"O Benfica é uma obsessão que não sai da cabeça"
A frase é de Vítor Serpa num excelente artigo publicado na edição de Domingo no jornal A Bola e refere-se à mentalidade do FC Porto face ao rival Benfica. Ora aqui tem o artigo todo:
"Quando um jogador de futebol, na sua pública apresentação como jogador do FC Porto, sente uma necessidade missionária de dizer que não gosta do Benfica para agradar ao novo patrão, não percebe que está, afinal, a glorificar o adversário e, sem o desejar, a dar-lhe uma dimensão superior.
O mesmo sucede quando um estádio cheio de adeptos portistas, a viverem o delírio de um ambiente de festa e de consagração de sucesso, se levanta, por inteiro, a gritar impropérios contra o principal rival. É estranho que não perceba que esse comportamento não é uma ofensa, mas, sim, um dos mais expressivos e impressivos elogios, porque demonstra que o adversário é uma obsessão que não sai da cabeça, sendo evidente que aquilo que é obsessivo não é o facto desse adversário ter sido derrotado, mas o dele existir e de existir tão intensa e imensamente que em nenhuma circunstância, nem mesmo de legítima euforia, consegue ser anulado e esquecido.
Não por acaso, o mesmo tem sucedido nos últimos tempos com o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. A idade não lhe tem retirado algumas capacidades e méritos, mas tem-no tornado mais obsessivo contra o seu rival e contra Lisboa.
Por isso, não raras vezes substitui a famosa ironia pela menos encantadora irritação que alguns menos contemplativos traduzem, talvez excessivamente, por ódio. Principalmente, nos momentos de vitória. Mesmo que improvável, como foi a da vitória no campeonato. Mesmo que entregue, manifestamente, pelo erro e pela incompetência do tal rival que diaboliza.
Também o presidente do FC Porto, tal como se pode constatar na recente e simpatizante entrevista televisiva, glorifica o seu rival e inimigo, oferecendo-lhe o que tem de melhor em matéria de imaginação e de criatividade. Sendo o primeiro a garantir-lhe essa tal dimensão superior que faz com que os seus empregados se sintam mais confortáveis e porventura mais amados quando se revelam o mais furiosamente que conseguem contra o que consideram ser o inimigo público do FC Porto.
É, este, um caminho perigoso, porque revela uma tão óbvia quanto inexplicável inferioridade perante um adversário que tão pouco tem ganho. Tanto mais que o FC Porto tem conquistado quase tudo em Portugal. Umas vezes com mais mérito do que outras, mas, incontestavelmente, provando ser, a léguas, o melhor e o mais forte clube de futebol português nas últimas décadas.
É admissível que essas vitórias se construam muito na base de uma cultura guerreira que não só tem de inventar inimigos como de os tornar mais dramaticamente perigosos do que, na verdade, são.
Como se sabe, a águia demora em recuperar a sua condição predadora e mesmo quando se consegue orientar no voo da Luz para aterrar num emblemático pedaço de carne crua, não consegue deixar de ser uma simples águia domesticada e sem verdadeiro instinto de caçadora. Pois é o FC Porto quem mais a enaltece como ser verdadeiramente grandioso e que merece não só respeito, mas medo.
É bem possível que os portistas sintam que para poderem continuar a ter os seus jogadores em alerta máximo e não descansarem sob os louros da vitória tenham de manter aceso um fogo fictício, apenas imaginado e criado para justificar concentração e motivação. Mas isso tem um preço e num universo, assim, de faz de conta acaba por tornar alguns episódios caricatos como esse de Vítor Pereira ter dito a Pinto da Costa que precisava de mais tempo para decidir se seria, ou não, treinador do FC Porto na próxima época.
Como se o país pudesse imaginar Pinto da Costa a roer a unhas e a exclamar, nervoso, para o Antero: «E se o homem decidir dar-nos com os pés?»"
27 comentários:
Porreiro. Qualquer pessoa que chegasse agora de Marte e ouvisse o último discurso do LFV, ou mesmo que passasse os olhos pela página de entrada do Fura Redes, era capaz de jurar que o reverso era verdade, mas sendo assim já estamos mais esclarecidos. Obrigado, ó Fura.
