Mourinho e o Real Madrid 2012/13: o que correu mal?
José Mourinho continua com o seu futuro em Madrid incerto, uma telenovela que tem animado estes últimos meses. Só ontem surgiram notícias, pelo jornal oficial anti-Mourinho (também conhecido por Marca), que Mourinho tinha dito a Di Maria, durante um jogo, que o argentino desde que tinha renovado não jogava nada. Por outro lado, o treinador português deu uma entrevista à Federação Inglesa a dizer que ia voltar de certeza a Inglaterra.
Para o português foi bom terminar o dia com uma vitória convincente sobre o Valência na 1ª Mão dos quartos de final da Taça do Rei (2-0), no seu jogo 600 como treinador.
O grande problema dos madridistas são os 18 pontos de diferença para o Barcelona (algo impensável no início da temporada) e o sorteio dos 8os da Champions que não foi amigável; sinceramente neste momento, para mim, o favorito é o Man. United.
O que correu mal então? Uma equipa que faz mais de 100 pontos e agora não consegue vencer uma série de jogos? Alguns deles em casa...
Este ciclo vitorioso da época passada é mesmo o grande culpado. Muito mais difícil jogar contra equipas do meio da tabela sendo campeão e um campeão contra tudo e contra todos. Toda a gente quer derrotar o Mourinho que faz da guerrilha constante a sua maneira de se dar com jornalistas e adversários. Isto desgasta psicologicamente todos os empregados do Real Madrid.
Para além disso, a pré época foi mal planeada, com a concentração do plantel a surgir muito tarde e com poucas contratações. Uma das leis inexplicáveis do futebol é que equipa campeã vai ter muito mais lesões no ano pós conquistas, não sei a razão mas é sempre assim. Mourinho tem tido uma série de lesões que coloca a nu as deficiências do seu plantel. Como é possível só ter Arbeloa - um jogador medíocre - para defesa direito? Como é possível Florentino Pérez não ter oferecido a Mourinho um ponta de lança de classe mundial? Estes erros na construção do plantel pagam-se caro...
Para além disso, a equipa não tem dinâmica ofensiva, vivendo apenas da transição rápida e dependendo quase a 100% da inspiração de Cristiano Ronaldo para chegar à baliza. Uma equipa desligada, sem chama, com poucos argumentos tácticos, defende mal as bolas paradas, sofre sempre golos; nada ao jeito das equipas de Mourinho. Parece evidente que existem de facto divisões no balneário.
Não sei se o português chega ao final da temporada...
Para além disso, a equipa não tem dinâmica ofensiva, vivendo apenas da transição rápida e dependendo quase a 100% da inspiração de Cristiano Ronaldo para chegar à baliza. Uma equipa desligada, sem chama, com poucos argumentos tácticos, defende mal as bolas paradas, sofre sempre golos; nada ao jeito das equipas de Mourinho. Parece evidente que existem de facto divisões no balneário.
Não sei se o português chega ao final da temporada...
29 comentários:
Então não é Mourinho o melhor treinador do Mundo? O Special One? Pois é. O facto é que não há uma poção milagreira. Não há um treinador que sabe tudo e ganha tudo.
16 de janeiro de 2013 às 13:30Mourinho não passa de um excelente treinador mas que cai nos mesmos erros dos demais. Ainda tem tempo. Para bater mais recordes mas esta época mostra o Special Nothing em toda a sua extensão. E não o digo num sentido depreciativo. A verdade é que se endeusou a figura de Mourinho e afinal não passa, apenas, de um excelente treinador. Nada mais que isso ;)
Quem são os madrilistas? Os habitantes de Madril?
16 de janeiro de 2013 às 14:02" Como é possível Florentino Pérez não ter oferecido a Mourinho um ponta de lança de classe mundial? "
Benzema e Higuaín não são pontas de lança de classe mundial? Tu és um bocadinho tapado, não és?
Obrigado pela correcção anónimo!
16 de janeiro de 2013 às 14:14Quanto aos ponta de lança de qualidade, higuain claramente não é. falha golos em jogos decisivos como ninguém. Benzema pode vir a ser mas ainda não é.
E Mourinho já trouxe este tópico muitas vezes. Falta-lhe um falcao, ibra, van persie, cavani, etc...
