Paços de Ferreira 0-2 Benfica: o Jamor aqui tão perto
Olhos postos na Mata Real para a grande Meia-Final da Taça de Portugal entre a equipa sensação da Liga Zon Sagres, Paços de Ferreira (4º), e o Benfica, 2º classificado e ainda invicto em jogos nacionais. Com as portas do Jamor tão perto as equipas deram tudo em campo e proporcionaram-nos um belo espectáculo de futebol.
Para esta 1ª Mão Jorge Jesus apostou na táctica que tantos elogios lhe valeram em Braga e assim apresentou na capital do móvel os seguintes titulares: Artur, André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo, Salvio, André Gomes, Matic, Gaitán, Aimar e Lima.
1ª parte muito interessante e bem jogada, não pela velocidade ou por terem havido muitas oportunidades de golo, mas por uma verdadeira batalha táctica no meio campo das equipas. André Leão, Josué, Vítor e Luiz Carlos de um lado e Matic, André Gomes e Aimar do outro espalharam qualidade de passe e conhecimento e rigor táctico no relvado. Dito isto o resultado ao intervalo só podia ser o 0-0.
Mesmo assim tivemos o Paços de Ferreira por cima nos primeiros 20 minutos tendo o Benfica terminado mais forte na outra metade destes primeiros 45 minutos. Cícero, logo aos 5 minutos, apareceu isolado e ao tropeçar na cara de Artur perdeu a melhor oportunidade dos da casa que se apresentaram com uma pressão altíssima, sufocante em alguns minutos iniciais, e com 2/3 jogadores em cima do portador da bola.
Os encarnados deram uma sapatada no jogo pelo pé de André Gomes aos 24 minutos, quando este fez um passe a rasgar a defesa adversária e isolou Gaitán que não aproveitou. Mas o lance colocou em sentido a equipa local e galvanizou o Benfica: Matic (29') e Aimar (32'), depois de grande tabela com Lima, tiveram as outras chances de inaugurar o marcador da 1ª parte.
O rigor táctico do 1º tempo não veio para os 45 minutos complementares e as jogadas de interesse começaram a surgir apenas em rasgos de qualidade individual. E com o jogo lançado nessas bases tudo para os craques das águias fazerem a diferença! Foi Salvio (59') a espalhar arte no flanco direito e a colocar a bola redondinha em Lima para o brasileiro desequilibrar a eliminatória com o 0-1. Está numa forma fantástica sendo o 9º golo do avançado em 8 jogos de 2013!
Com a expulsão de Vitor aos 69 minutos, num lance em que o médio do Paços perde a cabeça e dá um pontapé em Gaitán com o jogo parado, a partida ficou resolvida e ainda deu para o 0-2 de Ola John na recarga a uma arrancada muito boa de Rodrigo.
Impressionante a caminhada fora de portas da equipa de Jorge Jesus nesta temporada: 15 jogos 13 vitórias em todas as deslocações a estádios portugueses e 296 dias sem perder contra adversários lusos.
Homem do Jogo: Luisão, esteve imperial o capitão do SLB, não perdeu um tackle e foi decisivo a roubar bolas para a equipa depois começar o carrossel de ataque. Matic também muito bem durante todo o jogo e Lima está a dar show neste mês de Janeiro.
2 comentários:
Concordo com a crónica, de facto esta equipa do Benfica mostra uma coerência nos jogos fora de casa invulgar, comparativamente a outras épocas. Sublinho a grande exibição do Matic que tem vindo a ser determinante em toda a estrutura táctica.
30 de janeiro de 2013 às 23:39Espera-se agora esta consistência em todo o campeonato, assim como algum sucesso no hobby que é a Liga Europa. Prioridades: Campeonato e Taça de Portugal!
A dobradinha era um sonho. Para já, estamos bem lançados. 2 jogos para um dos objectivos, 14 para o outro. Vamos a isso Benfica.
30 de janeiro de 2013 às 23:53Abraço
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!