Ola John, Salvio, Cardozo e Lima. Do outro lado, já se sabia o que se tinha pela frente: 11 guerreiros, dispostos a não deixar uma única bola perdida, fortíssimos na tática e organização defensiva mas sem grande jeito para a redondinha... No entanto, é uma fórmula que vai resultando - até o Barcelona caiu.
O Benfica entrou forte na partida, muito pelo lado direito com Salvio e André Almeida a trabalharem bem para o cruzamento argentino que Ola John, depois de bom trabalho de preparação de Cardozo, aproveitou para carimbar o 1-0. Estava assim feito, aos 7 minutos, o primeiro golo do jovem holandês com a camisola do SLB.
Os encarnados nunca largaram o comando da partida mas depois do golo madrugador nem sempre atacaram da forma mais inteligente - sempre ataque muito afunilado pelas laterais, procurando cruzamentos e sem deixar Enzo Pérez - muito desaparecido dos últimos 30 metros o jogo inteiro - ou Matic aparecer.
De qualquer forma o Benfica estava a realizar uma bela exibição e o Celtic nada tinha feito para merecer o golo de empate que conseguiu na primeira vez que subiu à baliza de Artur. Canto aos 32 minutos, Artur a ser claramente impedido de se fazer à bola por Hooper e Samaras no segundo poste a confirmar o empate. Parece-me notória a falta ofensiva do avançado Hooper ao contrário do que as bestas da TVI andaram a dizer.
Subiram os escoceses após este golo e tiveram nos 10 minutos seguintes a sua melhor fase de jogo que não durou nem ao intervalo, quando o Benfica já tinha voltado ao ataque continuado.
A 2ª parte foi toda da equipa da casa e desde o apito inicial até ao golo da vitória só deu SLB. Antes do minuto 72 grandes oportunidades para Lima e Salvio mas algumas outras jogadas estiveram muito perto da baliza de Forster.
Curiosamente o golo surgiu quando os encarnados estavam com 10 jogadores em campo, por problemas com o equipamento de Salvio. Canto do lado esquerdo, alívio do GR adversário e Matic a cruzar direitinho para a careca do nosso capitão isolar Garay, o argentino de 1ª nem deu hipótese! Lá para dentro e vantagem mais do que justa!
Até ao fim o Celtic ainda tentou mas a melhor oportunidade até foi do Benfica quando Salvio, um dos homens do jogo, atirou uma bomba à trave a baliza verde e branca. Apito final que trouxe contas fáceis para a 6ª jornada, onde o Benfica entra em lugar de apuramento: basta fazer o mesmo resultado em Camp Nou que o Celtic na recepção ao Spartak (o Barcelona já está apurado em 1º e o Spartak ficará de certeza em 4º). Convém é não esperar muito pela derrota do Celtic até porque olhando para a história o Benfica nunca conseguiu ser apurado numa fase de grupos da Liga dos Campeões com 7 pontos.
Apenas duas notas negativas: quem foi o palhaço que rebentou um petardo depois do 2º golo? E um Gaitán muito fraco e displicente.
Apenas duas notas negativas: quem foi o palhaço que rebentou um petardo depois do 2º golo? E um Gaitán muito fraco e displicente.
Homem do Jogo: Ola John, marcou o golo e foi um dos mais activos e irreverentes no ataque encarnado. Boa surpresa a exibição de André Almeida e grande capitão Luisão, no seu jogo 85 nas provas da UEFA, a assistir o seu companheiro da muralha vermelha para o golo.
5 comentários:
Foi um vendaval de futebol atacante, com momentos de enorme qualidade e com uma vitória que julgo, pecou por escassa, tamanho foi o domínio do Benfica e a sorte que voltou a proteger os escoceses.
20 de novembro de 2012 às 23:28Para quem como eu, gosta imenso de futebol, custa-me ver que uma equipa como o Celtic possa seguir em frente, faz-me lembrar os gregos no Euro 2004, mas é o futebol, nem sempre o melhor ganha e a realidade, apesar do Benfica estar neste momento em 2ª lugar, o celtic é quem melhor está colocado para seguir em frente, uma vez que o calendário em teoria lhe é muito favorável.
O Benfica, com este triunfo, garantiu desde já um lugar na Liga Europa, ou seja, o objectivo mínimo de quem está na Liga dos Campeões, também por isso se percebe a enorme importância que este jogo tinha.
a direcção, socios, adeptos, e lesmo os elementos da NN que têm juízo na cabeça deviam fazer pressão (e se calhar castigar, a ver se aprendem!) sobre os irresponsáveis que constantemente atiram petrados e que prejudicam o clube! não podemos continuar com esta vergonha!
21 de novembro de 2012 às 10:25Parabéns ao SL Benfica pela magnífica vitória!! Jogaram MUITO bem :)
Tens toda a razão Bruno! Uma vergonha! quando estavam avisados para os perigos... enfim
21 de novembro de 2012 às 10:26Parabéns portistas ao Benfica por ter conseguido garantir a continuação na europa. Foi superior e mereceu vencer a partida.
21 de novembro de 2012 às 14:04Os petardos são escusados e é pena que as claques ainda consigam entrar com o que quiserem. Lá virá mais uma reprimenda e multa da UEFA. Felizmente não houve danos pessoais.
Pena o Braga ter decepcionado e de forma contundente com 3 golos sofridos contra outra equipa...portuguesa! Está a passar uma fase menos boa.
Hoje é a vez do FCP contribuir com mais pontos para Portugal e quem sabe se não teremos 3 equipas directamente na liga dos campeões daqui a um ou dois anos! Era bom para subir um pouco o nível interno.
Parabéns Benfica e FORÇA PORTO!!!!
Cumrimentos,
Joel
Olá Joel,
21 de novembro de 2012 às 14:06Hoje o FC Porto ganha fácil. Tou curioso é para ver um puto de 16 anos do Dinamo, Halilovic, que é muito bom de bola.
Abraço
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!