Boxing Day 2011
O grande dia do futebol chegou em Inglaterra! A tradição do Boxing Day traz um brilho especial a esta jornada 17 da Premier League. A organização desta competição aproveita as férias de Natal e este dia 26 que é feriado naquela ilha e criou um hábito das famílias irem ao futebol no dia a seguir ao Natal através de promoções. Resultado: os estádios estão cheios e o ambiente é festivo. Um exemplo que devia ser seguido em Portugal onde os estádios estão tão vazios. Esta pausa de Inverno nacional não se entende com tantas pessoas disponíveis para fazer programas de família nesta época o nosso futebol pára. Uma situação a rever pelo novo presidente da Federação. Mas isso são outras contas… Hoje em Inglaterra jogaram-se sete jogos da liga inglesa e jogaram-se centenas de partidas pela aquela ilha fora, pois nas mais de 6 divisões secundárias também há jogos de todas as equipas. É, sem dúvida, um dia especial para os amantes do desporto rei.
Os jogos deste ano não foram particularmente interessantes e bem jogados, as principais equipas parecem cansadas e marcaram-se poucos golos. A única equipa que realmente tem razões para sorrir é o Manchester United, que hoje apanhou o seu rival da cidade na liderança da prova depois de já ter estado a 5 pontos e de ter perdido o derby em sua casa por 6-1. Vamos ter luta renhida pelo título entre as duas formações de Manchester…
Ficam aqui as highlights deste Boxing Day
Manchester United (2º) – Wigan (18º) – Jogo fácil para o campeão em título, mesmo apesar algumas poupanças (Rooney e De Gea no banco de suplentes) e de algumas lesões em jogadores titulares.
O United adiantou-se logo aos 7 minutos por J. Sun Park depois de uma grande jogada individual de Evra, que passou por 2 jogadores do Wigan e chegando à linha de fundo meteu a bola para trás onde o coreano rematou colocado. O jogo ficou quase sentenciado porque o Wigan não tem equipa para marcar golos em Old Trafford, onde foi claramente jogar para o 0-0. E ainda pior ficou aos 39 minutos com o vermelho directo, algo exagerado diga-se, ao PL desta equipa: Sammon. Logo de seguida, Berbatov fez o 2-0 com um bom trabalho de controlo da bola dentro da área.
A segunda parte viu mais 3 golos do United com dois de Berbatov e o um do equatoriano Valência. O United está a subir de forma e ganhou os últimos dois jogos por 5-0.
Destaque positivo para os canhotos do United: Evra e Giggs impressionaram. Estou convencido que Evra é o melhor defesa esquerdo da actualidade pois consegue dar uma profundidade e uma dinâmica aquele flanco só ao alcance dos melhores. Giggs jogou quase como um médio organizador de jogo, nova função que Alex Ferguson lhe tem dado regularmente nestes últimos tempos; apresenta, aos 38 anos, uma enorme qualidade de passe e leitura de jogo.
West Bromwich (9º) – Manchester City (1º) – O Man. City chegava a este jogo da 17ª jornada como líder, e, recordo, que os citizens não eram líderes no Natal há 82 anos. Por seu lado, o West Bromwich ocupava a tranquila nona posição e vinha de duas vitórias fora de casa. O jogo prometia portanto.
No entanto, a primeira parte desiludiu, com pouca velocidade e poucas oportunidades de golo. O Manchester City teve mais bola mas não teve objectividade de remate e finalização; praticou um jogo lento e afunilado o líder do campeonato.
O jogou só começou a ferver a seguir aos primeiros 5 minutos da 2ª parte com bola cá bola lá e o perigo a rondar as duas balizas. Foi o bad boy Balotelli que abriu as hostilidades com uma remate espectacular que chocou com a trave da baliza do West Bromwich. Mas, logo na resposta, foi o ponta de lança contrário, e melhor marcador da equipa, Shane Long quase a marcar.
Esta equipa do Bromwich fez um grande jogo e o empate a zero é mais do que justo, tendo tido mesmo a última grande oportunidade do jogo, com um remate de fora da área que só parou no poste da baliza de Joe Hart. Destaque para a maneira positiva como o Bromwich encarou a segunda parte, resistindo a meter o autocarro à frente da área e tendo na qualidade de posse de bola e jogo ofensivo as armas para parar o seu milionário adversário. Jogadores como Jerome Thomas, Shane Long e Peter Odemwingie são caras conhecidas da principal divisão inglesa e fazem da sua experiência uma importante arma para a boa campanha deste clube de Birmingham.
Esta equipa do Bromwich fez um grande jogo e o empate a zero é mais do que justo, tendo tido mesmo a última grande oportunidade do jogo, com um remate de fora da área que só parou no poste da baliza de Joe Hart. Destaque para a maneira positiva como o Bromwich encarou a segunda parte, resistindo a meter o autocarro à frente da área e tendo na qualidade de posse de bola e jogo ofensivo as armas para parar o seu milionário adversário. Jogadores como Jerome Thomas, Shane Long e Peter Odemwingie são caras conhecidas da principal divisão inglesa e fazem da sua experiência uma importante arma para a boa campanha deste clube de Birmingham.
O City parece estar a perder gás e hoje foi o primeiro jogo em que não marcou golos esta época. Vamos ver se não acabam como o Chelsea da última temporada, que também entrou avassalador no campeonato mas no fim não ganhou nada. Mancini hoje, por exemplo, demorou muito tempo a colocar em campo Dzeko, pois da maneira como o jogo estava penso que teria entrado muito bem na defesa do Bromwich.
Chelsea (4º)–Fulham (13º) – Continua a péssima carreira do Chelsea esta temporada e hoje somaram o terceiro empate consecutivo da prova contra uma equipa do Fulham que tinha sido goleado por 5-0 na última jornada. André Villas Boas está em claros apuros, e ainda não conseguiu corrigir o principal pecado desta equipa, a sua defesa amadora. Pode parecer exagero com jogadores da classe de Terry ou A. Cole, mas os erros já são tantos e tão berrantes que não encontro outro adjectivo. O posicionamento da linha defensiva dos blues é má demais para ser verdade e acusará as constantes mudanças nos titulares pelo técnico português.
Da primeira parte pouco se pode dizer de interessante. Jogo lento e sem oportunidades de golo.
2ª parte de melhor nível do Chelsea que foi sempre esbarrando num inspiradíssimo Stockdale, GR do Fulham. Esta equipa do Fulham é fraca e terá dificuldades para se manter na principal divisão inglesa. Golos apontados por Mata, para o Chelsea, e por Clint Dempsey depois de grande jogada do melhor jogador do Fulham: Bryan Ruiz.
Bolton (19º) – Newcastle (7º) – Vitória por 2-0 do Newcastle fora de portas com Ben Harfa e Obertan em destaque.
Ficam ainda os empates de Sunderland e Everton (1-1), mais um decepcionante empate do Liverpool, desta vez com o último classificado Blackburn e o nulo entre Stoke e Aston Villa.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!