Benfica 3-0 Marítimo: Grande 2ª parte do Benfica dá passagem na Taça da Liga
O Estádio da Luz recebia na 3ª Jornada da fase de grupos da Taça da Liga as duas únicas equipas que podiam ainda sonhar com a passagem à meia-final desta competição. Benfica e Marítimo encontravam-se a terceira vez esta época sendo que nas outras duas vezes, na Madeira, tinha havido uma vitória para cada lado; o Marítimo é mesmo a única equipa do Mundo que já ganhou a este Benfica 2011/12, eliminando o Benfica da Taça de Portugal.
Contas fáceis neste grupo: só com uma vitória do Marítimo neste jogo, não seria o Benfica a marcar presença no jogo da meia final com o FC Porto.
Jorge Jesus escolheu uma equipa com alguns titulares para este jogo - o já habitual titular desta prova Eduardo na baliza; Jardel e Capdevilla na defesa com os titulares Maxi e Garay; meio campo com Javi Garcia, Pablo Aimar, Gaitán e Nolito; e ataque entregue aos menos utilizados Nélson Oliveira e Javier Saviola. Não gosto de ver Aimar jogar nesta prova pois aproximam-se jogos importantes e queremos o Mago a 100%. Por outro lado, gosto muito de ver Capdevilla jogar e espero mesmo que agarre o lugar de defesa esquerdo.
Os primeiros minutos do jogo foram bem jogados pelas duas equipas: velocidade e oportunidades de jogo fizeram antever um bom jogo nesta noite de Domingo. Primeiro foi Sami a ameaçar a baliza de Eduardo numa jogada individual, em que correu uns 60 metros com a bola mas depois faltou-lhe força para ultrapassar o GR encarnado. Respondeu logo o Benfica com uma boa oportunidade de Nolito depois de cruzamento de Nico Gaitán.
A partir daqui o Benfica fez 10 minutos de grande pressão e velocidade que culminaram no primeiro golo, autoria de Nélson Oliveira, depois de grande passe de Saviola a isolar o avançado português. O argentino é o melhor jogador em Portugal a fazer este tipo de passe a rasgar a defesa, só é pena já não ter a frieza à frente da baliza de outras épocas.
A equipa da Luz estava agora em considerável vantagem neste grupo e a partir dos 25 minutos de jogo, e a vencer, a equipa baixou de rendimento e o Marítimo passou a jogar no meio campo do Benfica mas nunca causou verdadeiro perigo na baliza de Eduardo.
Foi uma entrada verdadeiramente diabólica do Benfica na 2ª parte com várias oportunidades de golo, boa circulação de bola e velocidade de execução. Nélson Oliveira, Nolito e Aimar em maior destaque mas todos os jogadores estiveram em bom nível nesta óptima segunda parte de futebol do SLB.
Ainda mais fácil o jogo ficou, quando aos 58 minutos, Artur Soares Dias, um árbitro que gosta de ser protagonista, o que é sempre mau para um juiz, decidiu de forma muito exagerada expulsar Pouga num lance em que deu com o cotovelo em Javi Garcia mas de maneira completamente casual.
Ainda para piorar as coisas para o Marítimo veio do banco do Benfica Rodrigo para dar o show do costume. Marcou o seu primeiro aos 72 minutos depois de jogada de Nélson Oliveira e cruzamento de Gaitán. No minuto antes Sami tinha falhado o empate de baliza aberta. Mas quem tem Rodrigo tem muito, o espanhol não falha muitos golos. Decorridos poucos 7 minutos já fazia o gosto ao pé outra vez aproveitando o desmoronamento da defesa da equipa da Madeira.
Estava feito o resultado final, jogo que teve ainda a estreia de Y. Djaló com a camisola do SLB.
Fica um bom jogo de futebol e uma excelente 2ª parte do Benfica que recebe agora o FC Porto para a meia final desta prova. Para mim esta Taça da Liga só serve para termos mais uma oportunidade de jogar e ganhar aos eternos rivais. Espero que aproveitemos esta oportunidade dia 21 de Março.
Figura do Jogo: Nélson Oliveira. Concordo com o comentador de hoje que disse que este jogador só não tem lugar em Portugal na equipa do Benfica, pois em todos os outros seria titular. Está ali um óptimo jogador, cheio de força, velocidade, técnica e raça - merece mais oportunidades. Hoje foi o maior agitador do jogo ofensivo encarnado.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!