Balanço 2012: O melhor onze do ano!
Hoje fui visitar a já habitual votação do site da UEFA (pode votar aqui) para escolher o meu onze do ano e aproveito para partilhar as minhas escolhas e para começar uma série de artigos que farão o balanço de 2012. Ora aqui está:
Iker Casillas - Teve um dos melhores anos da sua carreira e isso é dizer muito! Campeão da Europa pela Espanha, Campeão de Espanha, Supertaça e meias de final da Champions. Foram 66 jogos, sofreu 50 golos, venceu 48 partidas e acabou 24 sem sofrer golos. O melhor GR do mundo!
Pepe - O melhor defesa do Europeu 2012 e um dos pilares do Real Madrid campeão foi para mim o melhor jogador defensivo da temporada.
Mats Hummels - Fez um belo Europeu na Polónia/Ucrânia e foi uma autêntica muralha na Bundesliga onde o seu B. Dortmund dominou a toda a linha! Com 23 anos é o mais novo deste 11 e é daqueles que está para durar nestas votações.
Sergio Ramos - Como Casillas venceu o Euro e a Liga BBVA sendo um dos jogadores com mais minutos esta época - imprescindível. Venceu 45 dos 62 jogos em que participou.
Philipp Lahm - É a posição mais fraca do actual futebol mundial... No entanto Lahm fez uma boa temporada no B. Munique e na Alemanha e é o melhor DE da actualidade.
Yaya Touré - Fez uma época de 2011/12 impressionante tendo, para mim, sido o melhor jogador do City - campeão inglês. Foi também titular na selecção da Costa do Marfim que chegou à final da Taça das Nações Africanas.
Xavi - A 15ª época no Barcelona não foi das suas melhores épocas, muitos problemas físicos, mas é impensável pensar numa Espanha campeã europeia (2 assistências na Final) sem a classe de um dos melhores 6 que o futebol já viu jogar.
Andrés Iniesta - O melhor jogador do Campeonato da Europa 2012 tinha que marcar presença nesta equipa - em 6 jogos na prova foi nomeado 3 vezes melhor em campo. Uma época muito boa em que venceu 42 dos 55 jogos em que participou.
Andrea Pirlo - O melhor comeback de 2012! Aos 33 anos parecia já ter dado tudo ao futebol mas 2012 foi um ano mágico para este médio italiano. Campeão de Itália pela Juventus sem derrotas - melhor jogador da prova para mim - e vice-campeão europeu pela Itália com 3 nomeações de homem do jogo.
Lionel Messi - Fez o melhor ano individual que o futebol já viu e com apenas 25 anos ainda tem muito para nos dar! São 88 golos em 76 jogos - um recorde de extraterrestre e histórico (e o ano ainda não terminou)! Foi Bota de Ouro na Europa com um recorde absoluto de 50 golos. Sem adjectivos e concorrentes para as suas capacidades individuais não venceu nenhum grande troféu de equipas em 2012, tendo falhado um penalty na meia final da Champions que apuraria a sua equipa.
Cristiano Ronaldo - Foi na minha opinião o melhor jogador de 2012.
Venceu o Liga BBVA onde foi o maior responsável por tirar o título ao
Barça de Guardiola - algo que já se pensava ser impossível - tendo decidido o jogo do título em pleno Camp Nou. Foi às meias
finais das maiores competições da época (Champions e Europeu) onde só
foi eliminado nos penalties. Marcou 62 golos em 68 jogos tendo aliado os golos aos troféus!
No banco sentava Buffon, Kompany, David Silva, Falcao (1 por posição). O treinador do ano seria Vicente Del Bosque.
No banco sentava Buffon, Kompany, David Silva, Falcao (1 por posição). O treinador do ano seria Vicente Del Bosque.
4 comentários:
Lionel Messi - Fez o melhor ano individual que o futebol já viu e com apenas 25 anos ainda tem muito para nos dar! São 88 golos em 76 jogos - um recorde de extraterrestre e histórico (e o ano ainda não terminou)! Sem adjectivos e concorrentes para as suas capacidades individuais.
13 de dezembro de 2012 às 00:03escreveste isto tudo e depois dizes que o ronaldo é que é o melhor jogador de 2012 lol
então o messi não ganhou nenhum grande troféu por equipas? Supertaça espanhola, supertaça europeia, taça do rei, mundial de clubes da fifa. junta-lhe o pichichi da liga e a bota de ouro.(ainda houve mais coisas).
cristiano ronaldo foi campeão espanhol pelo seu clube, só.
chegou às meias finais da champions tal e qual como messi e chegou às meias-finais do europeu com Portugal, o messi sendo argentino como é obvio não disputa o europeu.
agora diz-me como é que o ronaldo pode ser o melhor jogador da epoca 2011-12 que é isso que está em causa, porque se falares só do ano 2012 ainda mais o messi se destaca, não só por causa do record de golos num só ano, como já ganhou titulos esta epoca e é neste momento o melhor marcador da liga espanhola, estando o barcelona na liderança com bastantes pontos de avanço para o real madrid, passou em primeiro na fase de grupos da champions e seguem na taça do rei, que ainda hoje o messi marcou 2 golos.
não há duvidas, o Messi é o melhor jogador do mundo, não interessa o ano, nem a epoca, é o melhor e ponto final.
essa especie de patriotismo com o ronaldo e mourinho mete nojo, dá impressão que lhes devem alguma coisa tanta é a submissão e o lambe-botismo, alguns jornalistas ate metem pena, é que só falta baixarem as calças, é insultante.
a verdade é que interessa, e não é por ser portugues que o ronaldo passa a ser o melhor do mundo, quando não o é.
não é por ser portugues que faz com que se deturpe e ignore a realidade, e a realidade é clara, o messi é de longe o melhor.
cumprimentos
Só a taça do Rei e a bota de ouro são de 2012. Tens razão na bota de ouro - vou acrescentar - mas os outros troféus são de 2011
13 de dezembro de 2012 às 00:10Quanto à bola de ouro todos os anos há um jogador que individualmente é melhor que o vencedor mas como o vencedor tem mais troféus a FIFA dá-lhe o prémio. Nunca gostei desta conversa (até já deram a Cannavaro) agora que temos um português que venceu troféus e fez muitos golos por que tem que ser o tuga que se lixa?
Digam o que disserem de Messi se a Bola for para Ronaldo é justo, como direi que é justo se for para Messi
Nenhum troféu ou record prova que Messi é melhor ou pior que o Ronaldo.
13 de dezembro de 2012 às 10:54Eu diria até que jogar no Barça, que joga de olhos fechados, é muito fácil parecer (e porque o é) bom jogador.
O Messi, para mim, só provará que é bom jogador, se sair para outro clube, para outro país e conseguir ser igualmente campeão, continuar a fazer jogos espetaculares, com golos e asistências. Até lá, é um excelente jogador, sim senhor, mas o currículo é curto, isto é, não me dá garantias de que noutro clube consegue fazer o brilharete que faz no Barça.
Messi meressi.
14 de dezembro de 2012 às 16:35Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!