terça-feira, 13 de março de 2012

12/03/2012 - Um dia negro para o futebol português

Um dia terrível para o futebol português o que ontem aconteceu. Três acontecimentos marcaram o dia e os três com nuances de outros tempos que já pareciam ter sido varridos das nossas memórias.

Aviso já que sou BENFIQUISTA com muito orgulho, sócio com lugar cativo no Estádio da Luz, e quem achar que por isso não sei escrever pode já parar de ler.

1) A Assembleia da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu aumentar o número de participantes na Liga Zon Sagres de 16 para 18. Até aqui tudo bem, há opiniões que dizem que é benéfico outras que dizem que não altera nada mas a Assembleia da LPFP é soberana para decidir esta mudança.
Terrível e vergonhoso foi a maneira como o ajustamento foi determinado - não vai haver nenhum clube relegado da Liga Zon Sagres 2011/1.

Como podem ser os próprios interessados a decidir que não são punidos pelo mau desempenho desportivo?
Como se pode decidir isto com mais de 2/3 da época realizada? Alterar as regras do jogo a meio é uma lei que até as nossas crianças sabem não deve ser quebrada!
Como se pode pensar que isto não vai alterar a verdade desportiva das últimas 8 jornadas?

Destas minhas três interrogações e admirações a terceira é a mais perigosa. A partir de hoje o próximo campeão nacional vai o ser porque os rivais tiraram o pé do acelerador e fizeram um favor qualquer num jogo qualquer. Não interessa quem seja o campeão para os adversários esta vai ser a desculpa.
Reparem na tabela: do 6º ao 16º lugar as 10 equipas não têm nada para disputar. Podem jogar sem ser para o ponto, podem perder, ganhar, empatar é igual.
E estou a ser ingénuo pois pelo que se vai ouvindo dos bastidores do futebol português até é capaz de ir haver subornos para se tirar ou meter o pé nos jogos com os clubes que lutam pelo título. Vou estar muito atento em relação aos empréstimos de jogadores das equipas que lutam pelo título a clubes portugueses na próxima época. Os favores em Portugal não se fazem só com quinhentinhos...
Nem consigo expressar bem o quão perigoso isto é.

Segundo o novo presidente da LPFP Mário Figueiredo havia três opções: esta de não descidas, a do playoff entre divisões e subida dos 3º e 4º classificado - de três más escolheram a pior de todas e a única que sem qualquer margem para dúvidas mancha a verdade desportiva.
Uma tristeza e se não tivesse o meu lugar cativo já pago não punha mais os pés num estádio de futebol este ano. E se a FPF existe para proteger o futebol português só pode vetar este golpe de estado que os clubes estão a tentar fazer.


2) Foram revelados os comentários que levaram à suspensão de um delegado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Vou deixar os comentários que o dito senhor, Manuel Armindo, deixou no Facebook (segundo este site) e cada um tire as suas conclusões. Eu sei bem o que penso disto e lembro só que este senhor já trabalhou como funcionário do FCP, o que não é uma opinião é um facto:

«o Presidente Pinto Costa têm de abrir a boca e falar sem medo. O vieira descascou no arbitro e viram o que resultou logo mandaram um arbitro para prejudicar o FCP e agora vamos ficar calados?
Sábado às 22:42»

«sr.marco ferreira fez o que o Benfica lhe pediu esta semana após o aniversário dia 8/3 e antes de lhe enviar a prenda que seguirá amanhã no avião para a madeira para ele e Sérgio Serrão (auxiliar) Péssima arbitragem dois penaltis por assinalar fora as diversas decisões mal tomadas. O pedido do Benfica era amostrar amarelos a Hulk e James assim ficariam receosos para o resto do jogo e só marcou o penalti porque foi clarissimo.»

Só queria que alguém me esclarecesse o que é que este senhor fazia ao certo na Liga Portuguesa?!!!! Pois pelos visto fazia-o de uma maneira totalmente isenta...
3) A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), através do seu presidente, lançou uma tomada de posição em que promete uma posição de firmeza em relação às declarações recentes de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus sobre Pedro Proença.
Em declarações à agência Lusa afirma Gustavo Sousa que a APAF não poderá tomar uma posição idêntica à que assumiu perante declarações do Sporting, nas primeiras jornadas da Liga, pois «os casos do Sporting e do Benfica são totalmente diferentes». Mais, esclarece que o facto de as declarações em causa terem sido proferidas antes do jogo, no caso do Sporting, ou depois deste, no caso do Benfica, distinguem uma situação de coação, por parte dos leões.

