quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Entrevista ao Presidente Luís Filipe Vieira

A entrevista, conduzida pelo jornalista Helder Conduto, teve lugar no Museu Cosme Damião, com a presença de cerca de 70 sócios do Benfica que fizeram perguntas a Luís Filipe Vieira.
Primeiro tema: 14 anos de presidência
"São 14 anos como presidente, mas mais com o Manuel Vilarinho, 16 ou 17. Sinto grande orgulho em estar estes anos todos à frente do Benfica. Significa que os benfiquistas têm confiança em mim e nos órgãos sociais. Tem a ver também com o facto de todos os benfiquistas acreditarem naquilo que foi proposto. Todos nos lembramos de como estava o Benfica. O meu obrigado aos benfiquistas"

"Ao longo destes anos todos, é preciso as pessoas perceberem que para reerguer um clube desta dimensão é preciso viver isto intensamente. O primeiro grande projeto teve a ver com a construção do estádio e foram anos terríveis, de muito trabalho. É verdade que costumo dormir pouco, às vezes às 5 da manhã já estou a mandar mensagens para pessoas do Benfica. Não sou o único a viver o clube com esta intensidade. Se calhar sou um bocado... chato. Exijo muito porque também exijo muito a mim mesmo"

"No dia em que eu não me emocionar com o Benfica é sinal de que já está tudo concluído. Sou muito emotivo e vivo intensamente o projeto do Benfica. Faço as coisas com muita paixão, convito de que faço o melhor para o futuro. O que quero é deixar um Benfica melhor para os benfiquistas"

Decisão mais difícil
"Três ou quatro: a construção do Estádio da Luz. A ousadia e convencer as pessoas a fazer o novo Estádio da Luz. Essa foi se calhar a decisão mais difícil de tomar, mas estava convito que íamos ter sucesso e que passava por aí também o futuro do Benfica.

Outra decisão muito difícil, pela relação que tinha com ele, gostava muito de conviver com ele: falar com o Fernando Santos e dizer-lhe que no dia seguinte já não seria treinador do Benfica. Era o meu adversário à sueca ao sábado.

E outra foi, contra tudo e contra todos, manter o Jorge Jesus. Foi outra decisão complicada, mas tinha de ser tomada, os interesses do Benfica estavam em primeiro lugar. Se calhar tinha aprendido com Fernando Santos."

Relação com os jogadores
"Tenho uma proximidade muito grande. Convivem comigo diariamente, sabem que vou sempre ao balneário quando o jogo começa e quando acaba. Nas horas difíceis sou o primeiro. Quando há situações, coisas menos boas, sou logo o primeiro a estar com eles e tento alavancar as coisas. Aliás, nesta casa, quando há um resultado menos bom, parece que está tudo em causa"


Primeira pergunta de sócios

Pergunta: "Quais são as verdadeiras infraestruturas para ao futuro?"
LFV: "A extensão do Caixa futebol Campus, primeira obra está a ser concluída, ampliar com mais seis ou sete campos, um polo hoteleiro, a casa do atleta, o centro de alto rendimento. Se calhar não podem ser todos estes projetos neste mandato, mas estão pensados e estão a andar. São projetos que nos vão deixar preparados para a próxima década. O Caixa Futebol Campus é a menina dos meus olhos, como costumo dizer, queremos que seja considerado um centro de referência a nível europeu. a Rádio Benfica vai ser uma certeza no próximo ano"

Quando deixar de ser presidente do Benfica, vai indicar alguém para sucessor?
"Primeiro ainda não estou cansado. Se os benfiquistas o entenderem, irei concluir a visão completa que temos para o Benfica. Mas como deve calcular não serei eu a decidir ou indicar quem me vai suceder. Mas penso que o ideal para o Benfica é o modelo anterior, quando eu trabalhei em simultâneo com o Manuel [Vilarinho]. Felizmente conseguimos profissionalizar o Benfica. Hoje tenho a sorte de ter uma pessoa como o Domingos Soares Oliveira, com uma estrutura altamente profissional. Eu vou tentar que quem eu perceba que me pode suceder possa trabalhar comigo uns anos antes de eu sair, como aconteceu comigo e com o Manuel, para que não seja possível o projeto voltar para trás."

Qual a Prioridade atual?
Prioridade é sempre a mesma. Ganhar. Hoje os benfiquistas sabem que reforços têm de sair da Caixa Futebol Campus. Quero recordar a toda a gente que a equipa do Benfica hoje, tirando três jogadores, é a mesma do ano passado. Esses três jogadores são o Ederson, Nelson Semedo e Lindelof. Ederson têm de perceber que tínhamos uma parceria com o Rio Ave e eu tinha que respeitar o Rio Ave. Podia fazer como outros e tentar enganar o Rio Ave, mas eu não consigo fazer isso. Do Nelson sabíamos que podia aparecer uma proposta. E Lindelof já podia ter saído em janeiro, que tinha uma proposta, mas não saiu nessa altura.

