Bombásticas as declarações sobre a Olivedesportos do antigo seleccionador nacional no último sábado à noite à RTPN. Posso dizer que fiquei de boca aberta!
É das coisas que mais odeio no nosso futebol, aparecem personagens a dizer estas bombas e ninguém investiga nem se tiram as devidas ilações. Ainda por cima de uma pessoa que, para quem não sabe, já foi seleccionador nacional, trabalhando no interior da máquina da Federação Portuguesa de Futebol, treinador do FC Porto, foi fundador da Olivedesportos e proprietário da Sporttv.
A primeira coisa que não entendo nestas declarações é o timing mas parece que houve discussão entre os irmãos Oliveira e este veio lavar os cestos para a praça pública. Outra, que não entendo, é a falta de atenção que este assunto teve nos meios de comunicação social. Bem, também, o visado destas declarações tem tantas participações nos capitais de tantos jornais que se calhar não é assim tanto de espantar.
Quando uma pessoa com este currículo faz as acusações que ele faz a questão não pode cair em saco roto, senão criam-se as teorias da conspiração todas e mais algumas à volta do futebol português.
Basicamente, e para quem não sabe, António Oliveira acusa a Olivedesportos de controlar a FPF e os seus últimos Presidentes. Passo a cita-lo "O presidente da Federação é colocado por um lobby fortíssimo que existe em Portugal. O presidente da Liga é colocado por interesses do lobby que domina o futebol em Portugal. [Esse lobby é] a Olivedesportos, obviamente"
Diz, que a Olivedesportos conquistou este poder porque é a principal fonte de receitas dos clubes e empresta-lhes dinheiro em momentos de aperto. É esta necessidade de receitas e financiamento dos clubes portugueses que origina esta posição dominante. Ora a Olivedesportos só faz isto se tiver da parte dos clubes abertura para defenderem as suas posições e preferências. "A Olivedesportos é o FMI do futebol português."
E como não se diz mais nada, os visados não respondem e não há investigação mais uma vez se abram as portas a especulações e teorias. E eu, também tenho as minhas... :-) Muitos vão achar lá vêm eles com a mania da perseguição, são piores dentro de campo e inventam desculpas. A verdade é que vão surgindo estas provas, tal e qual como as escutas do Apito Dourado, que apontam para o facto de existir este polvo de influências no futebol português.
Para mim, o mais importante é perceber quem é o mais beneficiado com esta situação de monopólio no futebol português e conhecendo as ligações da família Oliveira ao FC Porto, parece-me óbvio concluir que será este clube do norte. A Olivedesportos, com inteligência e de uma forma a não chatear descaradamente os outros grandes de Portugal, mete pessoas na estrutura de futebol com a intenção de favorecer o FCP.
Continuo, realmente, com a ideia que esta teia de influências tem como centro o FCP: Olivedesportos - FPF - Arbitragem - FC Porto. Um exemplo, para além do Apito Dourado que já tanta tinta fez correr, é os calendários do futebol e, principalmente, do campeonato nacional. Para quem tiver paciência é contar as vezes em que o Porto teve um intervalo entre jogos da UEFA maior que a dos adversários. Ainda o ano passado, o Benfica e o Porto jogavam à quinta para a Liga Europa e no Domingo a seguir já estava o SLB a jogar, quando o Porto só jogou na segunda-feira. Quem define os calendários da Liga portuguesa? A Sporttv pois claro. E este é só um exemplo, esta situação dos calendários já se arrasta à anos. Basta ver os comentários aos jogos do Porto e do Benfica para se notar qual o amor deste canal desportivo.
Como Benfiquista quero duas coisas: que o Benfica faça o que puder para dar trela a este senhor e para ele despejar o saco enquanto está chateado com o polvo. Convidem-no para a Benfica TV.
A outra é, sem qualquer problema em ficar com menos dinheiro, não renovar contrato de direitos televisivos com a Olivedesportos. Não se esqueçam que o maior activo desta empresa é o Benfica e os seus direitos televisivos. Conseguimos atacar o polvo com o caso do Apito Dourado vamos agora acabar com esta etapa negra da história do futebol português acabando com monopólio da Olivedesportos.
Aguardemos as cenas dos próximos episódios...
14 comentários:
É uma vergonha realmente... Como é que ninguém não é capaz de fazer nada também não se percebe. Enfim... Parece que vai continuar.
10 de janeiro de 2012 às 20:15Ao António Oliveira faltava apenas dizer o que se passou no Estágio em Macau antes do Mundial de 2002. Mas acho que ai poderia se queimar.
11 de janeiro de 2012 às 22:36O Escritor deste texto não deveria ser tão tendencioso relativamente ao seu clube
Só falou dos assuntos que queimam o irmão. Aquela de dizer que foi sempre perseguido a carreira toda é de chorar a rir.
11 de janeiro de 2012 às 22:42Na maior parte dos artigos deste blog a ideia é ser o mais imparcial possível. Mas quando tocar em assuntos negros do futebol português faremos uma defesa do Benfica, é uma matéria demasiado importante e que vai para além do futebol dentro de campo. Logo será tratada de maneira diferente aqui no Fura-Redes
Enfim foi cortado um braço ao polvo , mas falta os outro sete , desmembrem o polvo e pode ser que algo melhor no desporto.
14 de janeiro de 2012 às 11:31O autor deste texto só mostra o grande ódio que sente pelo FCP. Enfim um triste!
15 de fevereiro de 2012 às 23:55ok acho que isso é uma leitura possível. :-)
16 de fevereiro de 2012 às 10:19ódio parece-me um pouco forte mas tudo bem
mas o que acha desta situação?
Como portista espero que o Porto faça o que puder para que saque deste senhor o que ele sabe sobre a máquina de campanha anti-portista que os benfiquistas têm montada contra o Porto. Espero que o feitiço se vire contra o feiticeito!
17 de fevereiro de 2012 às 13:01Até admito que os benfiquistas entraram numa campanha em que tudo vale para questionar a justiça das conquistas do Porto.
17 de fevereiro de 2012 às 13:29Mas tem que admitir que foram vocês que apanharam a lenha para a vossa fogueira. Que eu saiba nunca ninguém do FCP disse que as escutas do apito dourado eram falsas ou montagem apenas defenderam que não podiam ser usadas como prova
As escutas não são validadas porque o seu conteúdo não é esclarecedor sobre o assunto a que se propunham a esclarecer. No meio dessa procura aparece uma escuta bem esclarecedora dum presidente a escolher árbitros e só foi considerada porque não era ele o visado! Como de facto há realmente um polvo com muito mais pernas que o normal!
17 de fevereiro de 2012 às 17:33Retifico: e só não foi considerada porque não era ele o visado!
17 de fevereiro de 2012 às 17:37O Problema é que só questionam a justiça quando as coisas não correm à medida dos vossos desejos.
17 de fevereiro de 2012 às 18:08temos opiniões bem diferentes sobre o conteúdo das escutas serem conclusivas. mostra claramente que havia uma subserviência ao FCP e um poder do Presidente do FCP sobre os dirigentes do futebol. E atenção estas foram só as que foram gravadas, pois seria grande sorte de a polícia apanhar todas as conversas. claro fora o que era falado directamente. mas olhe se acha que as escutas do apito dourado são inconclusivas então nunca chegaremos a qualquer tipo de ponto comum e o melhor é cada um ficar com a sua verdade
17 de fevereiro de 2012 às 18:46a história que refere do LFV sempre me pareceu uma armadilha do Major que sabia bem que já estava a ser escutado e parece-me que é o seguimento de conversas em que o LFV se mostrou descontente com todos os árbitros e o Major fez o telefonema para o calar. e o Vieira mostra sempre preocupação em ter um arbitro isento que acima de tudo nao prejudicasse o Benfica
17 de fevereiro de 2012 às 18:47Acho piada à forma como arrumam as coisas, tão bem, para o vosso lado. Essa de parecer uma armadilha porque se trata de LFV, tratando-se do alvo que pretendem abater já não é armadilha! Tens razão,temos pontos de vista muito diferentes.
17 de fevereiro de 2012 às 21:39Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!