FCB-Chelsea: as estatísticas de um caso de estudo
Muita tinta ainda ira correr sobre o que o Chelsea consegui fazer nos dois jogos das Meias Finais da Liga dos Campeões 2011/12, deixo-vos aqui as estatísticas das partidas que acabam com alguns mitos da nossa década. DEIXEM AS VOSSAS LEITURAS DESTAS IMAGENS!
1ª Mão:
2ª Mão:
Tiro duas ou três conclusões e as outras ficam para o meu caro leitor:
Primeiro, o número de remates: impressionante a eficácia do Chelsea, arriscava recorde, são 4 remates à baliza de Valdés e 3 golos nos 2 jogos; são 12 remates no total e lembro-me de 2 tentativas de Drogba que foram do meio campo.
Do outro lado, o cúmulo do desperdício: 46 remates!!!! e só dois golos, 4 bolas aos postes e um penalty desperdiçado! O problema é que dos 46 remates só 11 foram à baliza...
Segundo, os lances de bola parada: 18 cantos contra 2 e, aqui uma 1ª surpresa, 21 faltas dos ingleses contra 17 - foram muito poucas faltas do Chelsea o que demonstra a falta de criatividade do ataque catalão.
Terceiro, e aqui a única estatística em que os londrinos venceram, o número de Km corridos pela equipa: 195,64 km contra 195,58 km, e não nos esqueçamos que em mais de 50 minutos desta eliminatória, o Chelsea jogou com menos 1 jogador. Para mim esta foi a chave desta desfecho surpreendente, maior entrega e jogo muito afunilado pelo Barcelona (correu menos porque esteve sempre no mesmo sítio). E, o facto de ter obrigado o seu oponente a correr tão pouco neste último jogo (88 Km) revela que o Chelsea teve sempre posicionado e sem dar espaços, pois marcar parado é mais fácil que marcar jogadores em corrida.
Por fim, as estatísticas do absurdo - da tentativa de futebol contra a opção pela sua destruição - o número de passes e a posse de bola:
Passes foram 1442 contra 311!!! Média de 1,7 passes vs 8 passes por minuto! E, acima de tudo, a eficácia no passe, dos 1442 passes o Barcelona acertou cerca de 85% (contra perto de 50%). Não serviu de muito mas não deixa de ser notável esta diferença.
Posse de bola foi 73% contra 27%, mas por exemplo, tempo de jogo útil na 2ª Mão, sem contar com pontapés de baliza, foi 82%-18%. Sou fã do futebol do Barcelona e espero que esta semana não o mate mas, de facto, jogar sem PL pode dar num jogo como o de ontem na 2ª parte, acabar a jogar num 2-5-3 de pouco serve se é Keitá que está à procura da bola na área adversária.
5 comentários:
Curioso, muito interessante. Grande Post amigo !
25 de abril de 2012 às 15:30Participe já na nova jornada de "Quem é o Puto?" em contra-ataque1.blogspot.com
Abraço
O BARÇA MERECIA PASSAR MAS ENFIM O ANTI-JOGO GANHOU
26 de abril de 2012 às 03:03É o futebol tem destas coisas por isso é que é mágico. Nem sempre ganha o melhor. Talvez o Barcelona tenha pago pelo maior roubo que pessoalmente já assisti no mundo do futebol e já lá vai quase 50 anos de idade. Lembro aqui quando o chelsea quem então era na altura para mim a melhor equipa do mundo, foi roubada na meia final contra o barcelona num jogo onde o barcelona teve 16% de posse de bola. (2ºmão em casa do chelsea). Nesse jogo foram perdoados ao barcelona 3 penaltis e 2 expulsões com o chelsea a rematar 42 vezes.. Passado uns anos a vingança foi feita....
27 de abril de 2012 às 17:19Oi que me diz da 1 pagina da bola de 27 abril
28 de abril de 2012 às 18:54olá Catarina!
28 de abril de 2012 às 19:10Não gosto. é uma parvoíce e não me parece que aquilo passe pela cabeça do Mourinho
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!