Olarápio não conseguiu o que Xistra atingiu!

FC Porto fora da Taça depois de perder 2-1 em Braga!
Mais um penalty escandaloso de Fernando sobre Hugo Viana ainda com o jogo em 1-0 para o FCP. O que é preciso para marcar um penalty aos azuis e brancos?

Créditos da imagem ao Master Groove
Read More

Ahmed Musa: o jovem Drogba nigeriano

O Olheiro desta semana vai conhecer a história de um improvável reinado de um jovem nigeriano na terra dos czares. Um casamento improvável mas muito proveitoso para Ahmed Musa e o CSKA Moscovo que pagou no princípio de 2012 uma pequena fortuna para o resgatar ao holandês do VVV-Venlo.

Este prodígio explodiu para o futebol no último campeonato do Mundo sub-20 em 2011 (3 golos em 5 jogos) e já tinha os olhos atentos de muitos adeptos do futebol para 2012. A questão é que Musa está a superar as expectativas e continua a confirmar um talento fantástico para um rapaz de 20 anos.

Este avançado de 1,70m é um típico ponta de lança africano: forte, explosivo, tecnicista e com remate colocado. O que sai mais à vista é a sua visão de jogo e a capacidade de jogar mais para a equipa, fazendo passes mortais, do que rematando de forma egoísta. Esta temporada tem 19 jogos, 9 golos e 6 assistências ao serviço do CSKA Moscovo, sendo que este clube é o líder isolado da 1ª Liga Russa.

Veja todas as qualidades do jovem avançado neste vídeo, vale a pena conhecer:




Read More

Defesa do Valência marca golo do meio-campo!

Adil Rami já admitiu que não sabe como marcou um dos golos do ano! O defesa do Valência jogava uma partida da Taça do Rei com o Llagostera que terminou 2-0 (a eliminatória acabou 5-1). Alguns dirão que foi sorte, com certeza mas que a ideia dele é fazer isto não há dúvida. Grande golo marcado esta quarta-feira!




Read More

O meu voto vai para Cristiano Ronaldo!

Como referi no post de manhã a FIFA escolheu Iniesta, Cristiano Ronaldo e Messi para o pódio da Bola de Ouro 2012. Três grandes jogadores, decisivos na época que passou: Iniesta na conquista Roja do Euro 2012, Ronaldo na conquista do Campeonato Espanhol e Messi com a época mais produtiva em termos de golos da história do futebol.

O meu voto vai para Ronaldo! A razão é simples pois nas competições que colocaram os 3 finalistas em confronto direto venceu 2, perdeu 1, tendo os três marcado presença nas meias da Liga dos Campeões.
E, acima de tudo, venceu a mais importante: a Liga BBVA, e foi o jogador mais valiosoa da competição - marcou 46 golos (26 dos quais em 2012) e fez 11 assistências. Ronaldo teve por isso da origem de 57 dos 121 golos que o Real Madrid marcou, o que dá praticamente metade dos golos do título. Mas foi decisivo ainda de outra forma, no jogo do título, em pleno relvado dos dois adversários, marcou o golo da vitória e acalmou as pretensões de Messi e Iniesta ao ceptro espanhol.

Para além disso o Real Madrid venceu a Supertaça de Espanha com dois golos de Ronaldo (um no Camp Nou e um no Santiago Bernabéu) frente aos dois candidatos a reis do planeta futebol. Perdeu, logo no inicío do ano os quartos de final da Taça do Rei para o FCB.

Chegou às meias de final das duas provas mais importantes do calendário de 2012 - completamente decisivo na caminhada portuguesa no Euro 2012 (espremeu a laranja e apurou Portugal com um golo de cabeça nos quartos de final); e marcou 8 golos nos 6 jogos a eliminar da Champions 2012. Na Liga dos Campeões 2012/13 é o melhor marcador com 5 golos em 5 jogos.

Em 2012, até ao momento, são 60 golos em 65 jogos! Em 2011/12 são 69 golos em 69 jogos! Uma média assombrosa! Messi marcou mais (82 até ao momento em 2012) mas falhou nos momentos chave da época do Barcelona, o jogo do título em Nou Camp e desperdiçou um penalty contra o Chelsea nas meias finais da Champions.
Para mim, qualquer resultado que coloque Iniesta fora do 3º lugar será um escândalo! Fez um bom Europeu mas numa equipa que faz da força da equipa a sua principal arma. Se tivesse marcado 40 ou 50 golos nesta época ainda vá que não vá... Agora quando os outros marcaram mais de 60 não basta fazer um bom Europeu de selecções.
Read More

Messi, Ronaldo e Iniesta: os 3 melhores para a FIFA

Já se conhecem os 3 finalistas para a Bola de Ouro da FIFA 2012 e para mim acertaram em cheio: Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta. 5ª vez que o nosso Cristiano Ronaldo chega ao pódio em 6 anos, sendo que só Zidane e Messi têm mais presenças nos melhores 3.


Sem surpresas também a nomeação de Del Bosque, Guardiola e José Mourinho para treinadores do ano.

Confira também os Nomeados para a equipa do ano (a negrito os meus favoritos):
Guarda-redes: Buffon (Juventus), Iker Casillas (Real Madrid), Petr Cech (Chelsea), Joe Hart (Manchester City), Manuel Neuer (Bayern Munchen);

Defesas: Jordi Alba (Barcelona), Gareth Bale (Tottenham), Chiellini (Juventus), Ashley Cole (Chelsea), Daniel Alves (Barcelona), David Luiz (Chelsea), Patrice Evra (Manchester United), Rio Ferdinand (Manchester United), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Ivanovic (Chelsea), Vincent Kompany (Manchester City), Philipp Lahm (Bayern Munchen), Marcelo (Real Madrid), Javier Mascherano (Barcelona), Pepe (Real Madrid), Piqué (Barcelona), Puyol (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), John Terry (Chelsea), Thiago Silva (PSG);

