Carnaxide vai ter o primeiro laboratório de futebol do mundo
Imagine um espaço dedicado exclusivamente à avaliação desportiva. Com uma tecnologia própria, única em todo o mundo, onde pode monitorizar e, consequentemente, aperfeiçoar a potência, velocidade e até a técnica. Esse sítio existe e Portugal foi o primeiro País a criar algo assim. Fica em Carnaxide e abre a 15 de fevereiro.
Chama-se FOOTLAB, tem 3100 metros quadrados e é um verdadeiro laboratório do mundo do futebol.Segundo a marca, é ideal para os atletas mas também pode ser utilizado para puro divertimento por futuros ou candidatos a atletas.
O método de funcionamento é simples. À chegada ao espaço é entregue uma pulseira a cada atleta que, quando ativada, faz o reconhecimento e registo detalhado de toda a sua atividade no recinto. Antes de realizar qualquer atividade, basta a pessoa aproximar a pulseira de um sensor e o registo dos dados é imediato. Ao longo de cada experiência, o atleta é informado dos seus resultados e no final recebe um diploma com a sua pontuação.
Todo o sistema utilizado pelo FOOTLAB, desde o design à calibração do sistemas de testes, recebeu o selo de aprovação da Adidas.
Que atividades existem no FOOTLAB?
Os utilizadores do espaço passam por cinco estágios de prova, onde são avaliados pela técnica de controlo de bola, velocidade, potência do remate, precisão e reflexos e coordenação com a equipa.
Na potência, por exemplo, os atletas fazem remates à baliza que são avaliados em quilómetros por hora. Na precisão, a baliza tem cinco zonas de marcação em que se deve tentar acertar. Quanto à técnica, há um corredor com obstáculos. Para treinar a velocidade, está disponível uma pista de sprint de 20 metros, em que o utilizador é avaliado a cada cinco.
O FOOTLAB tem ainda uma fase chamada desafio. “É inspirado na mais recente tecnologia dos principais centros de estágio mundiais de alta competição, o desafio consiste numa box de relva sintética, onde três jogadores por equipa vão ter de fintar e rematar à baliza adversária que surgirá de forma aleatória nas paredes do mesmo, acendendo uma luz com o alvo a rematar.”
Também se pode jogar neste espaço?
Depois da técnica, chega a hora de colocar as novas competências em ação. Para isso, o FOOTLAB tem disponível o “street soccer”, um campo de futebol com oito por seis metros com balizas reduzidas para que possa ser jogado por duas equipas de até três atletas.
Há também o “futevoley”, onde podem jogar duas equipas num campo de oito por seis metros em que se tem de passar a bola por cima de uma parede acrílica. Neste caso, ganha-se pontos ao fazer com que o adversário leve a bola para fora dos limites do campo ou que bata duas vezes no solo.
O espaço tem ainda o “futebol de cinco”, que é um mini estádio com um campo de 40 por 20 metros. É de relva sintética e foi aprovado pela FIFA. Há balneários com cacifos e duches que até estão preparados para briefings dos treinadores mais exigentes. Há banco de suplentes, treinador, placard de marcação digital, bancada para cerca de 200 apoiantes e até cobertura de vídeo.
2 comentários:
Não demora muito q os sapos verdes do campo grande e os corruptos azuis de contumil copiem a sena
14 de fevereiro de 2018 às 22:28Podem tentar uma imitação barata, mas não copiam.-
14 de fevereiro de 2018 às 22:41Basta ver as tv´s deles. Os putanheiros só têm uma porque foi oferecida ilegalmente pela rtp. Os lagartos bem, aquela merda nem tv se pode chamar. Enfim.
A Btv já recebeu montes de prémios e dos mais variados.
A tv de um clube, consegue ser mais isenta e imparcial que as tv´s e programas dos canais principais deste trite país, todos juntos.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!