Liga da Verdade 2012/13: 12ª Jornada
12ª Jornada
Benfica 4-1 Marítimo (Hugo Pacheco)
- Golo mal validado contra o Benfica: O jogador que marca o golo do Marítmo (0-1 na altura), Rodrigo, está em posição de fora de jogo antes de receber a bola (25 minutos).
- Penalty e expulsão mal assinalada a favor do Benfica: Com o jogo empatado a 1 golo (64') Matic empurra Roberge antes deste tocar a bola com o braço. Devia ter sido falta atacante e não penalty e vermelho para o defesa da equipa insular.
Nacional 1-1 Sporting (Artur Soares Dias)
- Penalty bem assinalado a favor do Sporting: Clara a falta sobre Capel de Manuel da Costa (55'). Wolfswinkel atirou ao lado o primeiro penalty que foi assinalado para os leões neste campeonato.
V. Setúbal - FC Porto
ADIADO
11ª Jornada
Sporting 1-3 Benfica (Marco Ferreira)
- Penalty e expulsão bem assinalados a favor do Benfica - O lance mais decisivo na arbitragem do árbitro da Madeira e com o precioso auxílio do seu assistente. Para quem foi ao estádio, como eu, foi evidente que o árbitro principal marcou canto mas o seu fiscal corrigiu. Lance indiscutível (79') em que Boulahrouz corta a bola com a mão quando esta vai a entrar na baliza.
- Uma boa arbitragem, muito da forma como em Inglaterra se arbitram jogos grandes: lei da vantagem, deixar jogar e pouco uso do cartão amarelo. Um jogo destes vai ter sempre entradas mais intensas e o árbitro deve ter isso em conta nas advertências disciplinares para não estragar o jogo. Não é o normal nos nossos árbitros mas penso que manteve o critério perdoando amarelos nos dois lados.
FC Porto 1-0 Moreirense (Vasco Santos)
- No lance mais polémico do jogo esteve, na minha opinião, bem ao não assinalar penalty por bola na mão de Alex Sandro. Para mim o jogador brasileiro tem as mãos ao nível do tronco numa posição de protecção.
- Para mim foi evidente que o canto que dá o golo não era canto e que a bola descreve um arco para fora do campo quando James cobra a bola. Ninguém fala disso devo ser eu que estou a ver mal...
Benfica 2-0 Olhanense (Rui Costa)
- Penalty bem assinalado a favor do Benfica - É o lance que dá o 1-0, aos 24 minutos, quando Vasco Fernandes agarrou Maxi Pereira na área de rigor.
Braga 0-2 FC Porto (Carlos Xistra)
- Penalty por assinalar contra o FC Porto - Aos 20 minutos, com o jogo empatado a 0, o árbitro Carlos Xistra não viu um penalty de Alex Sandro que cortou com a mão um remate de Alan.
Moreirense 2-2 Sporting (Hugo Miguel)
- Nada a assinalar.
9ª Jornada
Rio Ave 0-1 Benfica (Bruno Esteves)
- Fora de jogo mal tirado a Cardozo quando este se ia a isolar, aos 70 minutos, com o resultado 0-1.
- Lance duvidoso na área do Benfica - 76 minutos, entre Matic e Braga com o árbitro a mandar seguir. Os dois principais jornais desportivos escrevem nas suas crónicas que não existe falta do médio do SLB.
Sporting 1-0 SC Braga (Pedro Proença)
- Golo mal anulado na baliza do Sporting: 76 minutos com o resultado em 1-0, Pedro Proença anula um golo limpo a Alan. Não existe qualquer falta de Éder na jogada.
- Fora de jogo mal tirado a Van Wolfswinkel quando este se ia a isolar.
FC Porto 2-1 Académica (Hugo Pacheco)
- Péssima arbitragem deste árbitro, muito caseira e com vários erros técnicos a meio campo impedindo uma pressão eficaz da Académica.
- Contei, pelo menos, 3 foras de jogo mal tirados ao ataque da Briosa com os seus avançados em posição promissora.
Benfica 3-0 V. Guimarães (João Ferreira)
- Penalty a favor do Benfica por assinalar - ainda com 0-0 no marcador, aos 19 minutos, Defendi derruba Lima na grande área sem o árbitro marcar penalty.
- Penalty assinalado a favor do Benfica - boa decisão quando aos 50 minutos marca grande penalidade por falta de Addy sobre Salvio na área de rigor.
- Expulsão contra o Benfica - Muito forçada a expulsão de André Gomes, com vermelho directo, aos 80 minutos. O lance é aparatoso, mas num jogo que estava a ser tão correcto e num lance onde existe clara intenção do jovem médio em jogar a bola, o cartão amarelo era a decisão correcta.
FC Porto 5-0 Marítimo (Cosme Machado)
- Fora de jogo mal assinalado ao ataque do FC Porto - com o marcador em 1-0, aos 21 minutos, equipa de arbitragem anula mal um lance em que Jackson Martinez seguia isolado para a baliza.
- Aos 55 minutos passa em claro um entrada de Briguel sobre Varela, lance para possível cartão vermelho.
V. Setúbal 2-1 Sporting (Paulo Baptista)
- Expulsão a favor do Sporting - bem mostrado o vermelho directo, aos 76 minutos, por entrada de Miguel Lourenço sobre Van Wolfswinkel.
- Ricardo Silva devia ter visto 2º amarelo aos 59 minutos por falta sobre Van Wolfswinkel.
- Ricardo Silva devia ter visto 2º amarelo aos 59 minutos por falta sobre Van Wolfswinkel.
7ª Jornada
Gil Vicente 0-3 Benfica (Vasco Santos)
-Expulsão contra o Benfica - nada a dizer sobre os dois cartões mostrados a Enzo Pérez.
Estoril 1-2 FC Porto (João Capela)
- Sem casos.
Sporting - Académica (Bruno Esteves)
- Ficou por marcar um livre indirecto dentro da área da Académica a favor do SCP aos 90+3 minutos.
6ª Jornada
Benfica 2-1 Beira-Mar (Rui Costa)
- Penalty duvidoso, não convertido, a favor do Benfica, aos 45 minutos. Maxi Pereira é albarroado por Collet mas fica a ideia que é o defesa encarnado que procura o contacto. Na minha opinião mal assinalado mas sem influência no resultado pois Rodrigo falhou o castigo máximo.
- Fora de jogo mal assinalado a Abel Camará quando este se isolava (com o marcador em 0-1).
FC Porto 2-0 Sporting (Jorge Sousa)
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto, não convertido, por mão de Cédric aos 55 minutos. Não existe qualquer intenção de jogar a bola com a mão e o lance não desvia a bola de ninguém do FC Porto. Claro lance de bola na mão. Sem influência no resultado porque Lucho atirou ao poste.
- Penalty mal assinalado a favor do FC Porto por suposta falta de Boulahrouz sobre Jackson, aos 82 minutos. Lance sem qualquer falta numa luta normal enquanto procuravam a bola que tinha acabado de ser enviada à trave por Mangala. James fez o 2-0 final na conversão do penalty.
- Expulsão a favor do FC Porto - Bem expulso Rojo (2 amarelos em 3 minutos perfeitamente evitáveis - só se pode queixar de si) mas critério do árbitro nos amarelos a roçar o ridículo. 10 amarelos para o SCP e 4 para o FC Porto muitos deles exagerados e na 1ª falta do jogador, acabando o FC Porto por ser mais beneficiado por este critério de pistoleiro.
Paços de Ferreira 1-2 Benfica (Marco Ferreira)
- Lance dividido na área do SLB, aos 37 minutos, com Hurtado a cair na área do Benfica num lance dividido com Maxi. Ficam dúvidas...
- Penalty a favor do SLB por marcar - Aos 81 minutos, com o resultado em 1-2, claro lance de mão na bola de Cohene depois de remate de Gaitán. Cohene devia ter visto o cartão vermelho pois corta um golo.
Rio Ave 2-2 FC Porto (Bruno Esteves)
- Fora de jogo mal assinalado a João Tomás quando este ficaria isolado (46 minutos, com marcador em 0-1).
- Lance muito duvidoso na área do Rio Ave entre Kléber e Nivaldo, mas parece que o defesa chega primeiro à bola (89 minutos).
Sporting 2-2 Estoril (Nuno Almeida)
- Penalty contra SCP bem assinalado - Lance do 0-1 aos 45 minutos, claro penalty de Cédric sobre Luís Leal.
- Penalty contra o SCP não assinalado - Lance aos 27 minutos onde parece claro que Rojo trava em falta Luís Leal.
- Expulsão a favor do SCP - 2º amarelo a Gonçalo, minuto 61, por pedir amarelo para adversário.
4ª Jornada
3ª Jornada
Académica 2-2 Benfica (Carlos Xistra)
-Penalty contra SLB mal assinalado - No lance que origina o penalty que dá o 1-0, Maxi Pereira faz falta sobre Makelele sim, mas fora da área.
-Penalty contra SLB mal assinalado - No lance que origina o penalty que dá o 2-1, Garay corta a bola antes de haver qualquer contacto com Hélder Cabral, não havendo razão para falta.
-Penalty e expulsão a favor SLB bem assinalados - Indiscutível que Rodrigo Galo corta a bola com o braço quando esta ia para o fundo das redes. Decisão acertada.
FC Porto 4-0 Beira-Mar (Manuel Mota)
-Sem casos
Sporting 2-1 Gil Vicente (Vasco Santos)
- Expulsão de Labyad muito forçada.
Benfica 3-0 Nacional (Bruno Esteves)
-Sem casos
Olhanense 2-3 FC Porto (João Ferreira)
-Sem casos mas muito mal ao deixar seguir Hulk, que se isolou, num lance de bola ao ar, sem deixar os jogadores do Olhanense discutirem a bola.
Marítimo 1-1 Sporting (Carlos Xistra)
- Sem casos
Vitória Setúbal 0-5 Benfica (Jorge Sousa):
- Expulsão a favor SLB- Aos 8 minutos, com 0-0 no marcador, expulsa Amoreirinha (vermelho direto) por falta dura sobre Melgarejo. Já aqui escrevi que para mim é uma decisão exagerada mas li vários jornais e vi vários comentadores dizerem que foi a decisão certa. E parece que houve um jogador do Nacional expulso, com vermelho direto, por uma entrada semelhante nesta jornada.
- Golo a favor SLB mal validado - Assim, o maior erro da equipa de arbitragem foi, aos 14 minutos, no 1º golo do SLB, quando deixou Melgarejo cruzar para o golo em posição de fora de jogo.
Teve mais um ou outro fora de jogo mal tirado mas já com o jogo decidido.
Sporting 0-1 Rio Ave (Marco Ferreira)
- Sem casos
Sporting 0-1 Rio Ave (Marco Ferreira)
- Sem casos
FC Porto 4-0 V. Guimarães (Hugo Miguel)
- Penalty a favor por marcar do FCP - Com o resultado em 1-0 para os da casa, Hugo Miguel, não viu um penalty por mão na bola de N'diaye. Assinalou bem o penalty, sobre Moutinho, que deu o 4-0 final.
1ª Jornada
Benfica 2-2 Braga (Artur Soares Dias) :
- Penalty a favor SLB para o 2-2 indiscutível (71');
- Douglão (Braga) mal expulso no lance do penalty, não foi ele que fez a falta mas sim Custódio;
- Golo mal anulado a Cardozo com o marcador em 2-2.
Gil Vicente 0-0 FC Porto (Duarte Gomes) :
- Bem ao não marcar penalty por mão de Otamendi (lance de bola na mão);
- Penalty por marcar sobre Mangala, agarrão na área;
- Penalty por marcar sobre Kléber, agarrão na área;
V. Guimarães 0-0 Sporting (João Capela):
- Sem casos
8 comentários:
Aceito a tua visão do lance do penalty contra o maritimo, mas tenho uma visão ou interpretação diferente.
17 de dezembro de 2012 às 11:27http://video.yandex.ru/users/freekicker17/view/121
em cima fica um resumo do jogo, onde peço para tomarem atenção aos 3:14 segundos e por adiante! Em primeiro lugar, a partir desse momento, não verifico nenhum empurrão por parte do Matic. Quando muito, ambos os jogadores agarram-se um ao outro, mas quando Roberge toca na bola, Matic não tem qualquer intervenção do lance! Não se nota que Roberge foi empurrado, está antes bem fixo no relvado a ver a bola!
E mais, Roberge tem o braço levantado, não está com ele junto ao corpo. Há quem indique que o jogador tenta fugir ao contacto, e por isso, o toque é involuntário, mas a sensação que continuo do lance é que o jogador tenta cortar a bola! Por isso, dou o beneficio da dúvida ao árbitro, e entendo que apitou bem. Outros dirão que é um penalti forçado, pois o jogador jogou a bola com a mão de forma involuntária!
O que é certo é que existe uma mão na bola e isso ninguém pode negar. E acho que és o único que indica que existiu uma falta do Matic, que eu não consigo vislumbrar, mas que será um argumento excelente para os antis falarem deste jogo para toda a época, esquecendo-se de tudo o resto que já aconteceu!
Mas esta é só a minha humilde opinião e para mim, apesar do lance polémico, espero que ninguem se esqueça que não foi por esse lance que o Benfica venceu o jogo! O Benfica marcou quatro golos e ainda sofreu um golo irregular, pelo que, fez mais do que suficiente para vencer o jogo!
Acho que é um lance duvidoso e podia ter sido para os dois lados, penso que Matic puxa outro braço e eu tenho dificuldade em ver penalties assinalados quando os jogadores tem o braço em posição natural.
17 de dezembro de 2012 às 11:32mas não podia estar mais de acordo que o erro principal é o 1º de validar o golo do marítimo
Tu não tens só dificuldade em ver penaltis quando os jogadores têm o braço em posição natural - tens uma dificuldade natural de visão - se não, terias visto que o mesmo jogador agarra a camisola do Matic e antes de a bola lhe chegar à mão, ele que tinha os braços levantados baixou-os para o sitio onde a bola passaria! Uma questão de cegueira temporária - a mesma que te impediu de ver Maxi Pereira derrubado pelo guarda-redes!
17 de dezembro de 2012 às 12:38Aí, para além da cegueira, deves acrescentar cataratas e talvez uma outra qualquer vontade que não consigo descortinar num blog que se diz benfiquista...
Amigo anónimo 12:38 este trabalho é sempre difícil e tento ser o mais imparcial possível que no meu caso é bem difícil. Posso lhe dizer que ainda não falhei um único jogo esta época na Luz e já fui duas vezes ver jogos fora. Sou mesmo daqueles doentes!
17 de dezembro de 2012 às 13:53Quanto ao Matic aceito a sua opinião mas por exemplo o jornal record tinha a mesma opinião que eu
E se fores ao site do porto vais ver que eles também concordam contigo!
17 de dezembro de 2012 às 15:31Sinceramente é um lance que na televisão nao deixa duvidas, mas nao nos esquecemos que no momento e um lance dificil. Mais escandaloso e q que devias falar e o penalti sobre o maxi e claro mais um golo que sofremos completamente irregular... quero ver quantos anos vou ter que esperar para ver o porto sofrer um golo igual...
17 de dezembro de 2012 às 16:58Esse lance do Maxi é quando Nagasak1? Como eu vejo os jogos no estádio esse passou-me ao lado
17 de dezembro de 2012 às 17:01Ah Fura-Redes, agora falaste bem sem te aperceberes! "Como eu vejo os jogos no estádio". Talvez por aqui dê para se entender melhor o trabalho do árbitro que infelizmente não tem repetições em câmara lenta para ver e tão pouco é parcial como o típico adepto que grita penalti em qualquer lance duvidoso.
18 de dezembro de 2012 às 00:47Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!