Médios: Xabi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets (Barcelona), Fàbregas (Barcelona), Gerrard (Liverpool), Eden Hazard (Chelsea), Iniesta (Barcelona), Lampard (Chelsea), Luka Modric (Real Madrid), Mesut Ozil (Real Madrid), Pirlo (Juventus), Ribéry (Bayern Munchen), David Silva (Manchester City), Schweinsteiger (Bayern Munchen), Yaya Touré (Manchester City), Xavi (Barcelona);

Avançados: Aguero (Manchester City), Balotelli (Manchester City), Benzema (Real Madrid), Cavani (Napoli), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Drogba (Shangai Shenhua), Eto'o (Anzhi), Falcao (Atlético de Madrid), Mario Gómez (Bayern Munchen), Ibrahimovic (PSG), Messi (Barcelona), Neymar (Santos), Van Persie (Manchester United), Rooney (Manchester United), Luis Suárez (Liverpool)
Read More

Acho isto genial!!! Uma festa original do Montpellier

Isto aconteceu na última ronda da Liga dos Campeões quando o Arsenal recebeu o Montpellier em Londres. O encontro estava perto do final, com o Arsenal a vencer por 2-0, quando os adeptos do clube francês decidiram fazer isto:


Futebol é isto: Festa! Fazer uma viagem a outro país e não celebrar um golo não dá! Estou com eles!


Read More

Balanço da Liga Zon Sagres depois de jogado 1/3

Terminou ontem a 10ª Jornada da Liga Zon Sagres e com o empate a 2 entre Paços de Ferreira e Marítimo ficou concluído o primeiro terço do campeonato 2012/13. Altura de fazer um pequeno balanço:

Na frente um equilíbrio que não se via há décadas, com FCP e SLB empatados na liderança: desde 1983/84 que os dois grandes rivais não somavam tantos pontos, conjuntamente, na 10ª jornada da liga - na altura 55, este ano 52. Um grande inicio de campeonato para os comandados de Jorge Jesus e de Vítor Pereira (o do Benfica é mesmo o melhor deste a referida época de 1983/84) somando os melhores ataques da prova, as melhores defesas e sendo as únicas equipas sem derrotas. Um ombro a ombro que promete!

Surpresa da prova: Rio Ave
É o 3º classificado da prova, em igualdade de pontos com o Braga, tendo praticado futebol de qualidade e contado com um João Tomás ainda em grande forma. Já jogou com os 3 grandes, podendo ainda melhorar esta 1ª volta nos próximos 5 jogos.

Decepção da prova: Sporting
Este é o ponto mais consensual, os leões somam apenas 2 vitórias, estão a fazer o pior arranque de Liga alguma vez visto e não se vêm melhorias. Um ano de calvário para o SCP, que nem com uma vitória sobre o Benfica, como alguns dizem, salvará a época.

Melhor Jogador: James Rodríguez
El Bandido tem sido o jogador mais desequilibrador da prova e tem espalhado magia pelos vários campos onde tem passado. O colombiano tem tudo para vingar num gigante do futebol europeu.

Jogador revelação: Ola John
Quer pela sua juventude, quer pela qualidade de jogo que de repente explodiu o holandês é a grande surpresa e contratação da temporada.

Goleador da prova: Jackson Martínez e Meyong.
Ambos com 9 golos em 10 jogos.

Treinador da prova: Jorge Jesus
Perdeu o seu meio campo titular no último dia de mercado, tem tido várias lesões (Aimar ainda nem calçou) mas inventou novos jogadores e está a fazer o melhor arranque dos encarnados em várias décadas.

Para finalizar algumas estatísticas:
Média de golos/jogo - 2,81, um número muito interessante. Apesar de ainda faltarem muitos jogos, a continuar assim, seria uma média que já não se vê no nosso futebol desde 1984/85.
Resultado que mais vezes aconteceu - 2-2
Só mais uma vitória de equipas a jogar em casa do que de visitantes
Read More

E pela primeira vez neste blog aplaudo a UEFA

Ele há sempre uma primeira vez para tudo e um post a dizer bem da UEFA tinha que chegar mais cedo ou mais tarde aqui no Fura-Redes.
Tudo isto porque o senhor Platini lá decidiu levar a conversa do Fair Play à letra e castigou com 1 jogo o avançado Luiz Adriano pelo controverso golo marcado ao Nordsjaelland na última jornada da Liga dos Campeões! A decisão foi tomada por ter sido uma "violação dos princípios de conduta" dos futebolistas. O meu aplauso, apesar de o mal maior já estar feito!
Reveja o lance da polémica:


Read More

Liga da Verdade 2012/13: 10ª Jornada

10ª Jornada
Benfica 2-0 Olhanense (Rui Costa)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica - É o lance que dá o 1-0, aos 24 minutos, quando Vasco Fernandes agarrou Maxi Pereira na área de rigor.

Braga 0-2 FC Porto (Carlos Xistra)
- Penalty por assinalar contra o FC Porto - Aos 20 minutos, com o jogo empatado a 0, o árbitro Carlos Xistra não viu um penalty de Alex Sandro que cortou com a mão um remate de Alan.

Moreirense 2-2 Sporting (Hugo Miguel)
- Nada a assinalar.



9ª Jornada
Rio Ave 0-1 Benfica (Bruno Esteves)
- Fora de jogo mal tirado a Cardozo quando este se ia a isolar, aos 70 minutos, com o resultado 0-1.
- Lance duvidoso na área do Benfica - 76 minutos, entre Matic e Braga com o árbitro a mandar seguir. Os dois principais jornais desportivos escrevem nas suas crónicas que não existe falta do médio do SLB.

Sporting 1-0 SC Braga (Pedro Proença)
- Golo mal anulado na baliza do Sporting: 76 minutos com o resultado em 1-0, Pedro Proença anula um golo limpo a Alan. Não existe qualquer falta de Éder na jogada.
- Fora de jogo mal tirado a Van Wolfswinkel quando este se ia a isolar.

FC Porto 2-1 Académica (Hugo Pacheco)
- Péssima arbitragem deste árbitro, muito caseira e com vários erros técnicos a meio campo impedindo uma pressão eficaz da Académica.
- Contei, pelo menos, 3 foras de jogo mal tirados ao ataque da Briosa com os seus avançados em posição promissora.

