A visita
do Benfica
ao terreno
do Nacional
da Mad
eira a
contar pa
ra a 18ª Jornada
da Liga Zon Sagres ficou marcada por um grande espectáculo de futebol estragado, nos minutos finais, por Pedro Proença. Mais um exibição lamentável deste árbitro contra o Benfica a negar um penalty sobre Gaitán e a expulsar dois jogadores do Benfica... Este senhor não tem condições para apitar o SLB ponto final.
Nos últimos 5 jogos apitados por Proença para a Liga o Benfica não venceu nenhum! Teve 4 jogadores expulsos e 2 penalties contra!
E pergunto ao Conselho de Arbitragem da FPF: não seria melhor voltar a colocar Proença a apitar o Benfica num jogo de dificuldade menor? Um jogo no Estádio da Luz? Um jogo da Taça? Para haver um certo apaziguar das águas.
O SLB começou outro jogo da Liga com algumas ausências no plantel de Jorge Jesus (Cardozo, Aimar, Melgarejo lesionados) tendo o técnico português escolhido o seguinte 11 inicial: Artur, Maxi Pereira, Garay, Luisão e Luisinho; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Urreta; Rodrigo e Lima. Estranhei a presença de Urreta no onze e Gaitán no banco, Jorge Jesus diz que o campeonato é a prioridade mas ficou no ar a poupança do argentino para o Leverkusen. Bem, o jogo viria a dar toda a razão ao técnico encarnado...
O jogo começou com 10 minutos de pânico para os benfiquistas em que o Nacional teve 3 oportunidades de golo e marcou mesmo um. Um caos na defesa das águias, com jogadores mal posicionados, apáticos e com o meio campo a perder bolas consecutivas para a equipa da casa explorar de imediato as costas dos laterais do SLB. E, assim foi aos 7 minutos quando Luisinho perdeu uma bola e os atacantes dos madeirenses tiveram tempo e espaço para fazer tabelas à entrada da área de Artur com Diego a aproveitar a passividade adversária para abrir o marcador. Inadmissível que os 4 defesas fiquem com a mão no ar à espera do fora de jogo... De principiantes!
Respondeu muito bem o Benfica, com pressão alta na área adversária, e até ao intervalo deu a volta ao marcador com um auto golo de Mexer (17'), depois de cruzamento de Luisinho, e um golão de Urreta de livre directo (37'). Espectacular execução do uruguaio!
Jorge Jesus mexeu na equipa ao intervalo, tentando controlar o jogo através da posse de bola, colocando Gaitán e tirando Rodrigo da frente de ataque. Esta alteração baralhou a defesa adversária e o SLB teve 3 oportunidades de golo antes do Nacional empatar o jogo por Mateus, na primeira vez que passou o meio campo nos segundos 45 minutos, com Artur a ficar mal na fotografia (53').
A equipa lisboeta sentiu muito este golo e ocasiões de perigo só com remates fora da área e lances de bola parada. Para além disso Pedro Proença não viu um penalty sobre Gaitán e expulsou Cardozo e Matic com vermelho directo - também expulsou Marçal do Nacional. Se a de Cardozo, apesar de rigorosa, ainda se entende (acho que Proença devia ter evitado a perda de tempo de Marçal apitando para ele largar a bola) a de Matic é de quem está a ver a longa distância e tira o sérvio do próximo jogo encarnado. Cardozo teve uma atitude agressiva face ao árbitro depois de expulso e, não tenho dúvidas, será castigado conforme a atitude.
Isto é uma grande coincidência o campeonato ficar sempre complicado para o Benfica com o Proença em campo...A única boa notícia deste jogo é que muito provavelmente ninguém terá coragem para nomear Proença para o clássico da 29ª Jornada entre FCP-SLB.
Homem do jogo: Urreta, estava a ser o melhor em campo quando Jesus o tirou de campo. Luisinho e Salvio muito mal.
40 comentários:
Não percebi o Jesus. Que substituição mais ridícula.
