U. Leiria 0-4 Benfica: Nota máxima para os encarnados
O Benfica chegava a Leiria sabendo que uma vitória lhe permitia chegar à liderança isolada da Liga, um ano e meio depois. Com o empate dos rivais no jogo de ontem a equipa encarnada estava avisada, com certeza, que oportunidades destas não se podem desperdiçar e é nestas jornadas que se fazem os campeões. A resposta foi uma goleada!
No entanto, a noite começou mal, e por duas razões: a primeira, foi a ausência, por razões físicas, dos argentinos Aimar e Gaítan, duas das principais peças do ataque benfiquista. Rodrigo e Bruno César foram os seus substitutos; de resto equipa titular do Benfica e nem podia ser de outra forma.
A outra razão foi a entrada forte da equipa adversária. A U. Leiria entrou com uma pressão alta e um posicionamento em campo que baralhou o Benfica nos primeiros 20 minutos de jogo. Jogou numa estratégia de 3 centrais, com os alas muito subidos e rápidos atacantes, dos quais destaco Djaniny, o possante avançado cabo verdiano, de 20 anos, que vai dar que falar no futebol português. Só não fez o primeiro golo do jogo aos 7 minutos porque Maxi Pereira cortou a bola na linha da baliza.
Todas estas dificuldades começaram a ser ultrapassadas no pé esquerdo do Chuta-Chuta, que aos 9 minutos de jogo, no primeiro ataque do Benfica, fez um golaço, num remate forte ainda fora da área leiriense. Grande jogo de Bruno César!
Apesar de se adiantar no marcador, só depois dos 20 minutos a equipa do SLB assentou o seu jogo. Isto talvez porque o meio campo não esteve tão sólido como tem sido costume esta época. Witsel não fez um grande jogo hoje parecendo perdido em campo, principalmente a defender, deixando imenso espaço no meio campo e nas transições do Leiria; só lá para a meia hora ganhou a sua primeira bola num duelo com um leiriense. Mesmo assim, o resultado ao intervalo era mais que justo, Benfica com 63% posse de bola e 8 remates contra 2.
A 2ª parte começou com o Benfica a carregar e a jogar bom futebol. Logo no primeiro minuto, fruto de uma pressão alta, ganhou uma bola e só não fez o golo porque Cardozo, já na pequena área, foi displicente. Ainda estava eu a chamar todos os nomes possíveis ao Tacuara e já ele fazia um golão, numa bomba de pé esquerdo, depois de desmarcado por Rodrigo. O paraguaio é mesmo assim, irrita porque falha golos feitos, mas tem um pé esquerdo maravilhoso e é o melhor ponta de lança a jogar em Portugal.
A partir daqui foi um show de bola do Benfica em Leiria, com grandes pormenores de Bruno César no 3º e 4º golo, ambos da autoria de Rodrigo. Então o toque de calcanhar para o 4º golo é de ver e rever.
O Benfica chega, ao fim de 14 jornadas, ao 1º lugar e pelo calendário já feito é o principal candidato ao título nacional. Uma equipa que fica sem dois dos seus principais jogadores e não se ressente tem tudo para ser a mais regular da prova, que é, no fim de contas, o objectivo de um campeonato. Já tem 8 pontos de vantagem para o Sporting que nesta jornada se despediu do título nacional.
Desde 1991 que o SLB não tinha tantos pontos (36) decorridas 14 jornadas e com tantos ou mais pontos nesta etapa do campeonato o Benfica foi sempre campeão.
Figura do Jogo: Bruno César - Já fui falando da exibição do brasileiro que hoje encheu o campo. Velocidade, fintas, tabelinhas, um golo, assistências, passes a rasgar a defesa, enfim nota máxima.
P.s - Fica aqui um blog que vale a pena conhecer, claro só para benfiquistas! http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/
P.s - Fica aqui um blog que vale a pena conhecer, claro só para benfiquistas! http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/
6 comentários:
Boas. Já adicionei o furaredes à minha lista de links. cumprimentos
8 de janeiro de 2012 às 22:50Ok.Obrigado. também já está na minha lista. abraço
9 de janeiro de 2012 às 00:18Gostei do Djaniny, parece que tem mesmo futuro!
9 de janeiro de 2012 às 00:36Bom jogo do Benfica. O Leiria foi uma equipa corajosa que atacou bem, o Djanini é, de facto impressionante. Por isso, o nulo é um óptimo sinal para o Benfica, especialmente o Artur que, apesar de fazer grandes defesas frequentemente, não tem tido muitos jogos sem sofrer golos.
9 de janeiro de 2012 às 20:28Excelente! Tacuara mais uma vez deliciou a onda Benfiquista com o seu pé esquerdo.
11 de janeiro de 2012 às 22:52Acho que neste blog deveriam fazer mais referências ao Braga devido o seu percurso nos últimos anos e ao Guimarães dado o número de adeptos que possuem.
Vamos tentar. Quando houver derby do Minho de certeza que vai haver crónica! Como já escrevi aqui tenho uma grande paixão pelo Vitória e assim tentarei por alguns posts do clube de Guimarães
11 de janeiro de 2012 às 23:02Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!