Estratégia de colmatar essas três baixas. Apostámos num guarda-redes novo que tínhamos identificado como guarda-redes de futuro. Penso que está demonstrado que foi a opção mais certa.

Em relação ao Nelson Semedo, tínhamos a indicação que o Pedro poderia ser um bom sucessor. Infelizmente pré-época não correu bem para ele e para nós e não deu. Felizmente conseguimos negociar com o Barcelona [Douglas].

Sobre o Lindelof podíamos ter ido buscar o Garay, gastar uns 20 milhões e salários e hoje onde estava o Rúben Dias? Acho que escolhemos bem.

As pessoas têm de perceber que o campeonato é longo, em maio vamos lá chegar.
Vamos continuar a investir no Seixal porque acreditamos que é ali que está o futuro do Benfica. É com jogadores dali que podemos pensar em voltar a ser campeões europeus. Qualquer jogador formado no Benfica vamos tentar retê-los o mais tempo possível.

"O Rúben Dias vai ser o futuro campeão do Benfica. Já apareceu uma proposta, não sai. Os reforços do Benfica estão no Seixal. Há uma ou outra posição que não temos ainda e que provavelmente teremos de ir ao mercado internacional, mas de resto está ali o Seixal"
"O Svilar, o Benfica já teve uma proposta de 4 vezes o que custou e ficava dois anos no Benfica"

"O passivo do Benfica tem vindo a baixar dentro do que está previsto. Quando o Benfica vende um jogador por €30 milhões de euros, não recebe logo todo o dinheiro todo. O Nélson Semedo foi vendido €30 milhões ao Barcelona, e vamos receber o dinheiro em três anos. E por cada 50 jogos que ele fizer no Barcelona, o Benfica recebe mais cinco milhões de euros"

"Não há resultado que retire Rui Vitória deste projeto. Foi campeão duas vezes seguidas"

4 comentários:

Maria disse...

os comentarios do blog Serbenfiquista.com...sobre a entrevista de LFV,e das coisas mais nojenta que alguma vez li sobre o presidente do slb...sera que aqueles nojentos que por la vomitam,serao mesmo benfiquistas.duvido que o sejam.

9 de novembro de 2017 às 22:12
Águia Preocupada disse...

Como sempre, não foi capaz de não mencionar o seu fetiche:
"Todos nos lembramos de como estava o Benfica."
Vamos esperar para ver como ele o vai deixar...
Os benfiquistas acreditaram no projecto! Mas qual projecto? De todas as eleições apresentou algum projecto? Não percebi...
Vá lá, disse uma novidade! ""No dia em que eu não me emocionar com o Benfica é sinal de que já está tudo concluído. Sou muito emotivo e vivo intensamente o projeto do Benfica." Quem diria? Primeiro, não há projecto e depois, não lhe reconheço um pingo de benfiquismo!
""Tenho uma proximidade muito grande. Convivem comigo diariamente, sabem que vou sempre ao balneário quando o jogo começa e quando acaba. Nas horas difíceis sou o primeiro" A sério? É o primeiro rato a fugir... Quando perdeu os campeonatos com o cérebro, desapareceu por mais de um mês... Ninguém lhe pôs a vista em cima! Abandonou o barco! Num destes natais, o Benfica tinha um jogo altamente difícil e o líder(?) fez o quê?... Foi para São Tomé...
Tanta demagogia! O homem tem a testa pequena... sinal de burrice!
Até cansa!!!

9 de novembro de 2017 às 23:56
Ppimenta 6 disse...

Acho que o Presidente, globalmente, esteve bem.
Gostei do arreganho que mostrou no que toca ao que os nossos inimigos, corruptos e sapos, andam a tentar fazer ao Glorioso!
Foi forte e à Benfica!

Viva o Benfica!

10 de novembro de 2017 às 00:34
Maria disse...

Aguia Preocupada...pela escrita deves ser um dos tais dos escrivas do Serbenfiquista.com ou Geracao Benfica que so sabem tentar dizer mal de todos que servem o slb,que benfiquistas serao estes?serao mesmo...julgo que nao.

10 de novembro de 2017 às 00:44

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

IBM

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Casagrande Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz De Gea Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eliseu Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Eusébio Eusébio Cup Everton FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Funny Football Fura-Redes Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kompany Krovinovic La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedro Proença Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polvo Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Ramires Raúl González Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Salvio Samaris Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League União da Madeira Urreta V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Vitor Baia Vítor Pereira Walcott Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane