Benfica 2-1 B. Leverkusen: águias são fortes candidatas
Noite europeia no Estádio da Luz com o Benfica a receber o Bayer Leverkusen para a 2ª Mão dos 16avos de final da Liga Europa 2012/13. Foi uma vitória convincente das águias frente a um dos grandes emblemas do poderoso campeonato alemão que lança em definitivo o Benfica como candidato a levantar esta Liga Europa.
Jorge Jesus sem grandes poupanças, apenas Carlos Martins a aparecer no 11 inicial como novidade e Maxi e Salvio a serem poupados. Assim, foram estes os jogadores escolhidos pelo treinador português: Artur Moraes; André Almeida, Garay, Luisão e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez e Carlos Martins; Ola John, Cardozo e Gaitán.
Foto de Isabel Cutileiro
O jogo começou com uma entrada forte da equipa alemã, a provar as suas qualidades e a assustar Artur; Kiessling atirou mesmo uma bola ao poste aos 12 minutos.
O SLB sentiu o perigo e assumiu o jogo a partir dos 15 minutos, conseguindo sair do seu meio campo e fazer algumas jogadas a rondar a baliza do Bayer, sendo a mais perigosa um cabeceamento de Gaitán aos 16'.
Depois destas oportunidades o jogo entrou numa fase menos conseguida com as equipas a não arriscarem muito com medo do primeiro golo. Mesmo assim o Estádio da Luz voltou a suster a respiração quando André Schürrle, aos 40 minutos, voltou a acertar no mesmo poste que tinha sido atingido pelo seu colega de equipa. Sorte do Benfica que nesta eliminatória também foi bafejado pela estrelinha de vencedor.
A 2ª parte foi de longe o melhor que estes dois jogos nos ofereceram, com a velocidade de execução a chegar finalmente ao relvado. Aí o Benfica provou que é superior ao Leverkusen e deixou claro que é um dos candidatos mais fortes a esta Liga Europa. Sem Carlos Martins, que não está em forma para a alta competição, e com a entrada de Salvio e Lima os encarnados pareciam outra equipa e dominaram os acontecimentos.
Ainda apanharam um susto os adeptos vermelhos com um golo bem anulado a Kiessling aos 51', por milímetros... Mas chegou o momento do jogo (60') com uma obra de arte do jovem Ola John, que fez do dinheiro dos espectadores uns euros muito bem gastos - foram 37357 espectadores. Genial a forma como finta dois adversários e desfere um remate fantástico em arco ao ângulo da baliza de Leno.
Este lance transformou o jogo por completo com os alemães a darem tudo por tudo no ataque (Artur fez uma defesa espectacular aos 65') mas a deixarem muito espaço na sua defesa, que o Benfica foi aproveitando para criar perigo - Salvio falhou dois golos cantados. Aliás, na resposta a um desses lances do argentino do SLB o Bayer Leverkusen chegou mesmo ao empate (75'), num lance em que a defesa do Benfica vacilou e deixou Schürrle desferir um belo remate para o fundo das redes de Artur.
Mas a resposta das águias ao golo do adversário foi definitiva e num longo pontapé de Artur para Lima, o brasileiro assistiu Matic para o 2-1 final. Até ao fim do jogo nota apenas para um amarelo para Matic que o tira da 1ª Mão dos oitavos, que será contra os franceses do Bordéus.
Homem do Jogo: É difícil escolher entre os dois autores dos golos mas penso que Matic é capaz de ter sido mais decisivo do que Ola John. O sérvio é assim a minha escolha nos dois jogos com os alemães e viu-se hoje bem a falta que ele fez com a Académica: rouba bolas, não falha passes, faz dobras e até arranjou tempo para ir lá à frente carimbar o apuramento. Notável como em 6 meses se tornou num dos 3/4 melhores jogadores que temos nos relvados portugueses.
9 comentários:
Candidatos a perder o titulo Nacional, com tal desgaste na Europa. Não te esqueças dos gigantes que por cá militam nesta liga. Muitos deles já sem aspirações nos seus campeonatos, o que faz desta, a sua liga principal. Não estamos em condições de vencer, e que o JJ lance os suplentes com o Bordéus. É só o que desejo.
