terça-feira, 4 de junho de 2013

"O Benfica é uma obsessão que não sai da cabeça"

A frase é de Vítor Serpa num excelente artigo publicado na edição de Domingo no jornal A Bola e refere-se à mentalidade do FC Porto face ao rival Benfica. Ora aqui tem o artigo todo:

"Quando um jogador de futebol, na sua pública apresentação como jogador do FC Porto, sente uma necessidade missionária de dizer que não gosta do Benfica para agradar ao novo patrão, não percebe que está, afinal, a glorificar o adversário e, sem o desejar, a dar-lhe uma dimensão superior. 

O mesmo sucede quando um estádio cheio de adeptos portistas, a viverem o delírio de um ambiente de festa e de consagração de sucesso, se levanta, por inteiro, a gritar impropérios contra o principal rival. É estranho que não perceba que esse comportamento não é uma ofensa, mas, sim, um dos mais expressivos e impressivos elogios, porque demonstra que o adversário é uma obsessão que não sai da cabeça, sendo evidente que aquilo que é obsessivo não é o facto desse adversário ter sido derrotado, mas o dele existir e de existir tão intensa e imensamente que em nenhuma circunstância, nem mesmo de legítima euforia, consegue ser anulado e esquecido.

Não por acaso, o mesmo tem sucedido nos últimos tempos com o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. A idade não lhe tem retirado algumas capacidades e méritos, mas tem-no tornado mais obsessivo contra o seu rival e contra Lisboa. 

Por isso, não raras vezes substitui a famosa ironia pela menos encantadora irritação que alguns menos contemplativos traduzem, talvez excessivamente, por ódio. Principalmente, nos momentos de vitória. Mesmo que improvável, como foi a da vitória no campeonato. Mesmo que entregue, manifestamente, pelo erro e pela incompetência do tal rival que diaboliza.

Também o presidente do FC Porto, tal como se pode constatar na recente e simpatizante entrevista televisiva, glorifica o seu rival e inimigo, oferecendo-lhe o que tem de melhor em matéria de imaginação e de criatividade. Sendo o primeiro a garantir-lhe essa tal dimensão superior que faz com que os seus empregados se sintam mais confortáveis e porventura mais amados quando se revelam o mais furiosamente que conseguem contra o que consideram ser o inimigo público do FC Porto.

É, este, um caminho perigoso, porque revela uma tão óbvia quanto inexplicável inferioridade perante um adversário que tão pouco tem ganho. Tanto mais que o FC Porto tem conquistado quase tudo em Portugal. Umas vezes com mais mérito do que outras, mas, incontestavelmente, provando ser, a léguas, o melhor e o mais forte clube de futebol português nas últimas décadas.

É admissível que essas vitórias se construam muito na base de uma cultura guerreira que não só tem de inventar inimigos como de os tornar mais dramaticamente perigosos do que, na verdade, são. 

Como se sabe, a águia demora em recuperar a sua condição predadora e mesmo quando se consegue orientar no voo da Luz para aterrar num emblemático pedaço de carne crua, não consegue deixar de ser uma simples águia domesticada e sem verdadeiro instinto de caçadora. Pois é o FC Porto quem mais a enaltece como ser verdadeiramente grandioso e que merece não só respeito, mas medo.

É bem possível que os portistas sintam que para poderem continuar a ter os seus jogadores em alerta máximo e não descansarem sob os louros da vitória tenham de manter aceso um fogo fictício, apenas imaginado e criado para justificar concentração e motivação. Mas isso tem um preço e num universo, assim, de faz de conta acaba por tornar alguns episódios caricatos como esse de Vítor Pereira ter dito a Pinto da Costa que precisava de mais tempo para decidir se seria, ou não, treinador do FC Porto na próxima época. 

Como se o país pudesse imaginar Pinto da Costa a roer a unhas e a exclamar, nervoso, para o Antero: «E se o homem decidir dar-nos com os pés?»"

27 comentários:

Anónimo disse...

Porreiro. Qualquer pessoa que chegasse agora de Marte e ouvisse o último discurso do LFV, ou mesmo que passasse os olhos pela página de entrada do Fura Redes, era capaz de jurar que o reverso era verdade, mas sendo assim já estamos mais esclarecidos. Obrigado, ó Fura.

4 de junho de 2013 às 17:36
Fura-Redes disse...

