UEFA define regras para Europeu em 13 cidades
Sempre avança a ideia de Platini em fazer o Euro 2020 em 13 cidades, espalhando os jogos do Campeonato da Europa pelo velho continente. Algo confuso diria mas talvez resulte... Passo a citar as principais ideias do comunicado da UEFA:
- Os jogos serão divididos em 13 pacotes diferentes, com 12 pacotes ordinários, que incluem três jogos da fase de grupos e um da fase a eliminar (oitavos ou quartos-de-final), e um pacote a incluir as meias-finais e a final.
- Haverá no máximo um recinto anfitrião por país, o que significa apenas um estádio disponível para cada um dos 13 pacotes. Os dois jogos das meias-finais e o jogo da final serão jogados num só estádio.
- Cada federação poderá apresentar um máximo de duas candidaturas, uma para um dos pacotes ordinários e outra para o pacote das meias-finais e final.
- No processo de candidatura será autorizada a entrada de estádios projectados, sendo estabelecido 2016 como prazo limite para o arranque da construção de quaisquer novos recintos.
- Os requisitos mínimos de lotação para os estádios são os seguintes:• 70 mil espectadores para meias-finais/final;
• 60 mil espectadores para quartos-de-final;
• 50 mil espectadores para oitavos-de-final e fase de grupos;
• No máximo, serão abertas duas excepções para estádios com capacidade para 30 mil espectadores, limitadas a jogos da fase de grupos e oitavos-de-final. - Todas as selecções participarão na fase de qualificação da competição, pelo que os 13 países escolhidos para albergar jogos não se qualificarão automaticamente.
- Não mais de duas selecções anfitriãs poderão ser sorteadas para cada um dos seis grupos do torneio final, com cada selecção anfitriã qualificada a ter a garantia de disputar dois jogos no seu país nessa fase de grupos. Tal garantia não existirá na fase a eliminar.
- Na fase de grupos do torneio final, a composição dos grupos continuará a estar sujeita a um sorteio com cabeças-de-série. Porém, a distribuição das selecções anfitriãs pelos grupos terá em conta as distâncias de viagem (por exemplo, e se praticável, com voos a não excederem as duas horas de duração entre as cidades anfitriãs, de forma a permitir o fácil acesso dos adeptos que se desloquem para assistir aos jogos).
- Esta fórmula será usada apenas nesta edição, como forma de comemorar os 60 anos do Campeonato da Europa.
- As cidades eleitas serão reveladas em Setembro de 2014.
2 comentários:
Engraçado mas muito complicado ! Espero que lisboa possa acolher pelo menos a fase de grupos!
28 de março de 2013 às 19:38Acho uma parvoíce pegada.
28 de março de 2013 às 21:07Isto é apenas para por as finais nos países grandes.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!