Balanço fase de grupos CAN 2012
Com o final da fase de grupos da Taça das Nações Africanas 2012 é chegada altura de fazer um primeiro balanço da maior competição de África.
Até agora temos tido um grande espectáculo de futebol, muitos golos, surpresas, algumas desilusões, grandes exibições individuais e muita festa nas bancadas da Guiné Equatorial e do Gabão. Prova disto é que nenhum dos 24 jogos da primeira fase terminou 0-0 e só sete acabaram com apenas um golo - 2.54 golos por jogo é uma boa média para uma prova de selecções, por exemplo o último Mundial de futebol na África do Sul teve uma média de 2,27 golos/jogos.
Jogados estes primeiros jogos ficamos com os seguintes jogos para os quartos de final:
ZÂMBIA - SUDÃO
COSTA DO MARFIM - GUINÉ EQUATORIAL
GABÃO - MALI
GANA - TUNÍSIA
Como se vê os dois grandes favoritos estão ainda em prova - Costa do Marfim e Gana - e a grande surpresa é a equipa anfitriã Guiné Equatorial, que com o pior ranking FIFA das selecções presentes, é apenas a 141ª selecção no Mundo, seguiu em frente no grupo A.
Fica uma análise grupo a grupo desta competição africana:
Grupo A
Foi vencido pela Zâmbia que somou 7 pontos, contra os 6 da Guiné equatorial, 4 da Líbia e 0 do Senegal. Este último a grande desilusão, não só deste grupo, de toda a prova pois jogadores com créditos firmados como: S. Diawara, Rémi Gomis, Papiss Cissé e Demba Ba perderam os três jogos, sempre por 2-1, e voltam mais cedo que o esperado para a Europa.
A Zâmbia foi uma das boas surpresas detsa fase da CAN e tem em Chris Katongo (joga na China) e E. Mayuka (Young Boys) os seus homem golo. Outros jogadores fundamentais da Zâmbia são: Himonbe, Sinkala, Kalaba, Mweene e Musonda.
A Guiné fez da sua defesa, a 3ª melhor da prova, o estandarte para este apuramento histórico. O conhecido Javier Balboa é a estrela da equipa, mas jogadores como o GR Danilo e os defesas F. Kamissoko e Juvenal são jogadores que têm jogado bem.
A Líbia, que fez da união do grupo de jogadores, que ainda à uns meses lutavam contra o regime de Gaddafi, a sua grande força ainda conseguiu a grande surpresa da prova ao bater o Senegal por 2-1. Bons jogos do avançado libanês Ahmed Osman.
Grupo B
Este grupo foi totalmente dominado pela favorita Costa do Marfim que somou todos os pontos e não sofreu qualquer golo. Seguiram-se Sudão e Angola com 4 pontos e Burkina-Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, com 0 pontos.
A Costa do Marfim esteve ainda num ritmo suficiente e não brilhante, restando agora saber se Drogba e companhia conseguirão ligar a magia mais lá para a frente.
Foi de um golo sofrido a diferença entre Sudão e Angola, com vantagem para a equipa do Norte de África, acabando por fazer a diferença o facto da nossa Angola ter perdido por mais um golo com a Costa do Marfim. Ficou, no entanto, uma grande prova de Manucho, que acabou como um dos melhores marcadores desta primeira fase, com 3 golos. Destaque, também, para o jovem defesa Miguel do Petro de Luanda.
O Sudão contou com os dois golos decisivos do avançado Mohamed Bashir, do Al-Hilal, e com as boas exibições do jovem médio Nazer Hamid.
Grupo C
É deste grupo a grande revelação da prova! O Gabão é a outra única equipa que somou três vitórias em três jogos e tem o 2º melhor ataque da prova, com 6 golos marcados. O seu avançado Pierre Aubameyang, que é igual a Neymar, e é jogador do Milan, é um dos melhores marcadores da prova e um dos jogadores que tem jogado melhor futebol.
O Gabão tem, também, o miúdo maravilha da prova, de seu nome André Biyogo de apenas 19 anos. Este médio box-to-box do Bourdeus vai dar muito que falar nos próximos anos. Na sua defesa tem em Ecuele Manga, de 23 anos e do clube francês Lorient, o seu melhor jogador.
Deste grupo destaque para a boa campanha da Tunísia, para a desilusão Marrocos e para o Níger que nem um ponto conseguiu amealhar. Boas exibições de dois outros dois jogadores neste grupo: Houssine Kharja, que apontou 3 golos por Marrocos e o jovem médio da Tunísia, Youssef Msakni, já com dois golos na prova. A Tunísia tem uma equipa jovem, Aymen Abdennour e Bilel Ifa por exemplo, e podemos esperar boas coisas desta selecção nos próximos anos.
Este foi o grupo com mais espectáculo da Taça das Nações Africanas 2012!
Grupo D
O último grupo foi vencido pela favorita selecção do Gana com 7 pontos seguido do Mali com 6 pontos. Foi o único grupo que seguiu à risca o favoritismo que se atribuía no início dos jogos, assim Guiné-Conakri e Botsuana foram eliminados, sendo que este último não fez qualquer ponto.
Fica, no entanto, uma boa prova da Guiné-Conakri, que saiu de prova como o melhor ataque desta fase da competição, 7 golos marcados. Quem mais contribuiu para esta façanha foi o avançado, de 21 anos que joga no Bastia, Diallo que apontou 2 golos.
3 comentários:
Para mim, a Cosa do Marfim é a grande favorita!
2 de fevereiro de 2012 às 13:27http://fcgols.blogspot.com/2012/01/bola-furada-dor-os-vencedores-ja-foram.html
Sim!
2 de fevereiro de 2012 às 13:32também penso que sim apesar de ainda não terem feito uma grande exibição. Mas tem grande plantel
Acredito que os mais fortes candidatos ao título são Costa do Marfim e Gana.
2 de fevereiro de 2012 às 19:02futebolmundodabola.blogspot.com
gamesfmb.blogspot.com
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!