21 de fevereiro de 2013 às 23:15Abraço
Discordo completamente do Germano ;)
21 de fevereiro de 2013 às 23:22Será que ninguém reparou que a despenalização do Boavista (por prescrição!) vai constituir um cenário que possibilitará a mesma postura para com o FCP? E se lhes devolvem os 6 pontos subtraídos neste campeonato? Eu sei que é tudo uma palhaçada até porque eles só recorreram da suspensão do seu presidente (e não da perda de pontos), mas depois do que aconteceu na taça da liga, eu não tenho dúvidas que eles são capazes disso e muito mais. O Benfica não pode desistir da Liga Europa, como o seu treinador aparentou nas conferências de imprensa, pois no campeonato, podem haver surpresas desagradáveis de última hora (árbitros mais secretaria). Pelo menos, o pano do fundo deste circo está a ser montado...
Bom jogo! Tambem fiquei preocupado com o desgaste dos nossos jogadores e por isso e que fiquei todo contente com o amarelo ao matic. ao menos sei que ele nao jogara durante a srmana e estara a 100% pros jogos no campeonato. so tenho pena de nao ter visto o miudo urreta. mas realme te o ola esteve em grande. tem que haver uma boa rotacao. se o urreta jogar contra o pacos tenho a certeza que trara velocidade. o melgarejo teve dos piores jogos mas nao tinha tarefa nd facil.
21 de fevereiro de 2013 às 23:56Seja como for nao se pode desistir de uma competicao e se estamos na Liga europa vamos tentar vencer o proximo jogo.
bom jogo!
Mas qual desistir qual quê? Os outros não tem também muitos jogos? E porquê esta tonteria do campeonato? Mas não aprendem nada? Acham que os corruptos vão deixar alguém ganhar? Daqui a dois ou três jogos o sistema vai refinar os processos. E depois? Nem campeonato nem Liga Europa. A facilitar, que o façam na Taça da Liga... Mas nem aí eu acho correcto... Se não qurem ganhar, então não se inscrevam em todas as provas... Wue pobreza de espirito! Que falta de ambição!
22 de fevereiro de 2013 às 00:25Ganhamos e em gestão os dois jogos.
22 de fevereiro de 2013 às 03:35eliminatória positiva.
Carrega Benfica.
Já agora quem é este tipo para dizer que o Aimar foi uma fraude e que o Proença é o maior? E ainda disse que o Vitinho era humilde!!! loooooll
22 de fevereiro de 2013 às 10:02http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/alter_ego/interior.aspx?content_id=806028
Leiam todos os textos dele, este último é o menos mau, mas os anteriores só desrespeitam o Benfica. Ele muito gosta de nos picar. Está na altura de começarmos a reclamar deste mau jornalismo de opinião, sem respeito para com a instituição.
candidatos a quê? Viram o mesmo jogo que eu? a sorte abençoou o benfica ontem, foi mesmo milagre não termos sido eliminados e já vem para aqui dizer que somos candidatos? haja juízo, seguir jogo a jogo e depois logo se vê! Final europeia com jj, não me parece
22 de fevereiro de 2013 às 10:09O Benfica é grande e tem que jogar para ganhar tanto na Liga Europa como no campeonato, antigamente os planteis eram mais curtos e nunca o Benfica abdicou da Europa temos um plantel extenso o Benfica é grande na Europa pelas grandes noites Europeias, temos que tentar ganhar tudo e mais nada. O Jesus que treine que rode a equipa e que ganhe os jogos, ele diz que a prioridade é o campeonato porque isso é que faz com que ele renove contrato.
22 de fevereiro de 2013 às 10:18John Wakefield Meu Deus !!!! Tens toda a razão !! Lendo o texto parece que caiu o carmo e a trindade ou pior que vai a seguir vir um maremoto como o da indonesia...
22 de fevereiro de 2013 às 10:26Eu nao quero saber o que este tipo escreveria se o Benfica tivesse perdido os dois jogos. Mas que ganda songamonga! O Jorge Jesus na Alemanha e em casa ganha ao bayern Leverkusen que não há dúvidas nenhumas; é uma equipa fortíssima e vem apregoar que o Jesus deve ir rezar ? Só com o JJ é que o Benfica ganhou na Alemanha e ainda vem com o discurso da desgraça ?
Opa quem devia rezar para não ir para o olho da rua era ele, por escrever tais parvoices ....
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!