Feirense 1-2 Benfica: Rodrigo dá show de bola!
O Benfica deu este sábado um passo importantíssimo rumo à conquista do seu 33º título nacional com uma vitória por 2-1 em Santa Maria da Feira. Foi um belo espectáculo de futebol com um pouco de tudo e boas exibições das duas equipas, só mesmo a equipa de arbitragem teve uma noite para esquecer.
As duas equipas entravam em campo separadas por 11 posições e por 27 pontos estando o Feirense a lutar pela manutenção e o Benfica a lutar pelo título. Objectivos totalmente distintos mas ninguém esperava um jogo fácil para o SLB, estando ainda na memória de muitos a vitória difícil dos encarnados no jogo da primeira volta no Estádio da Luz.
Confesso que estava com um mau pressentimento para este jogo pois o Benfica desperdiça quase sempre pontos nas visitas aos clubes que subiram de divisão e Jorge Jesus teve um conferência de imprensa antes do jogo algo frágil. Um treinador que diz que a equipa não vai ter nota artística antes do jogo não traz grande motivação para a equipa, fica a parecer que está sem confiança no valor do seu grupo. E ainda disse que se tivesse um jogador no plantel um dos titulares nem estaria a jogar. Bem ganhou está tudo bem...
As equipas não apresentavam lesões ou castigos antes do jogo e os treinadores tiveram total liberdade para escolher os seus titulares. Quim Machado, o treinador do Feirense, apostou na sua habitual equipa, enquanto Jorge Jesus optou por deixar Nolito no banco apostando em Bruno César. Dificuldades para as duas equipas pela péssima condição em que o relvado se encontrava. Foi se calhar por isto que o Feirense tanto quis esquecer a receita que faria no estádio de Aveiro e jogar o jogo neste estádio. Está no seu direito mas devia fazer isso com todos os adversário. Jogo também marcado pela polémica dos preços dos bilhetes, que ficou provado eram ridículos, aquando da queda de uma parte da bancada.
O jogo começou a bom nível e nos primeiros 10 minutos tivemos algumas boas jogadas para os dois lados, sendo do Feirense a primeira oportunidade de golo quando a bola bateu na trave de Artur. Respondeu o Benfica com uma boa jogada pelo flanco direito com Rodrigo a finalizar e Paulo Lopes a defender. Depois desta boa entrada o jogo caiu e, tirando Rodrigo que teve 2 ou 3 oportunidades de golo na primeira parte, alguns jogadores do SLB tiveram uma 1ª parte para esquecer, por exemplo Maxi, Emerson, Bruno César, parecendo alheados do jogo, sem raça e a falhando muitos passes.
Apesar disto, nos últimos minutos Rodrigo poderia ter feito o gosto ao pé em duas ocasiões, mas foi travado por um Paulo Lopes inspiradíssimo nesta noite. Grande duelo entre estes dois jogadores, as figuras do jogo de hoje!
Chegava ao fim a 1ª parte com 0-0 e com alguns problemas do máquina de jogo do Benfica: sem velocidade, com Aimar muito marcado e sem se conseguir libertar da marcação e a viver exclusivamente do bom entendimento que Cardozo e Rodrigo tiveram esta noite. Quem já começava a trilhar um caminho negativo era a equipa de arbitragem liderada por Rui Costa, deixando passar em claro um penalty por mão na bola de Mika aos 27 minutos.
A equipa da casa entrou a todo o gás na 2ª parte e marcou dois golos em cinco minutos. No entanto, só um foi validado, pois com 0-0 e à passagem dos 48 minutos, o fiscal de linha teve um erro grosseiro ao anular um golo limpo a Ludovic. Marcou então o Feirense por Varela ao minuto 50 depois de um canto e de a defesa encarnada ter ficado a ver jogar. Grandes dificuldades do sector mais recuado do SLB no jogo aéreo na partida de hoje, só o argentino Garay esteve a bom nível.
Estava já a fazer contas ao campeonato e a uma eventual perca de pontos quando o empate chegou logo 4 minutos depois. Alguma sorte para o líder da Liga Zon Sagres pois depois de um lançamento lateral de Maxi e de um desvio de Cardozo o defesa Varela, que tinha feito o 1-0, desviou a bola para a própria baliza. Era tudo o que o Benfica precisava e a partir do empate a equipa finalmente tomou o jogo nas suas mãos e começou a encostar o Feirense à sua área.
Jesus também contribuiu para um boa 2ª parte do Benfica com as substituições que fez, sendo que Gaitán e Nolito estiveram bem melhor que os colegas que foram substituir, falo de Aimar e Bruno César. Tem sido a grande diferença deste Benfica para os rivais e para equipas encarnadas de outras épocas, a grande qualidade das soluções que Jesus pode tirar do banco. Assim sendo, o SLB só não chegou mais cedo à vantagem por um par de boas defesas do GR do Feirense, que é um jogador formado nas escolas do Benfica.
Entretanto, Rui Costa tinha mais um grave erro neste jogo, ou não expulsar Thiago Freitas à passagem dos 60 minutos, depois deste, já com cartão amarelo, ter pontapeado um adversário com a bola já bem longe da zona da falta.
Foi ao minuto 73 que o jogo se decidiu com um penalty claro sobre Rodrigo que Cardozo transformou com toda a calma do Mundo. O paraguaio continua numa série de golos que merece destaque, são já 8 jogos seguidos a marcar pelo menos um golo.
O Feirense não teve valor para responder a este golo e no último quarto de hora foi o Benfica que esteve mais perto de fazer o 3-1. O duelo entre Rodrigo e Paulo Lopes continuou e foi mesmo o português que com várias defesas impediu o jovem avançado de marcar o golo que mais que fez por justificar.
O SLB fica agora à espera do que o Porto vai fazer amanhã em Barcelos e chega à 7 vitórias consecutivas, máximo da prova. A equipa de Jorge Jesus continua a fazer uma época fantástica, sendo que, à 17ª jornada esta é a quinta melhor campanha da equipa lisboeta dos 78 campeonatos disputados na história do futebol português.
Figura do jogo: Rodrigo. O jovem espanhol mostrou no jogo de hoje um arsenal de jogador de futebol dos mais completos que vi nos campos portugueses. Velocidade, desmarcação, cabeceamentos, controlo de bola, finalização, passe são todos atributos que Rodrigo possuiu. Grande jogador que aqui está!
1 comentários:
Vitória sofrida mas totalmente justa!
29 de janeiro de 2012 às 11:09Troca de links? http://istoebenfica.blogspot.com/
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!