Ajax x Benfica: os monstros que querem acordar!
O Benfica joga hoje em casa do Ajax um jogo importante mas que mexe mais do que tudo com o sentimento. Racionalmente, e depois da vitória em Atenas, o SLB sairá sempre na luta pelo apuramento neste grupo da Champions qualquer que seja o resultado de hoje.
Equipa lisboeta sem Rúben Dias (castigado) e com Fejsa em dúvida mas com Jonas totalmente apto pela primeira vez esta temporada e com Jardel nos convocados depois de lesão.
Equipa lisboeta sem Rúben Dias (castigado) e com Fejsa em dúvida mas com Jonas totalmente apto pela primeira vez esta temporada e com Jardel nos convocados depois de lesão.
Há, no entanto, todo um lado emocional que vem muito dos duelos históricos entre estes dois gigantes, clubes com histórias parecidas, com finais europeias perdidas nos últimos anos, com 2 lendas do futebol mundial sempre muito presentes e com os fãs a suspirarem pelo regresso das grandes noites europeias. É uma oportunidade de ouro para isso e ver os emblemas que marcaram gerações inteiras de futebolistas a voltarem a encontrar-se na maior prova de clubes do Mundo é especial e abre toda uma possibilidade de motivação e mobilização para o futuro próximo.
Por outro lado, e aí falo muito pessoalmente, é dia do Benfica voltar ao Estádio onde aconteceu uma das suas derrotas mais marcantes deste século. Estava lá, nessa final da Liga Europa, e só posso dizer que a palavra desilusão não chega para cobrir o que se passou. Uma tarde linda de benfiquismo, um ambiente monstruoso, com os portugueses a calarem os sempre tão famosos adeptos britânicos e uma exibição quase perfeita da equipa de Jorge Jesus que morreu na praia, no último minuto de jogo, tal e qual como tinha morrido 4 dias antes no Dragão. Ainda me dá arrepios falar daquele dia...
E já que estamos a puxar ao irracional no futebol é curioso olhar para esta estatística:
Benfica não perdeu nas últimas 6 visitas à Holanda (V1 E5) e nos últimos 12 jogos contra holandeses (V7 E5) – apesar da série ter começado na final Champions de 1988 com o PSV(0-0)
Estou farto de ver estas séries positivas/negativas depois de 1 grande derrota/vitória. É o karma no desporto rei.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!