CAN 2012: Costa do Marfim e Zâmbia - a final Laranja!
Estão encontrados os grandes finalistas da festa do futebol Africano 2012. Costa do Marfim e Zâmbia vão lutar pela Taça de Campeão deste continente. Foram, indiscutivelmente, as duas melhores equipas e merecem a 100% estarem no jogo decisivo de Libreville. Curiosamente, são duas equipas que jogam de cor de laranja - são as laranjas mecânicas de África!
Uma grande prova este CAN 2012! Com espaço para surpresas, para os grandes craques jogarem sem amarras e para golos, muitos golos. Não houve nenhum jogo, até agora, que acabasse 0-0, o que é fantástico.
A Meia Final da tarde opôs o Gana à Zâmbia e toda a gente esperava a passagem de Asamoah Gyan e companhia. Mas a verdade é que este CAN é a prova mais difícil de acertar para os apostadores mundiais, é só surpresas!
A partida começou a dar Gana e logo aos 8 minutos foi assinalado um penalty a favor dos favoritos. Todo o peso de um país nas costas de A. Gyan... Bola para a direita e GR da Zâmbia à espera dela para a afastar das suas redes. O futebol é, de facto, um jogo de uma enorme beleza mas também pode ser muito cruel. A. Gyan volta a falhar um penalty que custa tão caro à sua selecção. Falhou também nos quartos de final do último Mundial no último segundo de jogo contra o Uruguai e custou um inédito e histórico apuramento de uma selecção africana para uma meia final da maior prova desportiva do Mundo.
No entanto, a sua selecção não sentiu o toque e teve uma série de oportunidades na 1ª parte para fazer o primeiro golo do jogo. Não o fez e a Zâmbia foi se galvanizando e acreditando nas suas possibilidades, como tantas vezes acontece com a equipa mais fraca.
Esta Zâmbia é um caso sério, não só pela sua qualidade mas pela sua juventude - é a maior revelação da prova! Têm um tridente ofensivo espectacular: rapidez, classe, frieza e técnica são atributos que Emmanuel Mayuka (3 golos na prova), Chris Katongo (3 golos) e Rainford Kalaba (1 golo) possuem com fartura. Faz, também, da sua defesa um sector chave da equipa: só sofreu 3 golos até agora, nos jogos a eliminar ainda não sofreu nenhum e já vinha de uma fase de qualificação em que só tinha sofrido 2 golos.
Esta meia final foi se arrastando na 2ª parte, com as duas equipas a temerem a eliminação, e os segundos 45 minutos valeram pelo golaço que E. Mayuka marcou, à meia volta de fora da área com um remate colocado, ainda a bater no poste, e que valeu a histórica passagem à final da Taça das Nações Africanas 2012.
Grande Zâmbia! Muito bem treinada pelo francês Hervé Renard.
Enorme desilusão para uma geração de ouro do Gana.
A Meia Final da noite era jogada entre a favorita Costa do Marfim, de Drogba e companhia, e o Mali de Seydou Keita. Costa do Marfim a vice-campeã africana em título e Mali que nas últimas três presenças em meias finais desta prova não tinha conseguido marcar qualquer golo. Ora enfrentava uma selecção que ainda não sofreu qualquer golo na prova.
Foi uma 1ª parte totalmente dominada pela Costa do Marfim. Futebol ofensivo de excelência, velocidade e técnica, e finalização em quantidade suficiente para chegar ao intervalo descansada - 11 remates em 45 minutos. O problema é que as bolas iam batendo nos poste e não nas redes.
Parecia, que uma vez mais, a selecção favorita ia desperdiçar uma 1ª parte de domínio e ocasiões de golo e se colocar em apuros. Só Gervinho tinha outra ideia... Mesmo a chegar aos 45 minutos o jogador do Arsenal faz uma grande finta no seu meio campo para se libertar do primeiro defesa e começar a cavalgada de 70 metros que só acabou na pequena área adversária com um remate colocado no poste mais afastado. Velocidade e força estonteantes deste craque a fazerem a diferença e a colocarem a sua equipa na frente!
A 2ª parte começou com as equipas algo estendidas no campo e de partidas tacticamente - algo só possível numa meia final africana. Mas o Mali nunca mostrou capacidade para se opor aos favoritos e teve sempre problemas em chegar à área e procurou sempre os cruzamentos largos para tentar causar o perigo. Exibição algo frouxa desta equipa africana, talvez por culpa do grande adversário que tinha do outro lado. Para mim, a nível de onze titular a Costa do Marfim é uma das melhores selecções do futebol mundial actual.
Tudo então pronto para a grande Final de Domingo com todo o favoritismo do lado da Costa do Marfim. Mas cuidado, como disse à pouco, esta é a prova mais difícil para se fazer apostas.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!