Deixadas as declarações do Presidente da APAF vamos às minhas especulações: depois de nas últimas jornadas a maioria dos meios de comunicação social terem escrito, mostrado e opinado que o SLB tinha razões para se queixar das arbitragens este senhor vem dizer que os árbitros vão agora ter uma posição de firmeza face a JJ e LFV????? Ora bem, isto não abre a interpretação para se no próximo jogo o Benfica voltar a ser prejudicado todo o universo benfiquista venha dizer que os árbitros se reunirem para decidir prejudicar o Benfica? Isto é de mentecapto... Se fosse o árbitro do próximo Benfica-Beira-Mar estaria a rezar para que não cometesse nenhum erro, pois senão vai-lhe cair meio mundo em cima.
Ou só o faziram porque se meteram numa grande alhada com o Sporting no princípio da época e agora ficava mal não dizer nada? Então mas agora que raio de poder de pressão tem o SCP sobre a APAF? E que culpa tem o Benfica do que se passou com a recusa de arbitrar os jogos do rival de Lisboa? E a partir do momento em que os árbitros que se recusaram a apitar o SCP são castigados a APAF desmarcasse totalmente da tomada de posição daqueles senhores não sendo necessário mais nada.
Mais uma vez Benfica e Sporting pegados quando o grande beneficiado é sempre o FC Porto. Então e reacção de firmeza quando Vitor Perreira disse, a seguir ao jogo com o Gil Vicente, que podiam dar as faixas já ao Benfica e que andavam a levar a outra equipa ao colo? Ai já ficaram calados! E a partir dessas declarações o FCP só tem sido beneficiado pela arbitragem.
Inacreditável a incompetência que vai pelos meandros da nossa arbitragem - desde os dirigentes aos árbitros.

Enfim o que vale é que amanhã há Champions e vou-me relembrar porque adoro este desporto!

19 comentários:

Anónimo disse...

Depois falem do Pinto da Costa, pois caso n~~ao se recordem do que aconteceu o LFV também foi caço nas escutas a pedir um arbitro, pois só em Lisboa as pessoas passam impunes, é uma vergonha o belenense que não desce na secretaria, o setubal que também nao desce pois irá haver este alargamento, certeza que não vem trazer nenhum beneficio ao norte, agora o benfica já pode descansar, pois é só dar dinheiro por jogadores de outras equipas ou compra-los antes dos jogos que o jogo já fica resolvido, ainda não entendi porque é que o Benfica ainda vai aos jogos se lhe dão todos a mão

13 de março de 2012 às 10:53
Fura-Redes disse...

Fogo não sei que jogos falas!! o Benfica dos últimos 4 jogos só venceu um e dizer que o P. de Ferreira ajudou o Benfica só mesmo quem não viu o jogo.

13 de março de 2012 às 11:03
Anónimo disse...

Muito bem Anonimo,

Querem mandar areia para os olhos , só falam do apito dourado.

Mas como tem memoria curta eu vou deixar um video para verem bem a honestidade destes "senhores".
STES BENFIQUISTAS SÃO MUITO "HONESTOS" E PASSAM A VIDA A DIZER QUE O PORTO GANHA POR CAUSA DA FRUTA! MAS SÃO IGUAIS OU PIORES!!! ALIÁS SÃO PIORES PQ TENTAM PASSAR A IMAGEM DE EXEMPLO A SEGUIR COISA QUE NÃO SÃO... COM ISTO NÃO ESTOU A DEFENDER O PORTO, MAS HIPOCRISIA NÃO ME CAI MUITO BEM...

http://www.youtube.com/watch?v=ZmHvxkU6np0

Força Scp

13 de março de 2012 às 11:58
Anónimo disse...

Realmente o Paços não ajudou o Benfica, quem o fez foi o 13º jogador do SLB em campo.
Tanta hipocrisia existe no mundo do futebol, sendo que os adeptos são os piores, falam das outras equipas mas não tem o discernimento nem a imparcialidade de admitir que fazem o mesmo. Roubam descaradamente os "pequenos", (falo dos ditos "3 grandes", que infelizmente só o são porque os jornalistas e a falta de personalidade e mentalidade pequena do povo português assim os fazem),acham-se os maiores só porque tem dinheiro e poder para comprar favores e ganham campeonatos com isso, assim é muito fácil ser campeão e coleccionar troféu atrás de troféu.
Sou adepta do Braga, e não, não tenho um segundo clube, que neste momento está em 2º lugar e é uma ameaça eminente aos "grandes", vamos ver quanto tempo vai levar até os árbitros começarem a fazer das suas, para que os ditos grandes não percam o seu lugar cativo nos primeiros lugares do campeonato.

