domingo, 25 de novembro de 2018

5 histórias de um dia negro na Argentina

Sobram sobretudo dúvidas no rescaldo de um dia negro para o futebol argentino. Verguenza é a palavra mais vezes lida em toda a imprensa argentina mas é sobretudo na expressão papelón (expressão que significa “ação ridícula realizada por uma pessoa pela qual ela e outras pessoas implicadas se sentem incomodadas e envergonhadas) que assenta o resumo do que se passou. “Que vergonha! O mundo está a ver a decadência de uma sociedade sem educação, moral ou valores!Suspendam este jogo já, não estamos preparados para um evento assim! Peço desculpa a todos os que estão a ver este papelón!”, escreveu na sua conta oficial do Twitter Andrés Nocioni, basquetebolista que terminou a carreira em 2017 após muitos anos na NBA.

Mais do que uma questão desportiva, os graves incidentes estão a ser colocados num patamar social e económico que destapa a crise em que a Argentina está mergulhada nos últimos anos e foi Diego Armando Maradona (que conseguiu apurar a sua nova equipa, o Dorados, para a final do Torneio Apertura da 2.ª Divisão do México) a dar o pontapé de saída nessa perspetiva que será certamente muito debatida nos próximos tempos. “Não há segurança na Argentina, é um terror sair para o relvado. É uma lástima ter que dizer isso mas com Macri tem sido um desastre. Há roubos por todo o lado, as pessoas não comem… Esta é a mudança que o povo votou. Nas eleições, o presidente enganou as pessoas com mentiras, mas a mim não, porque nunca votaria nele. Estamos pior agora do que há muito tempo. A presidência de Macri é a pior de todos os tempos na Argentina, sem dúvida”, comentou. Curiosidade: El Pibe acabou a carreira no Boca… quando Macri era o presidente do clube.


A operação policial feita na véspera aos radicais “Los Borrachos del Tablón”

O secretário da Segurança da cidade de Buenos Aires, Marcelo D’Alessandro, não teve dúvidas em fazer uma espécie de mea culpa em relação ao ataque ao autocarro do Boca Juniors – “a operação policial falhou”. No entanto, há uma outra razão que pode explicar o porquê de tudo o que se passou: terá sido uma ação orquestrada por alguns elementos radicais da claque “Los Borrachos del Tablón” em resposta ao que se passara na véspera. Na sexta-feira, como explica a Marca, foi feita uma operação que tirou 300 bilhetes para revenda, dinheiro (mais de 150 mil euros) e outros artefactos ao grupo, além de deter o seu líder, “Caverna” Godoy. Faltando provas para permanecer detido, foi apenas proibido de ir ao Monumental (algo que seria facilmente ludibriado) e terá estado envolvido do ataque à comitiva xeneize a cerca de 600 metros do estádio.

As pressões de Gianni Infantino, líder da FIFA, para a realização do jogo

Os intervenientes do encontro foram tentando recusar a ideia de pressões externas para a realização do jogo apesar de todos os incidentes mas uma reportagem do Clarín sobre o que se passou nos bastidores do Monumental não tem dúvidas: Gianni Infantino, presidente da FIFA que estava presente em Buenos Aires para assistir à final, foi um dos elementos que tentou forçar o início da partida, tentando evitar aquilo que para si seria uma vergonha melhor e que chegou mesmo a acontecer, que era o adiamento ou a suspensão do jogo. E um relatório dos médicos da CONMEBOL que circulou nas redes sociais defendia também que os jogadores do Boca Juniors tinham apenas lesões superficiais, quando eram mais do que evidentes as sequelas mais graves em alguns elementos, nomeadamente o capitão Pablo Pérez (que, havendo hoje jogo, deverá ficar de fora). Perante a posição do presidente do River Plate, que se mostrou solidário com o homólogo xeneize, Alejandro Domínguez, líder da CONMEBOL, não teve alternativa a não ser adiar o encontro por 24 horas.

