Benfica em Inglaterra: saiba toda a história
Benfica em situação delicada na Champions visita o Estádio do Chelsea com a esperança de corrigir o 0-1 da 1ª Mão e seguir para as meias-finais da Liga dos Campeões 2011/12. Vamos a um pouco de história para ajudar a passar as horas...
O resultado da 1ª Mão é de todo atípico na história do glorioso clube de Lisboa: a única vez que perdeu a 1ª Mão por 1-0, jogando na Luz, foi na temporada 1999-2000 frente ao Dínamo Bucareste. No entanto, o Benfica acabou por virar a eliminatória na Roménia, vencendo por 2-0 com golos de Maniche e Chano.
Dado negativo para os encarnados é que das 4 vezes que o SLB se encontrou com clubes ingleses nos quartos de final de uma competição da UEFA foi sempre eliminado: 3 vezes pelo Liverpool e uma pelo Man. United.
A história do Benfica frente a clubes ingleses é estranhamente contrária à de com outras equipas: grandes páginas nos últimos anos, piores memórias no tempo de Eusébio e companhia. É uma história já com vários capítulos, alguns gloriosos outros bem tristes. Para os mais velhos, quem não se lembra de Eusébio falhar um golo daqueles que nunca falhava com a final da Taça dos Campeões de 1968 empatada a 1 e mesmo a terminar? Mais recentemente, quem não se lembra do golo de Simão Sabrosa em Liverpool e da eliminação do campeão europeu em título, algo nunca feito por uma equipa portuguesa? Ou do Man. United duas vezes eliminado na fase de grupos? Jogos marcantes na história do Benfica, sem dúvida...
No total, o SLB jogou 28 vezes contra clubes ingleses: 9V-4E-15D; sendo que destas: 3V-1E-10D aconteceram em terras de Sua Majestade.
No entanto, na última década o Benfica tem estado em boa forma contra ingleses: são 7V-3E-5D.
Quem não teme os ingleses é Óscar Cardozo, pois desde que chegou a Lisboa tem 7 jogos 7 golos contra equipas inglesas.
Por seu lado, o Chelsea não tem muitos combates com equipas lusitânas: são 5V-1E-1D e todas, exeptuando o jogo da última semana, aconteceram contra o FC Porto.
Por fim, ficam os jogos que os clubes portugueses já realizaram em Londres, onde amanhã se espera um belo capítulo da história do Benfica:
Tottenham 2-1 Benfica (passou Benfica)Arsenal 3-0 Sporting (passou Arsenal)
Tottenham 1-0 V. Setúbal (passou Tottenham)
Tottenham 6-0 Braga (passou Tottenham)
Arsenal 1-3 Benfica (passou Benfica)
Tottenham 3-1 FC Porto (passou Tottenham)
Chelsea 3-1 FC Porto (Fase de Grupos)
Arsenal 2-0 FC Porto (Fase de Grupos)
Chelsea 2-1 FC Porto (passou Chelsea)
Tottenham 3-2 Braga (passou Tottenham)
Arsenal 4-0 FC Porto (Fase de Grupos)
Chelsea 1-0 FC Porto (Fase de Grupos)
Arsenal 5-0 FC Porto (passou Arsenal)
Arsenal 6-0 Braga (Fase de Grupos)
1 comentários:
Estamos na Páscoa, que simboliza precisamente o calvário e a crucificação de Jesus. Neste caso um calvário escolhido por JJ, quer pela insistência disputar os jogos com 10 jogadores e um meco do lado esquerdo, quer por não aproveitar Janeiro para corrigir o que falta, quer por, qual lebre se pôr a dormir, enquanto as tartarugas o ultrapassavam...
4 de abril de 2012 às 11:33Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!