4 de junho de 2013 às 17:36Não tens de que mas olha que não fui eu que disse foi o Vítor Serpa
4 de junho de 2013 às 17:40Sempre a somar este Fura Redes é só rir ,nos últimos 8 post 6 são a falar do grande PORTO, no post anterior de quente e boas das 5 noticias 3 era mais uma vez do PORTO, das duas uma ou é uma jogada de Markting porque já percebeste que os adeptos do teu clube dão muitas visualizações quando são noticias do FCP ao blog, ou então estás obcecado pelo PORTO.
4 de junho de 2013 às 17:54neste caso podemos escrever o pensamento é do FURA REDES
"O PORTO é uma obsessão que não sai da cabeça"
Que patetice
tas nervoso RG? será porque não tens treinador? ou porque ficaste sem o Moutinho e o Lucho está a cair de podre? Calma! Isto é o meu blog e eu falo do que bem me der na pinha
4 de junho de 2013 às 17:57Até estou bastante calmo com as quinas ao peito , quem é que te disse que eu não tenho treinador? O Vítor Pereira ainda lá está , tudo é que devias estar preocupado com o Mestre Jejum ter renovado , estou descansado porque vai haver soluções para o Moutinho, mais uma vez obrigado por me fazeres ler tantas noticias do meu GRANDE PORTO.
4 de junho de 2013 às 18:00Estão nervosos sim senhor! Mas é verdade que vocês passam a vida a falar do Porto, e têm medo do Porto, aliás porque razão não lhes ganham há 4 anos?
4 de junho de 2013 às 18:01Este artigo é mais uma vez uma tentativa para escamotear os trofeus perdidos.
Tens noticias bem mais interessantes, por exemplo a renovação do Mestre Jejum, a ida ou não do Perigoso Cardozo , a nova camisola com as mangas e gola preta mais as 3 estrelas do Trimelão.
4 de junho de 2013 às 18:07Não achas bem mais engraçado escreves este tipo de noticias num blog benfiquista?
Até parece que não são temos de que já falei
4 de junho de 2013 às 18:09O benfica comunicou á CMVM que o Mestre assinou por 2 épocas, vá já tens com que te entreter durante algumas horas , depois podes voltar ao PORTO
4 de junho de 2013 às 18:16
4 de junho de 2013 às 18:19Ó vitor Serpa será que o Porto é assim tão importante que te aguce tanto imaginação ou será que revês no Porto e nos portistas a tua imagem?
Um tema interessante para todos, seria que nos informassem o que fizeram as faixas que já estavam encomendadas com o título de campeões e para onde foram as garrafas de espumante que colocaram no frigorífico.
4 de junho de 2013 às 18:25Se estiverem interessados eu sou capaz de vos dar uma ajuda, para que o prejuízo não seja tão grande, vos comprar em saldo as garrafas de espumoso.
4 de junho de 2013 às 18:33é na apresentação e na saída como o maçã podre....que eu julgava ser do sporting desde pequenino, mas afinal de quem é que ele se foi lembrar qdo saiu do porto ? é com cada idiota
4 de junho de 2013 às 18:57mais uma vez fica demonstrado que o que ganha campeonatos no porto é a corrupção e o domínio da arbitragem. Um treinador campeão 2 anos seguidos à custa do sistema da fruta podre é corrido como um cão raivoso. Agora diz-me lá ó bitinho, valeu a pena tanta posta de pescada contra o benfica ?
4 de junho de 2013 às 18:59Não podia estar mais de acordo com o anonimo das 18:59
4 de junho de 2013 às 19:03rg es um atrasado da provincia tal e qual como o teu presidente,fruteiros do caralho...
4 de junho de 2013 às 19:41Se o Benfica ganha-se campeonatos como os ganha o Porto eu morreria de vergonha nem punha os pes em nenhum blogue nem em coisissima nenhuma ainda estou para ver quando um portista assume que o seu presidente para alem de perceber de futebol como nenhum outro e tambem um grande aldrabao corrupto com uma ironia de merda hipocrita que todo o Pais ja esta farto da mesma que mete nojo ate conseguio enganar o Papa isso voces nao veem so veem as orelhas do LFV.
