16avos de final da Liga Europa 2012: balanço e comentários
Estão jogados os 16avos de final da Liga Europa 2011/12 e já só temos uma equipa portuguesa em prova - o Sporting. O Braga e o FC Porto, os finalistas do último ano, estão fora da prova mas de maneira diferente, se o SC Braga cai de pé frente ao Besiktas o FC Porto caiu vergado ao poder do Man. City na maior goleada que sofreu, a duas mãos, nas provas da UEFA.
Manchester City-FC Porto, 4-0 (2-1 na primeira mão)
Valência-Stoke City, 1-0 (1-0)
Athletic Bilbau-Lokomotiv Moscovo, 1-0 (1-2)
Twente-Steaua Bucareste, 1-0 (1-0)
PAOK-Udinese, 0-3 (0-0)
PSV Eindhoven-Trabzonspor, 4-1 (2-1)
Club Brugge-Hannover, 0-1 (1-2)
Standard Liège-Wisla Cracóvia, 0-0 (1-1)
Besiktas-Sp. Braga, 0-1 (2-0)
Manchester United-Ajax, 1-2 (2-0)
Sporting-Legia, 1-0 (2-2)
Schalke 04-Viktoria Plzeň, 3-1 prolongamento (1-1)
Anderlecht-AZ Alkmaar, 0-1 (0-1)
At. Madrid-Lazio, 1-0 (3-1)
Metallist Kharkiv-RB Salzburgo, 4-1 (4-0)
Olympiakos-Rubin Kazan, 1-0 (1-0)
Mas comecemos pelo clube que conseguiu o apuramento, apesar de ter pela frente a equipa mais frágil das três. Depois do empate a duas bolas em casa do Légia Varsóvia o Sporting venceu por 1-0 em Alvalade e vai agora defrontar o Man. City nos oitavos de final.
Golo solitário apontado por Matias Fernández na sequência de um livre muito bem cobrado; o único destaque num jogo fraquinho e sem interesse.
O novo treinador Sá Pinto é o grande vencer de hoje pois ao arriscar a previsão de uma vitória na conferência de imprensa de ontem ganhou algum espaço de manobra e conseguiu mudar o discurso que reinava no SCP.
Depois de muito prejudicado pela arbitragem no jogo da 1ª Mão e da derrota por 2-0 a tarefa do Braga era impossível. Fica, no entanto, uma grande exibição em casa do Besiktas e uma vitória por 1-0 que traz prestígio e pontos europeus. Muito forte o Braga em todos os sectores e com um Lima numa fase de forma verdadeiramente assombrosa - o GR Quim também merece grande destaque no jogo de hoje.
Merecia ter levado o jogo a prolongamento e Lima teve nos pés o seu 2º golo do jogo que daria os merecidos 30 minutos extra. Caso sério este Braga de Leonardo Jardim - não me lembro de uma exibição destas na grande época de Domingos Paciência.
Por fim, o FC Porto, campeão em título que sai pela porta dos fundos de uma competição que disse queria vencer. Jogo atípico em Manchester com o City de Mancini a dar a iniciativa de jogo ao FCP e a procurar desferir golpes mortais no contra-ataque. Foram quatro e podiam ter sido mais perante uma defesa do Porto completamente perdida. De positivo só mesmo a exibição de João Moutinho pois para a história fica a maior derrota a duas mãos do FC Porto nas provas europeias. Uma equipa não pode cantar vitórias morais quando segue à risca o guião que a outra montou.
Inglaterra é um trauma histórico do FC Porto, onde só José Mourinho foi feliz, com mais uma goleada para a história recente do clube azul - nas últimas 4 épocas é o segundo 4-0 que sofrem e já perderam por 5-0 em casa do Arsenal.
Outro sintoma histórica deste Porto, que venceu três provas europeias nos últimos 10 anos (finais com o Celtic, Mónaco e Braga), é o de não fazer finca pé aos grandes da Europa. Mesmo com as referidas conquistas, dos clubes de top só eliminou o Man. United - lembro que o Benfica no mesmo período de tempo eliminou o mesmo United por duas vezes e também o Liverpool campeão europeu em título. Dá vontade de dizer que quando o sorteio aperta o FC Porto desaparece. Tem o mérito de aproveitar, como ninguém, circunstâncias e épocas favoráveis.
Ficam os jogos que se vão jogar nos oitavos de final da Liga Europa 2011/12:
Metallist Kharkiv/Olympiakos
Sporting/Man. City
Twente/Schalke 04
Standard Liége/Hannover
Valência/PSV
AZ Alkmaar/Udinese
Atlético Madrid/Besiktas
Man. United/At. Bilbao
Sporting/Man. City
Twente/Schalke 04
Standard Liége/Hannover
Valência/PSV
AZ Alkmaar/Udinese
Atlético Madrid/Besiktas
Man. United/At. Bilbao
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!