Benzema, depois de ter ganho o prémio de melhor jogador francês de 2012, depois de ter custado 40 milhões de euros, depois de ter quase 70 golos pelo Lyon e outros tantos pelo Real, vai ser jogador de top quando? Quando tu quiseres?
16 de janeiro de 2013 às 14:30E o Higuain com 120 golos pelo Real, não sendo habitual titular, vai ser bom quando? Quando tu quiseres?
O que não lhe falta são desculpas pelos vistos...
Anónimo tenha lá calma, estamos só a falar de futebol. Podemos os dois ter as nossas opiniões e ninguém o obriga a ler as minhas
16 de janeiro de 2013 às 14:33Fura-Redes se me permites interponho-me aqui na conversa sobre o PLC de classe mundial. Às vezes temos que ensinar umas coisas a quem só vê num sentido ;)
16 de janeiro de 2013 às 15:00Higuain - Avançado móvel, com tendência para jogar entrelinhas, fazendo diagonais tanto na esquerda como na direita. Não sendo um ponta de lança por excelência, brilha quando tem a seu lado um jogador fixo, que arraste marcações e saiba jogar de costas para a baliza.
Benzema - Depois de uma época excelente como confirmação da época de 'explosão' no Lyon, Benzema mostrou ser um avançado temível. Tinha tudo para dar certo. Explosão, técnica, motivação, incrível a jogar de costas para a baliza com tão tenra idade. Pena que tenha chegado a uma nova realidade e se tenha perdido como aquela estrela em ascensão.
Desenganem-se os milhões dados pelo francês. Os números falam por si. Há muito que Benzema deixou de ser o PLC mortífero e temível que um dia se pensou, poder vir a ser. Benzema é, neste momento, um avançado que joga muito bem de costas para a baliza, arrasta marcações mas perde-se muito no jogo interior o que se reflecte na avaliação global.
Quanto ao Higuain, um avançado móvel de características técnicas apuradas, foi gradualmente perdendo espaço num duo atacante em Madrid, muito por culpa da populada zona do meio-campo com várias opções a "obrigarem" Mourinho a optar quase sempre por um modelo de 5 'supostas' unidades atrás de um elemento ofensivo finalizador.
Não perceber isto é querer ser ignorante sem razão. O Real Madrid sofre pela falta de um PLC de classe mundial. Um Falcão, por exemplo. Mourinho já o afirmou, nalgumas ocasiões. O próprio Benzema já foi criticado e teve que alterar o seu jogo.
Em relação à avaliação dos ditos jogadores, só se alguém quiser escamotear o impossível. O Real tem defesas de nível mundial, médios de classe mundial, agora avançados de classe mundial? A ter só tem um. Cristiano Ronaldo.
Este Carlos Pereira pensa que por falar caro disfarça a estupidez.
16 de janeiro de 2013 às 15:05Os números falam por si, pois falam:
Higuain 21 golos 0 penaltis
Benzema 20 golos 0 penaltis
Tendo em conta que nenhum dos 2 era titular e que alternavam a titularidade entre um e outro a maior parte das vezes, temos praticamente cada um com 20 golos em meio campeonato jogado!
"Não perceber isto é querer ser ignorante sem razão"
Excelente Carlos Pereira! 100% de acordo! Obrigado. Realmente quando escrevi aquela frase pensei em Falcao. Acho que era um casamento perfeito
16 de janeiro de 2013 às 15:08Anónimo os nos que eu tenho é Benzema 12 golos em 28 jogos e e higuain 8 golos em 19 jogos
16 de janeiro de 2013 às 15:11http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=142&id=12913&op=zoomstats&tpstats=club
http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=142&id=30273&op=zoomstats&tpstats=club
Pois tens, não estivesse eu a falar da época passada.
16 de janeiro de 2013 às 15:14pois.
16 de janeiro de 2013 às 15:16tenho que lhe dar que o ano passado fizeram grandes épocas mas este ano com a equipa por baixo mostraram, na minha opinião, que não são o que a equipa precisa
Pela lógica do Carlos Pereira e do fura-redes o Barcelona só tem jogadores banais.
16 de janeiro de 2013 às 15:22No ano passado nem Pedro, nem Alexis, nem Cuenca, nem Villa, nem Tello, nem Fabregas nem ninguém além de Messi conseguiram marcar sequer 15 golos no campeonato.
Ou o Messi é 99% da equipa ou então não percebo...
ah ok, então só são bons nas boas épocas e nas más passam a ser fracos.