4 de junho de 2013 às 19:44Mas como é que ainda se perde tempo a falar nos ANDRADES CORRUPTOS???
4 de junho de 2013 às 19:46Toda a gente já sabe como é que foram a maior parte dos seus títulos - Fruta e café com leite. Por favor esqueçam que leles existem, deixem que eles vivam no se regionalismo bacoco
O Benfica é uma obsessão que não lhes sai da cabeça, isso é óbvio. "Ganham" mas querem ser como nós. Nós perdemos e eles pensam que queremos "ganhar" como eles. Ninguém dá valor às suas "conquistas" e eles sentem isso, por isso continuam a olhar para cima, para nós. De sorriso amarelado, lá fazem de conta que são superiores, sentindo-se pequenos por dentro. De um clube que até na própria data de fundação mente nada espero. Nada de bom, claro. Mas também não quero saber. Sou do Benfica. E o resto, meus caros, é treta.
4 de junho de 2013 às 20:14Acho impressionante falarem da fruta.. Que eu saiba nestas duas últimas épocas o Benfica esteve sempre com pontos de vantagem sobre o Porto.. Vêem-me dizer que perderam pontos por causa dos árbitros? Façam-me rir!! Este campeonato também não o ganharam à capela, decidiu-se na última jornada.. Ah, e recordam-se daquele árbitro que veio a público dizer que a melhor prenda que tinha recebido na vida foi "comprada" pelo LFV/Benfica? Pois é, desse ninguém fala.. é que a nossa comunicação social não é tão imparcial quanto quer parecer.. Portista com muito orgulho e com a cabeça bem levezinha..
4 de junho de 2013 às 20:49Um bom artigo, e o resto é a dor da verdade.
4 de junho de 2013 às 21:04RG, compreende isto, uma coisa é teres adeptos a falar dos rivais nos blogues, outra coisa é teres um presidente, jogadores e treinador a fazer o mesmo. Quando compreenderes isso, vais compreender tudo o resto.
Abraço
Aos atrasados mentais androidescorruptos, que andam a conspurcar o pedaço, só um alerta: ESCUTAS APITO DOURADO: diz-vos alguma coisa?
4 de junho de 2013 às 22:21Grande Fura-Redes!!!! Exactamente o que eu sinto o Porto nao e Porto e Anti-Benfica FC. Para mim sao mesmo uma cambada de Porcos. Expliquem la agora os portistas porque e que por exemplo nos anos 90 ate o balneario do Benfica nas Antas o encheram de aguerdente para que nao pudessem se vestir no balneario? Como disse o Ricardo para a Benfica TV :"Era um cheiro horrivel, Mas tudo bem. Guerra e guerra. Vamos la" Portanto A VOSSA INVEJA ainda nos faz MAIS FORTE
5 de junho de 2013 às 07:39Na mouche. Aliás, basta dar uma vista de olhos pela página Anti-Benfica no Facebook. Tens mais de 300000 fiéis seguidores. A dimensão do Benfica também se vê na militância daqueles que o odeiam.
5 de junho de 2013 às 13:21O Vítor Serpa bem que podiam explicar era o ódio do FC Porto ao SL Benfica.
5 de junho de 2013 às 22:52E em vez de falar em impropérios,que são elogios ao SL Benfica, devia era falar quem incentiva esses impropérios e com que fins.
Devia também era criticar quem é o arauto da guerra contra os mouros.
Devia também ter desenvolvido mais a parte do "Umas vezes com mais mérito do que outras" Que quererá ele dizer com isto ? :)
O Vítor Serpa decidiu escreveu um romance, um best-seller em que deixa os Benfiquistas contentes porque critica o comportamento portista e deixa contente os portistas porque ao mesmo tempo que fala de obsessão, fala maravilhas sobre a mentalidade portista e cultura guerreira.
Oh Vítor toca o dedo na ferida homem!
O Vitor Serpa tem razão, mas não adianta.
30 de junho de 2013 às 18:34Prá cambada que se reúne em volta do monstro, não alcançam mais longe do que um palmo. O monstro fala de ódio e corja obedece. Bin Laden não faria melhor.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!