Facundo Ferreyra visto à lupa pelo GoalPoint
«O argentino Facundo Ferreyra foi, indiscutivelmente, um dos mais sonantes reforços do Benfica para a época 2018/2019. No currículo trazia o “carimbo” de melhor marcador do último campeonato ucraniano, com 21 golos, e um registo de 46 tentos em 70 jogos nas últimas duas épocas ao serviço do Shakhtar, se incluirmos todas as competições oficiais. Mas as coisas não estão a começar da melhor forma na Luz.
Apenas um golo em seis jogos – cinco deles como titular – é pouco para o que se esperava de Ferreyra. Num percurso que até uma grande penalidade falhada inclui, as prestações do argentino têm sido marcadas pela mediocridade e têm estado bem longe da bitola que trazia, mesmo se deixarmos de lado a questão da escassez de golos.
Muito se tem falado da falta de entrosamento com a equipa, um tema de análise pertinente, mas nos números não se notam particulares diferenças nesse aspecto em relação aos tempos do Shakhtar. Ferreyra tem uma média de 26 acções com bola a cada 90 minutos de “encarnado”, apenas uma a menos do que registou nas últimas duas épocas (dados das competições europeias apenas), e faz 16 passes contra os habituais 18 pelo Shakhtar, com uma alta eficácia de 79%, até maior do que os 77% que “trazia”.
Quanto às principais ligações, Grimaldo (2,6 passes para Ferreyra a cada 90 minutos) e Pizzi (2,3) são quem mais liga com o argentino, destacando-se a curiosidade de uma das médias mais baixas ser a ligação com Gedson (apenas um passe por jogo recebido do jovem médio). Mas não há aqui nada que fuja muito da norma, pois Grimaldo e Pizzi são, de longe, os dois jogadores com mais passes/cruzamentos por jogo na equipa do Benfica.
Ferreyra é, isso sim, um ponta-de-lança bem diferente daquilo que o Benfica estava habituado com Jonas ou Jiménez. O brasileiro tinha uma média de 55 acções com bola a cada jogo, mais do dobro de Ferreyra, e mesmo o mexicano era bastante mais móvel, com 48 acções a cada 90 minutos. É algo para que já tínhamos alertado quando o analisámos em conjunto com Castillo. Na altura escrevemos que o chileno era bem mais parecido com Jonas, tanto pela dinâmica como pela capacidade de individual no drible e na conquista de faltas, ou até na meia distância.
A somar a tudo isso, há sinais nos números de Ferreyra que deixam a entender alguma má forma ou falta de confiança. Para além de não ter convertido nenhuma das três ocasiões flagrantes de que dispôs, há uma apatia e ineficácia na disputa dos duelos que não são normais no argentino.
Ao fim de seis jogos, foram 15 os duelos aéreos ofensivos que Facundo Ferreyra disputou, não tendo ganho qualquer um. A sua eficácia neste aspecto do jogo rondava os 36% ao serviço do Shakhtar, por isso seria de esperar que já tivesse ganho pelo menos cinco. Não ganhou e, já que falamos de jogo aéreo, ainda está para acontecer o primeiro remate de cabeça de Ferreyra.
Logo para azar do “camisola 19”, o menino João Félix – que até tem uns centímetro e quilos a menos – marcou dessa forma o golo do empate no dérbi, “destapando” ainda mais essa carência do argentino até ao momento, e até Castillo e Seferovic, que juntos somam apenas 98 minutos de utilização, já ganharam pelo menos um duelo aéreo ofensivo, cada um.
Essa apatia nos duelos nota-se também no reduzido número de faltas que conquista. Foram apenas quatro nos 456 minutos que esteve em campo. Muito pouco, se pensarmos que Castillo conquistou três em 60 minutos e João Félix duas em 44 minutos.
Resumindo, o estilo de jogo do Benfica está muito mais adaptado a um ponta-de-lança dinâmico, capaz de oferecer coisas à equipa que Ferreyra não consegue, nem nunca conseguiu, mas ainda assim o argentino pode e deve fazer mais e melhor. Para já, com Jonas e Castillo lesionados, a concorrência não é grande, mas até João Félix já apareceu para mostrar que pode ser considerado como alternativa para a posição que tem sido do argentino. Tem a palavra Rui Vitória.