A razão para os confrontos cá fora e um vídeo que chocou a Argentina

Antes do ataque ao autocarro do Boca Juniors já se tinham registado alguns tumultos nos arredores do Monumental, que se forma multiplicando mesmo depois de ter sido anunciado o adiamento da segunda mão da final da Taça Libertadores e chegaram ao cúmulo de ter interrompido uma entrevista do próprio presidente do River Plate, Rodolfo D’Onofrio, que não teve outra solução a não ser fugir à pressa perante os tumultos que se registavam no interior do recinto. Pensou-se que poderia ser uma resposta à carga policial ao ataque mas não teve nada a ver com isso: como explica o Olé, os desacatos antes do jogo surgiram porque centenas e centenas de pessoas sem bilhete forçaram a entrada no recinto; os desacatos depois do adiamento surgiram porque houve muitas tentativas de roubo de adeptos que saíam do Monumental com o bilhete que daria entrada este domingo. No meio desta loucura, houve um vídeo que chocou o país: uma adepta do River foi apanhada a colocar vários engenhos pirotécnicos na cintura de uma criança para poder entrar com maior facilidade no estádio.

Motorista do Boca desmaiou e foi um vice a segurar o volante do autocarro

As imagens dos vidros partidos e o vídeo partilhado pelo próprio Boca Juniors dos instantes de terror que se viveram aquando do ataque à chegada ao Monumental foram sendo conhecidos ao longo do dia mas houve uma outra história paralela menos relatada e que podia ter piorado ainda mais o cenário negro que se viveu na antecâmara da partida: o motorista do autocarro dos xeneizes, conhecido por Gringo, desmaiou após uma das pedradas que atingiram o autocarro e acabou por ser Horacio Paolini, vice do clube, a segurar no volante evitando outro tipo de problemas. “Agarrou no volante até conseguir reagir e depois tratei de fazer o melhor para levar os rapazes para o estádio mas podia ter sido uma tragádia. Lembro-me de ter visto as pedras e depois não me recordo de mais nada. Quando me recuperei, agarrei de novo no volante. Para mim a zona estava liberta, estávamos a ir para um jogo e não para a guerra”, explicou o motorista no Monumental, citado pelo Globoesporte.

O vídeo que se tornou viral e uma cara conhecida em Buenos Aires

O vídeo mais partilhado e difundido na Argentina acaba por ser a antítese do clima de guerra e terror que se viveu este sábado em Buenos Aires: um adepto do River Plate, à saída do estádio, pede desculpa ao Boca Juniors. “É isso que quero dizer: perdão. E sou hincha do River, nada justifica isto. Sou adepto do River, o meu irmão é adepto do Boca e eu amo-o na mesma. Amo-o como adepto do Boca. Que aprendamos todos com isto e que sejamos um pouco mais civilizados. Se formos civilizados, vamos crescer todos. Não importa a religião, não importa a política, só interessa que sejamos civilizados, que pensemos um bocado nisto”, salientou. Curiosamente, há uma cara conhecida dos portugueses em Buenos Aires e que já estava no interior do Monumental na altura em que o encontro foi adiado por 24 horas, como se viu nas imagens partilhadas no Instagram: Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, que levou um cartaz de apoio para um antigo jogador dos dragões: Quintero.

3 comentários:

lawrence disse...

O que se passou é uma das pequeninas pontas dum iceberg muito grande e muito feio que começa a emergir!
Dizer "vergonha" ao que se passou é o mesmo que uma sociedade tomada por um cancro a criticar um pequeno furúnculo que lhe apareceu na pele!
Já quanto à presença do arruaceiro e seus pares, para quem só tem o salário mínimo declarado, é caso para saber se a factura dos bilhetes foi emitida pela cosmos!

25 de novembro de 2018 às 17:25
Anónimo disse...

...o maior destaque vai para o macaco!!!um dia vai poder dizer aos netos(se viver até lá):EU ESTIVE LÁ,EM MAIS UMA VERGONHA DO MUNDO DO FUTEBOL....já agora Fura,mostra lá as imagens dos autocarros do Benfica quando vão jogar precisamente ao clube do macaco!!!(afonso

25 de novembro de 2018 às 17:25
Tim disse...

Transcrever declarações de Maradona sobre política é tão criminoso como os ataques ao autocarro...

25 de novembro de 2018 às 18:44

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger