Ronaldo a caminho da 3ª Bola de Ouro
Depois de uma época quase perfeita, alguém irá a tempo de conseguir parar o português rumo à terceira Bola de Ouro da carreira?
Lembra-se daquela série em que um grupo de extraterrestres vem à Terra, o Terceiro Calhau a Contar do Sol, disfarçados de seres humanos, para ver como é a vida no planeta? Então prepare-se: 17 golos na Liga dos Campeões (um a cada 58,4 minutos), vencedor da Bola de Ouro e da Bota de Ouro, campeão europeu, 19 assistências, 61 golos no total das competições (incluindo selecção) em 2013/14. Ufff, os números são avassaladores! Isto é Cristiano Ronaldo. Estamos a falar de um ser humano? Sim, mas podia ser de uma das personagens ET da série televisiva.
Com tudo isto, apesar de ainda não estarmos a meio do ano, CR7 surge destacado na pole position para a Bola de Ouro 2014. É certo que os acontecimentos no Mundial do Brasil, onde Portugal terá poucas hipóteses de ser campeão, terão a sua influência nas escolhas dos votantes - seleccionadores, capitães e jornalistas de todo o planeta. Mas só Messi ou Ribèry a levarem as suas selecções às costas a um título mundial poderiam ameaçar Ronaldo em nova conquista da Bola de Ouro. Também seria necessário que o avançado português passasse ao lado da maior competição futebolística, o que não é de esperar tendo em conta o seu rendimento esta época e o que fez nos decisivos jogos da fase de qualificação.
Ronaldo atravessa uma das melhores fases da carreira, o que lhe pode valer a aproximação a Lionel Messi em bolas de ouro: o argentino tem quatro. A estrela do Barcelona vive o ano mais apagado de que há memória e mesmo um reaparecimento em grande nos relvados brasileiros poderia ser insuficiente para evitar o terceiro troféu de melhor jogador do mundo para CR7. Habitualmente o atleta escolhido venceu um ou mais troféus no ano correspondente. Messi tem zero títulos em 2014 e, até Dezembro, só poderá mesmo conquistar o Mundial. Ronaldo já venceu a Liga dos Campeões, ainda por cima sendo o melhor marcador, e a Taça do Rei.
"REI"-NALDO
O jogador português conseguiu assim imitar Luís Figo, que também pelo Real Madrid conseguira vencer a Bola de Ouro (2001) e ser campeão europeu no ano seguinte (2002). O extremo foi o segundo português a conseguir a distinção de melhor do mundo para a FIFA, depois de Eusébio em 1965. O Pantera Negra podia tervencido no ano seguinte, mas um episódio curioso impediu-o de ficar com o troféu (como o próprio contou numa entrevista ao i em Dezembro de 2010): "E o voto foi de um jornalista português, o Couto e Santos, do Mundo Desportivo. Ele votou no Bobby Charlton em primeiro lugar, eu em segundo. O Charlton acabou com 81 pontos, eu com 80. Se ele votasse em mim, seria o contrário: eu 81, o Charlton 80". Assim, Ronaldo já ultrapassara Eusébio e Figo em 2013, e se o seu nome voltar a ser escolhido este ano poderá colocar a fasquia num patamar que dificilmente algum futebolista português ultrapassará: três Bolas de Ouro FIFA.
CORRER É COM ELE
Pode-se dizer que só faltou a CR7 liderar o Real Madrid à conquista do campeonato espanhol. Mesmo assim o avançado merengue foi o pichichi com 31 golos (média de um a cada 82 minutos), à frente de Messi (28) e Diego Costa (27) - apesar de tudo, os registos das últimas três épocas tinham sido melhores (34, 46 e 40). Os 31 golos na liga permitiram-lhe vencer a Bota de Ouro para o melhor marcador europeu ax-aequo com Luis Suárez do Liverpool, que apontou o mesmo número de tentos na Premier League.
Nem a milionária contratação de Gareth Bale retirou protagonismo ao 7 que o Real Madrid contratou ao United em 2009 por 100 milhões de euros. A importância de Ronaldo na conquista da Décima, uma verdadeira obsessão em Madrid, deverá valer-lhe para sempre um lugar especial no coração dos adeptos blancos. Além dos 17 golos, foi o que mais remates fez à baliza (47) em toda a prova e o jogador do Real Madrid que mais correu durante a competição (110,7 km), afastando o mito de que por vezes não defende por ser vedeta.
Aos 29 anos Ronaldo parece no auge do seu jogo. Jogou debilitado na final da Champions, em Lisboa, mas carrega todo o peso das esperanças de Paulo Bento e todo um país no Mundial-2014. Se conseguir destacar-se como o melhor jogador da competição, mesmo que Portugal não a vença, terá praticamente decidido a Bola de Ouro em Julho. É de loucos.
2 comentários:
Ramos vencerá a proxima ...
28 de maio de 2014 às 00:28Ainda que messi faça um mundial brilhante tenho dúvidas que consiga levar para casa a 5ª bola de ouro. Esta época está mesmo uns furos abaixo do que o jogador do barcelona nos habituo.
31 de maio de 2014 às 18:06O Ronaldo é, de facto, um extraterrestre e quem sabe faz essa grande festa pela terceira vez, lá para Janeiro ;)
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!