Benfica 2-0 Zenit: encarnados lançados na Champions
Terminou a fase negra do Benfica 2011/12, e acabou exactamente contra quem tinha começado - 2-0 ao Zenit S. Petersburgo e justo carimbo para os Quartos de Final da Liga dos Campeões.
A palavra inicial que quero ter é para Jorge Jesus para o qual fui tão duro e talvez injusto depois da derrota da última jornada. Não é que fosse o pior treinador do Mundo e agora é o melhor mas hoje esteve impecável no onze inicial e nas substituições e meteu no bolso o conceituado L. Spalletti. Na Europa em três temporadas ao leme do Benfica leva três presenças nos quartos de final - um registo notável; é já o treinador do SLB com mais jogos e vitórias nas provas da UEFA.
Jogo de vital importância para esta temporada pois marcava o final de um ciclo infernal do Benfica, que correu tão mal. Acabar esta série de jogos eliminado da principal prova de clubes do Mundo seria muito mau para a cabeça destes jogadores e traria consequências nefastas para o resto da época. Venceu e convenceu e agora é sonhar alto na Champions e vencer os 9 jogos da Liga, esperando um milagre.
Para além dos milhões que se vão amealhando, 19,2 milhões de euros só em prémios, desportivamente esta é já uma Liga dos Campeões de sucesso. Eliminado o Man. United, vencedor do grupo e quartos de final pela 17 vez nesta prova da UEFA. Em 31 presenças chegar 17 vezes a esta fase tão adiantada é obra e só 3 clubes têm mais presenças nos Quartos de Final da Liga dos Campeões (Real Madrid, Bayern Munique e Barcelona).
Em 58 participações na Europa chega pela 27 vez à fase dos 8 melhores.
Em 58 participações na Europa chega pela 27 vez à fase dos 8 melhores.
O treinador do Benfica apostou no onze que se estava à espera com Jardel no lugar de Garay, Bruno César no lugar de Nolito e Rodrigo no lugar do castigado Aimar. Tudo normal do lado encarnado e do lado russo com o regresso de Malafeev e Criscito no lugar de Bruno Alves.
1ª parte totalmente dominada pelo Benfica, algumas dificuldades na fluidez do jogo mas com várias oportunidades de golo. Zenit muito recuado como se esperava e SLB com personalidade a pegar no jogo sem medos
Os primeiros 15 minutos foram calmos, era importante para o Benfica assentar o seu jogo com firmeza e suspirar um pouco com bola. Depois desta entrada cerebral foram 20 minutos de festival ofensivo com pelo menos três oportunidades de golo - Bruno César, Javi e Maxi muito perto do golo.
Foi nos últimos minutos do 1º tempo que senti a equipa pior e mais ansiosa, aliás aconteceu aqui a única oportunidade de golo da equipa russa de toda a partida, numa desatenção de Luisão que ofereceu a bola ao avançado do Zenit que rematou fraco.
Este lance irritou o estádio e lembro-me que na jogada antes do golo metade dos adeptos à minha frente estava a refilar com a equipa; o ambiente deve ter assustado o Zenit que perdeu uma bola no meio campo Witsel levou a bola até à área e de calcanhar assistiu Maxi, Super Maxi Pereira que foi o único a acreditar que podia haver um ressalto, a meter a bola no fundo das redes! Impressionante como foi o defesa o único a mexer-se na área cheia de avançados vermelhos. Estava feito o mais difícil e a equipa suspirava de alívio mesmo antes do intervalo.
2ª parte com o Zenit com bastante posse de bola mas sem saber o que fazer com ela. Foram do Benfica as melhores oportunidades de golo destes 45 minutos e o 2-0 final é mais do que justo. Óptima finalização de Nélson Oliveira depois de um sprint digno de Usain Bolt.
Individualmente destaco Jardel que esteve muito seguro, Luisão que bom vê-lo outra vez imperial, Witsel que esteve nas jogadas dos 2 golos e Emerson! Sim senhor o mal amado da Luz, de quem eu tanto mal tenho dito, fez o melhor jogo desde que chegou a Lisboa e está de parabéns quer pelo posicionamento quer pelas intercepções que fez.
Nenhum Benfiquista pode deixar o Estádio da Luz sem um grande sorriso na cara depois daquela imagem de união da equipa, toda junta no meio campo aos saltos, depois do apito final. Esperasse que o cabo das tormentas esteja ultrapassado.
Figura do Jogo: Maxi Pereira. É um espectáculo e um luxo ver este jogador de vermelho ao peito. Raça e ambição dignas do clube que representa. Para além de tudo isso, foi ele que desbloqueou este jogo, seria totalmente diferente ir 0-0 para o intervalo, e, espante-se o leitor, nesta eliminatória foi o jogador mais letal do Benfica - 2 golos em 2 jogos, golos cheios de oportunismo que carimbaram a passagem de fase.
P.s - que descanso ver um jogo apitado pelo Howard Webb. Que se usem estes 4 milhões ganhos com este apuramento para ele vir cá para o ano apitar os dois clássicos! Isso é que era de valor.
5 comentários:
Só faltou um golo do bruno alves para o estádio vir abaixo!
7 de março de 2012 às 01:13Se o árbitro fosse português quase de certeza que o bruto alves marcava golo e em fora de jogo, claro!
7 de março de 2012 às 01:29Vitória tranquila e merecida da melhor equipa que na eliminatória que é o Benfica.
7 de março de 2012 às 03:53Crónicas dos adeptos já no zonadesportiva tudo em http://zonadesportiva.blogspot.com/search/label/Cr%C3%B3nicas
abraço
Excelente vitoria do Benfica. Jesus teve "cabeça", e penso que a crise de resultados está afastada.
7 de março de 2012 às 21:09Veja já o blog Contra-Ataque referenciado no jornal "A Bola" !! Aproveite, e participe também no "Quem é o puto ? " COMENTEM sff ;)
Abraço
Quando ouço os benfiquistas a falar do aimar ponho-me a pensar: o que diriam dele se em 4 anos ganhasse 4 campeonatos e talvez em 5 anos ganhe 5 camp.? Essa é a grande diferença entre o FCP e o SLB, tudo está na exigência cobrada aos seus jogadores. No FCP ninguém idolatra jogador que só ganhou 1 ou 2 campeonatos!
8 de março de 2012 às 12:02Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!