8ª Jornada
Benfica 3-0 V. Guimarães (João Ferreira)
- Penalty a favor do Benfica por assinalar - ainda com 0-0 no marcador, aos 19 minutos, Defendi derruba Lima na grande área sem o árbitro marcar penalty.
- Penalty assinalado a favor do Benfica - boa decisão quando aos 50 minutos marca grande penalidade por falta de Addy sobre Salvio na área de rigor.
- Expulsão contra o Benfica - Muito forçada a expulsão de André Gomes, com vermelho directo, aos 80 minutos. O lance é aparatoso, mas num jogo que estava a ser tão correcto e num lance onde existe clara intenção do jovem médio em jogar a bola, o cartão amarelo era a decisão correcta.

FC Porto 5-0 Marítimo (Cosme Machado)
- Fora de jogo mal assinalado ao ataque do FC Porto - com o marcador em 1-0, aos 21 minutos, equipa de arbitragem anula mal um lance em que Jackson Martinez seguia isolado para a baliza.
- Aos 55 minutos passa em claro um entrada de Briguel sobre Varela, lance para possível cartão vermelho.

V. Setúbal 2-1 Sporting (Paulo Baptista)
- Expulsão a favor do Sporting - bem mostrado o vermelho directo, aos 76 minutos, por entrada de Miguel Lourenço sobre Van Wolfswinkel.
- Ricardo Silva devia ter visto 2º amarelo aos 59 minutos por falta sobre Van Wolfswinkel.

7ª Jornada
Gil Vicente 0-3 Benfica (Vasco Santos)
-Expulsão contra o Benfica - nada a dizer sobre os dois cartões mostrados a Enzo Pérez.

Estoril 1-2 FC Porto (João Capela)
- Sem casos.

Sporting - Académica (Bruno Esteves)
- Ficou por marcar um livre indirecto dentro da área da Académica a favor do SCP aos 90+3 minutos.

6ª Jornada
Benfica 2-1 Beira-Mar (Rui Costa)
- Penalty duvidoso, não convertido, a favor do Benfica, aos 45 minutos. Maxi Pereira é albarroado por Collet mas fica a ideia que é o defesa encarnado que procura o contacto. Na minha opinião mal assinalado mas sem influência no resultado pois Rodrigo falhou o castigo máximo.
- Fora de jogo mal assinalado a Abel Camará quando este se isolava (com o marcador em 0-1).

FC Porto 2-0 Sporting (Jorge Sousa)
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto, não convertido, por mão de Cédric aos 55 minutos. Não existe qualquer intenção de jogar a bola com a mão e o lance não desvia a bola de ninguém do FC Porto. Claro lance de bola na mão. Sem influência no resultado porque Lucho atirou ao poste.
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto por suposta falta de Boulahrouz sobre Jackson, aos 82 minutos. Lance sem qualquer falta numa luta normal enquanto procuravam a bola que tinha acabado de ser enviada à trave por Mangala. James fez o 2-0 final na conversão do penalty.
- Expulsão a favor do FC Porto - Bem expulso Rojo (2 amarelos em 3 minutos perfeitamente evitáveis - só se pode queixar de si) mas critério do árbitro nos amarelos a roçar o ridículo. 10 amarelos para o SCP e 4 para o FC Porto muitos deles exagerados e na 1ª falta do jogador, acabando o FC Porto por ser mais beneficiado por este critério de pistoleiro.

5ª Jornada
Paços de Ferreira 1-2 Benfica (Marco Ferreira)
- Lance dividido na área do SLB, aos 37 minutos, com Hurtado a cair na área do Benfica num lance dividido com Maxi. Ficam dúvidas
- Penalty a favor do SLB por marcar - Aos 81 minutos, com o resultado em 1-2, claro lance de mão na bola de Cohene depois de remate de Gaitán. Cohene devia ter visto o cartão vermelho pois corta um golo.
Rio Ave 2-2 FC Porto (Bruno Esteves)
- Fora de jogo mal assinalado a João Tomás quando este ficaria isolado (46 minutos, com marcador em 0-1).
- Lance muito duvidoso na área do Rio Ave entre Kléber e Nivaldo, mas parece que o defesa chega primeiro à bola (89 minutos).
Sporting 2-2 Estoril (Nuno Almeida)
- Penalty contra SCP bem assinalado - Lance do 0-1 aos 45 minutos, claro penalty de Cédric sobre Luís Leal.
- Penalty contra o SCP não assinalado - Lance aos 27 minutos onde parece claro que Rojo trava em falta Luís Leal.
- Expulsão a favor do SCP - 2º amarelo a Gonçalo, minuto 61, por pedir amarelo para adversário.

4ª Jornada
Académica 2-2 Benfica (Carlos Xistra)
-Penalty contra SLB mal assinalado - No lance que origina o penalty que dá o 1-0, Maxi Pereira faz falta sobre Makelele sim, mas fora da área.
-Penalty contra SLB mal assinalado -  No lance que origina o penalty que dá o 2-1, Garay corta a bola antes de haver qualquer contacto com Hélder Cabral, não havendo razão para falta.
-Penalty e expulsão a favor SLB bem assinalados - Indiscutível que Rodrigo Galo corta a bola com o braço quando esta ia para o fundo das redes. Decisão acertada.

FC Porto 4-0 Beira-Mar (Manuel Mota)
-Sem casos

Sporting 2-1 Gil Vicente (Vasco Santos)
- Expulsão de Labyad muito forçada.

3ª Jornada
Benfica 3-0 Nacional (Bruno Esteves)
-Sem casos

Olhanense 2-3 FC Porto (João Ferreira)
-Sem casos mas muito mal ao deixar seguir Hulk, que se isolou, num lance de bola ao ar, sem deixar os jogadores do Olhanense discutirem a bola.