11 comentários:
De certeza que as acções com bola do Jonas só nas competições europeias são bem mais baixas... e era esta comparação que tinha de ser feita. E o Ferreyra marcou muito mais golos na LC... Estas analises estatísticas muito parciais e a comparar grupos de dados distintos não servem para nada!
28 de agosto de 2018 às 19:33Ferreyra não está bem mas mesmo assim tem mostrado alguns bons pormenores. Falta saber se vai ganhar confiança e ultrapassar esta fase.
Vocês lampiões abjectos são a espécie de adeptos mais nojenta á face da Terra.
28 de agosto de 2018 às 19:38No período dourado de 1994 a 2005 andaram escondidos que nem ratos- o animal que melhor vos caracteríza. Metiam aos 1500 adeptos na antiga ETAR num jogo para o campeonato num Domingo à tarde. Adereços do beifica na rua, nem vê-los! Galhardetes e cachecóis nos carros - uma parolice tão típica dos candeeiros - eram uma miragem!
Agora que roubaram uns campeonatos e é a fanfarronice que se vê.
Poluem tudo o que é espaço cibernético. Dão vómitos.
É bom que essa manada de rastejantes se lembre que nenhuma vitória é perene e que serão, COM TODA A JUSTIÇA, massacrados de gozo quando voltarem a perder, porque o merecem!
O VERDADEIRO CRIMINOSO E CONDENADO NA 1ª PESSOA
28 de agosto de 2018 às 19:39""Eu nunca "sube" o que é viver de favores do banco... E sempre limpei as minhas vitórias!
- Eu apenas sei de pneus;
- Eu apenas roubei um camião;
- Eu apenas tive um motorista que foi preso por tráfico de droga usando instalações e carros do clube;
- Eu apenas passava o meu tempo no escritório do administrador do BES, Amílcar Morais Pires, a aumentar a dívida do clube;
- Eu apenas devo mais de mil milhões de euros;
- Eu apenas sou arguido num caso muito grave em termos criminais;
- Eu apenas tenho o meu braço direito acusado, e já tendo estado detido por crimes graves;
- Eu apenas estou envolvido nos processos vouchers, emails, e-toupeira, que estão a ser investigados por poderem assumir a forma de corrupção e tráfico de influéncias, envolvendo pessoas da FPF, Liga, arbitragem, delegados, observadores, políticos, funcionários judiciais, juizes, jornalistas...Tudo aquilo a que chamam de "estado lampionico" ;
- Eu apenas recebi 50M do BES quando já tinha rebentado o escândalo do mesmo;
- Eu apenas tenho dívidas do clube pelo Novo Banco e banco mau "escondidos" em seguros de vida e produtos similares;
- Eu apenas tenho visto o meu clube a ser investigado num caso que apelidam de "jogos para perder";
- Eu apenas ando a mendigar que não me executem as dívidas, faz anos, usando a minha posição profissional;
- Eu apenas sou o pai de uma cartilha e de um controlo da comunicação social a que chamam de "lápis vermelho";
- Eu apenas apoio claques ilegais que, para mim, são um conjunto de pessoas que se juntam de forma organizada, e que por vezes até matam adeptos de outros clubes que não deviam ter estado naquele sitio específico do Estádio do Jamor nem na rua ao pé de um outro Estádio;
- Eu tenho sempre toalhetes e por isso garanto que limpei sempre as vitórias!
Em suma, nunca "sube" de nada! Não "sube", não vejo, não ouço e não falo!!!
Vou "mazé" depois do treta lutar com todas as minhas "forças" pelo peta!
Isto de deixar passar comentários de gajos cujas mulheres fugiram com benfiquistas dá nisto.
28 de agosto de 2018 às 20:23Caríssimo Anónimo,
28 de agosto de 2018 às 20:24Há uns comprimidos para a raiva que tratam desse seu problema.
Trate-se que isso passa.
À atenção do Fura-Redes:
28 de agosto de 2018 às 20:25Anónimo 28 de agosto de 2018 às 19:38
Este monte de esterco dragarto, está farto de deixar o mesmo comentário em blogues benfiquistas.
Não há quem lhe corte o pio?
Anónimo 28 de agosto de 2018 às 19:39
28 de agosto de 2018 às 20:28Outro a marrar com o encarnado!
Lá tenho que mandar os dois anónimos levar nas nalgas.
caros Benfiquistas...os comentários desse dragarto até que é bom que passem!!!se na família dragarta o gajo é lagarto,então estamos conversados: É MAIS UM TRUMATIZADO DE BERÇO,não conseguem ultrapassar o que o fundador lagarto escreveu:"QUEREMOS SER TÃO GRANDES COMO O BENFICA"...está nos livros da história lagarta...é só consultarem!!!já se é andrade(corruptos de Contumil)é o estigma do youtube(o algodão não engana)a funcionar!!!depois de FUGIR PARA VIGO,o maior CORRUPTO DA HISTORIA DO FUTEBOL EM PORTUGAL,lá teve de OFICIALMENTE EM PAPEL TIMBRADO DO CLUBE CORRUPTO ,RECONHECER QUE FORAM CORRUPTOS E SÓ APANHARAM UNS JOGUITOS...e quem se FODEU foi o BOAVISTA....(Afonso
28 de agosto de 2018 às 20:58Adorei este comentário. Quem escreve isto é quem gosta de BOLA, não anda por aí fazendo LOBY, a falar mal de jogadores, treinador, presidente, enfim
28 de agosto de 2018 às 21:34um vazio. Este comentário tem conteúdo, inteligência e fatos, mais venham.
Grato
O labrego ladrão de camiões ainda está de pulseira electrónica em casa?
28 de agosto de 2018 às 21:35ET CORRUPTUS UNUM!!!
O VERDADEIRO CRIMINOSO E CONDENADO NA 1ª PESSOA
29 de agosto de 2018 às 15:07""Eu nunca "sube" o que é viver de favores do banco... E sempre limpei as minhas vitórias!
- Eu apenas sei de pneus;
- Eu apenas roubei um camião;
- Eu apenas tive um motorista que foi preso por tráfico de droga usando instalações e carros do clube;
- Eu apenas passava o meu tempo no escritório do administrador do BES, Amílcar Morais Pires, a aumentar a dívida do clube;
- Eu apenas devo mais de mil milhões de euros;
- Eu apenas sou arguido num caso muito grave em termos criminais;
- Eu apenas tenho o meu braço direito acusado, e já tendo estado detido por crimes graves;
- Eu apenas estou envolvido nos processos vouchers, emails, e-toupeira, que estão a ser investigados por poderem assumir a forma de corrupção e tráfico de influéncias, envolvendo pessoas da FPF, Liga, arbitragem, delegados, observadores, políticos, funcionários judiciais, juizes, jornalistas...Tudo aquilo a que chamam de "estado lampionico" ;
- Eu apenas recebi 50M do BES quando já tinha rebentado o escândalo do mesmo;
- Eu apenas tenho dívidas do clube pelo Novo Banco e banco mau "escondidos" em seguros de vida e produtos similares;
- Eu apenas tenho visto o meu clube a ser investigado num caso que apelidam de "jogos para perder";
- Eu apenas ando a mendigar que não me executem as dívidas, faz anos, usando a minha posição profissional;
- Eu apenas sou o pai de uma cartilha e de um controlo da comunicação social a que chamam de "lápis vermelho";
- Eu apenas apoio claques ilegais que, para mim, são um conjunto de pessoas que se juntam de forma organizada, e que por vezes até matam adeptos de outros clubes que não deviam ter estado naquele sitio específico do Estádio do Jamor nem na rua ao pé de um outro Estádio;
- Eu tenho sempre toalhetes e por isso garanto que limpei sempre as vitórias!
Em suma, nunca "sube" de nada! Não "sube", não vejo, não ouço e não falo!!!
Vou "mazé" depois do treta lutar com todas as minhas "forças" pelo peta!
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!