Um duelo historicamente equilibrado
O FC Porto visita esta 2ª feira o Belenenses, que historicamente tem sido um adversário complicado no Restelo, em jogos do campeonato. Em 76 partidas para o principal escalão, o histórico revela algum equilíbrio, com 26 triunfos da equipa da casa, 30 dos visitantes e 20 empates.
Nas últimas quatro visitas dos dragões, verificaram-se três igualdades e apenas uma vitória portista. Na temporada passada, sob o comando de Nuno Espírito Santo, registou-se um nulo.
Dois anos antes, o FC Porto venceu por 2-1 no Restelo, na ressaca da eliminação das provas europeias. Brahimi inaugurou o marcador para a formação então orientada por José Peseiro; um auto-golo de Tonel dilatou a vantagem dos dragões, com Juanto ainda a reduzir, mas sem efeitos práticos no resultado final.
A vitória em 2015/16 acabava com um jejum que se arrastava desde 2010, contando com a passagem do Belenenses pelo segundo escalão. Em 2013/14 e 2014/15, os azuis e brancos saíram do Restelo com dois empates, ambos por 1-1. No primeiro, Mangala até colocou a equipa de Paulo Fonseca na frente, mas João Pedro, apenas três minutos depois, restabeleceu a igualdade a favor dos azuis do Restelo, treinados por Marco Paulo.
O 1-1 seguinte teve consequências diretas nas aspirações do FC Porto à conquista do título. A uma jornada do término do campeonato, os comandados de Julen Lopetegui não foram capazes de ganhar ao Belenenses – Jackson Martínez fez o primeiro ao minuto 44, Tiago Caeiro empatou já na reta final (85’). O Benfica acabaria por festejar o bicampeonato nessa jornada.
Esta segunda-feira, o FC Porto chega ao Restelo pressionado para recuperar a liderança, ocupada provisoriamente pelas águias. A seu favor tem o facto de o Belenenses não vencer os dragões em casa desde 2002. Mas convém não esquecer que a equipa de Silas já roubou pontos ao Benfica em casa...
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!