UEFA vai propor tolerância de 10 a 20 centímetros no fora de jogo
Que grande parvoíce! Portanto a discussão passa a ser entre os 19 e os 21 cm? Ridículo. Depois, critica haver leis subjectivas mas primeiro pretende acabar com a única que é objectiva na maior parte dos lances.
Cada vez que leio estes vultos dos bastidores do futebol cascar no VAR mais fico defensor dele... Não gostam de terem ficado com muito menos margem de manobra para aldrabar os jogos.
«O presidente da UEFA, Alexander Ceferin, anunciou esta terça-feira que vai propor ao Comité de Arbitragem a aplicação de uma "tolerância de 10 a 20 centímetros" na avaliação do vídeo-árbitro (VAR) aos lances de fora de jogo.
Em entrevista ao jornal inglês 'Daily Mirror', o presidente do organismo que tutela o futebol europeu mostrou-se sensibilizado pelas críticas dos adeptos, jogadores, técnicos e comentadores após algumas decisões duvidosas por parte do VAR desde a sua implementação.
"Hoje em dia, se tens o nariz comprido, estás em fora de jogo. Por isso, a nossa proposta, que será discutida isso com a nossa divisão de árbitros, irá no sentido de uma tolerância de 10 a 20 centímetros", afirmou o esloveno de 52 anos, que preside à UEFA desde setembro de 2016.
Na mesma entrevista, o responsável máximo da UEFA admite que as decisões dependem cada vez mais dos critérios individuais de quem está na posição do VAR e justificou-se recorrendo a um episódio no último Fórum de Treinadores de Clubes de Elite, realizado em 11 de Novembro, em Nyon, na Suíça.
"Tivemos connosco alguns dos melhores treinadores da Europa como Klopp, Guardiola, Allegri, Ancelotti ou Zidane. O nosso diretor de arbitragem, Roberto Rosetti [ex-árbitro italiano] mostrou um lance de eventual mão na bola e perguntou o que deveria ser assinalado. Metade da sala disse que sim, outra metade disse que não. Então digam-me o quão clara é a regra, pois nós não sabemos nada", explicou.
Alexander Ceferin admitiu ainda as diferenças de atuação do VAR de país para país, bem como o comportamento dos jogadores perante lances duvidosos. "Alguns árbitros em Inglaterra nem verificam e em Itália fazem-no durante meia hora. É uma confusão. Os jogadores já nem comemoram os golos, esperam primeiro pela decisão do VAR", justificou.»
4 comentários:
Não faz sentido anular um golo por fora de jogo de meia dúzia de centímetros.
4 de dezembro de 2019 às 11:58O erro na medição do fora de jogo é superior a isso.
A polícia também dá uma tolerância na aplicação das multas por excesso de velocidade.
E há outra questão que é de quem coloca as linhas e quem escolhe a frame para as colocar.
Nos jogadas no limite do fora de jogo, há uma zona de penumbra muito subjectiva.
A não ser que seja totalmente automatizada e feita por máquinas, nunca deixará de o ser.
Mas eu acho preferível privilegiar as equipas que criam, as que atacam, em detrimento de quem defende.
Mais importante é aumentar a resolução e os frames por segundo das câmaras, pois cá no burgo usam o fotograma que mais lhes convém!
4 de dezembro de 2019 às 13:13Ponham o Luís Ferreira, o Rui Costa, o Verdissimo e o Rui Oliveira a martelar linhas de fora de jogo...
4 de dezembro de 2019 às 17:32concordo com a medida, foras de jogo de 20 cm é uma loucura, alei diz que se deve incentivar o ataque e desfaz-se um golo por meia bota é ridículo.
4 de dezembro de 2019 às 19:12E a lei da mão na bola deve ser inequívoca,FÁCIL - bate na mão é penalty, acabaram-se as dúvidas, os jogadores já sabem que têm de lidar com mais esta situação.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!