Não tens de que mas olha que não fui eu que disse foi o Vítor Serpa

4 de junho de 2013 às 17:40
RG disse...

Sempre a somar este Fura Redes é só rir ,nos últimos 8 post 6 são a falar do grande PORTO, no post anterior de quente e boas das 5 noticias 3 era mais uma vez do PORTO, das duas uma ou é uma jogada de Markting porque já percebeste que os adeptos do teu clube dão muitas visualizações quando são noticias do FCP ao blog, ou então estás obcecado pelo PORTO.

neste caso podemos escrever o pensamento é do FURA REDES

"O PORTO é uma obsessão que não sai da cabeça"

Que patetice

4 de junho de 2013 às 17:54
Fura-Redes disse...

tas nervoso RG? será porque não tens treinador? ou porque ficaste sem o Moutinho e o Lucho está a cair de podre? Calma! Isto é o meu blog e eu falo do que bem me der na pinha

4 de junho de 2013 às 17:57
RG disse...

Até estou bastante calmo com as quinas ao peito , quem é que te disse que eu não tenho treinador? O Vítor Pereira ainda lá está , tudo é que devias estar preocupado com o Mestre Jejum ter renovado , estou descansado porque vai haver soluções para o Moutinho, mais uma vez obrigado por me fazeres ler tantas noticias do meu GRANDE PORTO.

4 de junho de 2013 às 18:00
Diogo disse...

Estão nervosos sim senhor! Mas é verdade que vocês passam a vida a falar do Porto, e têm medo do Porto, aliás porque razão não lhes ganham há 4 anos?

Este artigo é mais uma vez uma tentativa para escamotear os trofeus perdidos.

4 de junho de 2013 às 18:01
RG disse...

Tens noticias bem mais interessantes, por exemplo a renovação do Mestre Jejum, a ida ou não do Perigoso Cardozo , a nova camisola com as mangas e gola preta mais as 3 estrelas do Trimelão.

Não achas bem mais engraçado escreves este tipo de noticias num blog benfiquista?

4 de junho de 2013 às 18:07
Fura-Redes disse...

Até parece que não são temos de que já falei

4 de junho de 2013 às 18:09
RG disse...

O benfica comunicou á CMVM que o Mestre assinou por 2 épocas, vá já tens com que te entreter durante algumas horas , depois podes voltar ao PORTO

4 de junho de 2013 às 18:16
Anónimo disse...


Ó vitor Serpa será que o Porto é assim tão importante que te aguce tanto imaginação ou será que revês no Porto e nos portistas a tua imagem?

4 de junho de 2013 às 18:19
Anónimo disse...

Um tema interessante para todos, seria que nos informassem o que fizeram as faixas que já estavam encomendadas com o título de campeões e para onde foram as garrafas de espumante que colocaram no frigorífico.

4 de junho de 2013 às 18:25
Anónimo disse...

Se estiverem interessados eu sou capaz de vos dar uma ajuda, para que o prejuízo não seja tão grande, vos comprar em saldo as garrafas de espumoso.

4 de junho de 2013 às 18:33
Anónimo disse...

é na apresentação e na saída como o maçã podre....que eu julgava ser do sporting desde pequenino, mas afinal de quem é que ele se foi lembrar qdo saiu do porto ? é com cada idiota

4 de junho de 2013 às 18:57
Anónimo disse...

mais uma vez fica demonstrado que o que ganha campeonatos no porto é a corrupção e o domínio da arbitragem. Um treinador campeão 2 anos seguidos à custa do sistema da fruta podre é corrido como um cão raivoso. Agora diz-me lá ó bitinho, valeu a pena tanta posta de pescada contra o benfica ?

4 de junho de 2013 às 18:59
Fura-Redes disse...

Não podia estar mais de acordo com o anonimo das 18:59

4 de junho de 2013 às 19:03
Anónimo disse...

rg es um atrasado da provincia tal e qual como o teu presidente,fruteiros do caralho...

4 de junho de 2013 às 19:41
Red#1 disse...

Se o Benfica ganha-se campeonatos como os ganha o Porto eu morreria de vergonha nem punha os pes em nenhum blogue nem em coisissima nenhuma ainda estou para ver quando um portista assume que o seu presidente para alem de perceber de futebol como nenhum outro e tambem um grande aldrabao corrupto com uma ironia de merda hipocrita que todo o Pais ja esta farto da mesma que mete nojo ate conseguio enganar o Papa isso voces nao veem so veem as orelhas do LFV.

4 de junho de 2013 às 19:44
Anónimo disse...

Mas como é que ainda se perde tempo a falar nos ANDRADES CORRUPTOS???
Toda a gente já sabe como é que foram a maior parte dos seus títulos - Fruta e café com leite. Por favor esqueçam que leles existem, deixem que eles vivam no se regionalismo bacoco

4 de junho de 2013 às 19:46
Anónimo disse...

O Benfica é uma obsessão que não lhes sai da cabeça, isso é óbvio. "Ganham" mas querem ser como nós. Nós perdemos e eles pensam que queremos "ganhar" como eles. Ninguém dá valor às suas "conquistas" e eles sentem isso, por isso continuam a olhar para cima, para nós. De sorriso amarelado, lá fazem de conta que são superiores, sentindo-se pequenos por dentro. De um clube que até na própria data de fundação mente nada espero. Nada de bom, claro. Mas também não quero saber. Sou do Benfica. E o resto, meus caros, é treta.

4 de junho de 2013 às 20:14
Anónimo disse...

Acho impressionante falarem da fruta.. Que eu saiba nestas duas últimas épocas o Benfica esteve sempre com pontos de vantagem sobre o Porto.. Vêem-me dizer que perderam pontos por causa dos árbitros? Façam-me rir!! Este campeonato também não o ganharam à capela, decidiu-se na última jornada.. Ah, e recordam-se daquele árbitro que veio a público dizer que a melhor prenda que tinha recebido na vida foi "comprada" pelo LFV/Benfica? Pois é, desse ninguém fala.. é que a nossa comunicação social não é tão imparcial quanto quer parecer.. Portista com muito orgulho e com a cabeça bem levezinha..

4 de junho de 2013 às 20:49
Unknown disse...

Um bom artigo, e o resto é a dor da verdade.

RG, compreende isto, uma coisa é teres adeptos a falar dos rivais nos blogues, outra coisa é teres um presidente, jogadores e treinador a fazer o mesmo. Quando compreenderes isso, vais compreender tudo o resto.

Abraço

4 de junho de 2013 às 21:04
Anónimo disse...

Aos atrasados mentais androidescorruptos, que andam a conspurcar o pedaço, só um alerta: ESCUTAS APITO DOURADO: diz-vos alguma coisa?

4 de junho de 2013 às 22:21
RG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Grande Fura-Redes!!!! Exactamente o que eu sinto o Porto nao e Porto e Anti-Benfica FC. Para mim sao mesmo uma cambada de Porcos. Expliquem la agora os portistas porque e que por exemplo nos anos 90 ate o balneario do Benfica nas Antas o encheram de aguerdente para que nao pudessem se vestir no balneario? Como disse o Ricardo para a Benfica TV :"Era um cheiro horrivel, Mas tudo bem. Guerra e guerra. Vamos la" Portanto A VOSSA INVEJA ainda nos faz MAIS FORTE

5 de junho de 2013 às 07:39
Pedro de Almeida disse...

Na mouche. Aliás, basta dar uma vista de olhos pela página Anti-Benfica no Facebook. Tens mais de 300000 fiéis seguidores. A dimensão do Benfica também se vê na militância daqueles que o odeiam.

5 de junho de 2013 às 13:21
Anónimo disse...

O Vítor Serpa bem que podiam explicar era o ódio do FC Porto ao SL Benfica.

E em vez de falar em impropérios,que são elogios ao SL Benfica, devia era falar quem incentiva esses impropérios e com que fins.

Devia também era criticar quem é o arauto da guerra contra os mouros.

Devia também ter desenvolvido mais a parte do "Umas vezes com mais mérito do que outras" Que quererá ele dizer com isto ? :)

O Vítor Serpa decidiu escreveu um romance, um best-seller em que deixa os Benfiquistas contentes porque critica o comportamento portista e deixa contente os portistas porque ao mesmo tempo que fala de obsessão, fala maravilhas sobre a mentalidade portista e cultura guerreira.

Oh Vítor toca o dedo na ferida homem!

5 de junho de 2013 às 22:52
Anónimo disse...

O Vitor Serpa tem razão, mas não adianta.
Prá cambada que se reúne em volta do monstro, não alcançam mais longe do que um palmo. O monstro fala de ódio e corja obedece. Bin Laden não faria melhor.

30 de junho de 2013 às 18:34

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger