Benfica dá-se mal com decisões tardias
Última jornada do Benfica na Liga dos Campeões 2013/14 com as habituais contas dos encarnados. Das 5 vezes que chegou a lutar pelo apuramento só 1 vez seguiu em frente. Um pequeno olhar para as últimas jornadas do Benfica nas outras edições da Champions e das contas da altura:
1991/92
Na última jornada do Grupo B o Benfica deslocava-se a casa do Barcelona, equipa que acabou por vencer a competição, com contas simples. Tinha que fazer um melhor resultado do que o Sparta de Praga que jogava em Kiev. No final, o SLB perdeu por 2-1 e os checos por 1-0, seguindo em frente a equipa de Praga por um único ponto.
1994/95
O Benfica visitava a casa do Anderlecht na última jornada do Grupo C já apurado. Lutava para ser o 1º classificado com o Hadjduk Split, algo que alcançou com o empate a 1 bola em Bruxelas. Nos 4os de final encontrou o finalista vencido da temporada AC Milan.
1998/99
Foi o ano em que mais contas se fizeram! Na última jornada o Benfica jogava em casa do PSV ainda com hipóteses de seguir em frente. A questão era que no formato desta Liga dos Campeões haviam 6 grupos e só os 2 melhores segundos classificados passavam em frente. O Benfica esteve a lutar com o Man. United (jogava com o B. Munique no Grupo D) até ao último minuto por um lugar na fase seguinte mas um golo de Ruud Van Nistelrooy aos 89' ditou o resultado final do SLB (2-2) e o esperado golo do B. Munique também nunca chegou (1-1).
2005/06
A noite mais épica na 1ª decisão na Luz! Quem não se lembra dos golos de Geovanni e Beto que atiraram o Manchester United fora da fase seguinte pela 1ª vez em mais de 10 anos? As contas da altura era simples: só vencer dava para seguir em frente e assim foi (2-1). Uma noite fantástica ainda há pouco tempo recordada pelo site da UEFA.
2006/07
O Benfica deslocava-se a Old Trafford na última jornada do Grupo F com contas difíceis. Só uma vitória em Manchester dava o apuramento e nova eliminação do United. Mas desta vez o Man. United vingou-se e venceu por 3-1.
2007/08
Pela 1ª vez o SLB não estava na luta pela passagem à fase seguinte. A única luta era com a equipa que visitava pela Liga Europa. Na altura, 2 golos de Cardozo em casa do Shakhtar Donetsk permitiram o 3º lugar dos encarnados.
2010/11
Uma noite negra. O Benfica já entrava eliminado na última jornada do Grupo B mas ainda em vantagem pelo 3º lugar. Apesar da derrota em casa com o Schalke 04 foi salvo por um golo do Lyon aos 88' para não ser ultrapassado pelo Hapoel e cair em 4º lugar.
2011/12
Já apurado para os 8os de final só faltava carimbar o 1º lugar do grupo com uma vitória em casa com o Otelul. Um golo de Cardozo bastou para a liderança final do Grupo C.
2012/13
Nova decisão em Camp Nou e nova desilusão. Numa noite em que o, já apurado Barcelona, apresentou uma equipa B o SLB falhou várias oportunidades de baliza aberta e não foi além do 0-0. Faltou 1 golo aos encarnados e a eliminação veio da Escócia onde o Celtic, com um penalty muito duvidoso e aos 82', venceu o Spartak Moscovo.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!