Marítimo 1-1 Sporting (Carlos Xistra)
- Sem casos

2ª Jornada
Vitória Setúbal 0-5 Benfica (Jorge Sousa):
- Expulsão a favor SLB- Aos 8 minutos, com 0-0 no marcador, expulsa Amoreirinha (vermelho direto) por falta dura sobre Melgarejo. Já aqui escrevi que para mim é uma decisão exagerada mas li vários jornais e vi vários comentadores dizerem que foi a decisão certa. E parece que houve um jogador do Nacional expulso, com vermelho direto, por uma entrada semelhante nesta jornada.
- Golo a favor SLB mal validado - Assim, o maior erro da equipa de arbitragem foi, aos 14 minutos, no 1º golo do SLB, quando deixou Melgarejo cruzar para o golo em posição de fora de jogo. 
Teve mais um ou outro fora de jogo mal tirado mas já com o jogo decidido.

Sporting 0-1 Rio Ave (Marco Ferreira)
- Sem casos

FC Porto 4-0 V. Guimarães (Hugo Miguel)
- Penalty a favor por marcar do FCP - Com o resultado em 1-0 para os da casa, Hugo Miguel, não viu um penalty por mão na bola de N'diaye. Assinalou bem o penalty, sobre Moutinho, que deu o 4-0 final.

1ª Jornada
Benfica 2-2 Braga (Artur Soares Dias) :
- Penalty a favor SLB para o 2-2 indiscutível;
- Douglão (Braga) mal expulso no lance do penalty, não foi ele que fez a falta mas sim Custódio;
- Golo mal anulado a Cardozo com o marcador em 2-2.

Gil Vicente 0-0 FC Porto (Duarte Gomes) :
- Bem ao não marcar penalty por mão de Otamendi (lance de bola na mão);
- Penalty por marcar sobre Mangala, agarrão na área;
- Penalty por marcar sobre Kléber, agarrão na área;

V. Guimarães 0-0 Sporting (João Capela):
- Sem casos
Read More

Golo do Dia: bomba de 40 m espanta África do Sul

Um remate fantástico de Thabo Matlaba dos Orlando Pirates que fez parte da vitória desse gigante da África do Sul contra o Wits.
Veja o vídeo, faz me lembrar um golo que Seedorf marcou há uns anos atrás:




Read More

Xistrada em Braga: onde é que eu já vi isto?

Do Xistra já sabia o que contar mas agora jogam com 2 guarda redes?


E completadas 10 jornadas na Liga Zon Sagres 2012/13 qual é o único clube sem penalties e expulsões contra? Acho que todos sabemos a resposta...
O FC Porto nas últimas 10 épocas, não contando com esta, venceu 8 campeonatos, fez 316 jogos e nesses foram assinalados 21 penalties contra a equipa azul e branca - uma média de 1 penalty contra em cada 15 jogos! Para o leitor conseguir comparar nesse período o SLB teve 29 grandes penalidades contra assinaladas - e este ano já tem 2.
Já agora nessa década o FCP teve 34 expulsos (5 deles já nos descontos da 2ª parte) enquanto o Benfica teve 54 expulsões dos seus jogadores.

Acrescento uma boa lembrança de um amigo benfiquista: isto foi o ano passado, Emerson viu-lhe ser assinalado uma penalty em Braga. Lances parecidos só mudam as cores das camisolas e o critério.


Read More

Golo do Dia: Rui Pedro continua a encantar na Roménia

Mais um golo fantástico do avançado português que depois dos 3 tentos marcados ao Braga assinou esta bomba no derby do Cluj contra o Universitatea Cluj. Rui Pedro entrou ao minuto 66 e fez o empate pouco depois - veja o vídeo:



Read More

Benfica 2-0 Olhanense: 26 pontos dá sempre título

O jogo 100 de Jorge Jesus à frente do Benfica no campeonato ficou assinalado com mais uma vitória da turma da luz nesta Liga 2012/13. São 10 jogos com 8 vitórias e 2 empates, arranque espectacular que já não se via para os lados de Benfica desde 1983/84. Com tantos ou mais pontos na 10ª jornada o Benfica foi sempre campeão nacional - aconteceu por 10 vezes!

Jorge Jesus com algumas surpresas nos titulares, apostou no seguinte onze para esta partida: Artur, Maxi, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, Carlos Martins, Ola John, Salvio, Cardozo e Rodrigo. Algum receio na condição física de Carlos Martins mas o médio português conseguiu fazer uma boa partida e espero que seja desta que consegue afastar as lesões.

Benfica entrou forte e pareceu, nos primeiros 10 minutos, partir para uma exibição com nota artística mas não tendo chegado ao golo a equipa optou por controlar os acontecimentos num ritmo mais lento. O golo surgiu aos 25 minutos por Cardozo na conversão de um penalty claro sobre Maxi Pereira e nem depois disso o Olhanense mostrou capacidade para reagir, sempre sem ideias ofensivas a equipa de Sérgio Conceição.

Muitas oportunidades na 2ª parte para a equipa da casa mas apenas um golo do nosso capitão Luisão. Momento mais bonito da noite com o brasileiro a festejar o regresso do calvário de 2 meses, com um cabeceamento na sequência de um canto. 

Homem do jogo: Ola John, o jovem de 19 anos está numa fase em que tudo o que faz faz bem. Velocidade, passe, grandes cruzamentos - é, neste momento, o motor do ataque encarnado.
Read More

Jorge Jesus chega aos 100 jogos no campeonato

Hoje é um dia marcante para a carreira de Jorge Jesus no Sport Lisboa e Benfica: completa 100 jogos na Liga Portuguesa à frente do SLB. Apenas outro seis treinadores na história encarnada chegaram a esta marca: Sven-Goran Eriksen, Otto Glória, Janos Biri, Toni, Bela Guttmann e John Mortimore.

