Primeira final de Portugal
A seleção portuguesa de futebol disputa no domingo a primeira "final" no Mundial2014 e está obrigada a vencer os Estados Unidos para manter as esperanças de conseguir um dos dois lugares de apuramento no Grupo G.
Depois da goleada sofrida na estreia frente à Alemanha (4-0) e com o triunfo dos Estados Unidos sobre o Gana (2-1), Portugal precisa dos três pontos para continuar a depender de si na luta pela qualificação, embora a desvantagem na diferença de golos possa vir a ser decisiva.
Um empate com os Estados Unidos deixará Portugal dependente de uma derrota dos norte-americanos frente à Alemanha, com a diferença de golos a decidir depois o apuramento na última jornada, marcada para quinta-feira.
Além da pesada derrota, o encontro de Salvador, na segunda-feira, trouxe mais más notícias para o selecionador Paulo Bento, que não poderá contar com quatro dos jogadores que entraram no "onze" inicial.
Pepe está suspenso, depois de ter visto o cartão vermelho na partida com os germânicos, e Rui Patrício, Hugo Almeida e Fábio Coentrão, que já regressou a Portugal, estão lesionados.
Apesar de continuar a treinar com uma proteção no joelho esquerdo e ter feito gelo no final do treino aberto de quarta-feira, Cristiano Ronaldo está, de acordo com o que os seus companheiros têm dito em conferência de imprensa, a 100 por cento e focado em ajudar a equipa.
No treino de quinta-feira, Paulo Bento testou, nos 15 minutos abertos à comunicação social, um possível setor defensivo, onde estão o maior número de baixas, com Beto na baliza, João Pereira e Bruno Alves a manterem-se e Ricardo Costa e André Almeida a substituírem Pepe e Fábio Coentrão, respetivamente, com Miguel Veloso a seguir como trinco.
No ataque, a dúvida parece estar no substituto de Hugo Almeida, com Éder a ter sido o escolhido para entrar frente à Alemanha, embora Hélder Postiga a ser um dos mais utilizados na era Paulo Bento.
Nos Estados Unidos, a grande baixa é a do ponta-de-lança Jozy Altidore, que foi substituído ainda na primeira parte do jogo com o Gana e deverá ser substituído por Chris Wondolowski ou Aron Johannsson.
O selecionador dos Estados Unidos, o alemão Jürgen Klinsmann, já reconheceu que a seleção portuguesa está "encostada à parede" e com pouca margem de manobra.
Além dos norte-americanos, Portugal terá de enfrentar ainda um outro adversário, o clima de Manaus, sendo esperadas temperaturas a rondar os 30 graus e humidade superior a 70 por cento, além de existir a possibilidade de chover.
Há um equilíbrio total no confronto direto entre os dois países, com duas vitórias para cada lado e um empate, além de cinco golos marcados e outros tantos sofridos, embora nos últimos dois encontros o triunfo tenha sorrido aos norte-americanos.
Contudo, apenas por uma vez as duas equipas se encontraram em jogos oficiais, no primeiro jogo no Mundial2002, com os Estados Unidos a vencerem por 3-2, no início de uma campanha para esquecer de Portugal, eliminado pela segunda vez na fase de grupos.
Em cinco participações em Mundiais, a equipa das “quinas" nunca ficou eliminada ao segundo encontro, algo que poderá acontecer no domingo, caso perca com os Estados Unidos e a Alemanha pontue frente ao Gana na véspera.
Fonte - ionline.pt
1 comentários:
Tirando o Fábio Coentrão, que boas notícias os outros 3 não jogarem. Já agora seria bom que mais uns quantos elementos estivessem impedidos de jogar, mas talvez não houvesse jogadores suficientes para o 11. Espero que sejamos eliminados sem apelo nem agravo com mais uma humilhante derrota para ver se Paulo Bento é afastado e começamos a reconstruir uma boa seleção para o próximo europeu.
21 de junho de 2014 às 18:41Dos atuais convocados, apenas ficariam Ronaldo, Coentrão, Almeida, Eduardo, Varela e Amorim. Os outros não têm qualidade para representar Portugal, começando por Nani, o jogador mais irritante de todos os tempos.
Desejo a continuação de umas boas férias ao Fura!
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!