Liga Europa: Sporting faz história em Manchester
Noite gigante do Sporting Clube de Portugal a eliminar o todo poderoso Man. City em sua casa, apesar da derrota por 3-2. Seguem os portugueses para os quartos de final da Liga Europa 2011/12 e seguem de forma totalmente justa, depois de um grande jogo em Alvalade hoje dominaram os primeiros 60 minutos do jogo com uma grande exibição.
Hoje foi mesmo um dia para esquecer dos clubes de Manchester pois o outro destaque vem de Bilbao onde o Manchester United também foi eliminado por um Atlhetic que dominou por completo os vice-campeões da Europa.
Sá Pinto, sem grandes alternativas, apostou no onze que se esperava com Pereirinha no lugar do castigado João Pereira. Do outro lado, Mancini deixou 2 ou 3 titulares no banco a pensar na luta pela Premier League (custou-lhe caro).
Sporting entrou muito bem no jogo de Manchester com as linhas subidas, sem se deixar encostar à sua área e com uma boa oportunidade de golo por Xandão depois da marcação de um livre. E, para minha grande surpresa, a 1ª parte do jogo só deu Sporting que não chegou ao golo mais cedo devido a um penalty que ficou por assinalar por falta sobre Matías Fernández. Chileno que ia se vingar do erro do árbitro escassos minutos depois com uma golaço na conversão de um livre directo. Surpresa do tamanho de Manchester esta vantagem portuguesa mas de total justiça face ao claro domínio da equipa lisboeta. Para quem achou este golo uma surpresa o que dizer do que se passou ao minuto 40, quando Izmailov ganhou a linha e cruzou com conta peso e medida para Van Wolfswinkel fazer o 2-0. Memorável!
Foto: Phil Noble/Reuters
2º tempo a começar na mesma toada: Sporting com bola e muito pressionante a impossibilitar o Man. City montar o cerco à área de Rui Patrício. No entanto, aos 60 minutos, na 1ª vez que lá foram os ingleses marcaram por S. Aguero. Este golo galvanizou a equipa da casa que começou a subir no campo e chegou ao empate aos 76 minutos num penalty convertido por Balotelli, castigo máximo que deixou muitas dúvidas. E aos 82 minutos, depois de um canto, Aguero marcou mais um e virou o resultado para 3-2.
Este golo abriu 10 minutos de sofrimento para o SCP mas perdoem-me os sportinguistas não seria um vitória do Sporting sem sofrimento. Fantástico momento de futebol no último segundo quando o GR John Hart foi à área e Rui Patrício defende o remate que ia para a sua baliza com um toque com os dedos.
Grande surpresa mas passagem verde e branca aos quartos de final totalmente justificada; e avaliando os dois jogos até achei os lisboetas melhor neste jogo de hoje que na 1ª Mão. Noite histórica para o SCP com Sá Pinto a dar uma lição de como motivar uma equipa de futebol!
Nota para o outro português em destaque hoje à noite - Sérgio Pinto que apontou um golo na goleada do Hannover ao Standard de Liège (4-0) que assim seguiu em frente para os quartos de final. Finalmente, destaque para a reviravolta do Metalist que nos últimos 10 minutos marcou 2 golos na Grécia ao Olympiakos e passou à próxima fase.
Ficam os resultados de hoje à noite e apurados:
Athletic Bilbao-Manchester United, 2-1 (3-2 na primeira mão)
Hannover-Standard Liège, 4-0 (2-2)
PSV Eindhoven-Valencia, 1-1 (2-4)
Udinese-AZ Alkmaar, 2-1 (0-2)
Besiktas-Atlético Madrid, 0-2 (1-3)
Manchester City-Sporting, 3-2 (0-1)
Olympiakos-Metalist Kharkiv, 1-2 (1-0)
Schalke-Twente, 4-1 (0-1)
Hannover-Standard Liège, 4-0 (2-2)
PSV Eindhoven-Valencia, 1-1 (2-4)
Udinese-AZ Alkmaar, 2-1 (0-2)
Besiktas-Atlético Madrid, 0-2 (1-3)
Manchester City-Sporting, 3-2 (0-1)
Olympiakos-Metalist Kharkiv, 1-2 (1-0)
Schalke-Twente, 4-1 (0-1)
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!