O técnico vai somar 370 jogos (166 vitórias) na principal competição portuguesa nos vários clubes por onde passou e está a cumprir a sua 4ª temporada à frente das águias. JJ chega assim a este marco histórico com 1 campeonato nacional no currículo, logo na época de estreia, e dois 2ºs lugares.
Dois jogadores são indiscutíveis nestes 99 jogos - Luisão com 75 jogos a titular e Cardozo com 64 golos.
Quanto a vitórias, mesmo assim, não está nada mau, como pode ver no seguinte quadro, ordenado pela percentagem de vitórias de técnicos do Benfica:


Vitórias Jogos %
Jimmy Hagan 74 89 83,15
Janos Biri 115 156 73,72
Jorge Jesus 72 99 72,73
Bela Guttmann 74 102 72,55
John Mortimore 108 150 72,00
Sven-Goran Eriksson 118 166 71,08
Lipo Herczka 58 82 70,73
Mário Wilson 65 96 67,71
Otto Glória 117 179 65,36
Ted Smith 60 96 62,50
Toni 95 162 58,64

Read More

Bernd Leno: o jovem guarda redes alemão recordista

Hoje dou-vos a conhecer o jovem Guarda-Redes que tirou a baliza do B. Leverkusen ao conceituado René Adler. O seu nome é Bernd Leno, tem 20 anos e é já uma das grandes promessas do futebol alemão para a posição mais recuada do futebol. Este miúdo aproveitou muito bem a lesão do antigo titular do Leverkusen, no princípio da última época, e desde ai nunca mais aqueceu o banco de suplentes.

Leno começou a sua carreira no Estugarda, tendo sido emprestado ao Leverkusen na época passada onde teve uma ascensão meteórica. Tornou-se apenas o 3º GR na história da liga alemã a não sofrer golos nos seus 3 primeiros jogos como titular e no mais novo guardião alemão a jogar na Liga dos Campeões.

O seu 1m91, aliado a uma grande agilidade, bons reflexos e segurança nas saídas aéreas fazem dele uma das grandes promessas do futebol mundial. Para já é titular de um dos grandes clubes alemães e esta época tem 14 golos sofridos em 15 jogos oficiais.
Veja este vídeo com algumas defesas da jovem estrela:


Read More

Notas soltas: Rui Silva, Messi e Xavi, morte no Dragão

Hoje no artigo matinal deixo algumas notas soltas sobre a atualidade do Benfica e do Futebol Nacional:
  • Um dirigente do FC Porto, Mesquita Alves, foi encontrado morto dentro do Estádio do Dragão, suícidio tudo aponta;
  • Messi e Xavi avisam o Benfica que vão querer a vitória no próximo encontro da Champions, acho um pouco estranho os dois maiores símbolos do clube venham no mesmo dia fazer este tipo de afirmações, mas o quê? Há jogos em que não querem ganhar?;
  • Mourinho ataca a UEFA por não se ter lembrado do seu feito de ter sido o mais novo a atingir os 100 jogos na Liga dos Campeões como treinador;
  • O Museu Cosme Damião está mesmo a abrir;
  • Amanhã joga o Benfica e o árbitro do jogo é Rui Silva, um dos árbitros castigados no Apito Dourado.
Read More

Em Novembro SCP fora do Campeonato, UEFA e Taça

Até um sócio benfiquista como eu começa a ter uma certa pena dos nossos rivais do outro lado da 2ª circular. Não me lembro de nada assim... Ainda antes de Novembro terminar o nosso rival eterno está já fora das 3 competições principais da época: Campeonato está a 13 pontos do líder, Taça de Portugal saiu logo na 1ª ronda e Liga Europa não conseguiu passar um grupo onde era cabeça de série (foi até goleado 2 vezes por 3-0 contra equipas como o Videoton ou o Basileia).

Acima de tudo, olhando de fora, o grande problema deste leão é que não sabe defender, nada, zero! Se começaram a melhorar por ai talvez subam alguma coisa. O 1º golo de hoje é exemplo disso e sofrer 2 golos a jogar contra 10 será com certeza uma proeza negativa.

Há 7 meses que não vence fora de Alvalade e nesta temporada o registo verde e branco é o seguinte: 17 jogos, 3 vitórias (!!!!!), 7 empates, 7 derrotas, 17-22 em golos! Inacreditável!
Estou um bocado cansado de dizer aos meus amigos sportinguistas que pior não pode ficar, porque pode, pode mesmo... Será fundamental que os líderes do clube lisboeta centenário pensem muito bem na próxima época e, na minha opinião, voltem a apostar naquilo que o SCP tem de melhor: a sua escola de formação.
Read More

Outro golo de bicicleta fora da área? Mexès diz que sim

Este mês de Novembro está a ser fértil em golos fantásticos! Depois de Ibrahimovic, tivemos ontem, na jornada da Liga dos Campeões, Mexès a marcar um golo de bandeira. Outra bicicleta de fora da área!
A vítima foi o Anderlecht e este golo contribuiu muito para o apuramento do AC Milan para os oitavos de final da Champions.
Ora veja o fabuloso remate acrobático neste vídeo:




Read More

City empata Real Madrid com penalty inventado

Noite de gala na Europa do futebol com vários jogos da Liga dos Campeões e o prato forte desta fase de grupos 2012/13. Olhos virados para Manchester onde os actuais campeões das duas melhores ligas do mundo se defrontavam, o City ainda com certa esperança de continuar na prova (apenas 2 pontos em 4 jogos) e o Real Madrid com os olhos no 1º lugar do Dortmund.

Foi daqueles jogos em que muita coisa se decidiu nas equipas que os treinadores escolheram para iniciar a partida. Mourinho mudou a tática que tinha usado contra o Dortmund e que tão maus resultados tinha dado - Ozil e Modric juntos - apostando no regresso de Khedira ao meio campo. Já Mancini errou a toda a linha com a aposta em 3 centrais (aos 25 minutos já tinha mudado) e foi infeliz com a chamada de Dzeko para acompanhar Aguero no ataque.


