André Gomes, o caçador de dragões
De capitão do FC Porto a dispensado, passou pelo Pasteleira e Boavista. No espaço de um ano jogou um Euro sub-19, Mundial sub-20 e foi chamado para a selecção A, para além disso parece ter gosto em jogar nos grandes palcos.
"Gaitán. Atenção que este homem pode desequilibrar, é realmente um verdadeiro Picaso do futebol. Olha o Nico, toca para Lima, o Nico agora toca para a área para a peitaça de André Gomes, foge ao adversário, vai atiraaaar... gooooolo!", foi assim o relato do golo da vitória na meia-final da Taça pela Antena 1. Tiremos o chapéu a estes senhores da rádio. Que emoção. Este golo empurrou um menino de 20 anos para a ribalta. Já conhece o seu passado? Então sente-se, coloque uma moedinha e aqui vamos nós...
Ponto de ordem: André Gomes não é formado no Benfica. É importante começarmos por aqui porque uma mentira contada mil vezes parece verdadeira. André Gomes nasceu no Grijó, Vila Nova de Gaia, e começou no FC Porto. Jogou alguns anos de dragão ao peito e chegou a envergar a braçadeira de capitão. "É um bom rapaz. Sempre foi um líder no balneário e no campo. Toda a gente gosta dele. Tecnicamente já era evoluído. Era bom no passe e no remate, e tinha facilidade em utilizar ambos os pés, inclusive a marcar cantos", contou Pedrosa, um ex-colega, ao Maisfutebol. Em 2008, André Gomes foi dispensado e mudou-se para o Pasteleira. O Boavista gostou do que viu e contratou-o em 2009. Em ano de estreia, os juniores do Bessa acabaram em 13.º (16 equipas). O FCP ganhou a sua série com facilidade e foi acompanhado pelo V. de Guimarães para a fase final, que seria vencida pelo Sporting.
No ano seguinte, o FCP seria campeão nacional mas André Gomes receberia uma grande notícia: o interesse do Benfica. Os encarnados levaram o jogador para a Luz por 40 mil euros. Em 2011/12, o médio fez 25 jogos nos juniores do Benfica e terminou em segundo lugar, atrás do campeão Sporting de Tobias Figueiredo, Esgaio, João Mário, Carlos Mané e Bruma. Aqui está a única ligação de André Gomes e a formação do Benfica: um ano.
"O André jogava nos juvenis do Boavista quando o fui ver jogar e decidi de imediato chamá-lo para a selecção de sub-17. Na altura já estávamos com a época da selecção em andamento, mas levei-o ao Torneio do Algarve, onde ficámos todos, eu e os restantes treinadores nacionais, com a ideia de que realmente estava ali um jogador em potência, com um perfil diferente", disse Rui Bento, ex-seleccionador dos sub-17, ao Diário de Notícias, em Outubro de 2012.
As vendas de Witsel e Javi García no Verão de 2012 escancararam as portas da equipa principal para André Gomes e André Almeida, dois jovens jogadores que se abraçaram após o golo decisivo do primeiro vs. FCP, enquanto Almeida lhe segredava umas coisas. A cumplicidade entre ambos é notória. Antes de começar a pré-época, André Gomes ainda encantou os relvados da Estónia no Campeonato da Europa de sub-19.
No grupo de Portugal estavam o país organizador (3-0), a Espanha (3-3) e a Grécia (2-3); o médio marcou nos dois últimos. Portugal desiludiu e perdeu a vaga para os gregos. Esta tragédia não tem fim, hein? Mas sejamos justos, os dois finalistas saíram do grupo do portugueses: Espanha-Grécia (1-0, Jesé). Witsel e Javi Garcia foram vendidos durante e no fim de Agosto, o que levou André Gomes a começar na equipa B, na Segunda Liga. E bem: marcou ao Sp. Braga (2-2) logo na primeira jornada. Voltaria a marcar na 4.ª (Belenenses, 6-0), 9.ª (Portimonense, 3-3) e 32.ª (Penafiel, 4-1) jornadas.
Na equipa A também molharia a sopa, com Freamunde para a Taça (4-0) e Gil Vicente (3-0) na jornada 7. No total, realizaria 374' em 2012/13 na equipa principal para a Liga e chegaria ao topo do futebol: Paulo Bento convocou-o pela primeira vez para a selecção nacional em Fevereiro de 2013. Na retina ficou também a sua exibição em Camp Nou, no 0-0 vs. Barcelona na última jornada da fase de grupos.
O ano culminou com mais uma grande competição de selecções, desta vez o Campeonato do Mundo sub-20, na Turquia. Portugal passou em primeiro no Grupo B, que tinha Nigéria (3-2), Coreia do Sul (2-2) e Cuba (5-0). André Gomes fez os 90' no primeiro e metade do segundo. Nos oitavos-de-final, a selecção lusa cairia aos pés do Gana (2-3) - André Gomez fez o jogo todo. O Uruguai chegaria à final mas perderia nos penáltis (4-1) com a França de Paul Pogba (Juventus), Geoffrey Kondogbia (Monaco), Yaya Sanogo (Arsenal) e Kurt Zouma (Saint-Étienne), que recentemente assinou contrato com o Chelsea de José Mourinho.
Um mês depois do Mundial turco, o médio estreou-se na selecção sub-21: 5-2 vs. Suíça. O jogador do Benfica foi titular ao lado de Sérgio Oliveira e William Carvalho. Que luxo! O herói da partida foi Ivan Cavaleiro com um hat-trick - João Mário e Lucas João marcaram os restantes. André Gomes jogaria mais 4 vezes ao serviço dos sub-21: Noruega (5-1), Polónia (6-1; marcou um) e Israel (4-3) em 2013 e Macedónia (2-0) em 2014.
Esta temporada está a ser uma desilusão. Na liga, apenas 4 minutos em 4 presenças - aquelas substituições mágicas aos 92' que fazem tão bem à moral dos jogadores. Na equipa B, o registo é muito melhor: 5 golos em 8 jogos (660'). Jorge Mendes, com faro para a coisa, contratou-o em Janeiro por 15 milhões. Desconfiamos que não será muito complicado encontrar clube para este miúdo. André Gomes tem 20 anos, 1.88m e joga com o pé direito. O seu talento é de alto gabarito, faltava apenas adicionar agressividade nas tarefas defensivas. Será o Mundial uma miragem? Depende do final desta época. O céu é o limite...
5 comentários:
O benfica é um clube de bebedos e azeiteiros.
18 de abril de 2014 às 22:25Anónimo das 22:25: kompensam para o estômago, halibut para os cotovelos, cera para os cornos e vaselina para o cu.
18 de abril de 2014 às 23:03Se tivesse sido júnior do Benfica e nos tivesse encavado jogando pelo Fóculporto, todos os merdia já o teriam realçado à saciedade ("ah e tal, a estrutura do Fóculporto é muito astuta, muito competente, blá, blá, blá"): como é ao contrário, não interessa...
18 de abril de 2014 às 23:12Se chegou ao Benfica com 17 anos, também teve formação no Benfica.
18 de abril de 2014 às 23:21De tantas fotos conseguis-te encontrar uma em que apareço :) grande jogo!!!
19 de abril de 2014 às 00:25Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!