10 de fevereiro de 2013 às 20:36Também não sei porque entramos sempre derrotados com o Proença. A verdade é que nos colocamos a jeito. Nada mais simples.
E mandar encomendar as faixas? O ano passado resultou.
o meu medo é que este cromo ainda apite a final de portugal
10 de fevereiro de 2013 às 21:20Achas mesmo que se o Benfica ainda estiver a lutar pelo título não será o gatuno do proença a apitar no estádio do ladrão???
10 de fevereiro de 2013 às 21:46O cardoso auto-expulsou-se, e depois ainda agarrou o árbitro pelo gasganete.
10 de fevereiro de 2013 às 21:58A expulsão do matic foi indicada pelo liner - vÊ-se bem o líner todo excitado de braço no ar a chamar o árbitro indicando-lhe que o matic teria feito alguma (confesso que pelas imagens não concluo nada)
Agora todo aquele que vier culpar o árbitro pela expulsão do cardoso... mais valia ficar calado.
Tanto o Benfica como o Porto fizeram jogos de merda. Ponham os árbitros fora desta merda!
10 de fevereiro de 2013 às 22:22Esqueces-te de referir mais um penalti vergonhoso por corte com a mão. Temos que admitir que o benfica esteve abaixo do esperado, e alguns jogadores falharam mais que o custume, mas o benfica so perdeu porque causa do pedro proença, mais uma vez o mesmo do custume. Deixem de ir assistir aos jogos fora e encham o estadio da luz. temos que enfrentar essa escumalha e bater com a mão na mesa. Basta!
10 de fevereiro de 2013 às 22:29As equipas começam a acusar a dispersão dos seus jogadores que estão ao mesmo tempo no campeonato nacional, nas seleções e outros. Daqui para a frente é que se vai ver quem vai gerir melhor esta situação!
10 de fevereiro de 2013 às 23:05va me dizer que jackson martinez nao estava cá fora aos 10 minutos da primeira parte? e mangala na primeira entrada nao seguia o mesmo caminho?estamos a falar de arbitros porque são a corja do futebol portugues e saem sempre por cima.Arranjem outros dentes a este fdp do proença!
10 de fevereiro de 2013 às 23:27Estes gajos que só falam dos árbitros precisavam é lhes partissem a placa de dentes para que não lhes saíssem tanta bosteirada pela boca fora. Aparece aqui cada camelo!...
11 de fevereiro de 2013 às 01:06Estes gajos, que só falam dos árbitros, precisavam que lhes partissem a placa de dentes, para que não lhes saíssem tanta bosteirada pela boca fora. Aparece aqui cada camelo!...
11 de fevereiro de 2013 às 01:12A encornadora já está de tal maneira retorcida que vos tapa os olhos e não vos deixa ver com clareza os jogos! Depois vêm dizer sempre os mesmos disparates!
11 de fevereiro de 2013 às 01:24Quero dizer: encorna+dura = encornadura
11 de fevereiro de 2013 às 03:17Penalti sobre o Gaitan? Mega Lol. Representas muito bem o adepto tipico do benfas
11 de fevereiro de 2013 às 06:36Vergonhosa a expulsão do Matic. O Vitor pereira falou tanto nisso que desta fez o Proença fez-lhe a vontade.
11 de fevereiro de 2013 às 09:50Vamos lá ver quantos jogos levará o Matic por fazer rigorosamente NADA!!!
AHHH 3 expulsões num jogo que foi pacifico, nem foi cheio de tensão nem houve entradas duras, nem nada que compromete-se a integridade física dos jogadores.
VIVA O MELHOR ARBITRO DO MUNDO !! sempre na ribalta
Hugo e tu representas o típico adepto anti-benfica que é incapaz de admitir erros dos árbitros contra o Benfica. O SLB é o único clube do mundo que quando perde pontos nunca pode falar dos árbitros...