O Real a entrar muito bem, rápido e perigoso no contra ataque e aos 10 minutos Di Maria cruzou largo e ao 2º poste Benzema, à vontade, fez o 1-0. Completamente desnorteada a equipa inglesa podia ter sofrido o 2-0 logo 5 minutos depois quando CR7 falhou isolado na cara de Hart.
Com o risco de sofrer uma humilhação em casa Mancini mudou a tática e o City cresceu um pouco, fazendo o seu 1º remate aos 20 minutos. A partir daqui o jogo viveu 10 minutos absolutamente loucos e ao mais alto nível com parada e resposta - Khedira foi o que teve mais perto de facturar.

Segunda parte mais calma e com a principal figura do jogo a ser o árbitro Gianluca Rocchi, dando uma expulsão e um penalty a Aguero inexistentes e contribuindo decisivamente para o 1-1 final - incrível o pó que teve para marcar faltas sobre Cristiano Ronaldo.
Resultado que dita a passagem do Real aos oitavos - sempre em 2º lugar - e o adeus dos campeões ingleses à Liga dos Campeões.
No outro jogo do agrupamento, o Borussia Dortmund foi a Amesterdão bater o Ajax por 4-1 e carimbar o 1º lugar do grupo da morte.

No Grupo A tudo normal com vitórias do FC Porto e do PSG - vão agora decidir em Paris quem passa em 1º lugar.

No Grupo B, Schalke 04 e Arsenal carimbaram o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões – falta saber quem passa em primeiro e em segundo. A equipa alemã recebeu e venceu (1-0) o Olympiacos orientado por Leonardo Jardim, já os “gunners” bateram o Montpellier por 2-0.

No Grupo C o Málaga foi à Rússia empatar 2-2 com o Zenit e assegurar o 1º lugar do grupo; será acompanhado pelo AC Milan que se qualificou em casa do Anderlecht (1-3), com o golo da jornada - Mexès de bicicleta. 
Read More

Luiz Adriano e o Fair Play: nojento! (vídeo)

Uma jogada lamentável do atacante do Shakhtar no jogo de ontem da Liga dos Campeões. O jogo era com o Nordsjælland e na altura os dinamarqueses estavam a vencer por 1-0 quando esta lamentável cena aconteceu, veja por você mesmo:


Nem tenho muitas palavras para descrever este acto idiótico do avançado, só tenho uma pergunta: o senhor Platini e Blatter, que tantos vídeos e mensagens resolvem passar nos seus tempos de antena o que têm a dizer? E castigos? Tanta conversa sobre fair play e o árbitro fica ali a olhar como se não fosse nada com ele? Que vergonha... O jogo terminou 5-2 para os bandidos.

Read More

Benfica 2-1 Celtic: GLORIOSO SLB!

Grande noite europeia hoje no Estádio da Luz! Em campo Benfica e Celtic e a luta por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/13. Para além do vendaval meteorológico o que se viu foi um furacão vermelho que não descansou enquanto não garantiu os três pontos - foram 31 remates dos pupilos de Jorge Jesus!
Pessoalmente comecei esta noite de milionários numa composição de metro preenchida pela claque do Celtic e digo-vos uma coisa: que espectáculo! Grandes fãs de futebol tem esta equipa da Escócia, não pararam de cantar a linha azul toda mas também quando chegaram ao Alto dos Moinhos levaram com um "SLB SLB SLB GLORIOSO SLB" poderoso. Bem e não levaram só isso... Também levam na viagem de volta uma batata de Ola John e outra de Garay!
Foto: Isabel Cutileiro

Jorge Jesus ainda sem Maxi Pereira nas melhores condições físicas apostou no seguinte onze: Artur, André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Peréz, Ola John, Salvio, Cardozo e Lima. Do outro lado, já se sabia o que se tinha pela frente: 11 guerreiros, dispostos a não deixar uma única bola perdida, fortíssimos na tática e organização defensiva mas sem grande jeito para a redondinha... No entanto, é uma fórmula que vai resultando - até o Barcelona caiu.

O Benfica entrou forte na partida, muito pelo lado direito com Salvio e André Almeida a trabalharem bem para o cruzamento argentino que Ola John, depois de bom trabalho de preparação de Cardozo, aproveitou para carimbar o 1-0. Estava assim feito, aos 7 minutos, o primeiro golo do jovem holandês com a camisola do SLB.
Os encarnados nunca largaram o comando da partida mas depois do golo madrugador nem sempre atacaram da forma mais inteligente - sempre ataque muito afunilado pelas laterais, procurando cruzamentos e sem deixar Enzo Pérez - muito desaparecido dos últimos 30 metros o jogo inteiro - ou Matic aparecer.

De qualquer forma o Benfica estava a realizar uma bela exibição e o Celtic nada tinha feito para merecer o golo de empate que conseguiu na primeira vez que subiu à baliza de Artur. Canto aos 32 minutos, Artur a ser claramente impedido de se fazer à bola por Hooper e Samaras no segundo poste a confirmar o empate. Parece-me notória a falta ofensiva do avançado Hooper ao contrário do que as bestas da TVI andaram a dizer.
Subiram os escoceses após este golo e tiveram nos 10 minutos seguintes a sua melhor fase de jogo que não durou nem ao intervalo, quando o Benfica já tinha voltado ao ataque continuado.

A 2ª parte foi toda da equipa da casa e desde o apito inicial até ao golo da vitória só deu SLB. Antes do minuto 72 grandes oportunidades para Lima e Salvio mas algumas outras jogadas estiveram muito perto da baliza de Forster. 
Curiosamente o golo surgiu quando os encarnados estavam com 10 jogadores em campo, por problemas com o equipamento de Salvio. Canto do lado esquerdo, alívio do GR adversário e Matic a cruzar direitinho para a careca do nosso capitão isolar Garay, o argentino de 1ª nem deu hipótese! Lá para dentro e vantagem mais do que justa!

Até ao fim o Celtic ainda tentou mas a melhor oportunidade até foi do Benfica quando Salvio, um dos homens do jogo, atirou uma bomba à trave a baliza verde e branca. Apito final que trouxe contas fáceis para a 6ª jornada, onde o Benfica entra em lugar de apuramento: basta fazer o mesmo resultado em Camp Nou que o Celtic na recepção ao Spartak (o Barcelona já está apurado em 1º e o Spartak ficará de certeza em 4º). Convém é não esperar muito pela derrota do Celtic até porque olhando para a história o Benfica nunca conseguiu ser apurado numa fase de grupos da Liga dos Campeões com 7 pontos.
Apenas duas notas negativas: quem foi o palhaço que rebentou um petardo depois do 2º golo? E um Gaitán muito fraco e displicente.