16 de janeiro de 2013 às 15:24Posto isso, o Ozil das 18 assistências no ano passado este ano deve ser péssimo.
Já pensou que eventualmente o Mourinho é que não é Deus?
cada um terá as suas razões e não quer dizer que estejamos errados. tem a sua opinião eu tenho a minha
16 de janeiro de 2013 às 15:31e se viu no meu post uma crítica a Mourinho não era a minha intenção. o maior culpado é o presidente que não lhe deu reforços
Que você não critica o Mourinho percebo eu bem!
16 de janeiro de 2013 às 15:40É quase sacrilégio alguém em Portugal dizer que pura e simplesmente este Real não joga um chavo!!!
E quando a equipa não joga nada, não joga puto, não joga um caralho digamos em bom português, a culpa é do treinador!
Porque pode-se perder um campeonato por falta de jogadores, mas os bons treinadores perdem Hulk e Falcao ou vão à Luz sem James e arranjam maneira de jogar bem e ser competitivos, os bons treinadores perdem Witsel e Javi e inventam Matics e Andrés Gomes, os bons treinadores não perdem 18 pontos por causa do presidente!
Mourinho é o culpado, porque criou guerras no balneário que não consegue ganhar, porque acendeu um rastilho e agora vai levar com a explosão. O grande Mourinho, até com o Real Madrid Castilla lutava pelo título, este Mourinho perdido nem o Messi o safava!
Falo em números e o Anónimo vai buscar os golos? Então e o resto? E 20 golos por época (neste momento) é ser um avançado de classe mundial?
16 de janeiro de 2013 às 16:23Pelo seu cardápio de idiotices já escritas neste post, dá para perceber que para si, realmente, há dezenas e dezenas de avançados de classe mundial por aí fora.
Abram de uma vez os olhos conspurcados pelo maldizer. Cada vez que alguém tem uma opinião contrária à vossa, esquecem as regras, o apresentar factos, partem, pura e deliberadamente para o maldizer.
Aprendam a respeitar. Mas continue a achar que a um avançado de classe mundial basta-lhe fazer 20 golitos e já está. É o maior. O supra-sumo.
E aquela do "Pedro, nem Alexis, nem Cuenca, nem Villa, nem Tello", como disse? Tudo jogadores banais? A sua lógica é que está de pernas viradas. Desses 5 jogadores não encontro um único de classe mundial na sua posição. Villa já o foi. São todos bons jogadores, alguns excelentes mas nenhum de classe mundial.
Quer falar do que é ser um jogador de classe mundial? Então falemos de Cristianos, Messis, Iniestas, Xavis, Pirlos, Van Persies, Falcões. Agora vir dizer que Benzemas e Higuains são jogadores de classe mundial? A quanto chegou o conformismo desta gente.
ó Carlos Pereira, qual é a parte de 20 golos SEM PENALTIS E ALTERNANDO A TITULARIDADE que não percebeste?
16 de janeiro de 2013 às 17:27Se for preciso um desenho avisa rapaz.
Já agora, o facto de em 6 épocas em Inglaterra o Cristiano só por uma vez ter chegado aos 30 golos revela que ele não era de classe mundial?
Devo ter que fazer um desenho para este "anónimo" entender, não Fura-Redes? ;)
16 de janeiro de 2013 às 17:41Ó Carlos Pereira, precisas de validação do Tiago? Não te sentes seguro para argumentar sozinho?
16 de janeiro de 2013 às 17:57Hehe, claro. Eu não procuro validações de ninguém. Há, no entanto, outros que andam sempre à procura de aceitação. Pena que nunca o consigam. Muitos até, nem percebem o conceito.
16 de janeiro de 2013 às 18:14Bem haja ;)
Nao percebo, uma equipa com os jogadores do real, a que se juntou modric segundo consta por opção de morinho, não chega para fazer melhor que o atletico madrid??
16 de janeiro de 2013 às 18:54curiosamente acima de 20 golos em espanha o ano passado alem desses fracos pontas de lança, tivemos messi CR e falcão...talvez nao seja assim tao facil. Em inglaterra so van persie chegou aos 30, e acima de 20 so rooney e aguera. Depois tivemos mais 4 jogadores em italia e 3 na alemanha com mais de 20 mas sempre menos de 30... Nenhuma outra equipa teve dois pontas de lança com mais de 20 golos só o real (e ainda com o CR)
Se para ser classe mundial tem de se melhor, ha 6 jogadores nos principais campeonatos que fizeram acima de 25 golos. E um deles ja la esta por isso nao era facil te-los lá todos.
