Boxing day 2014
Há tradições de Natal para todos os gostos. Na Venezuela vai-se à missa de patins e na Noruega o objectivo é esconder as vassouras na véspera de forma que não apareçam bruxas não convidadas com furtos qualificados. Na Estónia as famílias reúnem-se na sauna e entre japoneses há muitos que levam a tradição para o KFC (Kentucky Fried Chicken) desde os anos 70. Culpa da publicidade.
Em Portugal até pode haver frango, mas não é comida rápida. Por cá fazem--se as coisas com gosto e demoradamente. O bacalhau é a comida de eleição do jantar de 24 de Dezembro e o borrego assume o protagonismo no almoço de 25. E dia 26? Cada vez mais, os portugueses fazem como os japoneses e deixam--se levar pelo que vêem na televisão. Com uma diferença: os asiáticos são seduzidos pela publicidade, os portugueses pelo futebol do melhor campeonato do mundo. Sim, isso mesmo, hoje é dia 26 de Dezembro, hoje é Boxing Day.
É a jornada que todos conhecem. Calhe em que dia da semana calhar, não há equipa que escape à tradição e desta vez a honra de dar o pontapé de saída pertence ao Chelsea de José Mourinho, que recebe o West Ham em Stamford Bridge a partir das 12h45, com transmissão em directo na BTV2. O dérbi londrino não tem concorrência horária mas a partir das 15h00 já não há descanso para ninguém, com oito jogos em simultâneo: Burnley-Liverpool, Crystal Palace-Southampton, Everton-Stoke City, Leicester City-Tottenham, Manchester United-Newcastle (BTV2), Sunderland-Hull City, Swansea City-Aston Villa e WBA-Manchester City.
É a barrigada de futebol perfeita depois de dois dias em que as barrigadas foram de bacalhau, polvo, peru, cabrito, borrego e doces, muitos doces. Como se o mundo acabasse amanhã. Só que neste caso não acaba e o "amanhã" é sinónimo de Boxing Day. Se a tradição começa com um dérbi londrino, perfeito para aliciar famílias inteiras a irem ao futebol, encerra exactamente da mesma forma, com um encontro entre o Arsenal e o QPR às 17h30 (BTV2).
A penúltima jornada de 2014 tem muito em jogo. A equipa de José Mourinho está na liderança, mas já viu o cenário mais facilitado, antes de desperdiçar cinco pontos nas últimas quatro jornadas: empate em Sunderland e derrota em Newcastle. O Manchester City de Manuel Pellegrini aproveitou a deixa e reduziu a diferença para apenas 3 pontos. Numa segunda vaga surgem Manchester United e West Ham. Os primeiros, comandados por Van Gaal, empataram na última jornada depois de uma série de seis vitórias e têm dado outro ânimo aos adeptos, enquanto o West Ham está a fazer uma das melhores temporadas dos últimos anos. Mantê-la assim depois de ir a Stamford Bridge seria uma verdadeira prenda. Atrasada.
Fonte: ionline.pt
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!