Homem do Jogo: Ola John, marcou o golo e foi um dos mais activos e irreverentes no ataque encarnado. Boa surpresa a exibição de André Almeida e grande capitão Luisão, no seu jogo 85 nas provas da UEFA, a assistir o seu companheiro da muralha vermelha para o golo.
Read More

Antevisão: Benfica joga tudo ou nada na Champions

O Benfica joga hoje uma cartada decisiva na Liga dos Campeões 2012/13 estando obrigado a vencer o Celtic, no Estádio da Luz, para continuar a sonhar com os oitavos da principal prova de clubes do planeta.
Os escoceses vêm de uma vitória histórica sobre o FC Barcelona, em sua casa, que os deixaram muito bem posicionados para a qualificação neste Grupo G. Assim, para o Benfica qualquer outro resultado que não seja a vitória resultada na eliminação da prova milionária deste ano.


Jogo chave, transmitido na tvi então para esta temporada com Jorge Jesus a poder contar com quase todo o plantel - finalmente - só Aimar está lesionado e Luisão volta do castigo de 2 meses. O treinador português, que hoje faz o seu jogo 175 pelo Benfica, já disse que vai apostar na dupla de avançados Lima e Cardozo e parece-me ser a única opção, pois os visitantes farão o seu habitual jogo defensivo espreitando o contra ataque - para eles o empate vale ouro. Para o Benfica é somar 3 pontos e depois fazer o mesmo resultado que o Celtic na última jornada - encarnados em Camp Nou e escoceses em casa frente ao Spartak.

Esta é a 5ª vez que o Benfica recebe clubes da Escócia nas provas da UEFA e nas últimas 4 (3 delas o Celtic) venceu sempre nunca tendo sofrido um golo. Os leões escoceses que hoje se tornam a equipa não portuguesa com mais jogos oficiais em Portugal não têm boas memórias do nosso país tendo vencido apenas 1 dos 14 jogos que aqui jogaram.
No total das águias são 9 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas com 12-8 em golos.

Read More

"Nós também não caminhamos sozinhos"

A frase é de Jorge Jesus na antevisão ao jogo de amanhã com o Celtic e confesso que gostei! Fazendo referência ao épico "You will never walk alone" - muito cantado no Celtic Park mas mostrando que o ambiente no Estádio da Luz não fica atrás da casa do adversário!
Já aqui critiquei muitas vezes Jorge Jesus pelas suas conferências mas notei, no último mês, algumas melhorias - a meu ver - no discurso do treinador do Benfica. Algumas frases destas acertaram em cheio - qual Mourinho qual quê? Lembro-me do "André Gomes vai se afirmar", elogiando Luisão mas dando muito crédito a quem o substituiu, "o Benfica está avisado" falando do Moreirense e da eliminação do SCP, etc. Discurso que ouvia pouco o mestre da tática ter. Boa, boa, é para continuar assim JJ...


Read More

Al Ahly vence Liga dos Campeões Africanos

Os egípcios do Al Ahly sagraram-se este fim de semana campeões africanos depois de derrotaram o Esperance, da Tunísia, por 2-1 na segunda mão da final. Mohamed Nagy e Soliman marcaram os golos decisivos depois do 1-1 da primeira mão no Egipto. Esta foi a 7ª vez que este clube vence esta prova e neste século são a potência dominante do futebol africano, vencendo em 2001, 2005, 2006, 2008 e 2012. São o clube com mais títulos na Liga dos Campeões da CAF - Zamalek é o 2º com 5 taças.


Curiosamente os novos campeões apenas disputaram 14 jogos oficiais esta temporada visto o futebol no seu país estar suspenso devido ao massacre de Port Said.
Curiosamente, os egípcios disputaram apenas 14 partidas oficiais durante todo o ano de 2012. O Al-Ahly foi um dos times em campo na batalha campal entre sua torcida e a do Al-Masry, que matou 74 pessoas e suspendeu o futebol doméstico por muito tempo, assim como o clube.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 



Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

Curiosamente, os egípcios disputaram apenas 14 partidas oficiais durante todo o ano de 2012. O Al-Ahly foi um dos times em campo na batalha campal entre sua torcida e a do Al-Masry, que matou 74 pessoas e suspendeu o futebol doméstico por muito tempo, assim como o clube.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! Curiosamente, os egípcios disputaram apenas 14 partidas oficiais durante todo o ano de 2012. O Al-Ahly foi um dos times em campo na batalha campal entre sua torcida e a do Al-Masry, que matou 74 pessoas e suspendeu o futebol doméstico por muito tempo, assim como o clube.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! Curiosamente, os egípcios disputaram apenas 14 partidas oficiais durante todo o ano de 2012. O Al-Ahly foi um dos times em campo na batalha campal entre sua torcida e a do Al-Masry, que matou 74 pessoas e suspendeu o futebol doméstico por muito tempo, assim como o clube.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

Curiosamente, os egípcios disputaram apenas 14 partidas oficiais durante todo o ano de 2012. O Al-Ahly foi um dos times em campo na batalha campal entre sua torcida e a do Al-Masry, que matou 74 pessoas e suspendeu o futebol doméstico por muito tempo, assim como o clube.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Al-Ahly-campeao-africano-caminho-Corinthians_0_812318860.html#ixzz2CfTVxG3r
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 
Read More

Campeonatos Europeus: líderes com jornada díficil

Foi um fim de semana complicado para a maior parte das equipas que entraram líderes nos principais campeonatos europeus. Inglaterra, Itália, França e Alemanha viram os comandantes tropeçar - só em Espanha o Barcelona mantém o ritmo fortíssimo de vitórias (soma 11 vitórias e 1 empate).

