FC Porto B 2-2 Benfica B (crónica)
Jogo grande na Liga Orangina com a 18ª Jornada a ser palco para o primeiro clássico neste novo formato da Liga Orangina com as equipas B dos grandes clubes portugueses. Assim, o FC Porto B, em 11º lugar com 24 pontos, recebeu o Benfica B em 3º lugar com 31 pontos.
As equipas fizeram uma grande 1ª parte mostrando que um jogo da 2ª Liga pode prender os espectadores ao ecrã e trazer a paixão e a intensidade dos grandes clássicos para o relvado da divisão secundária. Foram os de azul que começaram de forma esmagadora o desafio, tendo várias oportunidades de golo nos primeiros 20 minutos. Neste período marcaram 2 golos (Dellatorre e Fábio Martins), os dois de forma muito semelhante: bola nas costas da defesa, perto da linha, e cruzamento da direita para emenda no meio da área. Foram 2 tentos mas podiam ter sido mais tal foi a desconcentração e o mau posicionamento que os encarnados apresentaram no início da partida.
A sorte do Benfica foi que a primeira vez que os lisboetas foram à baliza fizeram o 2-1: cruzamento da direita, depois de um livre indirecto, e desvio infeliz de Dellatorre para a própria baliza. Este golo galvanizou o SLB e, finalmente, apareceu um jogo organizado da equipa de Norton de Matos que chegou mesmo ao empate aos 35 minutos. Uma grande jogada de Leandro Pimenta, bem servido na área depois de uma recuperação de bola, com boa recepção de cabeça e desvio oportuno para o empate.
A 2ª parte foi pior que a etapa inicial e apesar de o Benfica ter tido a primeira grande oportunidade de golo (50') nunca mais chegou com perigo à baliza adversária, dando a iniciativa de jogo aos da casa. Mas os dragões nunca chegaram perto da baliza de Mika, mesmo quando Ascues foi expulso aos 72 minutos, e só aos 91 minutos Pedro Moreira teve a grande chance de golo para o FCP, num remate em arco que saiu a centímetros da baliza do eterno rival.
Final da partida com divisão de pontos num bom espectáculo de futebol. Gostei do central Fábio Cardoso no Benfica e do extremo Tozé no FC Porto.
13 comentários:
Só vi a 2ª parte e aí o jogo foi equilibrado com um ascendente do Porto mas sem grande perigo para a baliza do Mika. Em termos de oportunidades na 2ª parte há um cabeceamento do Benfica para uma grande defesa do GR do Porto e aquele remate em arco do Porto perto do final do jogo.
23 de dezembro de 2012 às 19:01Também gostei muito da exibição do Fábio Cardoso. Tenho visto os jogos quase todos da equipa B e o miúdo tem-me surpreendido. Ainda só tem 18 anos e já demonstra uma grande maturidade e tem também muita classe. Acho que temos ali um central com grande talento e que pode ser o futuro do Benfica.
Também gostei do Fábio Cardozo...tem vindo a melhorar ao longo da época...vamos ver se para o ano já não será o 4ºcentral da equipa Principal, pois Miguel Vitor vai deixar o clube, e este Miúdo parece ter mais qualidade do que o Roderick!
23 de dezembro de 2012 às 19:29Quanto ao porto, o melhor jogador é mesmo o Tozé, Seba também esteve bem!
Eles tem é 2 avançados que são bem melhores do que qualquer 1 do Benfica, Dellatore ou Vion eram titulares de caras na nossa equipa B!
Podem dizer que Dellatore falhou 1 golo, mas só falhou porque apareceu no sitio certo!
Quanto ao resultado, foi bem melhor que a exibição, o porto merecia ter ganho o jogo pelo que fez na 1ªparte, tem treinador que percebe pouco de bola, não arriscar para ganhar o jogo quando tem 1 jogador a mais! 2ºparte equilibrada e com o Benfica por cima até á expulsão!
Luis Martins muito mal nos 15 minutos, depois do golo do Benfica acertou!
No 1ªgolo do porto o Seba tá fora-de-jogo, depois faz a assistência para o Dellatore facturar
Para que contratar estrangeiros quando os melhores da equipa B são Portugueses!?
24 de dezembro de 2012 às 00:44Devo dizer que é uma vergonha a exibição do Benfica...pontapé para a frente, sem qualidade de construção e mesmo com um central de 6 milhões continua a sofrer golos atrás de golos...
Sem dúvida que os tugas desta equipa estão em altas. Sim o resultado foi melhor do que a exibição mas num campeonato tão longo também é preciso fazer jogos desses
24 de dezembro de 2012 às 10:59É pena que depois de tanta formação, os jogadores portugueses não saiam para as equipas principais. A maior parte vai-se perder para outras equipas.
24 de dezembro de 2012 às 11:10É caso para pensar...os portugueses são assim tão maus de bola, comparados com os contentores de sul americanos que chegam todos os anos?
Será assim tão caro ter uma escola de formação que forneça bons jogadores todos os anos?
Ou será que os clubes grandes (especialmente Porto e Benfica), preferem comprar fora para não ter de dar jogadores formados por si a clubes portugueses que podem ficar mais fortes?
Já não se aposta em Figos, Ronaldos, Fernandos Coutos, Maniches...
Acho que a questão dos contentores tem mais a ver com o agradar aos empresários do que no valor dos jogadores. Quem se lixa são os jovens jogadores tugas e não tarda nada a Seleção Nacional. Sinceramente há muito tempo que assim acho
24 de dezembro de 2012 às 11:13Com arbitros a a proteger o jogo violento e só mesmo no limite dos
24 de dezembro de 2012 às 16:03limites expulsou o jogador do benfica percebo pelo que o benfica está
mnos lugeres cimeiros. Não jogam nada é so sarrafo, tal qual a equipa A.
Não tenho nada contra sul americanos, mas já nos bastaram dois brasileiros para a Selecção. Não queria nada que o futuro da nossa Selecção passasse por ter mais jogadores naturalizados do que prata da casa...e ou será isso, ou será uma equipa com jogadores nacionais formados em clubes com menos capacidade de produzir jogadores de nível internacional.
24 de dezembro de 2012 às 16:37Porque foi o Ascues expulso? fez uma entrada dura? foi alguma entrada por detras? o outro gajo estava isolado e ele derrubou-o ? foi maldoso com o arbitro , chamou-lhe nomes? o anónimo fala em jogo violento ?! será que ele viu outro jogo que vocês ou será que ele não viu, apenas ouviu o relato imparcialissimo do porto canal?
26 de dezembro de 2012 às 10:17se pudesse saber as circunstancias da expulsao agradecia
Bruno: Ascues foi expulso por repetição de jogo faltoso. Não me lembro do 1º amarelo mas naquela fase do jogo estava a rezar para que Norton de Matos o tirasse de campo pois já tinha feito muitas faltas e a próxima seria 2º amarelo. Pareceu-me justo
26 de dezembro de 2012 às 10:20ok compreendo. Nesse caso estou totalmente em desacordo com o que foi dito sobre jogo violento a denegrir a imagem do jogador e da equipa.
26 de dezembro de 2012 às 13:32Para concluir seria interessante em termos de arbitragem saber quantas faltas pode um jogar repetir até que seja expulso. o que dizem as regras? se um jogador realizar 3 faltas num quarto de hora recebe segundo amarelo? ou serão 5? quem define esse numero de faltas consecutivas? o numero de faltas muda de arbitro para arbitro? ou muda de jogo para jogo?
É importante que se perceba para que nao haja dualidade de criterios.
Dualidade de critérios vamos sempre ter com os azuis. Se não o Fernando era expulso muito mais vezes e agora o MAngala ia pelo mesmo caminho, dão sempre pau e amarelo nem ver
26 de dezembro de 2012 às 14:00
26 de dezembro de 2012 às 23:31subscrevo!
cumprimentos
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!