Premier League 2012: ponto de situação à 22ª Jornada
Este fim de semana a luta pela Premier League 2011/2012 ficou limitada a dois clubes, os rivais de Manchester, e é altura de fazermos um ponto de ordem.
Já se esperavam emoções e decisões na 22ª Jornada pois haviam jogos grandes e era garantido que os da frente iriam perder pontos. Arsenal-Man. United e Man. City-Tottenham eram os choques que todos os adeptos de futebol esperavam. Posso dizer que não desiludiram em nada pois foram dois grandes jogos de futebol. Estes clássicos ingleses são jogados a uma intensidade que não existe em mais país nenhum.
O jogo que opôs Manchester City a Tottenham foi o melhor dos dois; jogava o 1º contra o 3º, separados por 6 pontos. A primeira parte não nos deu golos e foi jogada de maneira cautelosa pois as duas equipas sabiam que jogavam um jogo fundamental neste campeonato. Os segundos 45 minutos foram, numa palavra, fantásticos! 4 golos em 8 minutos! 2-0 para o City e 2-2 de rompante! Autêntico jogo de parada e resposta! Grandes exibições dos jogadores - G. Bale, S. Aguero são dois génios! Falhanço de baliza aberta do Tottenham nos descontos! A 20 segundos do fim penalty a favorecer os blues e o 3-2 final marcado por Ballotelli a deixar o City em delírio e o Tottenham fora da luta pelo título! Numa análise mais fria apetece dizer que o Tottenham foi melhor neste encontro, quer tacticamente quer fisicamente, e foi uma injustiça perder este jogo mas que interessa a justiça no futebol...
Depois deste jogo de tirar o fôlego tivemos logo de seguida um Arsenal-Machester United, jogo que tem sido ganho ultimamente pelo United, que tinha mesmo, no último encontro, humilhado o Arsenal por 8-2.
O United entrava em campo em 2º a 3 pontos do City e com mais 3 do Tottenham. O Arsenal está com uma onde de lesões inacreditável: são 11 os lesionados.
Grande primeira parte de futebol, apesar de alguns momentos algo confusos, mas um jogo jogado a uma velocidade de top. Depois de uns 30 minutos de jogo a meio campo com algumas oportunidades de golo o United pegou no jogo e mesmo a terminar os 45 minutos fez o golo inaugural - depois de um grande cruzamento de Giggs Valencia só teve de encostar. Entrada fortíssima do Arsenal na 2ª parte, esbanjando 2 ou 3 golos antes de empatar por Robin Van Persie, num grande gesto de Ponta de Lança. Está numa forma notável o holandês!
No entanto, a defesa do Arsenal esteve muito desorganizada na 2ª parte e Danny Welbeck fez o 2-1 final.
Ficou então a luta ao título entregue aos dois rivais de Manchester, com vantagem de 3 pontos para o City. Este tem a vantagem de receber o rival em casa no jogo da 2ª volta mas tem a desvantagem de ter o seu jogador mais influente na CAN 2012, falo de Yaya Toure.
Aqui está o calendário que falta aos dois rivais:
Podemos ver que ainda faltam muitos e difíceis jogos aos clubes de Manchester. O City parece levar vantagem também aqui, além de receber o rival só tem uma deslocação de elevadíssimo grau de dificuldade (Arsenal), lembro que no seu estádio o City venceu todos os jogos até agora (11). Por sua vez, o United tem um ciclo infernal nas próximas jornadas (Chelsea e Liverpool) e só será bi-campeão se o passar com distinção.
É de constatar que nos últimos jogos estes clubes têm estado em algum sub-rendimento, muito devido à loucura do calendário nestes último mês, e se algum conseguir elevar o seu nível de jogo nas próximas semanas deverá ganhar vantagem nesta luta.
Parece-me, no entanto, que ainda muito estará por decidir quando a três jornadas do fim os rivais se encontrarem, naquele que promete ser o jogo do ano.
Concluindo, o City parece ter alguma vantagem, por tudo o que aqui foi analisado e por ter um plantel melhor que o adversário. Falta-lhe é um aspecto que é determinante para se fazer um campeão - a experiência, aspecto que o rival tem às toneladas. Promete a luta pelo título da Premier League 2012!
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!