Comecemos esta ronda pelo campeonato inglês onde o Man. United vacilou e viu o actual campeão e rival de Manchester assumir o 1º lugar. A equipa de Alex Ferguson perdeu em casa do Norwich por 1-0 numa má exibição dos red devils; já o City goleou em casa o Aston Villa por 5-0 (Tévez 2, Aguero 2 e Silva).
Quem não acerta passo é o Chelsea, que com a cabeça na Champions, foi a casa da sensação da prova perder por 2-1 - o West Bromwich Albion é 4º classificado da tabela e derrotou os campeões europeus.
No derby do norte de Londres o Arsenal esmagou o rival Tottenham por 5-2, num jogo em que Adebayor só esteve em campo 18 minutos, marcando um golo, vendo um cartão vermelho directo e deixando Villas Boas em apuros.
Confira a classificação da Premier League (jogos e pontos):
1. Manchester City 12


28
2. Manchester United 12


27
3. Chelsea 12


24
4. West Bromwich Albion 12


23
5. Everton 12


20
6. Arsenal 12


19
7. West Ham 11


18

Em Espanha o trio da frente venceu as suas partidas e foi um fim de semana em que tudo ficou na mesma: Barcelona 3-1 ao Saragoça, mais 2 de Messi e está só a 7 golos de Muller; Real Madrid 5-1 ao Athletic Bilbao e o A. Madrid 1-0 em casa do Granada. Messi com 17 golos em 12 jogos é, neste momento, o melhor marcador da Europa.
A tabela da Liga BBVA está assim:
1. Barcelona



34
2. Atlético Madrid



31
3. Real Madrid



26
4. Levante



20

No Calcio Italiano todos os grandes emblemas tropeçaram, numa jornada em que se jogou muito bom futebol em Itália. A campeã e líder Juventus esbarrou em Marchetti, o GR da Lazio que garantiu um empate a 0 em Turim; o Inter empatou a 2 em casa com o Cagliari - Marco Sau com 2 golos foi o herói dos visitantes, que se podem queixar de um penalty por assinalar no último minuto.
O AC Milan foi a Nápoles empatar 2-2, com El Shaarawy (autor dos 2 golos) a salvar de novo M. Allegri - o avançado italiano é o melhor marcador da prova com 10 golos.
Aqui está a tabela da Serie A ao fim de 13 partidas:
1. Juventus



32
2. Inter



28
3. Fiorentina



27
4. SSC Napoli



27
5. Lazio



23

Em França não há maneira do PSG dar alegrias aos seus fãs e ao presidente que gastou uma fortuna nesta temporada. Derrota em Paris com o Rennes por 2-1 com os visitantes a terminarem a partida com 9 jogadores. Quem aproveitou foi o O. Lyon e com uma vitória caseira (3-1) sobre o Reims assumiu o topo da Ligue 1. Já o Bordeaux venceu o Marselha por 1-0 (Yoan Gouffran) e subiu ao 2º lugar.
 Aqui tem a classificação da Ligue 1 (jogos e pontos):
1 Lyon

25
2 Bordeaux

24
3 Paris Saint Germain

23
4 Marseille

23
5 Saint Etienne

22
6 Valenciennes

22
7 Rennes

22

Na Alemanha os dois da frente perderam pontos e viram os perseguidores ficarem mais perto: B. Munique empatou a 1 em Nuremberga - com grande frango de Neuer; e o Schalke 04 perdeu em casa do B. Leverkusen por 2-0 (o 2º golo é um remate fantástico de Stefan Kiessling). O B. Dortmund, bi-campeão em título, venceu por 3-1 em casa o Furth, com 2 tentos do inevitável Lewandowski.
Aqui está a classificação da Bundesliga ao fim de 12 jogos:
1. Bayern Munich



31
2. Schalke 04



23
3. Eintracht Frankfurt



23
4. Borussia Dortmund



22
5. Bayer Leverkusen



21
Read More

Dennis Praet: o míudo maravilha do Anderlecht

Desde há muito tempo que o Anderlecht anda arredado das grandes noites europeias mas os fãs do histórico clube belga têm uma nova esperança: Dennis Praet.
O médio de 18 anos está a brilhar a alto nível e em 2012/13 é já titular do meio campo do campeão belga tendo jogado 15 jogos, marcado 5 golos e feito 4 assistências. O seu clube ocupa neste momento o 1º lugar do campeonato e está na luta com o AC Milan pelo apuramento no Grupo C da Champions.

Este puto maravilha começou a carreira no Genk tendo rumado ao Anderlecht em 2010 e, já desde os 15 anos que é cliente habitual das selecções jovens da Bélgica. Ultimamente tem sido ligado insistentemente a grandes clubes ingleses como o Liverpool ou o Arsenal.

Joga com o pé direito, mede 1,79m e é médio ofensivo. Boa capacidade técnica, finta, visão de jogo, passe, velocidade e resistência são algumas das características que saltam à vista neste teenager. Aparece muitas vezes a finalizar na área entre a linha de médios e defesas da equipa adversária.
Veja por você mesmo neste vídeo:


Read More

Prémio Puskas: 5 golos que a FIFA deixou de fora

Este é um post tirado do jornal online Maisfutebol que lembra 5 golos marcados em 2012 que a FIFA se esqueceu quando escolheu os 10 finalistas para o seu Prémio Puskas ou melhor golo do ano.
Do golo de Ibrahimovic já falei e ainda estou à espera que Blatter o inclua na lista final, tipo 10+1, mas estes 5 vídeos merecem também um grande destaque e fica aqui a vénia para Miccoli, Taison, Crouch, Cissé e Martins. Aproveite:







Read More

IBM

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Casagrande Casillas Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Eusébio Eusébio Cup Everton FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Funny Football Fura-Redes Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kompany La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedro Proença Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polvo Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Ramires Raúl González Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Rio Ave Riquelme River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rui Costa Rui Vitória Rússia SAD Salvio Samaris Saviola SCB Scholes Scolari SCP Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League União da Madeira Urreta V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Vitor Baia Vítor Pereira Walcott Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane