Benfica é o 7º melhor clube na história da Champions
Encontrei este artigo do L'Equipa, publicado o ano passado, e resolvi postar; já que esta semana está tão pobre de futebol fiquem com um bocado de história. Dar também uma força à equipa do Benfica para os dois próximos jogos da Champions neste mês de Novembro - se o SLB fizer 6 pontos em casa e o Barcelona fizer o mesmo nos 2 próximos jogos o SLB fica apurado, ainda com uma jornada por jogar.
Bem mas esta estatística do jornal francês atribui, desde o começo da principal competição da UEFA em 1956, 30 pontos a cada campeão europeu, 15 pontos por final perdida, 10 pontos por presença nas meias de final e 5 por jogar os quartos de final. Por culpa dos sete formatos que a prova conheceu, a atribuição
de pontos foi alterada/dividida em algumas edições.
Assim, ficamos com o seguinte ranking no final de 2011/12:
1. Real Madrid 493 pontos
2. AC Milan 335
2. AC Milan 335
3. B. Munique 303
4. Barcelona 260
5. Liverpool 237
6. Manchester United 229
7. Benfica 222
8. Ajax 220
9. Juventus 215
10. Inter 184
4. Barcelona 260
5. Liverpool 237
6. Manchester United 229
7. Benfica 222
8. Ajax 220
9. Juventus 215
10. Inter 184
10 comentários:
Este estudo do L ´Equipa vem confirmar que o Benfica faz parte dos 10 colossos europeus, ao contrário do que alguns dirigentes de um clubezeco do norte tentam apregoar.Sem fruta, sem estratagemas para diminuirem os arbritos nos seus jogos e sem "apitos dourados".
2 de novembro de 2012 às 14:27Mais nada Anónimo!
2 de novembro de 2012 às 14:46Isto é uma vigarice destes frustrados vermelhosos. O FCP é o maior clube português de sempre e com o melhor palmarés internacional. Contra factos não há argumentos e a História prova-o!
2 de novembro de 2012 às 22:54E eu que julgava que o Fura-Redes não era um blog de humor. Muito bom.
3 de novembro de 2012 às 09:44Saudade não conta. Só conta os vencedores após 25 de abril de 1974. Antes era a ditadura e o clube da ditadura ganhava vergonhosamente porque era do sistema!!!
3 de novembro de 2012 às 11:44Sim porque a ditadura mandava na UEFA como toda a gente sabe
3 de novembro de 2012 às 11:45Veja o top 10 do ranking do formato liga:
3 de novembro de 2012 às 23:151. Barcelona (251 pontos)
2. Manchester United (250 pontos)
3. Real Madrid (225 pontos)
4. Bayern de Munique (195 pontos)
5. Milan (195 pontos)
6. Arsenal (163 pontos)
7. Porto (152 pontos)
8. Chelsea (148 pontos)
9. Juventus (146 pontos)
10. Lyon (127 pontos)
Obrigado pela estatística Anónimo de 3 de Novembro
4 de novembro de 2012 às 00:26" Antes era a ditadura e o clube da ditadura ganhava vergonhosamente porque era do sistema!!!"
21 de novembro de 2012 às 15:56Oh meu caro. Entendo perfeitamente porque insiste em escrever como anónimo para dizer uma mentira de todo o tamanho! Nao sei quanto ignorante é, mas nao deve ser pouco!! Como sou seu amigo, vou-lhe ajudar um pouco, porque afinal de contas ninguem nasce ensinado. Tenho aqui dois artigos para si:
www.avanteplobenfica.com/2010/10/ditadura-e-as-ligacoes-do-fc-porto.html
e se ainda nao bastou:
www.em-defesa-do-benfica.blogspot.be/2011/03/fc-porto-fascista-porco.html
Aqui vai mais um comentario (porque quantos mais factos melhor para nao inventar historias!) ja disponivel na internet por outro adepto:
1 - Será o menos importante, mas para começar, a cor vermelha diz bastante. Salazar, que nem sequer gostava de futebol, nunca patrocinaria um clube com as cores da sua figadal inimiga União Soviética. A comunicação social até foi forçada a utilizar a palavra “encarnados” para descrever o Benfica, de modo a não conjugar “vermelhos” com “vencedores”, o que poderia ser dramático para o regime. Ao contrário do Real Madrid – que usava cores queridas aos falangistas de Franco -, o Benfica usava as cores da revolta. Diria até que, por exemplo, o azul e o branco ficariam esteticamente bem melhor com toda a simbologia salazarista.
2 - O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português.
Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%...
3 - O 25 de Abril foi, como todos sabem, em 1974. Pois nas três épocas seguintes o Benfica foi tri-campeão !. Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias. O Sporting venceu 2 campeonatos e 2 taças.
A crise benfiquista, e a consequente hegemonia portista, deu-se apenas devido às sucessivas má gestões de Jorge de Brito (neste caso mais de quem o acompanhava), e sobretudo, Manuel Damásio e Vale e Azevedo que, paralelamente a outros aspectos, abriram campo aos triunfos portistas das últimas decadas
Responder
Anónimo15 de Março de 2012 00:57
4 - Por falar em presidentes, o Benfica foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”. Um outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição. O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.
5 - Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.
Finalmente depois quero ver se tem a coragem de escrever um comentario a admitir que esteve errado ao proferir uma afirmacao dessas!
Como nao tinha espaco para escrever mais aqui vai a continuacao!
21 de novembro de 2012 às 15:596 - Os poderes públicos apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica.
7 - O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !!
Pelo contrário, o Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por “Campo Grande”.
8 - No início dos anos quarenta, época dourada de Salazar, o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional. Mal se sabia que, décadas e décadas depois, seria novamente a sua influência a evitar a descida, agora por motivos bem diferentes, e bem mais nebulosos
Espero tê-lo ajudado e que tenha aprendido algo de util hoje!
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!