13 de março de 2012 às 12:05
Fura-Redes disse...

Adepta do Braga:
Como escrevi nos últimos 5 jogos é o Benfica que se queixa da arbitragem. Realmente o Brno Cesar podia ter sido expulso no jogo do Paços mas o 1º amarelo é completamente injusto. E relembro que o Braga esta jornada não se pode queixar dos árbitros pois viu um golo limpo do Leiria ser anulado.
Não tenho nada contra o Braga mas vejo sempre os seus adeptos/dirigentes tratar mal o SLB e nunca nenhuma palavra face ao FCP

13 de março de 2012 às 12:12
Fura-Redes disse...

Quanto ao comentário da escuta :
a história que refere do LFV sempre me pareceu uma armadilha do Major que sabia bem que já estava a ser escutado e parece-me que é o seguimento de conversas em que o LFV se mostrou descontente com todos os árbitros dos últimos jogos e o Major fez o telefonema para o calar. e o Vieira mostra sempre preocupação em ter um arbitro isento que acima de tudo nao prejudicasse o Benfica. só não quer arbitros que sabe que o vão prejudicar. nada parecido com o teor das escutas do apito dourado

13 de março de 2012 às 12:14
Anónimo disse...

Oh amigo Fura-Redes,

Agora vai me dizer o senhor dos pneus é um santo, depois de uma lista que o Major ofereceu a escolha foi para...... O ARBITRO MAIS ISENTO.
Sinceramente.
Voces têm muitos telhados de vidro e andam a tentar escapar a tudo mas sao sempre apanhados.

1 - Mataram um sportinguista no Jamor;
2 - Entraram á pedrada no jogo de juniores;
3 - Incendiaram um autocarro do FC Porto;
4 - Incidentes nos tuneis;
5 - Utilização de lasers.

Vou deixar aqui um video do seu vice-presidente que é o espelho do seu clube.

http://www.youtube.com/watch?v=KHbkVkOzNWk&feature=related

Força Scp

13 de março de 2012 às 12:27
Anónimo disse...

Fura redes:
Eu não falei apenas mal do seu precioso SLB.

Aqui esta a hipocrisia e imparcialidade que falei. Para se defender veio alegar um erro de arbitragem que beneficiou o meu clube.
Tem razão o golo foi mal anulado, mas pode contar pelos dedos de 1 mão quantas vezes o Braga beneficiou e ganhou jogos porque o arbitro se enganou. Já o mesmo não pode ser dito do seu clube, que não só ganhou jogos como campeonatos por causa desses erros.
É triste, muito triste mesmo...

13 de março de 2012 às 12:30
Fura-Redes disse...

Com certeza que temos momentos menos bons na nossa história relatvamente à violência. Infelizmente como tem o SCP e o FCP. Do Porto nem vale a pena falar mas já fui a Alvalade 3 vezes e sempre fui recebido à pedrada

Agora de corrupção desculpe lá mas não.
o único que foi castigado por isso é o FCP. Tirar conclusões de um telefonema para um jogo da Taça de Portugal em que claramente se ve que ele só acontece porque o Benfica se andava a queixar tanto da arbitragem que o Major quer calar o Benfica e em que o LFV só mostra preocupação com não ser mais uma vez roubado parece-me excessivo

13 de março de 2012 às 12:33
Fura-Redes disse...

Agora vai me dizer que o Benfica beneficiou muito do mandato infame do Major???
isso é ridiculo. maior seca de campeonatos na história do SLB só para relembrar

13 de março de 2012 às 12:35
Fura-Redes disse...

Adepta do Braga campeonatos infelizmente nas últimas épocas não têm sido muitos mas se acha que o Benfica ganhou o campeonato ao Braga há 2 anos pelos árbitros então a hipocrisia é sua e é melhor ficar cada um com a sua opinião

13 de março de 2012 às 12:37
Carlinhos de França disse...

Arruaceiros e ladrões, todos os clubes têm adeptos destes com alguns dirigentes á mistuta. Mas os do FC Porco se forem jogar ao Algarve, derretem todas as áreas de serviço, roubando (sacando com uso de violência) desde lá até a casa. Em conjunto parecem uma manada bem provida de hastes para poderem dar com a cabeça.