Finalizando acho que com um plantel que tem 5 jogadores do melhor onze do ano, seja culpa do presidente estarem a 18 pontos do barcelona (que por acaso tambem não tem nenhum ponta de lança mundial.
Daniel Santos
Então Pablo Aimar não merece uma nota sobre a sua saída?!
16 de janeiro de 2013 às 19:08O Daniel Santos partiu tudo, nem vale a pena dizer mais nada.
16 de janeiro de 2013 às 19:21O Carlos Pereira até se demitiu do Marítimo depois de ver que não tinha resposta à altura!
A discussão está óptima. Obrigado a todos
16 de janeiro de 2013 às 20:05Anónimo não me assuste que se passa com Aimar?
É mesmo por comentários sem sentido como o Daniel Santos que eu me coíbo de comentar nestes blogs. Por essa lógica, já que tanto gostam dela, um tal de Mário Ribeiro que passou por dois grandes de Portugal, foi um jogador de classe mundial. E isto basta para pôr fim a uma conversa que não vai levar a lado nenhum.
16 de janeiro de 2013 às 20:53É que eu em sítio nenhum falei que o problema do Real são os dois excelentes avançados que têm. Um tal anónimo é que resolveu tomar como minhas, as dores de sua excelência.
Aprenda, que eu não duro para sempre. ;)
Bem haja.
Caro Carlos Pereira penso que nao o ofendi, apenas mostrei a minha opnião.
16 de janeiro de 2013 às 21:57Disse o seguinte:
"Em relação à avaliação dos ditos jogadores, só se alguém quiser escamotear o impossível. O Real tem defesas de nível mundial, médios de classe mundial, agora avançados de classe mundial? A ter só tem um. Cristiano Ronaldo."
"Pelo seu cardápio de idiotices já escritas neste post, dá para perceber que para si, realmente, há dezenas e dezenas de avançados de classe mundial por aí fora."
"Aprendam a respeitar. Mas continue a achar que a um avançado de classe mundial basta-lhe fazer 20 golitos e já está. É o maior. O supra-sumo. "
Ao que eu discordei mostrando não haver muitos avançados com marcas superiores a benzema e higuain (não são as dezenas). Alem disso sao habituais titulares em selecções como a argentina e a frança, pelo que têm de ter algum valor.
Penso que a responsabilidade desta epoca desastrosa e do mourinho, assim como tambem foi merito dele o sucesso da epoca anerior.
Daniel Santos
Caro Daniel Santos, o "sujeito" em questão na minha interpelação era o "anónimo", servindo o seu texto, apenas para justificar o meu ponto de vista.
16 de janeiro de 2013 às 22:31Disponha sempre ;)
E em relação à época desastrosa que o Real Madrid está a efectuar, também culpo o mesmo. Mourinho. É fácil perceber que foi por ele que o Real cilindrou o ano passado, como também é por ele que o Real este ano não joga nada.
16 de janeiro de 2013 às 22:35Contratações dúbias. Essien(actual) e Modric? Questionável no mínimo. Alternativas quando Ronaldo não pode jogar? Zero. Ambiente de "guerrilha" criado à volta da equipa? Mourinho mais uma vez. Este ano o ónus esteve no soberbo começo do Barcelona e nas constantes decepções madridistas. O Mourinho pensou que lhe perdoam tudo mas em Madrid, até o Del Bosque campeão europeu, foi despedido por não se "coadunar com a visão europeia do Real".
O Mourinho já tem guia de marcha, resta agora saber qual vai ser o seu próximo desafio. Itália? Inglaterra?
Carlos Pereira, obrigado por lembrar o Jardel. Jogador de classe mundial como bem disse.
18 de janeiro de 2013 às 01:26Tenha é cuidado pela forma como se expressa:
"Às vezes temos que ensinar umas coisas a quem só vê num sentido ;)"
Não mostre o seu (mau?) carácter em público porque isso pode sair-lhe caro e refugiar-se no dono do blogue também não lhe fica nada bem.
Espero que perceba o conteúdo construtivo desta "reprimenda" ;)
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!