11 de fevereiro de 2013 às 09:53Achas normal que nos últimos 5 jogos apitados por Proença o Benfica não venceu nenhum? Teve 4 jogadores expulsos e 2 penalties contra?
Isto não colocaria qq um passado?
O benfica não ganhou porque falhou muitas oportunidades.
11 de fevereiro de 2013 às 10:15Dão especial relevo ao trabalho dos árbitros, mas esquecem-se de que quem faz ainda pior trabalho ao falhar lances constantes são os jogadores.
O Cardozo foi expulso porque quis, não pelo árbitro.
Monteiro concordo consigo em parte. e poderá encontrar em várias partes do meu texto críticas a JJ e aos jogadores. agora o SLB não pode ter falhas com este árbitro em campo... Contra 14 é mais difícil jogar
11 de fevereiro de 2013 às 10:16Não têm nada que criticar os árbitros e, desta vez, com o Proença, nem deviam falar, porque se alguém tem razão de queixa é precisamente o árbitro! Esta insubordinação dos adeptos sobre os árbitros está a transmiti-se para os jogadores e isto leva a atitudes erradas como a do Cardoso.
11 de fevereiro de 2013 às 10:24Bendita cabeçada no Colombo. Dessa já não se livra. Mas pelos vistos ainda foi pouco. Mais adeptos como esse e o cheiro desta latrina (Tugão) seria muito mais limpo.
11 de fevereiro de 2013 às 10:30Se o Cardozo fosse jogador do Porto nem amarelo levava. Sabendo quem era o árbitro devia ter tido cuidado.
11 de fevereiro de 2013 às 10:31No jogo do Benfica um penalti a favor por marcar, no do Porto inventa-se um para que consigam ganhar. Va lá que falhou.
Acho que os adeptos do Benfica deviam cercar os estádios onde o Benfica for jogar se o jogo for arbitrado por este e outros artistas. Não o deixar entrar no estádio sem uma chuva de insultos, tomates, ovos, tinta... Se fizer bosta não o deixar sair sem o mesmo tratamento. A ver se começam a ganhar medo.
"Não têm nada que criticar os árbitros"... Essa é boa! Isto é uma ditadura o que? Então não há 3 equipas em campo? não são as 3 dignas de avaliação?
11 de fevereiro de 2013 às 10:36E além disso não sei de que clube é mas com certeza ninguem da sua estrutura fala de árbitros pois não? é só o SLB não é?
Cito autor desconhecido,
11 de fevereiro de 2013 às 10:49"Vamos lá ver quantos jogos levará o Matic por fazer rigorosamente NADA!!!"
O autor desta infeliz frase, precisava que lhe virassem um balde de bosta pela cabeça abaixo para que lhe ativassem mais os sentidos! com que então o árbitro que está em linha, encima do lance, apeteceu-lhe fazer uma partida carnavalesca quando gesticulou avisar o juiz de campo da falta de Matic!
Ortega,
11 de fevereiro de 2013 às 11:12Tu provavelmente só deves ter tomates para actuar em grupo porque sozinho eles devem ficar mirraditos! Só os covardes é que incitam os outros a fazerem desacatos.
"um balde de bosta pela cabeça abaixo"
11 de fevereiro de 2013 às 11:21para o autor da frase acima citada.
Lol eu admito que o Matic foi mal expulso . Acontece. Na jornada anterior o Andre Gomes escapou por 2 vezes .
11 de fevereiro de 2013 às 11:40Agora falares em pseudo-penaltis perdes a razao
o senhor proença o ano passado deu o campeonato ao porto com um golo fora de jogo e por isso foi premiado com o dragão de ouro este ano começou mais cedo porque deve estar a espera de ser habilitado com alguma coisa?
11 de fevereiro de 2013 às 11:42bem haja o desporto e correr com corruptos para fora do pais!
O Gaitán está no ar, o outro volta para trás e toca quando o argentino está no ar. Desequilibra e faz falta. COmo deves saber o jogador que está no ar deve ser protegido do que fica no chão senão era fácil marcar jogadores em cabeceamentos.
