104? A política de contratações do Benfica
Incontornável a notícia do Jornal A Bola desta terça-feira... O Benfica tem 103 jogadores com contrato profissional empregados no clube - Lisandro López deverá ser o 104º. A política de contratações definida por Luís Filipe Vieira nos últimos anos está assim no seu auge. Neste momento o clube de Lisboa pode formar 4 plantéis de futebol quando a ideia é construir apenas 2. Ora confira a lista de jogadores do SLB:
E este número promete aumentar pois para a nova temporada 2012/13 o SLB já contratou 10 jogadores e só saíram 3 - Aimar, Bryan Garcia e Miguel Vítor. E ainda estamos só em Junho...
Como qualquer opção esta também tem vantagens e desvantagens. Como vantagem vejo a clara posição de força do Benfica com vários empresários e fundos de investimento em passes de jogadores. Apesar de não gostar do papel que estes agentes têm no futebol mundial actual só alguém muito desligado do planeta não verá a importância de um clube como o SLB se saber mexer neste mundo de negócios.
Com este número elevado de jogadores é também possível criar uma vasta rede de clubes satélites.
Com este número elevado de jogadores é também possível criar uma vasta rede de clubes satélites.
A desvantagem mais óbvia que vejo é que assim é impossível jovens portugueses terem lugar no 11 titular da equipa principal. A elevada massa salarial também poderá ser um problema claro.
E já agora para quando a contratação de um defesa esquerdo internacional?
E já agora para quando a contratação de um defesa esquerdo internacional?
9 comentários:
que exagero!
25 de junho de 2013 às 12:16Apesar da notícia incontornável, é pena que a mesma não seja mais aprofundada, séria e rigorosa.
25 de junho de 2013 às 13:40O que o Jornal a Bola faz é uma simples lista dos jogadores que possuem contrato, algo diferente de uma lista de jogadores contratados.
E dentro da lista de jogadores com contrato ao Benfica, devemos, temos que fazer diferenciações, sob pena de críticas demagógicas e destrutivas. Queixam-se muitas vezes os benfiquistas que o Benfica não aposta em portugueses. Ora, de acordo com a lista da Bola, o Benfica possui 40 portugueses sob contrato, o que corresponde a cerca de 40 por cento dos jogadores contratados. Será que tal situação não indica logo que esta lista da azo a comentários despropositados.
Penso que para podermos dizer que temos um exagero ou não de jogadores sob contrato, devemos aprofundar muito mais esta tabela divulgada pelo jornal a bola. Porque é que o jornalista não fez um estudo também dos jogadores advindos da formação e que possuem contrato com o Benfica?
Jogadores como André Gomes, Roderick, Bruno Varela, João Cancelo, Fábio Cardoso, Leandro Pimenta, Miguel Rosa, David Simão, Nelson Oliveira, Leandro Pimenta, Ruben Pinto, entre outros, são ou não são jogadores formados pelo Benfica, apesar do seu valor como jogadores? Sendo jogadores formados no clube, devemos ter a ideia de que foram jogadores contratados, pelos quais o Benfica pagou um valor e comissões? Sendo a resposta positiva, devemos enquadra-los numa lista diferente.
Segunda questão: Há ou não jogadores do quadro apresentado que ainda são jogadores da formação, jogando pelos juniores e pela equipa B, como foram o caso de Helder Costa, Raphael Guzzo, Fábio Cardoso, entre outros? Sendo assim, devem eles figurar na lista da equipa b, ou na lista de jovens com contrato profissional? E não são estes jogadores dos quadros de formação em quem o Benfica deposita esperança no futuro? Sendo a resposta positiva, não estaremos a fazer julgamentos precipitados sobre o exagero de jogadores sobre contrato?
Terceiro ponto: efectuando uma lista dos jogadores adquiridos pelo Benfica, e seu custo, iremos encontrar ou não jogadores adquiridos a custo zero, cujas vendas podem render lucro ao Benfica, tipo Artur e Nolito? E mesmo Mora, adquirido a custo zero, com a política dos empréstimos, já não rendeu diversas quantias ao Benfica pelo seu empréstimo e pagamento de salários? E dos jogadores contratados com os quais o Benfica teve custos, não teremos que discriminar os que representam prejuízo sem possibilidade de retorno do investimento - Sidnei, Kardec - daqueles que serão mais valias no futuro? Respondendo positivamente a estas questões, eis mais uma lista que a ser apresentada, demonstrará uma nova realidade sobre os jogadores contratados e com contrato.
