Relembrar o Benfica 12-2 FC Porto
Jorge Jesus fez hoje uma conferência de imprensa de resposta ao treinador do rival Vítor Pereira, não deixando as provocações azul e brancas passarem em claro. VP disse ontem que o FC Porto acaba por ganhar sempre o clássico JJ lembrou que se o adversário queria falar de história era bom não esquecer um jogo que acabou com uma dúzia na bagagem dos dragões. Uma dúzia!
Já foi há tanto tempo que achei por bem ir aos livros de história do Benfica partilhar as informações sobre este jogo. Foi na tarde de 7 de Fevereiro de 1943 que o SLB escreveu uma das mais brilhantes páginas da sua dourada história ao infligir a maior derrota da longa história do eterno rival. O jogo a contar para a 5ª Jornada do campeonato nacional de 1942/43, no qual o Benfica se sagrou campeão, mostrou um Benfica mágico e imparável no relvado do estádio do Campo Grande. Na imagem em baixo estão os heróis desta façanha:
Para o clássico do futebol português o então treinador do Benfica, Janos Biri, escolheu o seguinte onze: Martins, Gaspar, César Ferreira, Jordão, Albino, Francisco Ferreira, Manuel da Costa, Júlio, Teixeira e Valadas. Um massacre de Futebol! Ao intervalo o resultado era de 4-0 mas as águias não ficaram por aqui... Do minuto 55 ao 61 marcaram 4 golos, com Júlio (Julinho) a fazer um hat-trick nestes escassos 6 minutos!
Confira a marcha do marcador: 39' 55' 60' 61' 75' Julinho, 44' (g.p.)58' Manuel da Costa, 46' Alfredo Pais (AG), 5' 31' Alfredo Valadas, 77' Francisco Ferreira, 85' Teixeira. Para o adversário marcaram Póvoas (48') e Aráujo (67')
15 comentários:
Parabéns fura redes, tens que ir ao baú buscar essas coisas porque se nao o que era feito de ti , tão pouco que viste o teu clube ganhar.
12 de janeiro de 2013 às 16:24Até o meu filho que tem pouca idade ja viu levares 5 no dragão de seres enxovalhado 2 vezes seguidas no "inferno da luz" (que medo) e de ser várias vezes campeão.
Ainda te lembras quando foi a ultima vez que ganhaste ao PORTO?
P.S-FC Porto 8-0 Benfica.28-05-1933
na minha terra 12 são e serão sempre mais que 8.
12 de janeiro de 2013 às 17:52ele lembra-se da ultima vez que o Benfica ganhou ao teu clube corrupto, foi da ultima vez que jogaram.
3-2 foi o resultado e foi na Luz, para a taça da liga, chupa aí filho da fruta pra arbitros dormir.
só mais uma coisa, tenho pena do teu filho.
continua a chupá-la adepto do clube criminoso e batoteiro.
É sempre de admirar a quantidade de morcoes adeptos do clube condenado por corrupção lêem e acompanham os blogs Benfiquistas. 8 sao sempre menos que 12 nem que te f*das todo...
12 de janeiro de 2013 às 18:05Gostei da conferencia de imprensa do JJ só espero que não invente muito amanhã e que seja uma noite gloriosa!
Como é que vais explicar ao teu filho, quando ele tiver idade suficiente para compreender as ecutas no youtube?
12 de janeiro de 2013 às 19:22Anónimo das 17:52
13 de janeiro de 2013 às 14:4812-2= 10 , por isso só ganharam por mais 2 golos ou seja essa coisa de terem ganho por 12 não pega.
Quando eu disse qual foi a ultima vitoria do benfica ao FCPORTO estava a referir me para o campeonato.
Não tenhas pena do meu filho eu tenho é pena da tua mãe.
Ao Gonçalo M.
Ja leio este blog á muito tempo por razão muito especial que a si nao lhe diz respeito, afinal nao foram 12 mas sim 10 porque sofreste 2 golos, da maneira como fala e das asneiras é o verdadeiro Benfiquista.
Anónimo das 17:52
13 de janeiro de 2013 às 14:5012-2= 10 , por isso só ganharam por mais 2 golos ou seja essa coisa de terem ganho por 12 não pega.
Quando eu disse qual foi a ultima vitoria do benfica ao FCPORTO estava a referir me para o campeonato.
Não tenhas pena do meu filho eu tenho é pena da tua mãe.
Ao Gonçalo M.
Ja leio este blog á muito tempo por razão muito especial que a si nao lhe diz respeito, afinal nao foram 12 mas sim 10 porque sofreste 2 golos, da maneira como fala e das asneiras é o verdadeiro Benfiquista.
Os broncos do f.c. do porco nem distinguem à de há. Para se ser tão corrupto é preciso saber-se muito incompetente e dá jeito ser tão estúpido.
20 de abril de 2013 às 10:12é muito importante referir que nesta altura não se podia substituir o guarda-redes. nos jogos anteriores o porto perde o guarda-redes principal e o suplente lesiona-se no jogo anterior onde o porto ganha 3-2 com um médio à baliza desde os 2 minutos de jogo. Visto isto, o Porto chega ao Campo Pequeno sem guarda-redes e com uma terceira opção desenrascada para o jogo. Outro senão foi a expulsão de um jogador do porto depois dos 9 golos, que altura que já nenhum equipa luta pelo jogo, por menos dignificante que seja. Como é obvio e para a soberania que é campeã e duma equipa que termina em 7 lugar (como foi o Porto), há diferenças de qualidade nessa epoca. É uma vitoria que tem sempre o seu mérito, mas por um factores que inibem a confiança duma equipa mais fraca. sinto que a vitoria do porto por 5-0 ao segundo lugar que tinha qualidade proxima à do porto. Ou a vitória por 8-0 nos quartos de final do Campeonato de Portugal de 32/33 em que na segunda mão o porto perde por 4-2, tendo o Belenenses sido campeão no fim.
13 de maio de 2013 às 11:56Não sabia dessa história do GR. Obrigado pela informação
13 de maio de 2013 às 11:58Então a SLB 8-2 FCP na inauguração do estádio da Antas passa a ser a minha favorita
Já disse e volto a dizer, antigamente o futebol era muito mais genuíno, as equipas pouco mais eram que amadoras, mas eram aguerridas, tinham vontade e tinham querer.
24 de setembro de 2013 às 15:42As tácticas da altura privilegiavam sempre o futebol de ataque com muitos golos para ambos os lados (só muito mais tarde é que começaram as tácticas defensivas até aos dias de hoje onde predomina muitas vezes o anti-jogo e as defesas com autocarros de 3 andares).
Em segundo lugar não havia grande preparação física, os jogadores ou aguentavam o jogo ou não aguentavam e iam-se abaixo das canetas e as equipas ficavam a jogar com menos elementos porque não havia substituições. Hoje em dia parecem umas Madalenas, caem logo com um toquezinho ou com o vento e entram logo equipas médicas apetrachadas com o "spray milagroso" e se não resultar as equipas podem substituir os jogadores. É a diferença entre o futebol desporto e o futebol negócio.
Por isso para mim um jogador dos anos 40 ou 60 valerá sempre muito mais que um qualquer Cristiano Ronaldo ou qualquer Messi.
Como outro comentador disse antes, o guarda-redes do Porto, Bela Andrasik, abandonou o clube sem qualquer explicação na véspera do Porto - Sporting da 2ª jornada. Disse-se que era um espião anti-nazi, que fora descoberto e que teve de fugir, mas nunca se soube muito bem se foi isso ou não.
10 de fevereiro de 2015 às 19:29O Porto teve de recorrer então ao guarda-redes Valongo, que jogava nas reservas. Só que por azar sofreu uma lesão grave durante a quarta jornada e teve de ser substituído por um jogador de campo, já que na altura não havia substituições.
De repente, a 6 dias de ir jogar a Lisboa, o Porto via-se sem guarda-redes. Teve então de contratar à pressa um tal de José Luís, que na época anterior jogara no Salgueiros mas que na presente época ainda não tinha feito qualquer jogo. Foi contratado e no mesmo dia seguiu para Lisboa, sem fazer qualquer treino, com os colegas.
Depois desses 12-2, na jornada seguinte o Porto levou 6 em casa do Unidos de Lisboa, com mais uma exibição desastrosa do tal guarda-redes. E na jornada seguinte outros 4, em casa, do Olhanense.
Só então se arranjou um guarda-redes a sério, Soares dos Reis II, até ao regresso de Valongo. Sobre este, curiosamente, chegou a dizer-se que não voltaria a jogar futebol, que tinha morrido e, num jogo regional, chegaram a fazer um minuto de silêncio em sua homenagem. Valongo já estava de regresso quando o Benfica, na segunda volta, veio ganhar 4-2 à Constituição.
Saudações e parabéns pelo blogue.
Eram épocas muito diferentes, com jogos de muitos golos. Só para dar alguns exemplos, nesse campeonato, que o Benfica venceu, registaram-se resultados como o Belenenses 12 Guimarães 0, Unidos de Lisboa 14 - Guimarães 0, Unidos de Lisboa 9 - Unidos do Barreiro 3, Belenenses 8 - Olhanense 0 e muitos do mesmo género. O próprio Benfica, nesse ano, levou 5 no campo do Belenenses.
10 de fevereiro de 2015 às 19:40não sabia essa história do GR. Eram realmente outros tempos!
11 de fevereiro de 2015 às 21:37Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!