13 de março de 2012 às 13:09
Anónimo disse...

Pois, Carlinhos falar que todos são maus mas que há uns piores que outros, é o princípio do fim. É como a história de que todos são iguais , mas há uns mais iguais que os outros!
Pense antes de falar, porque chegou a essa conclusão, e se retirou a ideia pelas notícias que viu e leu, então pergunte-se como é que todos os clubes têm vândalos, mas você só vê notícias sobre uns determinados vândalos, e pergunte-se porque é que isso acontecesse... e pesquise e tente entender.

13 de março de 2012 às 13:30
Anónimo disse...

O Sr. Fura-Redes escreveu, no primeiro ponto do seu artigo:
"Como podem ser os próprios interessados a decidir que não são punidos pelo mau desempenho desportivo?"
Isto faz-me lembrar o que aconteceu no ano passado quando o benfica, já sem hipótese de subir ao primeiro lugar, mas também com poucas probabilidades de descer ao terceiro, perdeu com as duas equipas que estavam em último lugar do campeonato à altura dos jogos, prejudicando deliberadamente os adversários directos dessas mesmas equipas.

Afirma-se benfiquista e cativo blá blá blá, mas vem agora temer faltas de ética em que a sua equipa é, talvez, a única especialista no futebol Português.

Olhe para o seu umbigo e envergonhe-se do que escreve. Esse texto era admissível por parte de qualquer adepto, desde que não fosse benfiquista. Curiosamente foi logo um benfiquista a por isso em causa.

13 de março de 2012 às 14:24
Fura-Redes disse...

Pois o Benfica tinha jogos da Liga Europa ne? não o fez assim do nada para fazer favores
Desde que comecei este blog sempre que escrevo sobre os meandros do futebol português tenho aqui dezenas de pessoas a dizerem que os benfiquistas nao podem falar bla bla bla...
Mas afinal de que é que os benfiquistas podem falar?

13 de março de 2012 às 14:33
Anónimo disse...

"Pois o Benfica tinha jogos da Liga Europa ne?"
Sim, tinha. Tal como o FC Porto (que não perdeu nenhum jogo em todo o campeonato) e o Braga (que não precisou de rodar equipas inteiras para chegar à final da prova).

"Mas afinal de que é que os benfiquistas podem falar?"
Realmente é uma boa pergunta! Que me lembre assim de repente... hum... nada!

13 de março de 2012 às 14:37
Fura-Redes disse...

Já me fez rir anónimo 14:37. Abraço

13 de março de 2012 às 14:39
ola disse...

no mesmo dia em que um adepto ferveroso e fanatico do foculporto que mantinha um alto cargo dentro da Liga e' apanhado com a boca na botija com declaracoes vergonhosas num site social, vem os adeptos azuis-e-broncos aqui falar duma escuta (a unica!!) a LFV na qual o Major que telefona ao LFV a perguntar que arbitro perfere para um jogo da taca de Portugal, telefonema esse que foi tb feito ao presidente do Belenenses sendo esta practica comum em jogos de taca em que o arbitro era escolhido e acordado entre ambos os clubes...voltando ao teor dessa escuta onde nao se ouve qualquer acto de corrupcao, coaccao e onde LFV se limita a dizer que quase todos os arbitros perjudicam o Benfica....As outras escutas, aquelas que levaram um certo Sr ao banco de reus essas onde se ouvem ofertas de fruta pra dormir, coaccao a agentes desportivos, encomendas a jornalistas, viciacao de resultados dos arbitros e por alem...essas sim ignoradas pelos adeptos azuis-e-broncos! querem meter o Benfica no mesmo saco, mas esse saco podre ja vai cheio todo ele de porcaria azul-e-bronca....

13 de março de 2012 às 14:40
Anónimo disse...

Lá está aparece este personagem "OLÁ" a insultar as pessoas adepto do "foculporto" e "azul e bronco" , acredito que esse ressabianço já vem de longe não sei quantos anos tem ( nem me interessa) , mas acredito que uma criança de 10 anos , adepta do FUTEBOL CLUBE DO PORTO já viu ganhar, mais vezes do que a/o senhora/o se é isso que podemos chamar.

13 de março de 2012 às 15:55

Publicar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev David Beckham David Luiz De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Francisco Trincão Frederico Varandas Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Félix Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Kelvin Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Vitor Baia Vítor Pereira Vlachodimos Voleibol Walcott Weigl Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane