A SuperLiga Europeia vai avançar
A notícia é da Sky Sports e faz referência a 12 clubes que estão em negociações avançadas, com intermediação da FIFA, para criar a Super Liga Europeia.
Esperado. Deixaram entrar o dinheiro que não tem nada a ver com o futebol no meio e agora os milionários que entraram querem transformar o desporto rei numa caixa registadora.
A pandemia do Covid-19 só vem acelerar o que já era um desejo dos clubes milionários.
Não tenho dúvidas que isto vai acontecer. E rápido.
Os péssimos resultados de Vieira na Europa no último mandato poderão ditar a não inclusão do SLB na SuperLiga! O que será catastrófico!
Se me perguntem: gostas? Claro que não! Mas percebo as preocupações dos grandes clubes. Para eles não lhes interessa fazer 60 jogos por temporada, Taças da Liga, 3 jogos por semana. É muito cansativo, arriscam lesões, são muitas viagens e eles vendem mundialmente mesmo a jogar só semanalmente.
E a UEFA fez ouvidos moucos às preocupações dos clubes que lhe pagam as contas. Claro que a UEFA são as 50 federações nacionais e quem promete mais dinheiro para a maioria vai ser eleito. É uma matemática política complexa mas o actual quadro competitivo e a diferença financeira entre grandes e pequenos iria sempre acabar nisto. Os big 6 de Inglaterra não querem ficar fora da Champions, o Real Madrid não quer ir a Zagreb ou a Copenhaga, o Bayern e Juventus estão demasiado confortáveis nas suas Ligas e campeonatos pouco competitivos não trazem tanto dinheiro como outros com luta pela liderança constante, etc...
Depois ainda se meteu a pandemia, ora um campeonato mais pequeno e só com ricos é muito mais fácil de controlar e de criar uma bolha ao jeito da NBA.
Finalmente, os clubes grandes estão a usar as mais velhas leis da concorrência da economia: se tens um monopólio e uma enorme diferença de orçamentos, quem define os preços és tu. E lembro que alguns deles são novos ricos, que poderão, nos moldes actuais, sempre voltar ao fundo. Enquanto os clubes médios tiverem acesso aos milhões da Champions, poderão sempre inflacionar os preços dos seus jogadores. Os grandes cansaram-se de pagar 70/80 milhões € para terem os melhores e querem agora, nas vésperas de uma crise económica mundial, cavar o fosso para as ligas mais remotas e fazer os clubes médios mendigar para vender os seus futebolistas.
Más notícias para o Benfica, que poderá estar fora disto. E isto, em termos financeiros será o futuro. Não tenho dúvidas. O SLB tem de ser grande na Europa pois é um clube mundial. É os seu ADN. Mudar isto é mudar tudo.
Não quero o Benfica no novo século a falir na liga portuguesa ou numa 2ª liga europeia. Isto é inevitável: ou estamos dentro ou fora. É simples.
11 comentários:
Explica la se fosses o presidente do slb como fazias
21 de outubro de 2020 às 15:38Só temos de ser humildes e realistas para perceber que, com base no mérito desportivo, o fcp actualmente tem mais probabilidades de entrar nesta competição que nós.
21 de outubro de 2020 às 16:00Respondendo ao soldado das 15:38, basta perceber de bola, querer mais, ou pelo menos tanto, que a vertente desportiva tenha sucesso em relação à financeira.
Alguém que permite o Benfica ir à fase de grupos com J. César, A. Almeida, Luisão, Jardel e Eliseu (vários destes em final de carreira) tem todas as culpas no cartório.
Sei que há um grande esforço (sobretudo financeiro) para ilibar o mentiroso e incompetente Luis Filipe Vieira, mas aqui não passam.
O que há é um enorme esforço para culpabilizar sempre a direcção; por tudo e pelo seu contrário. O fcp tem merece mais porque ganhou o último campeonato ? Porque também foi eliminado numa pré-eliminatória bem recente ? Porque chegou relativamente longe, tal como nós que acabámos eliminados pelo Chelsea e Bayern?
21 de outubro de 2020 às 16:14Não odeio ninguém, mas se há gente e clube do qual me aproximo nesse sentimento é o fcp. Dito isto, achar que o Benfica na Europa tem sido melhor que o fcp neste últimos anos é negar a realidade. Não vou ser eu de certeza a dar argumentos para isso, era o que faltava estar a elogiar gente mafiosa e degradante, mas é o que é.
21 de outubro de 2020 às 16:46andar um mês a brincar aos cavanis, falhar um dos principais objectivos da época, ter um 8 adaptado que o treinador já disse que não tem agressividade, e isto é a repetição época após época.
21 de outubro de 2020 às 16:57Alguém que consiga efectuar uma crítica à direcção só se tiver numa secção de hipnose colectiva realmente...
Imaginemos que, por milagre, o Benfica entra neste lote de 12 melhores equipas da Europa, a questão que se coloca é: o que é que o Benfica vai lá fazer?
21 de outubro de 2020 às 17:52Isto é outro patamar.
Claro Jo nada, nenhum clube Português tem entrada nessa tal liga e é se houver não acredito os clubes que lá entrarem te falência nesse ano os clubes não sabem gerir nada só sabem gastar dinheiro e comprar dinheiro, as compras e vendas dão muitos milhões e isso é o que eles querem nada mais, se essa tal superliga se fala é muito velha já ouvia falar á meio seculo, o que os senhores do futebol querem é dinheiro só dinheiro, os magnatas do petróleo estão cá porque o futebol dá mais dinheiro que o petróleo.
21 de outubro de 2020 às 18:32Fala-se de 6 biliões de orçamento para esta prova. imaginem o dinheiro que cada clube vai fazer. Mesmo que não seja repartido de forma igual, o Benfica, com esse dinheiro faria bem melhor que muitos dos clubes ricos. PSG, City, Chelsea, etc...
21 de outubro de 2020 às 20:01Aliás, basta ver a quantidade de jogadores, que já passaram no Benfica, que são titulares nessas equipas
21 de outubro de 2020 às 20:03"Sei que há um grande esforço (sobretudo financeiro) para ilibar o mentiroso e incompetente Luis Filipe Vieira, mas aqui não passam."
21 de outubro de 2020 às 20:38Ou Gus heroi, dá o teu melhor!!
militanciadamentira.blogspot.com/2020/07/a-destruicao-do-anti-vieirismo.html
Ou Gus heroi, dá o teu melhor!!
Zé anónimo
Porque é que o Benfica com menos dinheiro que os outros ia fazer mais quando, em Portugal, com muito mais dinheiro que todos os outros juntos, não consegue?
22 de outubro de 2020 às 11:26Mesmo na Europa, o Benfica tem perdido quando apanha clubes com menores orçamentos (Basileia, PAOK, etc.).
Repito: o Benfica está muito longe deste patamar.
Isto não é para o futebol português.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!