11 de fevereiro de 2013 às 11:43Já vi o lance 10 vezes e para mim é clarinho. Aceito que não concordes, futebol é mesmo assim, agora ninguém está aqui a inventar nada
O jaquim bolas e o Anónimo das 11:42, também estão a precisar de um tratamento de bosta para activarem o neuróneos
11 de fevereiro de 2013 às 12:15anónimo das 11:12, tu nem tomates tens para escrever em teu nome.
11 de fevereiro de 2013 às 13:19Anónimo das 11 de Fevereiro de 2013 à0 10:49
11 de fevereiro de 2013 às 16:15O autor tem um nome é Bruno Paiva !!! Ou tens dificuldade em escrever o nome do SL Benfica e dos seus simpatizantes !!
Tu é que andas aí escondido sem dar o teu nome. Eu não desço ao teu nível portanto a única coisa que te pergunto é:
Conheces algum caso de penalties simulados, conheces algum caso de agressões simulados, conheces algum caso de arbitros comprados ?? podia continuar mas acho que já chega de bater no ceguinho ou melhor no Anónimo. Não sou nenhum ingénuo e já vi muito futebol para ver arbitros apitar faltas, agressões, penalties que não existem !!!! Inclusive já vi arbitros apitar golos fantasmas e não apitarem golos, portanto meu caro o correcto seria admitir que o Matic não fez nada.
Repito o Matic não fez nada, ao contrário do Cardozo!! Que se faça justiça em Portugal (claramente sou um utópico)
Bruno Paiva ou Anónimo das 10:49, ninguém sabe quem são, portanto estamos no mesmo pé de igualdade. As nossas diferenças é que tu não viste o jogo nem ouviste o relato da antena1, apenas formulaste a tua opinião em vídeos viciados, que servem os interesses de quem pretende manter a teoria conspiratória contra os árbitros, e mostram somente um ângulo e põem em causa o desempenho do árbitro de linha. Eu ouvi o relato da antena1 e todos os que estavam a relatar o jogo foram unânimes em dizerem que o árbitro foi correcto e que as situações que aconteceram foram somente por culpa dos jogadores. Não te esqueças que os que estão a relatar o jogo distribuem-se por vários pontos do estádio e passam a palavra uns aos outros para confirmarem o que estão a ver. Já é mais que tempo de refletirem antes de virem para aqui cansarem os outros sempre com a mesma teoria conspiratória!!!
11 de fevereiro de 2013 às 18:29Se o Matic atingiu o Candeias sem intenção e o árbitro exagerou no cartão, pode-se ficar com essa dúvida, mas se por um lado há exagero por outro fica o aviso ao Matic que anda há muito a esticar-se demasiado sem que nada lhe aconteça!
11 de fevereiro de 2013 às 20:57Carlos não vou responder à sua afirmação que Matic se anda a esticar à muito... Acho-a patética
11 de fevereiro de 2013 às 21:15Mas vou só perguntar: e Mangala, e Fernando, e Moutinho, e Pepe, e Bruno Alves, e Costinha, e Maniche, e Paulinho Santos, e João Pinto, e Artur? Esses esticaram-se durante quanto tempo sem nada lhes acontecer?
Que eu saiba todos eles tiveram os seus avisos nos momentos adequados de acordo com a gravidade das suas faltas!
11 de fevereiro de 2013 às 21:39O Carlos deve ter um problema de memória.
11 de fevereiro de 2013 às 22:42Bruno Alves foi expulso 2 vezes em todos os anos que esteve no Porto. Uma delas foi um segundo amarelo, por protestos, quando o Porto estava a vencer a final da taça por 2-1, a poucos minutos do fim, contra um clube da 2ªB.
Que raio de avisos é que o Carlos acha que essa besta teve? Um central que usava da violência como quem bebe água acabava épocas com 2 amarelos.
O Moutinho, Mangala, Fernando, quantas vezes já foram expulsos. estão sempre a falar do Maxi, aposto que o Maxi tem mais cartões que esses três juntos.
