Antevisão Sporting-Benfica: derby de Lisboa a ferver
Segunda-Feira depois da Páscoa com Lisboa à espera do jogo que a faz parar: Sporting-Benfica mais daqui a pouco, quando passarem 15 minutos das 8 da noite. E, o derby de hoje, terá muitos espectadores de azul e branco bem atentos, à espera de encomendar as faixas ou de se prepararem para uma corrida até ao fim.
O jogo de Alvalade é, historicamente, a partida com resultado mais imprevisível do calendário do nosso futebol. Vejamos os números, que eles não mentem: em 77 jogos para o campeonato nacional o SCP, como visitado, tem 31 vitórias, o Benfica ganhou 29 vezes em casa do rival e registaram-se 17 empates. Não há dúvida, não existe outro jogo no nosso calendário em que o equilíbrio histórico seja tão acentuado. E, hoje não vai fugir à regra, jogo de tripla! até fiquei espantado que nos sites de apostas o Benfica aparecia claramente como favorito...
Jogo de capital importância para as contas do título, muito devido à vitória do FCP em Braga, e outro resultado que não seja a vitória do Benfica fará com que o FC Porto possa começar os preparativos da festa do bi-campeonato. Neste momento o clube da cidade invicta tem 4 pontos a mais que o rival Benfica.
Para o Sporting é também um jogo importantíssimo: vencer o eterno rival é sempre um dis objectivos do ano para qualquer um destes clubes e, para os lados de Alvalade, esse objectivo não é alcançado há já muito tempo: mais de três anos, num jogo em Alvalade, em Fevereiro de 2009, para a Liga, que ficou 3-2 e que na altura complicou muito as contas do título para os encarnados - são 6 derrotas seguidas. Por outro lado, depois da derrota do Marítimo esta jornada, os leões podem regressar ao 4º lugar da Liga, lugar que evita o começo da época mais cedo.
Jogo sem Aimar, o que é uma pena, ainda por cima por castigo tão injusto a um jogador tão correcto. Como benfiquista achei esta decisão da FPF revoltante; estes jogos são para serem jogados pelas estrelas... Imaginem lá, se por este tipo de decisões, João Vieira Pinto tem ficado fora do 6-3 ou Manuel Fernandes do 7-1 - uma lástima para o desporto futebol.
Sem Pablito a estratégia de Jorge Jesus fica mais complicada: seria de esperar o trio de meio campo (Javi, Witsel e Aimar) que tem sido sempre utilizado em jogos mais difíceis. Sem Aimar, tem surgido Rodrigo ao lado de Cardozo, mas tenho as minhas dúvidas que seja o espanhol. Depois da boa exibição de Matic não ficaria espantado se surgisse o sérvio mais perto de Javi Garcia e Witsel mais na frente. Desta decisão teremos a ideia de qual a estratégia de JJ para o derby de Lisboa - ataque ou cautela?
Na defesa, devido às muitas lesões ficará tudo em aberto até a poucos minuts do jogo, sendo que
Na defesa, devido às muitas lesões ficará tudo em aberto até a poucos minuts do jogo, sendo que
Do outro lado da 2ª circular, Sá Pinto não tem problemas de maior na constituição do seu onze e não deverá haver surpresas. Expectativa se o treinador do Sporting irá apresentar Elias ou se irá colocar trancas no meio campo com Renato Neto para travar as transições do Benfica.
1 comentários:
O resultado, como era previsto reverte a favor do Sporting que está em alta animicamente e tem gerido muito bem o seu esforço. Ao contrário do Benfica que tem jogadores muito bons mas que gerem muito mal o seu esforço, muito por culpa da excessiva dinâmica que implantam,desde o início do campeonato, nos seus jogos para agradarem aos seus adeptos.
10 de abril de 2012 às 17:54Acontece que quando chegam 21ª jornada estão desgastados.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!