No entanto, e apesar das questões deixadas, sei que a discussão irá no sentido da afirmação que o Benfica tem imensos jogadores contratados, nos quais se deitou muito dinheiro fora e a política de aquisições é um exagero que permite ao Benfica formar 4 planteis, quando só são necessários dois, só com base num estudo que é incompleto e demagógico. Penso que esta análise terá que ser feita apenas em setembro, e de forma bem ponderada, rigorosa e séria, atendendo a todas as perspectivas e critérios que indiquei!
Com tanto jogador e começamos a epoca com um plantel deficitário sem laterais e sem um substituto do Matic! É a estratégia de LFV e sus muchachos... entreposto pra encher o cu aos amigos. Isto vai acabar muito mal e o Clube é que vai pagar isto tudo.
25 de junho de 2013 às 14:12jornal a bola a revelar-se!!! será que tb vao fazer uma reportagem do genero sobre o F C LADRAO? nao me parece...
25 de junho de 2013 às 16:00Eu concordo com esta política! Onde estariam Fábio Coentrão, Matic ou Enzo se não fosse esta opção pelo excesso? nem sempre resulta mas vai dando 1 ou 2 titulares por época
25 de junho de 2013 às 16:13Dos 103, 11 são "miudos"... alguns nem juniores são. Sobram 92.
25 de junho de 2013 às 16:33Dos 92, 24 estão emprestados a clubes. Para alem de, em alguns caso, haver lugar ao pagamento de verbas pelo emprestimo, os salários são pagos pelos outros clubes. Sobram 68.
Dos 68, 38 estão associados à equipa B. De referir que há jogadores associados à equipa B que tambem jogam nos juniores. Percebe-se desta forma, o elevado numero de jogadores (38!). Sobram 30.
Dos 30, 28 estão associados à equipa principal e já estão a ser contabilizadas as novas contratações. De referir que ainda não houve vendas. Sobram 2.
E sim, são esses 2 (Julio Cesar e Michel) que causam o "problema" pois não é admissivel um clube ter contrato profissional com 2 jogadores que não jogam e treinam.
Como podem observar, afinal os 103 jogadores até é normal.
Já se perguntaram quantos tem o porto????
Antes de criticarem qualquer politica de contratações, analisem com cabeça, tronco e membros. Não "comam" tudo o que é "vomitado" pelos jornalistas.
Ao anónimo das 16:33... falta ainda referir o número de jogadores que possuem ligação ao Benfica e que foram formados no clube, cujo contrato os liga ao Benfica. São, pelo menos, 22 jogadores, dos quais eu tenho conhecimento, sendo que, acho que o meu numero peca por baixo, pelo que, aos 103, tirando esses, ficamos com 81 jogadores! E tendo em consideração que Leo Kanu foi contratado pelo Gil Vicente, se não estou em erro, temos 80 Jogadores. Aplicando os critérios que indicaste, penso que devemos aprender a racionalizar bem a lista, por forma a não fazer críticas simplesmente demagógicas e injustas!
25 de junho de 2013 às 17:21Da lista acima só estranho o facto do Benfica ter contrato com 10 guarda-redes... e só 13 laterais...
25 de junho de 2013 às 17:41Adorava ver a lista dos jogadores oficiais dos corruptos... nem falo da lista de jogadores não-oficiais...
2/3 dos jogadores tem menos de 25 anos
25 de junho de 2013 às 21:251/4 são jogadores da formação
1/4 ou mais foram contratados para a equipa B (e muitos só para isso)
1/4 deve sair do clube em definitivo ou quase nos próximos meses
1/4 esteve emprestado e o Benfica sem encargos com ordenados
Preocupado estou com o Jara e o Sidnei que custaram muito e será difícil ter o devido retorno. O resto ou tem rendido bem o dinheiro investido ou custou muito pouco ou nada. O que se perde nuns ganha-se e muito nos outros. Há uns que só entraram no Benfica para levar o carimbo e o Benfica pagar menos comissões aos empresários nas transferências de jogadores importantes.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!