Zâmbia Campeã de África!
Ora ai está a grande surpresa no futebol africano! A Zâmbia é a nova campeã do continente derrotando nos penalties a super favorita Costa do Marfim, num grande jogo de futebol que apesar de ter dado 0-0 foi um grande espectáculo desportivo.
Imagens fantásticas da festa do primeiro título deste país do Sul de África e terríveis da tristeza de uma geração de ouro da Costa do Marfim que tinha tudo para vencer mas mais uma vez fica com o 2º lugar.
Esta final era o culminar de uma grande competição, em que tudo correu bem, desde o futebol jogado até a tudo o que faz parte da organização. Por este facto, estavam os olhos do Mundo postos em Libreville para a festa Africana e viajaram para o Gabão 14 chefes de estado mais os Presidentes da FIFA da CAF e da UEFA. Convidados de luxo à espera de um jogo a condizer e não terão ficado nada desiludidos.
Foram as duas melhores selecções da prova e provaram isso hoje, são equipas que fazem da velocidade e da técnica as suas maiores forças e quando assim é o espectáculo do futebol é muito mais bonito - são selecções fortíssimas nas transições ofensivas. Por outro lado, nenhuma destas equipas sofreu golos nos 3 jogos a eliminar e a Costa do Marfim, incrivelmente, sai derrotada de uma competição onde ninguém conseguiu marcar um golo na sua baliza. Incrível!
Por fim, estas duas equipas, diria algo semelhantes tacticamente, aproveitam muito bem as situações de bola parada.
Curioso que o último jogo do CAN 2012 foi o único que não teve golos.
Treinadores com os onze titulares disponíveis, Costa do Marfim com uma fornada de jogadores de altíssima qualidade e de grande experiência nas principais equipas europeias e Zâmbia com uma equipa de jovens desconhecidos para a maior parte dos adeptos do desporto Rei.
Foi, como já disse, um jogo sempre disputado a altíssima rotação com boas oportunidades de golo, jogo ao 1º toque e com bons pormenores técnicos. Seria demasiado longo falar do jogo ao pormenor mas quem não viu e apanhar uma repetição vale a pena ver.
A Zâmbia dispôs de bons lances de golos, uma bola ao poste por exemplo mas a grande oportunidade foi para Didier Drogba. O melhor jogador africano falhou um penalty na 2ª parte de forma escandalosa, lembram-se de R. Baggio? Foi parecido... Nem imagino como se deve estar a sentir Drogba.
Depois de um jogo electrizante pois só faltava um desempate da grande penalidade para deixar toda a gente aos saltos! Primeiros 14 penalties foram todos convertidos e de maneira exemplar, ao 15º Kolo Touré permitiu a defesa a Kennedy Mweene, provavelmente o melhor GR da prova, mas Kalaba, o melhor jogador da final atirou para fora o primeiro Match Point.
Seguiu-se Gervinho, o melhor jogador da Costa do Marfim nesta final, e o extremo também atirou para fora. Sunzu, um ilustres desconhecido de 22 anos que joga no Mezembe do Congo, marcou o 8-7 e deu o título africano ao seu país. Fantástica e histórica Zâmbia!
Quando um acontecimento como este acontece existem uma centena de histórias que merecem um destaque. Escolho a história da selecção da Zâmbia de 1993 que morreu quase toda num acidente de avião a escassos Km do estádio em que se jogou esta final e que hoje foi homenageada da melhor maneira possível por estes bravos compatriotas.
Uma última palavra para o excelente trabalho de Hervé Renard, o francês que orientou esta equipa à vitória final e para o capitão Chris Katongo, o melhor jogador da competição, e o que mais fez por merecer para levantar o caneco
2 comentários:
Enormes.
13 de fevereiro de 2012 às 00:29Justiça feita...a Zambia foi mais equipa desde o primeiro minuto.
14 de fevereiro de 2012 às 01:12Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!