Anonimo das 18h29 eu nao ouvi o relato eu vi o jogo. portanto nao foi atraves de terceiros k vi o k se passou. se o candeias k foi formado no fcp diz foi foi agredido tem tanta credibilidade cm os nossos politicos.
11 de fevereiro de 2013 às 23:35nao sou faccioso e sei reconhcer quando um jogador esteve mal e mereceu ser castigado e sei reconhecer kd um jogador foi injustamente expulso, por fazer REPITO RIGOROSAMENTE NADA.
meu caro va ler a primeira capa do record o jornal que prima pelo rigor e que nao e benfiquista. para nao vir dizer que sao noticias compradas.
o problema das pessoas e nao reconhecerem que nao têm razao. e nao te preocupes que nao vou esperar que me dês razao porque e o msm que esperar que o ulrich, o relvas, etc digam que nao têm razao :)
Fura-Redes, já deves ter visto, de qualquer das formas, deixo aqui a foto do lance que originou a expulsão do Matic e que foi posta no site do Nacional para se defender da acusação do Benfica:
11 de fevereiro de 2013 às 23:36http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/nacional-benfica-matic-candeias-agressao/1418880-1456.html
Eu vejo um cotovelo do Matic no queixo do Candeias.
Mais uma vez, as reacções a quente provam ser desprovidas de inteira razão.
Oh Luís Alves claro que o Matic foi bem expulso, alias ele nem está a disputar a bola, só ve a cara do outro para lhe partir os dentes...
12 de fevereiro de 2013 às 00:32Ninguém viu expulsão neste lance, ninguém. Pode criar a novela que quiser mas isto não é vermelho directo em lado nenhum
O penalty sobre o Gaitán? ISso já não têm fotos certo?
Perante esta foto não tenho qualquer dúvida de que há uma cotovelada e acredito que o árbitro de linha ajuizou bem o lance. Sempre me custou a acreditar que o Candeias se atirasse para o chão sem qualquer razão e que o árbitro de linha tivesse ido no engodo! Isto só prova a forma faciosa dos adeptos do benfica que procuram cegamente incriminar os outros e fazerem-se vítimas! Sinceramente esta maneira de proceder leva qualquer um a sentir-se revoltado e a não acreditar em nada que venha acontecer mesmo que alguma vez tenham razão.
12 de fevereiro de 2013 às 02:07Fura-Redes, niguém está a criar novelas a não ser quem está a atacar o árbitro por fazer um mau trabalho.
12 de fevereiro de 2013 às 21:33Para mim, seria mais proveitoso falar do jogo feito pelos jogadores e treinadores, do que estar mais atento ao homem vestido de amarelo. Mas cada um vê os jogos como bem entende.
A meu ver, tal como no jogo do Porto com o Olhanense, foi azelhice que ditou o resultado final. Tivessem aproveitado os lances de golo e era escusado estar a chorar um lance de grande penalidade ou a disfarçar o mau comportamento de certos jogadores.
E cada árbitro é diferente do outro. Uns julgam lances de forma mais contundente, outros deixam passar quase tudo (tanto que, estes, devem criar nos jogadores um sentimento de impunidade...até que lhes calha um mais rigoroso).
Com outro árbitro o Matic se calhar teria visto amarelo. Com outro, o Candeias seria amarelado por suposta fita.
Se queres saber a minha opinião sobre o lance, foi falta e disso acho que já há bastante concordância, mas seria para amarelo porque dou o benefício da dúvida ao Matic e não acredito que tenha sido com intenção de arrumar o Candeias.
Mais, considero que a direcção do Benfica esteve muito mal e revelou incompetência ou má fé, ao ameaçar o Candeias com um sumaríssimo.
Incompetência porque não viu o lance de todos os ângulos e não perguntou ao Matic se tinha feito falta; ou má fé, porque sabia que tinha sido falta e mesmo assim tentou atirar o barro à parede.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!